EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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tykuna
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#571 Mensagem por tykuna » Sáb Abr 25, 2009 9:17 pm

Skyway escreveu:
Bolovo escreveu:Mas é isso que perguntei e você não respondeu. :mrgreen: A VBTP nova terá capacidade de blindagem adicional? O EB pediu? Só disse que atende os requisitos do EB quanto a isso. Mas isso seria quanto? Entretanto, eu acredito que deva ter sim, né. [000]
Tem sim. 8-]

E uma pessoa do Exército que entrevistei, e que participou de todo o projeto, me disse que o VBTP não entra em um cenário de combate sem que o EB analise as ameaças presentes, e se existir a necessidade de uma blindagem adicional para se proteger de RPG ou outras armas, ela será instalada.

Um abraço!
Tanto blindagem lateral adicional quanto blindagem contra minas adicionais.

Abraços




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gral
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#572 Mensagem por gral » Dom Abr 26, 2009 8:49 am

FIGHTERCOM escreveu:"Os sistemas automáticos de carregamento, não são aparentemente vistos com muito bons olhos pelos militares de muitos países da NATO, porque se considera que é elevada a possibilidade de falhas mecânicas reduzir a operacionalidade do veículo."
Esta é a posição dos exércitos britânico e americano. Eles ainda consideram que um carregador humano treinado é mais rápido que um carregador automático. Além disso, no exército britânico, o carregador tem outras funções além de municiar o canhão(não sei quais); é chamado inclusive de "controller" e é o segundo na hierarquia da tripulação, atrás apenas do comandante.




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#573 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Abr 26, 2009 9:15 am

gral escreveu:
FIGHTERCOM escreveu:"Os sistemas automáticos de carregamento, não são aparentemente vistos com muito bons olhos pelos militares de muitos países da NATO, porque se considera que é elevada a possibilidade de falhas mecânicas reduzir a operacionalidade do veículo."
Esta é a posição dos exércitos britânico e americano. Eles ainda consideram que um carregador humano treinado é mais rápido que um carregador automático. Além disso, no exército britânico, o carregador tem outras funções além de municiar o canhão(não sei quais); é chamado inclusive de "controller" e é o segundo na hierarquia da tripulação, atrás apenas do comandante.
Como o EB não tem dificuldades para completar o contingente, talvez seja mais interessante optar pela HITFACT e manter um tripulante a mais, do que arriscar em um sistema que TALVEZ necessidade de maiores manutenções, correndo o risco de tê-lo inoperante por um tempo maior. De qualquer forma, independente se vai ser CMI ou Oto, o ganho advindo com a introdução do conjunto Urutu-III + HITFACT/CT-CV será enorme para a força. Parabéns ao EB.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#574 Mensagem por Moccelin » Dom Abr 26, 2009 12:30 pm

Sim, mas que a CT-CV é mais modernosa, ah, isso é hehehehehehe...

Aquela capacidade de dar ao Esq C Mec uma capacidade de apoio da artilharia, mais a pancada a mais que o canhão CV dá em relação ao Oto Melara são bem interessantes. Sobre a capacidade do canhão 120mm, bom, aqui no Brasil isso não vai ser pensado tão cedo, e, no caso de uma modernização dos nossos MBTs eu duvido que ocorresse a instalação de uma nova torre, mas sim a instalação do canhão 120mm do Leo 2. Pra nós essa capacidade não faria diferença.

Sobre o motor, bom, esse upgrade deve ser por dois motivos, primeiro, porque viram que um motor maior vale a pena, e segundo porque essa gama de motores grandões dão a possibilidade de aumentar MUITO a potência pelo simples gerenciamento eletrônico, o que é bom pras versões 6x6 e 8x8 usarem o mesmíssimo motor, e ambos terem um desempenho semelhante.

Agora, falaram que a Iveco falou que "não daria pra prestar manutenção em motores de outra marca"... Isso é desculpa das mais feias possíveis, porque essa situação é inadimissível, afinal, e se outra empresa (não ligada a um grande conclomerado como a Iveco) ganhasse??? Por isso o meu pé atrás com essas decisões: motor FPT e torre Oto Melara... Se fosse pra comprar um pacote fechado da "Fiat Iveco-Oto Melara" que comprassem um projeto já pronto dos Italianos, já em uso, e inclusive com um modelo testado por aqui...




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#575 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Abr 26, 2009 12:42 pm

Moccelin escreveu:Sim, mas que a CT-CV é mais modernosa, ah, isso é hehehehehehe...

Aquela capacidade de dar ao Esq C Mec uma capacidade de apoio da artilharia, mais a pancada a mais que o canhão CV dá em relação ao Oto Melara são bem interessantes. Sobre a capacidade do canhão 120mm, bom, aqui no Brasil isso não vai ser pensado tão cedo, e, no caso de uma modernização dos nossos MBTs eu duvido que ocorresse a instalação de uma nova torre, mas sim a instalação do canhão 120mm do Leo 2. Pra nós essa capacidade não faria diferença.
Leo 1A6BR...
http://www.haborumuveszete.hu/rovatok/fegyverek/pancelosok/leopard1/leopard1a6protox.jpg




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#576 Mensagem por Bourne » Dom Abr 26, 2009 1:05 pm

Moccelin escreveu: (..)
Agora, falaram que a Iveco falou que "não daria pra prestar manutenção em motores de outra marca"... Isso é desculpa das mais feias possíveis, porque essa situação é inadimissível, afinal, e se outra empresa (não ligada a um grande conclomerado como a Iveco) ganhasse??? Por isso o meu pé atrás com essas decisões: motor FPT e torre Oto Melara... Se fosse pra comprar um pacote fechado da "Fiat Iveco-Oto Melara" que comprassem um projeto já pronto dos Italianos, já em uso, e inclusive com um modelo testado por aqui...
Pelo que lembro, o EB tinha predefinido a marca do motor como sendo da Mercedes ou Cummis. Ambos fabricados no Brasil e bem posicionadas no mercado nacional. Quando a Iveco aceito participar da concorrência do Urutu III sabia dessa definição e aceitou. Então, precisa ter ótimas justificativas técnicas para alterar o motor para um do grupo FIAT. Dizer que é por que o motor da FIAT tem potência maior é uma desculpa esfarrapada. Por que se era para ter um motor na faixa de 300 a 400 cv, o caminho natural seria optar por um modelo da Mercedes ou Cummis e não da FIAT que começa a se posicionar no mercado e o motor é importado.




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#577 Mensagem por WalterGaudério » Dom Abr 26, 2009 1:28 pm

glauberprestes escreveu:
Moccelin escreveu:Sim, mas que a CT-CV é mais modernosa, ah, isso é hehehehehehe...

Aquela capacidade de dar ao Esq C Mec uma capacidade de apoio da artilharia, mais a pancada a mais que o canhão CV dá em relação ao Oto Melara são bem interessantes. Sobre a capacidade do canhão 120mm, bom, aqui no Brasil isso não vai ser pensado tão cedo, e, no caso de uma modernização dos nossos MBTs eu duvido que ocorresse a instalação de uma nova torre, mas sim a instalação do canhão 120mm do Leo 2. Pra nós essa capacidade não faria diferença.
Leo 1A6BR...
http://www.haborumuveszete.hu/rovatok/fegyverek/pancelosok/leopard1/leopard1a6protox.jpg
O projeto de modernização deveria seguir o modelo canadense. Muito equilibrado.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#578 Mensagem por eu sou eu » Dom Abr 26, 2009 6:28 pm

Bourne escreveu:
Moccelin escreveu: (..)
Agora, falaram que a Iveco falou que "não daria pra prestar manutenção em motores de outra marca"... Isso é desculpa das mais feias possíveis, porque essa situação é inadimissível, afinal, e se outra empresa (não ligada a um grande conclomerado como a Iveco) ganhasse??? Por isso o meu pé atrás com essas decisões: motor FPT e torre Oto Melara... Se fosse pra comprar um pacote fechado da "Fiat Iveco-Oto Melara" que comprassem um projeto já pronto dos Italianos, já em uso, e inclusive com um modelo testado por aqui...
Pelo que lembro, o EB tinha predefinido a marca do motor como sendo da Mercedes ou Cummis. Ambos fabricados no Brasil e bem posicionadas no mercado nacional. Quando a Iveco aceito participar da concorrência do Urutu III sabia dessa definição e aceitou. Então, precisa ter ótimas justificativas técnicas para alterar o motor para um do grupo FIAT. Dizer que é por que o motor da FIAT tem potência maior é uma desculpa esfarrapada. Por que se era para ter um motor na faixa de 300 a 400 cv, o caminho natural seria optar por um modelo da Mercedes ou Cummis e não da FIAT que começa a se posicionar no mercado e o motor é importado.


todos os motores fiat utilizados na Brasil, são nacionais feitos pela FTP, são os cursor 7, 8, 9 e agora o 13, utilizados nos caminhões Stralis




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#579 Mensagem por Moccelin » Dom Abr 26, 2009 6:34 pm

Bourne escreveu:
Moccelin escreveu: (..)
Agora, falaram que a Iveco falou que "não daria pra prestar manutenção em motores de outra marca"... Isso é desculpa das mais feias possíveis, porque essa situação é inadimissível, afinal, e se outra empresa (não ligada a um grande conclomerado como a Iveco) ganhasse??? Por isso o meu pé atrás com essas decisões: motor FPT e torre Oto Melara... Se fosse pra comprar um pacote fechado da "Fiat Iveco-Oto Melara" que comprassem um projeto já pronto dos Italianos, já em uso, e inclusive com um modelo testado por aqui...
Pelo que lembro, o EB tinha predefinido a marca do motor como sendo da Mercedes ou Cummis. Ambos fabricados no Brasil e bem posicionadas no mercado nacional. Quando a Iveco aceito participar da concorrência do Urutu III sabia dessa definição e aceitou. Então, precisa ter ótimas justificativas técnicas para alterar o motor para um do grupo FIAT. Dizer que é por que o motor da FIAT tem potência maior é uma desculpa esfarrapada. Por que se era para ter um motor na faixa de 300 a 400 cv, o caminho natural seria optar por um modelo da Mercedes ou Cummis e não da FIAT que começa a se posicionar no mercado e o motor é importado.
Exato, foi justamente isso que eu quis dizer... O foda é que alguém (não lembro quem nem em que tópico) disse que a desculpa foi que "não tem como prestar manutenção"... E é MUITO complicado pra gente aqui fora ficar sabendo o porque dessas mudanças... Aí daqui a pouco temos um blindado "Brasileiro" porém feito por uma empresa italiana, usando um motor IMPORTADO italiano, com torre importada italiana, e por aí vai. Tipo, o que vai ser brasileiro? Suspensão e carcaça???

Pra que aquela lista inicial então, porque não colocaram simplesmente motor com X cavalos e Y kgfm de torque, torre com canhão de 105mm, com X, Y e Z capacidades e por aí vai... Ou então que fabricassem localmente o Centauro, Freccia e algum irmão menor, e não ficassem com essa ladainha de "produto brasileiro"... Vejam, não sou contra a importação de ítens, mas não estou gostando nada nada dessa história "italianar" o produto todo sem bons motivos aparentes...

Sobre o aumento de potência, ok, viram que tecnicamente seria melhor usar um motor de uma família maior, mas mudaram pra justamente um Iveco importado??? Tem Cummins e MTUs, além de outras marcas que fabricam por aqui motores com as mesmas características e que ainda rodam bem mais que os Ivecos pelas estradas brasileiras... A Iveco está sim ganhando mercado no mercado de caminhões, vejo cada vez mais Ivecos na Fernão Dias, mas ainda não é pra tanto, tem muito mais Mercedes (MTU) e VW e cia ltda (Cummins).

É uma pena que não podemos saber os motivos declarados para essas mudanças, e só especular.

EDITADO: Até o post anterior (postado enquanto escrevia o meu) eu tinha a informação que o Cursor 9 era importado, e não nacional.




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#580 Mensagem por Sd Young Guns 2 » Dom Abr 26, 2009 7:26 pm

Moccelin, eu tinha feito uma coisa linda aqui no forum com os dados de peso, potencia, eletronica, torque e transmissão. ( Demorei tanto escrevendo e lendo os catalagos da CMI, IVeco e OtoMelara e oque foi dito na LAAD pra mim, que a internet caiu!) :shock: :shock: :evil: :evil:

Po cara vou tentar resumir: A minha conclusão foi essa.

- Chassi, Transmissão "ZF" e Grupo Motor ( Pacotão Iveco, porque ela fabrica sobre liceça as ZF para o EI.) Menor logistica, maior disponibilidade.*
- Torre CMI CT-CV 105mm ( Mesmo mais cara e complexa, seria um evolução para o EB, pelas suas caracteristicas ja descritas.)
- Torre OTo Melara HITFIST 25/30/40mm com Selex Janus (Opcional) e Missil Spike LR (Opcional) **/***
- Torre Ares REMAX 7,62/.50

Ps: *Não se lemnrão da salada que era o Osorio? Era até inviavel uma logistica com a dele.
** A HITFIST 30mm ta integrada aos carros Polacos
*** A capacidade de operar os Canhões 40mm e sua sabida vantagem no TO

Abraços




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#581 Mensagem por Skyway » Dom Abr 26, 2009 8:10 pm

Bolovo escreveu:Ah, agora sim, valeu. [000] Skyway, já que tu está tão chegado assim dos caras da Iveco [005] manda pra eles minha idéia do "Urutu 3 sob lagartas". Mas já aviso que irei comprar royalties, ok? :mrgreen: [003]
Hehehehehehe, não sou chegado em cara nenhum! Isso é coisa da Tia úrsula....rs

Mas ó, não preciso mandar não...não duvido que eles vejam o que se fala por aqui. 8-]

Um abraço!




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#582 Mensagem por eligioep » Seg Abr 27, 2009 9:49 am

FIGHTERCOM escreveu:Motor e torre podem até ser italianos, o engraçado são os pneus Michelin. A Pirelli deu mole. :mrgreen: :mrgreen:

Abraços,

Wesley
Bom, por experiência de 15 anos com Urutu/Cascavel/Caminhão Boomerang da engenharia, os Michelin sempre foram superiores, tanto em desempenho como durabilidade. Inclusive no preço, beeeem mais alto. Porém, como preço nem sempre éo principal, melhor ter confiabilidade que preço de chinês....




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#583 Mensagem por eligioep » Seg Abr 27, 2009 9:58 am

Bourne escreveu:.... o motor fiat é quase o mesmo que é usado nos caminhões tector, um motor de 9 litros com gerenciameno eletronico, com potencia em torno de 380cv, nessa faixa temos o cummins interact 8.9l com potencia na faixa de 392cv, temos o scania 9l com potencia de 310 cv, temos o MWM NGD 9.3L com 367cv, e temos os mbb 7.2L com potencia de 326cv, todos nacionais, e existentes aos millhares por essas estradas, motor é o que não falta.......
Aqui vc falou tudo.... Muito motor rodando significa muitos pontos de apoio e existência de peças!!!!




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#584 Mensagem por Sniper » Seg Abr 27, 2009 4:04 pm

HIGGINS escreveu:Serei curto e grosso: Motor FIAT... NÃO!

(Quem teve um, sabe o que é).
Logo você, um cara tão esclarecido, que não acredita nem em religião, acreditando em lendas e estórias da carochinha??! :lol:

Qual motor FIAT ja teve? O do 147? :lol:




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Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#585 Mensagem por Frederico Vitor » Seg Abr 27, 2009 5:30 pm

Gente, na boa, acho que tomar de parâmetro motores de automóveis de passeio da FIAT para fazer alusão aos motores que equiparão os URUTUS III não é o caminho. E olha que hj a FIAT tem excelentes automóveis com motores possantes e confiáveis.

Mas particularmente o que eu queria não era um motor FIAT, GM, Renault, Ford nada da gringada. Acho que não era sonhar muito ver o réptil sobre rodas com motorização totalmente nacional, pensado e projetado por inteligência tupiniquim.




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