EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4921
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 673 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#556 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Abr 25, 2009 1:23 pm

Motor e torre podem até ser italianos, o engraçado são os pneus Michelin. A Pirelli deu mole. :mrgreen: :mrgreen:

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#557 Mensagem por Skyway » Sáb Abr 25, 2009 2:01 pm

Bolovo escreveu:Foto boa do mockup da Iveco. Acho que ainda vão dar um pouco de Sustagem pra ele. Mas já é bonito.

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/vbpt_a1.jpg
http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/vbtp.jpg


Fonte: Forças Terrestres
Pelo que conversei na LAAD, a aparência é essa mesma, sem mais sustagem. :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
eu sou eu
Sênior
Sênior
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Jul 05, 2005 2:18 pm
Localização: JANDIRA SP BRASIL

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#558 Mensagem por eu sou eu » Sáb Abr 25, 2009 2:14 pm

o motor fiat é quase o mesmo que é usado nos caminhões tector, um motor de 9 litros com gerenciameno eletronico, com potencia em torno de 380cv, nessa faixa temos o cummins interact 8.9l com potencia na faixa de 392cv, temos o scania 9l com potencia de 310 cv, temos o MWM NGD 9.3L com 367cv, e temos os mbb 7.2L com potencia de 326cv, todos nacionais, e existentes aos millhares por essas estradas, motor é o que não falta.




Imagem

o amor é lindo
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18575
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#559 Mensagem por knigh7 » Sáb Abr 25, 2009 3:06 pm

Skyway escreveu:
Bolovo escreveu:Foto boa do mockup da Iveco. Acho que ainda vão dar um pouco de Sustagem pra ele. Mas já é bonito.

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/vbpt_a1.jpg
http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/04/vbtp.jpg


Fonte: Forças Terrestres
Pelo que conversei na LAAD, a aparência é essa mesma, sem mais sustagem. :mrgreen:
Projeto de VBTP. De pobre. :mrgreen:




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#560 Mensagem por Bourne » Sáb Abr 25, 2009 3:46 pm

[quote="eu sou eu"]o motor fiat é quase o mesmo que é usado nos caminhões tector, um motor de 9 litros com gerenciameno eletronico, com potencia em torno de 380cv, nessa faixa temos o cummins interact 8.9l com potencia na faixa de 392cv, temos o scania 9l com potencia de 310 cv, temos o MWM NGD 9.3L com 367cv, e temos os mbb 7.2L com potencia de 326cv, todos nacionais, e existentes aos millhares por essas estradas, motor é o que não falta.[/quote

Pelo que lembro, o requerimento de motor para o Urutu III era alguma coisa em torno de 200 cv. Algo como o OM366 que equipa o MB 1620. Mas o que aconteceu para querem um motor com quase 400 cv ou 300 cv? Será que descobriram que sai praticamente o mesmo preço de aquisição, operação e deixa o veículo mais esperto.




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#561 Mensagem por saullo » Sáb Abr 25, 2009 4:43 pm

Ô pessoal, falar mal da FIAT ? Lembrem-se que ela também é dona da Ferrari... :mrgreen:
Não dá pra traçar paralelos entre motor 1.0 e o que virá no blindado, que certamente será uma baita usina de força.
Cada coisa em seu lugar... :)

Abraços




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#562 Mensagem por Bolovo » Sáb Abr 25, 2009 4:47 pm

Skyway escreveu:Pelo que conversei na LAAD, a aparência é essa mesma, sem mais sustagem. :mrgreen:
Tá brincando comigo, né? :|

Pelo menos terá capacidade de blindagem adicional ou coisa parecida? Essas laterais do mockup estão pedindo um RPG! [003]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#563 Mensagem por Skyway » Sáb Abr 25, 2009 5:26 pm

Bolovo escreveu:
Skyway escreveu:Pelo que conversei na LAAD, a aparência é essa mesma, sem mais sustagem. :mrgreen:
Tá brincando comigo, né? :|

Pelo menos terá capacidade de blindagem adicional ou coisa parecida? Essas laterais do mockup estão pedindo um RPG! [003]
Olha, eu conversei com um dos responsáveis do projeto, e ele me passou um monte de informações legais sobre o VBTP, fiz até uma matéria com essas informações mas o Vinícius ainda não publicou.

Mas fica tranqüilo Bolovo, o veículo não é mais vulnerável a um RPG do que qualquer outro veículo do tipo. Ele atende a todos os requisitos de blindagem do EB e possue sim capacidade para blindagem adicional.

Se a matéria sair, você vai ver que a lateral reta é uma vantagem, e não um defeito.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4921
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 673 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#564 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Abr 25, 2009 5:54 pm

Artigo interessante sobre a concorrência entre a CMI e Oto para equipar os Pandur-II de Portugal.

http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?nrnot=576

Dois pontos chamam a atenção:

1- "Os sistemas automáticos de carregamento, não são aparentemente vistos com muito bons olhos pelos militares de muitos países da NATO, porque se considera que é elevada a possibilidade de falhas mecânicas reduzir a operacionalidade do veículo."

2-"Uma das vantagens da torre italiana, que não se reflecte na torre belga, é a possibilidade de instalação de uma arma principal de calibre 120, em vez do calibre 105 solicitado pelo exército português."

HITFACT - 105 - 120mm

Imagem

No caso da escolha do EB recair sobre a torre HITFACT, essa versão 120mm seria um opção interessante numa futura modernização dos Leo1A5?


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#565 Mensagem por Bolovo » Sáb Abr 25, 2009 6:20 pm

Skyway escreveu:Olha, eu conversei com um dos responsáveis do projeto, e ele me passou um monte de informações legais sobre o VBTP, fiz até uma matéria com essas informações mas o Vinícius ainda não publicou. Mas fica tranqüilo Bolovo, o veículo não é mais vulnerável a um RPG do que qualquer outro veículo do tipo. Ele atende a todos os requisitos de blindagem do EB e possue sim capacidade para blindagem adicional. Se a matéria sair, você vai ver que a lateral reta é uma vantagem, e não um defeito. Um abraço!
Sim, obrigado por esclarecer, Leonardo. But, eu olho pra esse mockup da Iveco e vejo algo muito cru. Acho que alguma coisinha vai melhorar. Guardando as devidas diferenças entre as necessidades brasileiras e européias, o mockup da Iveco lembra muito como o SEP anglo-sueco nasceu, assim:

Imagem

Que mais tarde virou isto:
http://www.baesystems.se/Hagglunds/Images/high/SEP8x8_1.jpg

E terminou assim:
http://www.baesystems.com/static/SEP-8x8-with-Lemur_720%20%28OversizeJPGLarge%29_latestReleased_bae_cimg_ms_sep_8x8_720_OversizeJPGLarge.jpg




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#566 Mensagem por Skyway » Sáb Abr 25, 2009 6:27 pm

Mas Bolovo, em todas as fotos exceto a primeira, ele está com blindagem adicional. Se colocar blindagem adicional do VBTP ele tambem fica assim, gordinho. :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#567 Mensagem por Bolovo » Sáb Abr 25, 2009 6:34 pm

Mas é isso que perguntei e você não respondeu. :mrgreen: A VBTP nova terá capacidade de blindagem adicional? O EB pediu? Só disse que atende os requisitos do EB quanto a isso. Mas isso seria quanto? Entretanto, eu acredito que deva ter sim, né. [000]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
eu sou eu
Sênior
Sênior
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Jul 05, 2005 2:18 pm
Localização: JANDIRA SP BRASIL

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#568 Mensagem por eu sou eu » Sáb Abr 25, 2009 8:07 pm

Bourne escreveu:
eu sou eu escreveu:o motor fiat é quase o mesmo que é usado nos caminhões tector, um motor de 9 litros com gerenciameno eletronico, com potencia em torno de 380cv, nessa faixa temos o cummins interact 8.9l com potencia na faixa de 392cv, temos o scania 9l com potencia de 310 cv, temos o MWM NGD 9.3L com 367cv, e temos os mbb 7.2L com potencia de 326cv, todos nacionais, e existentes aos millhares por essas estradas, motor é o que não falta.[/quote

Pelo que lembro, o requerimento de motor para o Urutu III era alguma coisa em torno de 200 cv. Algo como o OM366 que equipa o MB 1620. Mas o que aconteceu para querem um motor com quase 400 cv ou 300 cv? Será que descobriram que sai praticamente o mesmo preço de aquisição, operação e deixa o veículo mais esperto.
deve ser isso pois o motor do mb 1620 tem 211 cv e torque de 67 kgfm, enquanto esse motor fiat vai render 380 ccv, e torque em torno de 155 kgfm, que vai se traduzir em uma arrancada arrancada brutal, bem como retomadas muitos mais ageis, veja só, o Volvo Fh12 tem motor de 12 L e 380 cv e torque na faixa de 180 kgfm, e tranciona bitrens na faixa de 60 toneladas, enquanto o urutu tem apenas 16 t fazendo as contas, a relação peso/potencia será.............




Imagem

o amor é lindo
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#569 Mensagem por Skyway » Sáb Abr 25, 2009 8:27 pm

Bolovo escreveu:Mas é isso que perguntei e você não respondeu. :mrgreen: A VBTP nova terá capacidade de blindagem adicional? O EB pediu? Só disse que atende os requisitos do EB quanto a isso. Mas isso seria quanto? Entretanto, eu acredito que deva ter sim, né. [000]
Tem sim. 8-]

E uma pessoa do Exército que entrevistei, e que participou de todo o projeto, me disse que o VBTP não entra em um cenário de combate sem que o EB analise as ameaças presentes, e se existir a necessidade de uma blindagem adicional para se proteger de RPG ou outras armas, ela será instalada.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#570 Mensagem por Bolovo » Sáb Abr 25, 2009 8:34 pm

Ah, agora sim, valeu. [000] Skyway, já que tu está tão chegado assim dos caras da Iveco [005] manda pra eles minha idéia do "Urutu 3 sob lagartas". Mas já aviso que irei comprar royalties, ok? :mrgreen: [003]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder