40 toneladas, com catapulta a vapor e com propulsão convencional.Valdemort escreveu:Alguem saberia informar se o A 13 em projeto pela MB, sera um projeto com propulsao nuclear ou sera um PA convencional ?
A-12
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Re: A-12
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: A-12
Enquanto isso, no Foro Militar General, fartos elogios ao A 12 pelos mesmos foristas, destacando-se agora a brigada sudaca do Pacífico ...
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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Re: A-12
Estou recolhendo munição para o combate...
Mas francamente, com o A-12 encostado a mais de 2 anos, sem previsão para voltar a ativa e sem um ala aérea decente pelo menos até 2014 (isso se não atrasar como os F-5BR)... fica difícil viu!
Mas francamente, com o A-12 encostado a mais de 2 anos, sem previsão para voltar a ativa e sem um ala aérea decente pelo menos até 2014 (isso se não atrasar como os F-5BR)... fica difícil viu!
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Re: A-12
Bem, lá a FAB é o referencial de qualidade e planejamento estratégico, ao contrário da MB. Deveriam, dizem, aposentar uma série de almirantes, pelas esbórnias do A 12 e do Sub Nuc.
Na realidade, pelo que tenho visto na net, a MB é quem atrai mais as críticas e gracejos (estou sendo suave) dos foristas hispano-hablantes. Salvo melhor juízo, aqui no DB, a Marinha é quem tem a melhor imagem de gestora das FA´s, mesmo porque se mantém fiel a um ideal geopolítico digno das grandeza do Brasil.
Não quero atritar as irmãs, mas é uma impressão que tenho.
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Quanto ao mais, Sniper, estarás pregando no deserto. O pessoal lá já tem uma idéia pré-concebida, jamais aceitando uma mudança de status. No final das contas, as críticas mostram-se no mais das vezes um vetor para chauvinismos e gracejos para o BRASIL. Aí, fica difícil, né ?!!!
Que se contentem com chatarras, pows ...
Na realidade, pelo que tenho visto na net, a MB é quem atrai mais as críticas e gracejos (estou sendo suave) dos foristas hispano-hablantes. Salvo melhor juízo, aqui no DB, a Marinha é quem tem a melhor imagem de gestora das FA´s, mesmo porque se mantém fiel a um ideal geopolítico digno das grandeza do Brasil.
Não quero atritar as irmãs, mas é uma impressão que tenho.
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Quanto ao mais, Sniper, estarás pregando no deserto. O pessoal lá já tem uma idéia pré-concebida, jamais aceitando uma mudança de status. No final das contas, as críticas mostram-se no mais das vezes um vetor para chauvinismos e gracejos para o BRASIL. Aí, fica difícil, né ?!!!
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Re: A-12
rcolistete escreveu:Mas que absurdo ! Um português falando "a hélice de navio"... imperdoávelsoultrain escreveu:Também julgo que assim seja, o passo da hélice e tamanho são projectados para uma rotação e torque específicos, assim o conjunto +e optimizado.
[[]]'s
Aqui se fala "o hélice do navio" e "a hélice do avião". Aí, eu não tenho certeza.
Falando sério, o hélice deve ter também toda uma compatibilidade hidrodinâmica com o casco do navio.
Abraços,
Roberto
Roberto,
A hélice ou o hélice?
Hélice tem várias acepções distintas, que acarretam a alteração do género. No âmbito da geometria, enquanto espiral ou curva, o termo é feminino.
No âmbito da náutica e da aeronáutica, enquanto órgão propulsor, hélice é nome feminino, embora seja cada vez mais frequente, na aeronáutica, o seu uso no masculino, o que alguns dicionários mais recentes já contemplam.
No âmbito da anatomia, quando designa o rebordo do pavilhão auricular, hélice é sempre um nome masculino.
Portanto, a doutrina divide-se.
[[]]'s
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Re: A-12
O meu dicionário da língua portuguesa, da Sociedade de Língua Portuguesa, diz que pode ser do género masculino e feminino mas não especifica as situações. Eu sempre ouvi dizer "a hélice", referindo-se ao aparelho propulsor dos navios.
Re: A-12
Segundo o dicionário Houaiss:
então seria "o hélice" mesmo. É estranho...Hélice
Datação: 1789 cf. MS
Diccionario da Lingua Portugueza [...] por Antonio de Morais Silva, natural do Rio de Janeiro, 1a edição, Lisboa, 1789 [= MS1] - 2a edição, id., 1813 [= MS2] - 3a edição, id., 1823 [= MS3] - 4a edição, id., 1831 [= MS4] - 5a edição, id., 1844 [= MS5] - 6a edição, id., 1858 [= MS6] - 7a edição, id., 1877 [= MS7] - 8a ed. , id., 1890 [= MS8] - 9a edição, id., sXIX [= MS9] - 10a edição, 1949 - 1958 [= MS10]
substantivo feminino
1 Rubrica: geometria.
curva traçada sobre um cilindro ou um cone, pela rotação de um ponto que corta suas seções retas num ângulo oblíquo constante
2 Derivação: por extensão de sentido.
qualquer coisa de forma espiralada
2.1 Rubrica: arquitetura.
voluta que ornamenta os capitéis coríntios
3 Rubrica: termo aeronáutico.
aparelho de tração, sustentação ou propulsão de aeronaves, acionado por um motor e constituído por várias pás que giram a velocidades diversas
4 parte do ventilador que, constituído por pás perpendiculares que giram em torno de um eixo, produz movimento de ar necessário à refrigeração de um ambiente
5 Rubrica: malacologia.
design. comum aos caracóis terrestres do gên. Helix, da fam. dos helicídeos, que inclui spp. comestíveis e causadoras de danos a jardins e plantações, como o escargot
substantivo masculino
6 Rubrica: anatomia geral.
rebordo externo do pavilhão da orelha; hélix
7 Rubrica: termo de marinha, engenharia mecânica.
peça giratória dotada de pás, us. para propulsão de embarcação, torpedo, etc.; pode ser de formas e tipos variados*
Gramática e Uso
*na acp. 7, tanto na Marinha brasileira como na portuguesa, considera-se o voc. como sendo do gên. masc.
Etimologia
gr. héliks,ikos 'espiral; objetos em forma de espiral, hélice; movimento circular', pelo lat.tar. helix,ìcis, pelo ac.; cp. hélix; o étimo imediato para a acp. malac é o lat.cien. gên. Helix; ver helic(i/o)-
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Re: A-12
Como termo náutico, conhecia como "o" hélice. No "Tempestade de fogo", do Tom Clancy, já era usado como substantito masculino.
Mas fica uma coisa pernóstica. "Na, na, na. 'O' hélice, biltre".
Mas fica uma coisa pernóstica. "Na, na, na. 'O' hélice, biltre".
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Re: A-12
Pergunta para o Marino ou outro que queira responder:
Ainda esse ano sai algo sobre a substituição do A-12 ou algo relacionado ao projeto do A-13??? Aliás, já tem projeto concreto, né?
Ainda esse ano sai algo sobre a substituição do A-12 ou algo relacionado ao projeto do A-13??? Aliás, já tem projeto concreto, né?
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Re: A-12
Não seria 40,000 toneladas???gaitero escreveu:40 toneladas, com catapulta a vapor e com propulsão convencional.Valdemort escreveu:Alguem saberia informar se o A 13 em projeto pela MB, sera um projeto com propulsao nuclear ou sera um PA convencional ?
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Re: A-12
lembrem-se que o A 12 desloca full 32800t, 40000 deve ser uma valor de referência. Para mais uma idéia, o s "Porta-aviões" Soviéticos Russos da classe Kiev/Gorshkov deslocavam de 43000t a 45 500t full load. Nada desprezível.Wolfgang escreveu:40.000 não é pouco? Estava pensando em algo em torno de 65.000...
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
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Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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