EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9382
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 528 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#526 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jan 24, 2009 11:57 pm

O projeto de modernização das VBTP M-113 bem que poderia contemplar a integração do REMAX, se é que já não contempla.

A propósito... o programa está aparentemente parado. No site da 'casa de manutenção' o assunto já não é atualizado desde setembro passado.... muito estranho. :roll:
To pensando em mandar um e-mail pra eles pra ver o que dizem, mas tudo bem, aposto que não vão dizer nada de interessante...


abraços]




----------------
amor fati
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#527 Mensagem por jauro » Dom Jan 25, 2009 1:21 pm

Brasileiro escreveu:O projeto de modernização das VBTP M-113 bem que poderia contemplar a integração do REMAX, se é que já não contempla.

A propósito... o programa está aparentemente parado. No site da 'casa de manutenção' o assunto já não é atualizado desde setembro passado.... muito estranho. :roll:
To pensando em mandar um e-mail pra eles pra ver o que dizem, mas tudo bem, aposto que não vão dizer nada de interessante...


abraços]
Também acho, será que melô? :o :?:




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#528 Mensagem por Guerra » Dom Jan 25, 2009 3:53 pm

Brasileiro escreveu:O projeto de modernização das VBTP M-113 bem que poderia contemplar a integração do REMAX, se é que já não contempla.

A propósito... o programa está aparentemente parado. No site da 'casa de manutenção' o assunto já não é atualizado desde setembro passado.... muito estranho. :roll:
To pensando em mandar um e-mail pra eles pra ver o que dizem, mas tudo bem, aposto que não vão dizer nada de interessante...


abraços]
Mas como assim? O recolhimento esta previsto para esse ano. Já começaram até a preparar as viaturas.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9382
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 528 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#529 Mensagem por Brasileiro » Dom Jan 25, 2009 4:09 pm

SGT GUERRA escreveu:
Brasileiro escreveu:O projeto de modernização das VBTP M-113 bem que poderia contemplar a integração do REMAX, se é que já não contempla.

A propósito... o programa está aparentemente parado. No site da 'casa de manutenção' o assunto já não é atualizado desde setembro passado.... muito estranho. :roll:
To pensando em mandar um e-mail pra eles pra ver o que dizem, mas tudo bem, aposto que não vão dizer nada de interessante...


abraços]
Mas como assim? O recolhimento esta previsto para esse ano. Já começaram até a preparar as viaturas.
Então ou já teve empresa escolhida ou estão perto de assinar contrato, do contrário não estariam preparando-as.
Mas não deixa de ser estranho o fato de até agora não terem divulgado nada, já que o site se propôs a mostrar notícias sobre o programa.
Ou então o EB desistiu de contratar uma empresa e vai fazer em algum Arsenal, tipo o AGSP onde foram repotencializados os Urutu e Cascavel. Vai saber...


abraços]




----------------
amor fati
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#530 Mensagem por jauro » Dom Jan 25, 2009 9:24 pm

Começaram a preparar mas pararam. No 20 e no 13BIB o recolhimento não tem o menor sinal. Agora, o negócio era para começar por S Maria. Talvez lá exista news, até porque uma das empresas concorrentes é de lá.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#531 Mensagem por ciclope » Seg Jan 26, 2009 1:56 pm

Tambem acho que esta tudo muito quieto.
E quanto a instalação das remax no M-113, uma pergunta alguem aqui sabe qual a configuração do armamento que será instalado neles?
Se souberem sugiro enviar a resposta no tópico do M-113.




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#532 Mensagem por Moccelin » Ter Fev 03, 2009 10:45 pm

Pois é, primeiro vamos manter o poder de fogo atual mas modernizar o modo como se opera (colocar o atirador pra dentro do carro e dar "olhos melhores" pra ele), depois , com esse sistema já pronto e testado aumentamos o poder de fogo dando uma arma maior para alguns com lança granadas e canhão de tiro rápido (parece que existe uma possibilidade de ser a mesma que já equipa os caças com uma cadencia de tiro menor).




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9382
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 528 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#533 Mensagem por Brasileiro » Qui Mar 19, 2009 6:01 pm

Arquivo de uma palestra de 2007. Muito interessante.

VBTP-MR: Materiais absorvedores de ondas eletromagnéticas, isolantes térmicos, proteção QBN, Suspensão independente / atuadores hidropneumáticos, visão noturna, estabilização por girosópio (sistemas de armas), etc.

http://www.feirainovatec.com.br/2007/do ... istino.pdf



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9382
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 528 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#534 Mensagem por Brasileiro » Qui Mar 19, 2009 6:07 pm

Só pra unificar as coisas:
Toma forma el nuevo vehículo blindado brasilero
Posted by panamericandefense on March 10, 2009

Ha comenzado la fabricación del primer prototipo del blindado de trasporte de personal conocido como VBTP-MB (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal - Média sobre Rodas) y se espera completarla para fines del año 2009.

Este prototipo realizará un extensivo programa de pruebas a cargo del ejército brasileño, y de ser éstas satisfactorias, los primeros 16 vehículos de producción serán entregados durante el año 2011.

IVECO Defence Vehicles es responsable del diseño del VBTP-MB, y aunque se trata de un desarrollo completamente nuevo, se supone que el blindado tendrá varias características heredadas de la familia IVECO Puma en servicio con el ejército italiano.

Este proyecto, llamado inicialmente URUTU III, contempla blindados a ruedas 6×6 y 8×8 en diferentes configuraciones. El actual contrato entre el ejército e IVECO finaliza en el 2011, pero se espera que sea seguido por otro de producción en serie con entregas de hasta 50 vehículos por año.

La versión básica de trasporte de personal montará una ametralladora de 7,62 mm o 12,7 mm en un afuste externo, en cambio la versión de vehículo de combate de infantería será equipada con una estación de armas ELBIT estabilizada, con un cañón de 30 mm y una ametralladora de 7,62 mm, controladas en forma remota desde el interior del vehículo. Estas versiones se espera que puedan ser transportadas por aviones Hércules C-130 y las mayores y más pesadas en la futura flota de al menos 50 Embraer C-390.

El VBTP-MB está previsto para sustituir a los EE-11 Urutú, y posteriormente a los EE-9 Cascavel. Su velocidad máxima seráa de 100 km/h y tendrá una autonomía de 600 km. Su nivel de protecciVn será mayor al del EE-11 Urutú, especialmente contra minas.

Fuente: Janes Defense Weekly

Podiam ter acelerado a construção do protótipo para aparecer na LAAD. Será que pelo menos mock-up teremos?


abraços]




----------------
amor fati
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#535 Mensagem por felipexion » Qui Mar 19, 2009 6:16 pm

Arquivo de uma palestra de 2007. Muito interessante.

VBTP-MR: Materiais absorvedores de ondas eletromagnéticas, isolantes térmicos, proteção QBN, Suspensão independente / atuadores hidropneumáticos, visão noturna, estabilização por girosópio (sistemas de armas), etc.

http://www.feirainovatec.com.br/2007/do ... istino.pdf

abraços]


Reparem na página 8, olhem a situação do Merkava, que diabos aconteceu ali? Uma IED??




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#536 Mensagem por ciclope » Qui Mar 19, 2009 7:53 pm

Eu me contentaria com uma foto do protótipo do urutu 3 caso não dê para velo na LAAD.




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#537 Mensagem por Moccelin » Sáb Mar 21, 2009 10:43 am

Eu acredito que protótipo não, quem sabe podemos ver um mock-up decente...




The cake is a lie...
gil eanes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#538 Mensagem por gil eanes » Ter Abr 07, 2009 6:28 am

O GLOBO

Iveco vai produzir o novo Urutu

Principal blindado de transporte do Exército do Brasil será apresentado na Laad, a maior feira do setor na AL

Roberto Godoy



O novo Urutu, principal blindado para transporte de tropas do Exército do Brasil, vai mostrar seu perfil em dez dias, durante a Laad, a maior feira da América Latina dedicada ao setor de sistemas aeroespaciais e militares, realizada no Rio. Urutu, no caso, é apenas um apelido. O veículo tem nome e sobrenome: Viatura Blindada de Transporte de Pessoal - Médio sobre Rodas, o VBTP-MR.

O projeto está sendo desenvolvido pela Iveco, empresa do Grupo Fiat, e pelas agências de tecnologia da Força terrestre. O resultado final do acordo prevê um couraçado de 18 toneladas, motor diesel, tração 6x6, anfíbio, com capacidade para receber 11 soldados equipados para combate, mais um motorista e um artilheiro.



DIMENSÕES

As especificações ainda não são definitivas, mas o padrão inicial sinaliza um carro de 6,9 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,34 metros de altura. O modelo terá uma torre móvel, de acionamento elétrico, para receber vários tipos de armas, e atingirá a velocidade de 90 quilômetros por hora em estrada (e 9 quilômetro por hora na água). Também será equipado com navegador GPS, sistema ótico de visão noturna e armamento primário, formado por uma metralhadora 7.62 mm (ou .50) na torre e sensor de detecção laser.

Ao todo, serão nove configurações, de uma central de comando a até um poderoso lança-morteiros de 81 milímetros.

As medidas básicas permitirão o embarque em cargueiros C-130 Hércules e KC-390, da Embraer, avião que será adotado pela Aeronáutica.

A Iveco não comenta valores, mas, no anúncio do resultado da concorrência, em setembro de 2007, o Comando do Exército destacou que o preço unitário pretendido deve ficar no teto de US$ 1,8 milhão, cerca de 50% da cotação média internacional.

O primeiro protótipo já está sendo construído na fábrica de Sete Lagoas (MG) e deve ficar pronto em 2010, a tempo de participar da parada de 7 de setembro, em Brasília.

A etapa de testes começa imediatamente após o recebimento. Até 2011, serão entregues outras 16 unidades.Essa pré-série será a última a manter algum tipo de similaridade de desenho com o velho Urutu. O Comando do Exército definirá, então, o tamanho e o prazo do pedido definitivo.

Segundo a Iveco, o índice de nacionalização de componentes e peças chegará a 60% com relativa facilidade, "dada a qualidade dos fornecedores nacionais de componentes e peças".



O SUCESSO

O Urutu EE-11 foi fabricado até meados dos anos 80 pela extinta Engesa. É o maior sucesso de vendas da indústria nacional de blindados, que era uma das cinco maiores do mundo em 1985.

Aperfeiçoado a partir da experiência da tropa brasileira que atua no Haiti, o futuro modelo terá sistema eletrônico central de controle remoto de armas, a possibilidade de incorporar diversos tipos de acessórios externos, como escudos específicos e torretas, além de pneus resistentes a projéteis de alto impacto.

Até 2005, o programa era conhecido como Urutu-3, uma iniciativa de custo relativamente baixo, que pretendia apenas modernizar os remanescentes da frota de 223 unidades comprada pelo Exército.

Se não houver alterações orçamentárias, os recursos para o projeto VBTP-MR vão sair de uma dotação especial de R$ 7 bilhões, anunciada em 2007 e destinada a investimentos nos programas de modernização. Correndo tudo bem, a cada ano, até 2013/2014, a Força terá R$ 1 bilhão para aplicar em diversos projetos.

O couraçado, reconfigurado, está sendo largamente empregado no Haiti e não apenas pelos 1,2 mil homens da tropa brasileira envolvida na missão de Paz da ONU. O temido grupamento jordaniano, responsável por algumas das mais violentas operações cumpridas pelo contingente multinacional, emprega o modelo. O batalhão da Jordânia, um dos antigos clientes da Engesa, despachou para lá um esquadrão Urutu, dois dos quais no arranjo de socorro médico de campanha.

Diariamente, relata um oficial do setor de operações, patrulhas armadas do Brasil percorrem as áreas de maior tensão na capital do Haiti, Porto Príncipe. Os veículos, cerca de 20, passaram por modificações. Ganharam, por exemplo, uma pá dianteira de aço, do tipo buldôzer, para remover as barreiras de entulho com as quais os rebeldes bloqueiam o trânsito nas vielas de Cité Soleil e Belair, os bairros de alto risco da cidade. Por causa da aparência, o Urutu é recebido aos gritos - de alerta ou de saudação - de "la voiture moustache!" (o carro de bigodes).



O PROBLEMA

O Comando do Exército tem outro problema a resolver no segmento: o destino de aproximadamente 500 robustos blindados, de tração por lagartas, do tipo M-113B, que equipam as unidades de infantaria.

Foram produzidos 80 mil veículos, utilizados pelas forças armadas de 37 países. Por meio da Casa Mayrink Veiga, intermediadora de negócios na área de equipamentos de defesa, chegaram ao Brasil 584 unidades, a partir de 1965. Quase todas foram modernizadas no grupo industrial Motopeças há cerca de 20 anos. Em fevereiro de 2008 foi anunciada a decisão de revitalizar amplamente o grupo restante - troca das lagartas, reforço na frágil blindagem de alumínio, novos motor e transmissão.

Todavia, passado um ano, o processo, sem recursos e atingido pelo corte no orçamento, foi cancelado em janeiro.



NÚMEROS



888 blindados

Urutus EE-11 foram produzidos pela extinta Engesa e vendidos a US$ 400 mil cada um



223 unidades

foram compradas pelo Exército brasileiro entre 1972 e 1989



665

foram exportados para 15 países: Angola, Bolívia, Chile, Colômbia, Dubai, Equador, Gabão, Iraque, Jordânia, Líbia, Paraguai, Suriname, Tunísia, Venezuela e Zimbábue



4 Urutus

do Iraque acabaram perdidos para tropas do Irã, em 1981, no batismo de fogo do blindado




topo
Júnior
Júnior
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Set 03, 2007 9:38 pm
Localização: Italia

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#539 Mensagem por topo » Sex Abr 24, 2009 10:02 am

Pessoal,estavo lendo a revista italiana Panorama&Defesa,na qual tinha un reportage com a "Iveco Italia" que falava do progeto Urutu III e eles diziam que ha producao do Urutu no brasil vai chegar so al 60% do total do carro e o restante vai ser feito na Italia......Voces sabem me confirmar se isso é ?




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#540 Mensagem por Moccelin » Sex Abr 24, 2009 11:03 am

Cara, eu não tenho gabarito pra confirmar, mas essa é a quantidade mínima de nacionalização que é prevista... Sabe porque isso acontece?

Temos fornecedores de diversas peças, porém algumas só iremos encontrar lá fora, igual ocorre com os aviões da Embraer. Na versão 105mm, por exemplo, a torre será importada a princípio (talvez aconteça o que aconteceu com o Cascavel, que nacionalizou a torre nas versões mais modernas), e assim vai.

Não é demérito nenhum nos dias de hoje importar componentes, todo mundo faz isso, inclusive os "big players" como EUA.

Agora, que os "40% restantes" virão DA ITÁLIA... Ah, aí é coisa da mídia Italiana. Mas isso assusta. Nos primeiros documentos relativos a esse projeto, antes da escolha da empresa que iria trabalhar com o CTEx pra projetar o carro existiam alguns sistemas X pré determinados a serem adquiridos fora do país, como a torre CMI Def CT-CV, e agora está aquela situação de que a Iveco está tentando empurrar uma torre OTO Melara (provavelmente a HITFACT), motores FPT e por aí vai, tudo "dentro de casa" (consórcio FIAT Iveco - OTO Melara)... SE isso acontecer seria, mais uma vez, as decisões políticas influenciando as decisões técnicas, e aí eu me arrependeria de ter "gostado" da escolha da Iveco, a não ser que expliquem o motivo da utilização desses componentes que não seja o fato de ser "do país da Iveco".




The cake is a lie...
Responder