Dando o mau pitaco,orestespf escreveu:
Além do mais, procure informações sobre a saúde financeira da SAAB, não na Internet, pois esta costuma dizer que certos caças saem de certas concorrências sem ser verdade, melhor outras fontes.
Orestes
Pega qualquer grande companhia mundial nos últimos 10 anos, ou melhor 5 anos, e verifica quais foram as grandes mudanças na empresa. Por exemplo, compras, vendas, joint ventures, cooperações, mudanças na estrutura acionária, etc... Certamente será enorme. Por que? Faz parte do jogo e mudanças ocorrem constantemente.
Quem quiser informações detalhadas sobre a SAAB pode fuçar no site da empresa e procurar o "annual report". Nesse livrão tem tudo sobre a empresa, auditado por consultorias independentes e que segue as normas exigidas pelas principais bolsas de valores e investidores a nível mundial. Essa é uma das vantagens de ser uma empresa de capital aber e com ações negociadas na bolsa. Enfim, as informações oficiais estão disponível lá no site, auditado e com tudo bunitinho.
Se bem que a SAAB vem mau das pernas a um bom tempo, mas não se preocupem, ela não quebra apenas se transforma. Por que companhias desse tamanho não desaparecem, apenas se transformam. Por exemplo, GM está com a alma encomendada, mas já tem muita gente interessada no corpo.
Outro exemplo mais tupiniquim e mais próximo dos meus conehcimentos é a Friboi que foi comprando todos os concorrentes para se transformar numa das maiores companhias do setor de carnes. Inclusive adquirindo a gigante norte-americana Swift, a empresa que inventou os vagões refrigerados para transportar carne congelada do meio oeste norte-americano para os mercados do leste e por decados dominou o comércio de carnes nos países Latinos.
A francesa Safran é uma união de várias empresas francesas patrocinada pelo governo, inclusive envolvendo a Snecma de turbinas. Dei uma leve pesquisada sobre essa empresa e dá para ver pelos dados gerais que é uma das maiores francesas dá para compara-la ao tamanho da Boeing, só de empregados tem uns 50 mil, pelo que lembro. Vou me aprofundar num futuro distânte e alguns franceses devem ter estudade isso, não sei quem, mas deve ter.