Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação do Exército

#526 Mensagem por Bolovo » Sáb Abr 25, 2009 8:23 pm

Pô, pessoal. Vamos com calma aí. A AvEx têm hoje em seu inventário:

HA-1 Fennec - 19 aeronaves
HM-1 Pantera - 33 aeronaves
HM-2 Black Hawk - 4 aeronaves
HM-3 Cougar - 8 aeronaves

Sem contar os 16 Esquilo de instrução. Ademais, vêm por aí mais 17 (?) EC-725 e a possibilidade de mais alguns Blackhawk. Tudo indica que os Fennec serão modernizados, talvez alguns dos Panteras convertidos para funções de ataque e onde é que vão enfiar 4 Mi-35? Teremos o que? 7 tipos diferentes de helis, sendo que alguns são redundantes? :|

Lembrem-se que o AvEx suga uma boa grana do EB, talvez sejam aqueles 4 batalhões a coisa mais difícil de manter de todo o Exército. Como é que agora, com tantas coisas a mais sendo estudadas, vão gastar mais justamente no AvEx? Já ganharam 17 helis novinhos... acho que a bola da vez está com outro segmento do EB.

É por essas e outras, que não creio muito em helis de ataque novos para a AvEx, pelo menos, por enquanto.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação do Exército

#527 Mensagem por Bolovo » Sáb Abr 25, 2009 8:27 pm

Walterciclone escreveu: Confirmado isso, aguarde Mi-35 no EB(inicialmente 45 unidades) para meados de 2011. :wink: :wink:
Walter.

"Apenas" 45 helis é o mesmo que os 33 Panteras, 8 Cougas e 4 Blackhawk que a AvEx dispõe. Que alias, foram conseguidos através de muito esforço em cerca de 20 anos de existência. Como, por obsequio, o EB vai conseguir 45 Mi-35 em menos de 2 anos?

Agora é minha vez, parafraseando o Victor: Menos, Walter, menos... [003]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

Re: Aviação do Exército

#528 Mensagem por Kratos » Sáb Abr 25, 2009 10:04 pm

Cacetada!!!! 45??? Não seria 4.5? :twisted:




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Aviação do Exército

#529 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Abr 25, 2009 10:09 pm

Bolovo escreveu:
Walterciclone escreveu: Confirmado isso, aguarde Mi-35 no EB(inicialmente 45 unidades) para meados de 2011. :wink: :wink:
Walter.

"Apenas" 45 helis é o mesmo que os 33 Panteras, 8 Cougas e 4 Blackhawk que a AvEx dispõe. Que alias, foram conseguidos através de muito esforço em cerca de 20 anos de existência. Como, por obsequio, o EB vai conseguir 45 Mi-35 em menos de 2 anos?

Agora é minha vez, parafraseando o Victor: Menos, Walter, menos... [003]
Desculpem, EU DIGITEI errado. É claro que não serão INICIALMENTE 45, mas 4 apenas.

Desculpem pelo inconveniente! teclo rápido demais, mas nessaaa idade o cérebro já é um pouco mais rápido que as mãos. Tem um Delay!!!!




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Aviação do Exército

#530 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Abr 25, 2009 10:10 pm

Kratos escreveu:Cacetada!!!! 45??? Não seria 4.5? :twisted:
Explicação acima! :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: [002]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação do Exército

#531 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 26, 2009 12:10 am

Ah, 4 é um número mais factível. Mas continuo achando difícil, já que o EB vai modernizar os Fennec e passar alguns Pantera para funções de ataque, como estão dizendo. Só falta o Avex ter mais helis de ataque do que de transporte hehehe :roll:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: Aviação do Exército

#532 Mensagem por U-27 » Dom Abr 26, 2009 12:43 am

otimo, dissuação!




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: Aviação do Exército

#533 Mensagem por Moccelin » Dom Abr 26, 2009 11:59 am

Peraí, já é confirmado a passagem de Panteras pra função de ataque???? Eu só soltei uma possibilidade, uma que, diga-se de passagem, nunca foi sequer comentada, ao contrário da modernização dos Fennecs.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9348
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 508 vezes

Re: Aviação do Exército

#534 Mensagem por Brasileiro » Dom Abr 26, 2009 12:20 pm

Moccelin escreveu:Peraí, já é confirmado a passagem de Panteras pra função de ataque???? Eu só soltei uma possibilidade, uma que, diga-se de passagem, nunca foi sequer comentada, ao contrário da modernização dos Fennecs.
Moccelin,

A modernização do helicóptero Pantera já foi expressa pelo Exército Brasileiro. Parece que serão 29 (ou 31?) os que passarão pelo processo. Em dois anos teremos o primeiro concluído.
Receberão mísseis ar-solo e outros sistemas.
A notícia está aqui neste tópico.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9348
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 508 vezes

Re: Aviação do Exército

#535 Mensagem por Brasileiro » Dom Abr 26, 2009 12:21 pm

Brasileiro escreveu:
Cavex equipa helicópteros para ataque
Unidade de Taubaté coloca armamentos em aparelhos e ganha nova frota de Supercougar em 2010
Taubaté

Luara Leimig e Marcelo Pedroso


O Cavex (Comando de Aviação do Exército) de Taubaté anunciou o desenvolvimento de um projeto com o objetivo de modificar o emprego dos helicópteros Pantera para missões de ataque.

Atualmente, as aeronaves são utilizadas no transporte de tropas em operações aeromóveis. Os Pantera também podem atuar em missões secundárias, a exemplo de reconhecimento, apoio à guerra eletrônica, busca e salvamento, evacuação aérea e transporte de carga.

A ideia do Exército é instalar armamentos em 29 helicópteros. O primeiro protótipo do Pantera deverá estar concluído nos próximos dois anos.

As aeronaves serão equipadas com mísseis ar-ar e ar-terra, lançadores de foguetes e metralhadoras. Os mísseis serão franceses e os demais armamentos deverão ser adaptados dos helicópteros Esquilo que integram a frota do Cavex.

ESTRATÉGIA - "Com o crescimento da influência do Brasil na esfera mundial, surgem também conflitos de interesses entre paises e por isso as Forças Armadas têm que estar preparadas para defender a pátria. Hoje, o foco do Exército brasileiro é se modernizar para estar preparado a enfrentar conflitos", disse o comandante do Cavex, general-de-brigada Roberto Sebastião Peternelli.

Segundo o general, o Cavex vem se preparando desde o final do ano passado para a atuação em conflitos ao invés de apenas missões de caráter humanitário.

Para isto, as operações com simuladores de voo foram ampliadas e nestes equipamentos os militares passam por simulações de enfrentamentos bem parecidos com uma situação real de conflito. Além disso, os treinamentos com os OVN (Óculos de Visão Noturna) também foram intensificados.

"Este equipamento de visão noturna é uma das mais altas tecnologias que adquirimos, é algo sem comparação em toda a América Latina", disse o comandante.

RENOVAÇÃO - A modificação tática do emprego dos helicópteros Pantera ocorrerá em paralelo à aquisição de 17 novos modelos Supercougar para o Exército, que passarão a fazer o transporte de tropas a partir de 2010.

Os novos modelos são fabricados pela empresa francesa Eurocopter e fazem parte de um lote de 51 aeronaves que estão sendo adquiridas pelo Ministério da Defesa junto ao governo francês e também equiparão a Marinha e a Aeronáutica.

As aeronaves serão montadas na fábrica da Helibras, localizada em Itajubá, sul de Minas Gerais. A empresa é responsável pela montagem, venda e apoio pós-venda dos helicópteros da linha Eurocopter no país.

As versões do Cougar utilizadas atualmente pelo Exército Brasileiro têm capacidade para transportar até 22 homens, entre passageiros e tripulação, no emprego em missões de combate, apoio ao combate e apoio logístico. Já o Supercougar pode levar até 30 pessoas. O novo modelo também apresenta diferenciais quanto à maior velocidade e estabilidade, além de tecnologia de ponta nos equipamentos de navegação e no painel multifuncional.


abraços]
Página 29




----------------
amor fati
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Aviação do Exército

#536 Mensagem por WalterGaudério » Dom Abr 26, 2009 1:08 pm

Bolovo escreveu:Ah, 4 é um número mais factível. Mas continuo achando difícil, já que o EB vai modernizar os Fennec e passar alguns Pantera para funções de ataque, como estão dizendo. Só falta o Avex ter mais helis de ataque do que de transporte hehehe :roll:
Bolovo , a aquisição dos Mi 35 pelo EB é apenas(agora) questão de tempo. Não se preocupe. "Sai" até 2011.

E outra que tb soube ontem(atenção Piffer) já haverá pilotos do EB (2) na primeira turma de pilotos brasileiros formados no Brasil. A Avaliação será para valer.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: Aviação do Exército

#537 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 26, 2009 3:04 pm

Interessante essa discussão sobre cougars e panteras, mas não sei se vocês já notaram, é que o interesse do EB em fazer com que os pantera atuem em funções de ataque, é justamente permitir criar condições doutrinarias para evoluir ara verdadeiros helos de ataque. Bom, neste sentido parece que o porcesso todo se adiantou em vista da compra dos Mi-35 pela Fab, da qual o exercito está se aproveitanto. Helos de ataque no EB era um projeto para um futuro no longo prazo. Mas como vivemos comumente de oportunidades em relação a aquisição de material militar, taí a chance aproaveitada.

Não sou a favor de helos de ataque na fab, até porque a doutrina hoje vigente no mundo, as ditas operações conjuntas, dispensaria a adoção de capacidades particulares por parte de uma fa's que outras já possuem ou operem com mais propriedade. Assim, creio que a se Fab predente dar suporte as suas missões C-SAR que o fizesse com os A-29, que repito, em minha opinião, seriam mais e melhor capacitados a esta tarefa em apoio aos EC-725. No caso de escolta próxima e apoio de fogo, os helos de ataque do EB e do CFN - quando os tiver - seriam empregados naturalmente dentro de uma doutriina operacional conjunta entre as fa's, cultura essa que obviamente não existe nas fa's brasileiras hoje. Exemplo pratico disso é a alegação da fab no sentido de justificar a aquisição de um helo DE ATAQUE que dispõe de capaciade de transporte também, em vista do "trabalho de policia" desenvolvido pela mesma nas fronteiras amazônicas, NO COMBATE AO NARCOTRÁFICO. Afinal de contas pra que serve PF?

É bom slientar também o que o Knight7 falou sobre o Rooivalk, posto que o mesmo se quer foi convidado a paticipar do processo de seleção. Porquê? Se o mesmo recebeu o RFI da Fab.

Este helo em minha visão, seria com as devidas negociações e adaptações a nossa END o que mais se aproxima das caracteristicas de um material que vai de encontro as nossas necessidades e competências industriais presentes e furturas, com uma capacidade de crecimento industrial apreciável.

No médio e longo prazo este helo seria a base para EB/CFN desenvolverem sua capacidade de apoio/ataque a partir de uma mesma plataforma e com sistemas baseados na industria nacional. Me arrisco a dizer que se podessemos introjatar-lhes os avanços conseguidos nos EC-725 teríamos um dos melhores helos de ataque do mundo, e melhor, como capacidade de mantê-los e exportá-los na AL, Africa e Asia.

Nas minhas contas, mantendo um ideal de uma bdga de aviação por cmmdo militar do EB, podriamos alinhar 7 btl's de helos de ataque, com 18 unidades cada, no total de 126 unidades. Pensando grande no longo prazo, como está na END.

Abraços




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7491
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 97 vezes

Re: Aviação do Exército

#538 Mensagem por FOXTROT » Dom Abr 26, 2009 3:51 pm

Sejam bem vindos MI-35, agora sim, teremos um helis de ataque, uns 20 para formar dois esquadrões seria o ideal.

O Bolovo vai ter um ataque :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação do Exército

#539 Mensagem por Bolovo » Dom Abr 26, 2009 4:30 pm

FOXTROT escreveu:Sejam bem vindos MI-35, agora sim, teremos um helis de ataque, uns 20 para formar dois esquadrões seria o ideal.

O Bolovo vai ter um ataque :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Ataque não. Só lamento o meu dinheiro estar sendo mal usado. Mas isso é pra outro tópico...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: Aviação do Exército

#540 Mensagem por felipexion » Dom Abr 26, 2009 4:52 pm

Bolovo escreveu:
FOXTROT escreveu:Sejam bem vindos MI-35, agora sim, teremos um helis de ataque, uns 20 para formar dois esquadrões seria o ideal.

O Bolovo vai ter um ataque :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Ataque não. Só lamento o meu dinheiro estar sendo mal usado. Mas isso é pra outro tópico...
Bolovo, compartilhe as suas idéias, você queria outro heli? Qual?




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Responder