A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: A-12

#5161 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Abr 25, 2009 11:04 am

Bourne escreveu:Estou um pouquinho assustado com as contas expostas. Acho que deve ser por isso que desisti da carreira de projetista e engenheiro de corridas. :lol: :lol: :lol:
Desista não,

Como tudo na vida, assusta no início mas depois você se acostuma. Exige um pouco de esforço, mas vale a pena se realmente for o que você gosta.

Aliás, as contas acima são das mais simples que se pode encontrar, apenas equações algébricas. Tem coisa muito mais complicada, mas como eu disse é questão de se esforçar um pouco no início que depois fica mais tranquilo, até porque os físicos é que precisam manipular as equações, os engenheiros só querem os números que saem delas.

Um grande abraço,

Leandro G. Card




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Bourne
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Re: A-12

#5162 Mensagem por Bourne » Sáb Abr 25, 2009 4:16 pm

LeandroGCard escreveu: Desista não,

Como tudo na vida, assusta no início mas depois você se acostuma. Exige um pouco de esforço, mas vale a pena se realmente for o que você gosta.

Aliás, as contas acima são das mais simples que se pode encontrar, apenas equações algébricas. Tem coisa muito mais complicada, mas como eu disse é questão de se esforçar um pouco no início que depois fica mais tranquilo, até porque os físicos é que precisam manipular as equações, os engenheiros só querem os números que saem delas.

Um grande abraço,

Leandro G. Card
Até queria ser um Ross Brawn ou Adrian algum coisa que é o projetista da RedBull, mas acho que é tarde... :lol:

Sou mestrando de economia e a meu objeto de estudo passou a ser os contratos e os conflitos na esfera das empresas, finanças e relações internacionais. Devo ser um dos poucos gatos pingados que se interessa por isso no Brasil.

Em todo o caso, vi equações tão complicadas quanto essas nas matérias obrigatórias. Que nada mais são que deduções matemáticas básicas com alguma coisinha intermediária. Qualquer graduando de ciências exatas faria com muita facilidade. Descobri isso fazendo as deduções sozinho. Um professor fazer isso numa sala de aula é perda de tempo por que ninguém aprende vendo, tem que fazer sozinho.

O pior é que a maioria só sabe pensar o que está nas equações e no manual. É uma falta de criatividade e ousadia que até revolta. O resultado são aqueles artigos porcarias que vão para congressos e revista nacionais.




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Re: A-12

#5163 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Abr 25, 2009 4:44 pm

Bourne escreveu: Em todo o caso, vi equações tão complicadas quanto essas nas matérias obrigatórias. Que nada mais são que deduções matemáticas básicas com alguma coisinha intermediária. Qualquer graduando de ciências exatas faria com muita facilidade. Descobri isso fazendo as deduções sozinho. Um professor fazer isso numa sala de aula é perda de tempo por que ninguém aprende vendo, tem que fazer sozinho.

O pior é que a maioria só sabe pensar o que está nas equações e no manual. É uma falta de criatividade e ousadia que até revolta. O resultado são aqueles artigos porcarias que vão para congressos e revista nacionais.
Entendo o que quer dizer.

Tenho 3 funcionarios que estão fazendo engenharia mecânica, e de vez em quando eles me pedem ajuda para resolver alguns exercícios. É realmente exasperante ver como o raciocício deles é sempre que para cada problema deve haver alguma equação específica, e eles tentam decorá-las em vez de entender os conceitos por trás das questões e usar a lógica para combinar as poucas equações simples e básicas que são suficientes para resolver todas as questões. E não é culpa deles, eu vejo nos apontamentos de aula que a forma como as matérias são apresentadas induzem mesmo a isso. Não sei o que farão quando se formarem e não existirem fórmulas fechadas para cada problema prático que encontrarem.

Um abraço,

Leandro G. Card




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Re: A-12

#5164 Mensagem por Enlil » Sáb Abr 25, 2009 4:58 pm

LeandroGCard escreveu:
Bourne escreveu: Em todo o caso, vi equações tão complicadas quanto essas nas matérias obrigatórias. Que nada mais são que deduções matemáticas básicas com alguma coisinha intermediária. Qualquer graduando de ciências exatas faria com muita facilidade. Descobri isso fazendo as deduções sozinho. Um professor fazer isso numa sala de aula é perda de tempo por que ninguém aprende vendo, tem que fazer sozinho.

O pior é que a maioria só sabe pensar o que está nas equações e no manual. É uma falta de criatividade e ousadia que até revolta. O resultado são aqueles artigos porcarias que vão para congressos e revista nacionais.
Entendo o que quer dizer.

Tenho 3 funcionarios que estão fazendo engenharia mecânica, e de vez em quando eles me pedem ajuda para resolver alguns exercícios. É realmente exasperante ver como o raciocício deles é sempre que para cada problema deve haver alguma equação específica, e eles tentam decorá-las em vez de entender os conceitos por trás das questões e usar a lógica para combinar as poucas equações simples e básicas que são suficientes para resolver todas as questões. E não é culpa deles, eu vejo nos apontamentos de aula que a forma como as matérias são apresentadas induzem mesmo a isso. Não sei o que farão quando se formarem e não existirem fórmulas fechadas para cada problema prático que encontrarem.

Um abraço,

Leandro G. Card
Fiz alguns semestres de Engenharia de Materiais e me parece q um grande contribuinte para isso é o vício em HP. Se eu fosse professor de engenhara só aceitaria calculadora científica em minhas provas e olhe lá...

De qualquer forma, não vejo como ensinar exatas para alguém sem começar deduzindo as fórmulas para demonstrar o q elas significam essencialmente. Tinha professor q deixava fazer uma "cola" para provas com todas as fórmulas possíveis e mesmo assim era um "genocídio"... Não adianta fórmulas se não se sabe usá-las e muito menos de onde elas saíram...




PRick

Re: A-12

#5165 Mensagem por PRick » Sáb Abr 25, 2009 11:30 pm

rcolistete escreveu:
LeandroGCard escreveu: P.S. Para corpos viajando abaixo da velocidade da luz a energia cinética só é dada por Ec=mv²/2 se a velocidade for bem abaixo da velocidade da luz (C). A equação real em velocidades próximas à da luz é uma das tais relativísticas, tendendo ao infinito quando v=C.
Olá pessoal,

Complementando o que foi dito acima.

O que determina quando cálculos relativísticos devem ser usados ao invés dos cálculos da mecânica Newtoneana ? v > 10% de c (c = velocidade da luz) ? v > 50 % de c ?

O que dita é a precisão usada no problema a ser tratado. Se em certo experimento é possível medir a velocidade com precisão muito grande, então quantidade que dependa da velocidade, por exemplo a energia cinética, será obtida com grande precisão e será possível discriminar a energia cinética relativística (Krel) e a energia cinética Newtoneana ou clássica (Kcla).

Kcla = m*v^2/2;

Krel = Etotal - Erepouso = gama*m*c^2 - m*c^2 = (gama - 1)*m*c^2;

onde gama é o fator de Lorentz : gama = 1/Sqrt[1 - (v/c)^2].

Podemos expandir Krel em séries de potências de v/c (v/c <= 1) :

Krel = ((m*v^2)/2)*(1 + (3*v^2)/(8*c^2) + (5*v^4)/(16*c^4) + ... (série infinita)

onde se vê que para valores de v/c não desprezíveis então aparecem termos diferentes de m*v^2/2 com cada vez mais peso.

Exemplo : v = 10,000000000000000 +/- 0,000000000000001 m/s (17 algarismos) resulta em Krel/Kcla -1 = 8 x 10^-16. Essa velocidade é igual a 36 km/h.

Exemplo : v = 10000,000000000000 +/- 0,000000000001 m/s resulta em Krel/Kcla -1 = 8 x 10^-10.

Ou seja, com velocidades cada vez maiores, os efeitos relativísticos são mais fáceis de se medir.

Em teoria, é pura questão técnica (de engenharia) fazer um experimento que detecte a dilatação temporal (efeito relativístico) quando uma pessoa corre a 5 m/s.

Ou seja, a mecânica Newtoneana na verdade está errada mesmo para baixas velocidades ! Só quando podemos desprezar os erros da mesma é que podemos considerá-la uma aproximação para a mecânica relativística. O que vem a ser o caso para muitos problemas com precisão baixa a média.

Abraços,

Roberto

Obs.: tudo acima é culpa do Prick :wink:
:mrgreen: :mrgreen: Mas essa foi a briga toda entre a Marquesa e Voltaire(que defendia a lógica e as equações de Newton), a Marquesa foi o primeiro grande nome da ciência a discordar abertamente de Newton, um verdadeiro sacrilégio na época. 8-] 8-]

[]´s




Asteróide
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Re: A-12

#5166 Mensagem por Asteróide » Dom Abr 26, 2009 7:21 pm

Pessoal o assunto é bacana, mas por favor vamos nos ater para o foco deste forum, para esse assunto sugiro que vocês criem outro tópico, um abraço.




Viva os paises Lusofonos!

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Re: A-12

#5167 Mensagem por crubens » Dom Abr 26, 2009 9:20 pm

Opss !!! :shock: entrei no tópico errado ! 8-]




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Re: A-12

#5168 Mensagem por rcolistete » Dom Abr 26, 2009 9:32 pm

crubens escreveu:Opss !!! :shock: entrei no tópico errado ! 8-]
Lógico que não ! Estávamos discutindo a dilatação temporal relativística quando o A-12 voltar da reforma e navegar em velocidade recorde, acima de 31 nós ! 8-] Será tão rápido que os tripulantes vão envelhecer mais devagar, eheheheh :wink:

[]s, Roberto




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Re: A-12

#5169 Mensagem por crubens » Dom Abr 26, 2009 9:48 pm

Aaahhhh tá!!, pensei que era aula de física. :mrgreen:




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Re: A-12

#5170 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Abr 26, 2009 10:21 pm

Falando em A-12....e aproveitando que ele está demorando...vou especular :mrgreen:


Hélices que estavam no CDG antes do PMG(último)....eram iguais ao do A-12
http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=107688
http://www.meretmarine.com/objets/500/12630.jpg

Hélices do A-12
http://www.naviosdeguerrabrasileiros.hpg.ig.com.br
http://www.naviosdeguerrabrasileiros.hpg.ig.com.br/S/S032/S032-f57.jpg

Os novos hélices do CDG(iguais aos dos americans)
http://www.trekearth.com/gallery/photo922647.htm
http://img504.imageshack.us/img504/9808/cdgpropeller.jpg

Foi afirmado na internet a fora que o CDG não atingia sua velocidade máxima por causa das hélices(iguais aos do A-12) que então estavam em operação.... e com a troca pelo conjunto novo o PA finalmente atingirá a sua velocidade máxima prevista....inclusive melhorando ainda mais a segurança nas operações embarcada.

O A-12 com esse reforma que ora acontesse...segundo o Prick e "navais"....atingirá sua velocidade máxima prevista, pois seu conjunto propulsor foi amplamente revisado com trocas de material crítico mais novos.

Duvida razoável....

se realmente o A-12 vier a atingir novamente sua velocidade máxima de projeto com as hélices do projeto original, com tudo "em cima"....especulo aqui que.... se trocassem o conjunto original de hélices por igual ao instalado no CDG, não daria um incremento significativo no desempenho final do A-12? vejam.... por conta da mesma experiência que passou o PA francês...atingir-se-ia uma velocidade(teoricamente) maior sem compromenter ou "exigir" muito das calderias e afins...ou seria muita viajem minha? :mrgreen: :mrgreen:

Gerson




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Re: A-12

#5171 Mensagem por rcolistete » Seg Abr 27, 2009 8:12 pm

GERSON VICTORIO escreveu: se realmente o A-12 vier a atingir novamente sua velocidade máxima de projeto com as hélices do projeto original, com tudo "em cima"....especulo aqui que.... se trocassem o conjunto original de hélices por igual ao instalado no CDG, não daria um incremento significativo no desempenho final do A-12? vejam.... por conta da mesma experiência que passou o PA francês...atingir-se-ia uma velocidade(teoricamente) maior sem compromenter ou "exigir" muito das calderias e afins...ou seria muita viajem minha? :mrgreen: :mrgreen:

Gerson
Olá Gerson,

Seria ao contrário, se minha memória não falha (li sobre isso há alguns anos).

O hélice do A-12 São Paulo é projetado especificamente para ele. Outro hélice implica em menor desempenho.

O hélice do Charles de Gaulle (CDG) é projeto especificamente para ele. Outro hélice implica em menor desempenho.

O uso do hélice do ex-Foch (ou Clemenceau) era um improviso, pois houve falha no hélice do CDG (um pedaço grande foi perdido em plena navegação no Atlântico) que envolvia problemas no projeto por parte da empresa francesa.

[]s, Roberto




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Re: A-12

#5172 Mensagem por soultrain » Seg Abr 27, 2009 8:36 pm

Também julgo que assim seja, o passo da hélice e tamanho são projectados para uma rotação e torque específicos, assim o conjunto +e optimizado.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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Re: A-12

#5173 Mensagem por rcolistete » Seg Abr 27, 2009 8:46 pm

soultrain escreveu:Também julgo que assim seja, o passo da hélice e tamanho são projectados para uma rotação e torque específicos, assim o conjunto +e optimizado.

[[]]'s
Mas que absurdo ! :D Um português falando "a hélice de navio"... imperdoável :wink:

Aqui se fala "o hélice do navio" e "a hélice do avião". Aí, eu não tenho certeza.

Falando sério, o hélice deve ter também toda uma compatibilidade hidrodinâmica com o casco do navio.

Abraços,

Roberto




Editado pela última vez por rcolistete em Seg Abr 27, 2009 9:01 pm, em um total de 1 vez.
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Re: A-12

#5174 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Abr 28, 2009 1:48 am

rcolistete escreveu:
soultrain escreveu:Também julgo que assim seja, o passo da hélice e tamanho são projectados para uma rotação e torque específicos, assim o conjunto +e optimizado.

[[]]'s
Mas que absurdo ! :D Um português falando "a hélice de navio"... imperdoável :wink:

Aqui se fala "o hélice do navio" e "a hélice do avião". Aí, eu não tenho certeza.

Falando sério, o hélice deve ter também toda uma compatibilidade hidrodinâmica com o casco do navio.

Abraços,

Roberto
Roberto,

rsrsrs....inicialmente eu tinha colocado da forma correta ...O HÉLICE....na dúvida, consultei um dicionário chinfrin e este me indicou substantivo feminino....acabei alterando(esqueci de alterar na terceira foto :mrgreen: ) conforme o gênero indicado...me dei mal :oops:

****obrigado também pelos esclarecimentos quanto a operação do hélice no A-12

Soultrain,

valeu também. [100]

Gerson




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Re: A-12

#5175 Mensagem por Valdemort » Ter Abr 28, 2009 1:13 pm

Alguem saberia informar se o A 13 em projeto pela MB, sera um projeto com propulsao nuclear ou sera um PA convencional ?




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
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