Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1681 Mensagem por Marino » Qua Abr 15, 2009 4:11 pm

Nota do DB na LAAD:
Falando nisso...
Nos corredores da LAAD há quem já dê como certo a escolha das fragatas multimissão FREMM como o modelo base para os novos escoltas da Marinha do Brasil. O projeto é ítalo-francês.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1682 Mensagem por LeandroGCard » Qua Abr 15, 2009 8:18 pm

Marino escreveu:Nota do DB na LAAD:
Falando nisso...
Nos corredores da LAAD há quem já dê como certo a escolha das fragatas multimissão FREMM como o modelo base para os novos escoltas da Marinha do Brasil. O projeto é ítalo-francês.
Este tipo de comentário quase me mata de curiosidade! Gosto dos conceitos da FREMM, é moderna, espaçosa, capaz de operar dois helis de bom porte, usa o turbinas da mesma família que as Inhaúma, mas as configurações em produção para a Itália e a França me parecem sub-armadas, com poucos mísseis anti-aéreos e uma configuração de armamento de tubo em que não consigo confiar.

Acho que a MB vai especificar muitas coisas diferentes. Não dá para adiantar nem uma informaçãozinha?

Leandro G. Card




brisa

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1683 Mensagem por brisa » Qua Abr 15, 2009 8:29 pm

E os Aster 15 e 30??? voce não confia neles Leandro? Porque? :roll:




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1684 Mensagem por LeandroGCard » Qua Abr 15, 2009 10:01 pm

Acho que você não entendeu o que eu disse, posso ter me expressado mal.

Eu disse que acho o número de mísseis PEQUENO na configuração atual das FREMM. Gosto do Aster 15/30, mas acho que em uma época em que ataques de saturação são a regra apenas 16 mísseis é muito pouco, teriam que ser pelo menos os 36 da configuração FREDA.

O que eu não confio é no canhão de 76mm para navios de combate. São um tanto pequenos para alvos de superfície maiores e principalmente para apoio de fogo aos fuzileiros, e tem cadência de fogo muito baixa para uso antiaéreo. Seriam muito bons para os NAPA's, mas não confio neles para os navios da esquadra, principalmente se for apenas 1 como mostram várias imagens das FREMM, que assim ficam sem defesa AA por canhões contra ataques pela popa. Prefiro a combinação de canhões de 114 e 40mm padrão da MB, com funções separadas. Só que o ideal seria além da torre de 114mm na proa existirem duas de 40mm alinhadas com o eixo do navio, uma em um púlpito elevado logo à vante da ponte antes das células do VLS, e outra sobre o hangar. Mas teria que ser feita uma modificação importante na arquitetura da parte da frente do navio para acrescentar o púlpito do canhão AA e ainda manter espaço para as 32 células do VLS, provavelmente com a extensão do comprimento total em alguns metros. Outra opção seria a adotada nas Niterói e Inhaúma, com as torres de 40mm nas laterais do navio, mas não gosto desta configuração por oferecer apenas uma boca de fogo para cada lado no través, para um mesmo número total de canhões.

Um abraço,

Leandro G. Card




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1685 Mensagem por Penguin » Qui Abr 16, 2009 8:02 pm

Brazil Eyes Northrop International Patrol Frigate
By CHRISTOPHER P. CAVAS
Published: 14 Apr 15:08 EDT (19:08 GMT) PRINT | EMAIL


RIO DE JANEIRO - Brazil's top naval officers were quickly drawn to the International Patrol Frigate display when they stopped by Northrop Grumman's booth at the Latin America Aerospace and Defense exhibition, which opened here April 14.

"It's an outstanding ship; a very interesting project," Rear Adm. Cagle Ilques said after visiting the display.

The proposed ship is based on the National Security Cutter now being built by Northrop for the U.S. Coast Guard. Despite its Coast Guard origins, the patrol frigate presents an interesting "mixture of a sonar, [extensive] range, a combat center and anti-submarine capability, all on less than 5,000 tons," Ilques said.

Brazil's top naval officer, Adm. Alte Esq Vinicius, was also impressed. "We have a requirement for three frigates and five patrol ships," he said, "and we're looking for a ship already in production, not a prototype."

The Brazilian Navy is gathering information from several proposals for its frigate and patrol ship program, Vinicius said. "Probably in June, we are sending a group of officers to the United States to visit the shipyard," he said.

Northrop is hopeful the ship will become a serious contender for the Brazilians.

"The International Patrol Frigate meets most, if not all, of the requirements the Brazilians laid out in their maritime strategy," said Rocco Tomanelli, Northrop's director of coastal warfare and international programs.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Strike7
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 299
Registrado em: Sáb Mar 07, 2009 1:02 pm

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1686 Mensagem por Strike7 » Sex Abr 17, 2009 6:16 pm

Marino escreveu:Nota do DB na LAAD:
Falando nisso...
Nos corredores da LAAD há quem já dê como certo a escolha das fragatas multimissão FREMM como o modelo base para os novos escoltas da Marinha do Brasil. O projeto é ítalo-francês.
E a vontade cresceu e muito depois da visita da Horizon estes dias atraz.....

:wink:




Avatar do usuário
Strike7
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 299
Registrado em: Sáb Mar 07, 2009 1:02 pm

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1687 Mensagem por Strike7 » Sex Abr 17, 2009 6:21 pm

LeandroGCard escreveu:
Marino escreveu:Nota do DB na LAAD:
Falando nisso...
Nos corredores da LAAD há quem já dê como certo a escolha das fragatas multimissão FREMM como o modelo base para os novos escoltas da Marinha do Brasil. O projeto é ítalo-francês.
Este tipo de comentário quase me mata de curiosidade! Gosto dos conceitos da FREMM, é moderna, espaçosa, capaz de operar dois helis de bom porte, usa o turbinas da mesma família que as Inhaúma, mas as configurações em produção para a Itália e a França me parecem sub-armadas, com poucos mísseis anti-aéreos e uma configuração de armamento de tubo em que não consigo confiar.

Acho que a MB vai especificar muitas coisas diferentes. Não dá para adiantar nem uma informaçãozinha?

Leandro G. Card
Você se baseia em qual Fragata para afirmar que a FREMM é sub-armada??? Na Niterói???

As FREMM assim como outras Fragatas de sua classe tem espaço para receber um numero maior de armamentos. Isto só não ocorre pelo fato de não haver necessidade eminente para tal, por este motivo, o custo mais alto de compra e manutenção não justificaria os fins.

Espero ter ajudado.

Grande Abraço.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1688 Mensagem por Bourne » Sáb Abr 18, 2009 1:57 am

Aiaiaiaiaia... Jesuuussssssss......

Já sei. Isso é coisa da máfia anglo-saxã e dos lobistas. :x
Northrop Grumman oferece fragata para a Marinha

Fonte: http://www.naval.com.br/blog/?p=8681

Oficiais da Marinha do Brasil conheceram nesta semana, na LAAD 09, a proposta da Northrop Grumman para uma escolta na faixa de 5 a 6 mil toneladas.
O navio é baseado no National Security Cutter em serviço na USCG. De acordo com a Northrop, diferentemente de outros, não é de papel e já está em operação.
A proposta da empresa americana engloba a reforma do AMRJ, para a construção do navios em seções, que poderiam ser produzidas em diferentes estaleiros civis. O estaleiro americano está particularmente preparado para auxiliar na reforma do Arsenal da Marinha, pois teve que reconstruir totalmente suas instalações destruídas pelo furacão Catrina.
A escolta oferecida pode receber os sistemas escolhidos pela Marinha do Brasil, desde a propulsão, até os sistemas de armas, incluindo VLS.
Um representante da Northrop disse ao Poder Naval que não acha que chegou atrasada em relação aos concorrentes, já que a Marinha ainda está coletando informações para sua escolha final.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1689 Mensagem por Bourne » Sáb Abr 18, 2009 2:10 am

Essa proposta da Northrop Grumman é aquela que o pessoal tava agintando???

Acho que o pessoal vai falar que é um barquinho de guarda costeira. :mrgreen: [000]




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55180
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2407 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1690 Mensagem por P44 » Sáb Abr 18, 2009 6:44 am

National Security Cutter

Imagem
Imagem

Faulty Cutter: Only 2,816 Dings
By David Axe EmailApril 23, 2008 | 11:15:00 AMCategories: Ships and Subs

The Coast Guard's year-late, over-budget National Security Cutter Bertholf -- the ship with the notorious leaky network -- has been inspected by the Navy's hard-ass "INSURV" board. They found only 2,816 problems (aka, "trial cards"), which the Coast Guard says WAS EXPECTED FOR A FIRST IN CLASS SHIP. A SIGNIFICANT PERCENTAGE OF THOSE CARDS WERE WRITTEN BY COAST GUARD PROJECT MANAGERS, PMRO, AND TECHNICAL AUTHORITIES DURING PREVIOUS TRIALS AND OTHER INSPECTIONS. THE U.S. NAVY HAS TRADITIONALLY SEEN 6,000-16,000 TRIAL CARDS WRITTEN DURING ACCEPTANCE TRIALS.

Alongside the 2,800 faults, INSURV has ID'ed eight "starred deficiencies" that do not include the communications system, which is so badly designed that it might never be certified to handle classified data. Whistleblower Mike DeKort says he believes the Coast Guard is trying to talk around the comms problems, ultimately waiving them like it did flaws aboard the old botched 123-foot patrol boats.

On the plus side, a lack of secure comms means the Coast Guard might have to give up some of its ambitions to become a "Navy lite" with overseas security missions. That means Coasties can get back to basics: rescuing people, securing ports and inspecting cargo.

(Photo: Coast Guard)
http://blog.wired.com/defense/2008/04/f ... ter-o.html


acho que é um bom negócio :mrgreen: comprem já uns 20!




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1691 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Abr 18, 2009 8:08 am

JFilho escreveu:
LeandroGCard escreveu: Este tipo de comentário quase me mata de curiosidade! Gosto dos conceitos da FREMM, é moderna, espaçosa, capaz de operar dois helis de bom porte, usa o turbinas da mesma família que as Inhaúma, mas as configurações em produção para a Itália e a França me parecem sub-armadas, com poucos mísseis anti-aéreos e uma configuração de armamento de tubo em que não consigo confiar.

Acho que a MB vai especificar muitas coisas diferentes. Não dá para adiantar nem uma informaçãozinha?

Leandro G. Card
Você se baseia em qual Fragata para afirmar que a FREMM é sub-armada??? Na Niterói???

As FREMM assim como outras Fragatas de sua classe tem espaço para receber um numero maior de armamentos. Isto só não ocorre pelo fato de não haver necessidade eminente para tal, por este motivo, o custo mais alto de compra e manutenção não justificaria os fins.

Espero ter ajudado.

Grande Abraço.
Sei bem que ela pode receber mais armamentos, por isso perguntei se alguém pode adiantar o que a MB vai instalar.

Nas marinhas da França e da Itália as FREMM não são os navios principais, por isso elas podem ter menos armamentos instalados e somente no caso de uma crise receberem algo mais. Mas elas evidentemente não poderão receber uma quantidade muito maior de armamentos sem passarem por reformas relativamente extensas. Para aumentar o número de células de VLS de 16 para 32 e instalar canhões anti-aéreos de alta cadência de fogo, só para trazê-las para um nível de combatividade comum na MB, elas teriam que ser docadas e ficar semanas ou meses em reforma.

Já na MB elas substituirão navios de primeira linha (as Niterói), e no mínimo já deverão vir prontas para receber mais mísseis e canhões sem que precisem de nenhuma alteração. E como elas são sensivelmente maiores que os navios atuais da MB, eu pessoalmente acredito que elas deveriam ter um nível de armamento até maior, como por exemplo usar somente as 16 células do VLS mas todas para o ASTER-30, e instalar um bom número de lançadores de outro míssil para defesa de ponto mais barato como o VLSW ou o Barak (aliás, no meu entender a obtensão de um míssil deste tipo com guiagem ACLOS, fabricado aqui no Brasil, deveria ser pioridade para todas 3 FA's brasileiras).

Um abraço,

Leandro G. Card




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1692 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Abr 18, 2009 8:08 am

JFilho escreveu:
LeandroGCard escreveu: Este tipo de comentário quase me mata de curiosidade! Gosto dos conceitos da FREMM, é moderna, espaçosa, capaz de operar dois helis de bom porte, usa o turbinas da mesma família que as Inhaúma, mas as configurações em produção para a Itália e a França me parecem sub-armadas, com poucos mísseis anti-aéreos e uma configuração de armamento de tubo em que não consigo confiar.

Acho que a MB vai especificar muitas coisas diferentes. Não dá para adiantar nem uma informaçãozinha?

Leandro G. Card
Você se baseia em qual Fragata para afirmar que a FREMM é sub-armada??? Na Niterói???

As FREMM assim como outras Fragatas de sua classe tem espaço para receber um numero maior de armamentos. Isto só não ocorre pelo fato de não haver necessidade eminente para tal, por este motivo, o custo mais alto de compra e manutenção não justificaria os fins.

Espero ter ajudado.

Grande Abraço.
Sei bem que ela pode receber mais armamentos, por isso perguntei se alguém pode adiantar o que a MB vai instalar.

Nas marinhas da França e da Itália as FREMM não são os navios principais, por isso elas podem ter menos armamentos instalados e somente no caso de uma crise receberem algo mais. Mas elas evidentemente não poderão receber uma quantidade muito maior de armamentos sem passarem por reformas relativamente extensas. Para aumentar o número de células de VLS de 16 para 32 e instalar canhões anti-aéreos de alta cadência de fogo, só para trazê-las para um nível de combatividade comum na MB, elas teriam que ser docadas e ficar semanas ou meses em reforma.

Já na MB elas substituirão navios de primeira linha (as Niterói), e no mínimo já deverão vir prontas para receber mais mísseis e canhões sem que precisem de nenhuma alteração. E como elas são sensivelmente maiores que os navios atuais da MB, eu pessoalmente acredito que elas deveriam ter um nível de armamento até maior, como por exemplo usar somente as 16 células do VLS mas todas para o ASTER-30, e instalar um bom número de lançadores de outro míssil para defesa de ponto mais barato como o VLSW ou o Barak (aliás, no meu entender a obtensão de um míssil deste tipo com guiagem ACLOS, fabricado aqui no Brasil, deveria ser prioridade para todas 3 FA's brasileiras).

Um abraço,

Leandro G. Card




Avatar do usuário
Strike7
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 299
Registrado em: Sáb Mar 07, 2009 1:02 pm

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1693 Mensagem por Strike7 » Sáb Abr 18, 2009 9:32 am

Grande Leandro.

Acredito que as Fragatas, seja qual for a escolhida, assim como as niterói em sua época, deverão ser adquerida em várias versões.
Uma grande quantidade multi-missão, creio eu, que devem ter as mesmas caracteristicas das FREMM atualmente em produção para França-Italia. E mais algumas na versão avançada tanto anti-submarina quanto anti-aérea (esta com um numero relativamente maior de misseis, tanto aster 15 quanto aster 30). ( Isto é achismo, opinião pessoal, mas muito provavelmente seja este o pensamento da MB)


Grande Abraço.




Editado pela última vez por Strike7 em Sáb Abr 18, 2009 9:35 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1694 Mensagem por Marino » Sáb Abr 18, 2009 9:33 am

Bourne escreveu:Essa proposta da Northrop Grumman é aquela que o pessoal tava agintando???

Acho que o pessoal vai falar que é um barquinho de guarda costeira. :mrgreen: [000]
http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... start=2895
Veja minha resposta na pág. seguinte a esta.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Strike7
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 299
Registrado em: Sáb Mar 07, 2009 1:02 pm

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#1695 Mensagem por Strike7 » Sáb Abr 18, 2009 9:37 am

Marino escreveu:
Bourne escreveu:Essa proposta da Northrop Grumman é aquela que o pessoal tava agintando???

Acho que o pessoal vai falar que é um barquinho de guarda costeira. :mrgreen: [000]
http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... start=2895
Veja minha resposta na pág. seguinte a esta.

Esse marino...... Sabe tudo....

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Responder