Aviação do Exército
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Re: Aviação do Exército
Pô, pessoal. Vamos com calma aí. A AvEx têm hoje em seu inventário:
HA-1 Fennec - 19 aeronaves
HM-1 Pantera - 33 aeronaves
HM-2 Black Hawk - 4 aeronaves
HM-3 Cougar - 8 aeronaves
Sem contar os 16 Esquilo de instrução. Ademais, vêm por aí mais 17 (?) EC-725 e a possibilidade de mais alguns Blackhawk. Tudo indica que os Fennec serão modernizados, talvez alguns dos Panteras convertidos para funções de ataque e onde é que vão enfiar 4 Mi-35? Teremos o que? 7 tipos diferentes de helis, sendo que alguns são redundantes?
Lembrem-se que o AvEx suga uma boa grana do EB, talvez sejam aqueles 4 batalhões a coisa mais difícil de manter de todo o Exército. Como é que agora, com tantas coisas a mais sendo estudadas, vão gastar mais justamente no AvEx? Já ganharam 17 helis novinhos... acho que a bola da vez está com outro segmento do EB.
É por essas e outras, que não creio muito em helis de ataque novos para a AvEx, pelo menos, por enquanto.
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HM-1 Pantera - 33 aeronaves
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Sem contar os 16 Esquilo de instrução. Ademais, vêm por aí mais 17 (?) EC-725 e a possibilidade de mais alguns Blackhawk. Tudo indica que os Fennec serão modernizados, talvez alguns dos Panteras convertidos para funções de ataque e onde é que vão enfiar 4 Mi-35? Teremos o que? 7 tipos diferentes de helis, sendo que alguns são redundantes?
Lembrem-se que o AvEx suga uma boa grana do EB, talvez sejam aqueles 4 batalhões a coisa mais difícil de manter de todo o Exército. Como é que agora, com tantas coisas a mais sendo estudadas, vão gastar mais justamente no AvEx? Já ganharam 17 helis novinhos... acho que a bola da vez está com outro segmento do EB.
É por essas e outras, que não creio muito em helis de ataque novos para a AvEx, pelo menos, por enquanto.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: Aviação do Exército
Walter.Walterciclone escreveu: Confirmado isso, aguarde Mi-35 no EB(inicialmente 45 unidades) para meados de 2011.
"Apenas" 45 helis é o mesmo que os 33 Panteras, 8 Cougas e 4 Blackhawk que a AvEx dispõe. Que alias, foram conseguidos através de muito esforço em cerca de 20 anos de existência. Como, por obsequio, o EB vai conseguir 45 Mi-35 em menos de 2 anos?
Agora é minha vez, parafraseando o Victor: Menos, Walter, menos...
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Re: Aviação do Exército
Cacetada!!!! 45??? Não seria 4.5?
O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
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Re: Aviação do Exército
Desculpem, EU DIGITEI errado. É claro que não serão INICIALMENTE 45, mas 4 apenas.Bolovo escreveu:Walter.Walterciclone escreveu: Confirmado isso, aguarde Mi-35 no EB(inicialmente 45 unidades) para meados de 2011.
"Apenas" 45 helis é o mesmo que os 33 Panteras, 8 Cougas e 4 Blackhawk que a AvEx dispõe. Que alias, foram conseguidos através de muito esforço em cerca de 20 anos de existência. Como, por obsequio, o EB vai conseguir 45 Mi-35 em menos de 2 anos?
Agora é minha vez, parafraseando o Victor: Menos, Walter, menos...
Desculpem pelo inconveniente! teclo rápido demais, mas nessaaa idade o cérebro já é um pouco mais rápido que as mãos. Tem um Delay!!!!
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
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Re: Aviação do Exército
Explicação acima!Kratos escreveu:Cacetada!!!! 45??? Não seria 4.5?
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Re: Aviação do Exército
Ah, 4 é um número mais factível. Mas continuo achando difícil, já que o EB vai modernizar os Fennec e passar alguns Pantera para funções de ataque, como estão dizendo. Só falta o Avex ter mais helis de ataque do que de transporte hehehe
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Re: Aviação do Exército
otimo, dissuação!
"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer
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Re: Aviação do Exército
Peraí, já é confirmado a passagem de Panteras pra função de ataque???? Eu só soltei uma possibilidade, uma que, diga-se de passagem, nunca foi sequer comentada, ao contrário da modernização dos Fennecs.
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Re: Aviação do Exército
Moccelin,Moccelin escreveu:Peraí, já é confirmado a passagem de Panteras pra função de ataque???? Eu só soltei uma possibilidade, uma que, diga-se de passagem, nunca foi sequer comentada, ao contrário da modernização dos Fennecs.
A modernização do helicóptero Pantera já foi expressa pelo Exército Brasileiro. Parece que serão 29 (ou 31?) os que passarão pelo processo. Em dois anos teremos o primeiro concluído.
Receberão mísseis ar-solo e outros sistemas.
A notícia está aqui neste tópico.
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Re: Aviação do Exército
Página 29Brasileiro escreveu:Cavex equipa helicópteros para ataque
Unidade de Taubaté coloca armamentos em aparelhos e ganha nova frota de Supercougar em 2010
Taubaté
Luara Leimig e Marcelo Pedroso
O Cavex (Comando de Aviação do Exército) de Taubaté anunciou o desenvolvimento de um projeto com o objetivo de modificar o emprego dos helicópteros Pantera para missões de ataque.
Atualmente, as aeronaves são utilizadas no transporte de tropas em operações aeromóveis. Os Pantera também podem atuar em missões secundárias, a exemplo de reconhecimento, apoio à guerra eletrônica, busca e salvamento, evacuação aérea e transporte de carga.
A ideia do Exército é instalar armamentos em 29 helicópteros. O primeiro protótipo do Pantera deverá estar concluído nos próximos dois anos.
As aeronaves serão equipadas com mísseis ar-ar e ar-terra, lançadores de foguetes e metralhadoras. Os mísseis serão franceses e os demais armamentos deverão ser adaptados dos helicópteros Esquilo que integram a frota do Cavex.
ESTRATÉGIA - "Com o crescimento da influência do Brasil na esfera mundial, surgem também conflitos de interesses entre paises e por isso as Forças Armadas têm que estar preparadas para defender a pátria. Hoje, o foco do Exército brasileiro é se modernizar para estar preparado a enfrentar conflitos", disse o comandante do Cavex, general-de-brigada Roberto Sebastião Peternelli.
Segundo o general, o Cavex vem se preparando desde o final do ano passado para a atuação em conflitos ao invés de apenas missões de caráter humanitário.
Para isto, as operações com simuladores de voo foram ampliadas e nestes equipamentos os militares passam por simulações de enfrentamentos bem parecidos com uma situação real de conflito. Além disso, os treinamentos com os OVN (Óculos de Visão Noturna) também foram intensificados.
"Este equipamento de visão noturna é uma das mais altas tecnologias que adquirimos, é algo sem comparação em toda a América Latina", disse o comandante.
RENOVAÇÃO - A modificação tática do emprego dos helicópteros Pantera ocorrerá em paralelo à aquisição de 17 novos modelos Supercougar para o Exército, que passarão a fazer o transporte de tropas a partir de 2010.
Os novos modelos são fabricados pela empresa francesa Eurocopter e fazem parte de um lote de 51 aeronaves que estão sendo adquiridas pelo Ministério da Defesa junto ao governo francês e também equiparão a Marinha e a Aeronáutica.
As aeronaves serão montadas na fábrica da Helibras, localizada em Itajubá, sul de Minas Gerais. A empresa é responsável pela montagem, venda e apoio pós-venda dos helicópteros da linha Eurocopter no país.
As versões do Cougar utilizadas atualmente pelo Exército Brasileiro têm capacidade para transportar até 22 homens, entre passageiros e tripulação, no emprego em missões de combate, apoio ao combate e apoio logístico. Já o Supercougar pode levar até 30 pessoas. O novo modelo também apresenta diferenciais quanto à maior velocidade e estabilidade, além de tecnologia de ponta nos equipamentos de navegação e no painel multifuncional.
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Re: Aviação do Exército
Bolovo , a aquisição dos Mi 35 pelo EB é apenas(agora) questão de tempo. Não se preocupe. "Sai" até 2011.Bolovo escreveu:Ah, 4 é um número mais factível. Mas continuo achando difícil, já que o EB vai modernizar os Fennec e passar alguns Pantera para funções de ataque, como estão dizendo. Só falta o Avex ter mais helis de ataque do que de transporte hehehe
E outra que tb soube ontem(atenção Piffer) já haverá pilotos do EB (2) na primeira turma de pilotos brasileiros formados no Brasil. A Avaliação será para valer.
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Re: Aviação do Exército
Interessante essa discussão sobre cougars e panteras, mas não sei se vocês já notaram, é que o interesse do EB em fazer com que os pantera atuem em funções de ataque, é justamente permitir criar condições doutrinarias para evoluir ara verdadeiros helos de ataque. Bom, neste sentido parece que o porcesso todo se adiantou em vista da compra dos Mi-35 pela Fab, da qual o exercito está se aproveitanto. Helos de ataque no EB era um projeto para um futuro no longo prazo. Mas como vivemos comumente de oportunidades em relação a aquisição de material militar, taí a chance aproaveitada.
Não sou a favor de helos de ataque na fab, até porque a doutrina hoje vigente no mundo, as ditas operações conjuntas, dispensaria a adoção de capacidades particulares por parte de uma fa's que outras já possuem ou operem com mais propriedade. Assim, creio que a se Fab predente dar suporte as suas missões C-SAR que o fizesse com os A-29, que repito, em minha opinião, seriam mais e melhor capacitados a esta tarefa em apoio aos EC-725. No caso de escolta próxima e apoio de fogo, os helos de ataque do EB e do CFN - quando os tiver - seriam empregados naturalmente dentro de uma doutriina operacional conjunta entre as fa's, cultura essa que obviamente não existe nas fa's brasileiras hoje. Exemplo pratico disso é a alegação da fab no sentido de justificar a aquisição de um helo DE ATAQUE que dispõe de capaciade de transporte também, em vista do "trabalho de policia" desenvolvido pela mesma nas fronteiras amazônicas, NO COMBATE AO NARCOTRÁFICO. Afinal de contas pra que serve PF?
É bom slientar também o que o Knight7 falou sobre o Rooivalk, posto que o mesmo se quer foi convidado a paticipar do processo de seleção. Porquê? Se o mesmo recebeu o RFI da Fab.
Este helo em minha visão, seria com as devidas negociações e adaptações a nossa END o que mais se aproxima das caracteristicas de um material que vai de encontro as nossas necessidades e competências industriais presentes e furturas, com uma capacidade de crecimento industrial apreciável.
No médio e longo prazo este helo seria a base para EB/CFN desenvolverem sua capacidade de apoio/ataque a partir de uma mesma plataforma e com sistemas baseados na industria nacional. Me arrisco a dizer que se podessemos introjatar-lhes os avanços conseguidos nos EC-725 teríamos um dos melhores helos de ataque do mundo, e melhor, como capacidade de mantê-los e exportá-los na AL, Africa e Asia.
Nas minhas contas, mantendo um ideal de uma bdga de aviação por cmmdo militar do EB, podriamos alinhar 7 btl's de helos de ataque, com 18 unidades cada, no total de 126 unidades. Pensando grande no longo prazo, como está na END.
Abraços
Não sou a favor de helos de ataque na fab, até porque a doutrina hoje vigente no mundo, as ditas operações conjuntas, dispensaria a adoção de capacidades particulares por parte de uma fa's que outras já possuem ou operem com mais propriedade. Assim, creio que a se Fab predente dar suporte as suas missões C-SAR que o fizesse com os A-29, que repito, em minha opinião, seriam mais e melhor capacitados a esta tarefa em apoio aos EC-725. No caso de escolta próxima e apoio de fogo, os helos de ataque do EB e do CFN - quando os tiver - seriam empregados naturalmente dentro de uma doutriina operacional conjunta entre as fa's, cultura essa que obviamente não existe nas fa's brasileiras hoje. Exemplo pratico disso é a alegação da fab no sentido de justificar a aquisição de um helo DE ATAQUE que dispõe de capaciade de transporte também, em vista do "trabalho de policia" desenvolvido pela mesma nas fronteiras amazônicas, NO COMBATE AO NARCOTRÁFICO. Afinal de contas pra que serve PF?
É bom slientar também o que o Knight7 falou sobre o Rooivalk, posto que o mesmo se quer foi convidado a paticipar do processo de seleção. Porquê? Se o mesmo recebeu o RFI da Fab.
Este helo em minha visão, seria com as devidas negociações e adaptações a nossa END o que mais se aproxima das caracteristicas de um material que vai de encontro as nossas necessidades e competências industriais presentes e furturas, com uma capacidade de crecimento industrial apreciável.
No médio e longo prazo este helo seria a base para EB/CFN desenvolverem sua capacidade de apoio/ataque a partir de uma mesma plataforma e com sistemas baseados na industria nacional. Me arrisco a dizer que se podessemos introjatar-lhes os avanços conseguidos nos EC-725 teríamos um dos melhores helos de ataque do mundo, e melhor, como capacidade de mantê-los e exportá-los na AL, Africa e Asia.
Nas minhas contas, mantendo um ideal de uma bdga de aviação por cmmdo militar do EB, podriamos alinhar 7 btl's de helos de ataque, com 18 unidades cada, no total de 126 unidades. Pensando grande no longo prazo, como está na END.
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Re: Aviação do Exército
Sejam bem vindos MI-35, agora sim, teremos um helis de ataque, uns 20 para formar dois esquadrões seria o ideal.
O Bolovo vai ter um ataque
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Re: Aviação do Exército
Ataque não. Só lamento o meu dinheiro estar sendo mal usado. Mas isso é pra outro tópico...FOXTROT escreveu:Sejam bem vindos MI-35, agora sim, teremos um helis de ataque, uns 20 para formar dois esquadrões seria o ideal.
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Re: Aviação do Exército
Bolovo, compartilhe as suas idéias, você queria outro heli? Qual?Bolovo escreveu:Ataque não. Só lamento o meu dinheiro estar sendo mal usado. Mas isso é pra outro tópico...FOXTROT escreveu:Sejam bem vindos MI-35, agora sim, teremos um helis de ataque, uns 20 para formar dois esquadrões seria o ideal.
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