Debate: Niterói versus Tipo 22

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Debate: Niterói versus Tipo 22

#1 Mensagem por JL » Qua Abr 01, 2009 12:48 am

Saiu no blog naval uma reportagem que o Chile esta modernizando uma fragata Tipo 22, uma ampla modernização, na qual já aparece na foto um Oto Melara de 76 mm na proa da fragata, sanando assim o fato de este tipo de fragata, não ter um canhão de proa.
Mas o que me chamou a atenção foram os vários comentários a respeito das fragatas Tipo 22, alguns comentários bem interessantes, que eu tomo a liberdade de transcrever em parte:

“Comparar o SICONTA c/ o CAAIS? Não sei se é viável pois a arquitetura de sistema é mto diferente, vc sai de um mainframe e vai p/ uma rede cliente-servidor???”

“O sitio ALIDE, informou (faz um ano + -) que uma fragata da classe Niterói estava em um exercício com marinhas de outros países, incluindo a África do Sul. O comandante de um U-209 recém incorporado por eles, informou que se aproximou da fragata brasileira submerso, apenas escutando os hélices da fragata. Passou por baixo do navio, e mesmo assim não foi descoberto”

O sonar das Niterói é inferior ao dos antigos CTs Pará, etc.

Bem, deixando de lado as últimas questões sobre submarinos e sobre o A12, poderíamos debater aqui Niterói versus Tipo 22., podemos discutir sensores, sistemas de armas. São navios bem diferentes, mas são os que temos, qual é a melhor e em que? Quais as deficiências de cada classe.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#2 Mensagem por talharim » Qua Abr 01, 2009 9:11 am

Niteroi - Type 21 Amazon
Greenhalgh - Type 22 Broadsword

Ou seja Type 22 melhor em tudo se modernizada.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#3 Mensagem por Marino » Qua Abr 01, 2009 4:40 pm

Talha, a Niteroi é a MK-11 inglesa, e não a T-21 Amazon.
Vc pode até considerar, com muita restrição, que se trata de uma evolução, mas não são iguais.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#4 Mensagem por LeandroGCard » Qua Abr 01, 2009 5:37 pm

JL escreveu:Saiu no blog naval uma reportagem que o Chile esta modernizando uma fragata Tipo 22, uma ampla modernização, na qual já aparece na foto um Oto Melara de 76 mm na proa da fragata, sanando assim o fato de este tipo de fragata, não ter um canhão de proa.
Mas o que me chamou a atenção foram os vários comentários a respeito das fragatas Tipo 22, alguns comentários bem interessantes, que eu tomo a liberdade de transcrever em parte:

“Comparar o SICONTA c/ o CAAIS? Não sei se é viável pois a arquitetura de sistema é mto diferente, vc sai de um mainframe e vai p/ uma rede cliente-servidor???”

“O sitio ALIDE, informou (faz um ano + -) que uma fragata da classe Niterói estava em um exercício com marinhas de outros países, incluindo a África do Sul. O comandante de um U-209 recém incorporado por eles, informou que se aproximou da fragata brasileira submerso, apenas escutando os hélices da fragata. Passou por baixo do navio, e mesmo assim não foi descoberto

O sonar das Niterói é inferior ao dos antigos CTs Pará, etc.

Bem, deixando de lado as últimas questões sobre submarinos e sobre o A12, poderíamos debater aqui Niterói versus Tipo 22., podemos discutir sensores, sistemas de armas. São navios bem diferentes, mas são os que temos, qual é a melhor e em que? Quais as deficiências de cada classe.
Não tenho certeza se a interpretação desce caso é muito clara.

Pelo que eu sei os navios de escolta não costumam navegar como sonar de casco ativado o tempo todo, pois assim eles denunciam sua presença e a dos navios que protegem em distâncias muito maiores que as possíveis quando estão emitindo apenas os ruídos normais de navegação. E com o movimento do casco na superfície em velocidades normais de navegação qualquer sensor passivo de ruído será tremendamente prejudicado. Os sonares só são usados quando já se sabe da presença do sub nas proximidades e está-se tentando obter uma solução de tiro contra ele. Por isso os sub's sempre levam vantagens em todos os exercícios, os brasileiros penetram FT's da OTAN e acertam porta-aviões, os chineses aparecem dentro do perímetro defensivo de FT's americanas e agora o sul-africano passa por baixo de uma Niterói.

Não sei como se operam os sonares rebocados, mas como eles não devem ficar tão distantes assim do navio acho que as mesmas restrições se aplicam. Ele até pode ser mais sensível e preciso, principalmente por poder mergulhar através das camadas da água até aquelas em que o sub pode estar, mas sua operação também denuncia o navio de muito longe.

A solução é o uso de aeronaves que se afastam da frota uma distância razoável (várias dezenas ou mesmo centenas de quilômetros) e fazem a busca pelos sub's com sensores passivos e ativos. Neste caso o sub não sabe de onde a aeronave veio, e mesmo que ela utilize sensores ativos a posição da frota está segura. Assim, no caso de guerra AS, mais importante que qualquer sensor dos próprios navios o que vale é a quantidade e qualidade das aeronaves que a frota consegue manter voando em patrulha a cada momento. Neste ponto as Tipo-22 com certeza levam vantagem, pois podem operar 2 Linx contra 1 das Niterói, e provavelmente poderão operar o Seahawk, o que não sei se as Niterói poderão fazer.


Isto é o que eu acho, me corrijam por favor os lobos do mar do fórum.


Leandro G. Card




Editado pela última vez por LeandroGCard em Sex Abr 03, 2009 9:40 pm, em um total de 1 vez.
fabioglobo10
Júnior
Júnior
Mensagens: 45
Registrado em: Ter Abr 17, 2007 8:41 pm

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#5 Mensagem por fabioglobo10 » Qua Abr 01, 2009 6:01 pm

Marino escreveu:Talha, a Niteroi é a MK-11 inglesa, e não a T-21 Amazon.
Vc pode até considerar, com muita restrição, que se trata de uma evolução, mas não são iguais.
Prezados,

Se me permitem uma correção: na verdade as fragatas da classe Niterói são as primeiras unidades (lançamento) do projeto MK-10 da Vosper.

http://www.globalsecurity.org/military/ ... iteroi.htm

Abraço,

Fabio.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#6 Mensagem por Marino » Qua Abr 01, 2009 6:03 pm

Fabio, está correto, desculpe o lapso.
As Niteroi são as MK-10.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#7 Mensagem por JL » Qua Abr 01, 2009 10:35 pm

Obrigado pela opinião Leandro, mas e os Lobos do Mar, não vão opinar.

Nos exercícios da MB quem se sai melhor e em que quesitos.
Qual o mais funcional e no que?




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#8 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Abr 02, 2009 9:32 am

Marino escreveu:Fabio, está correto, desculpe o lapso.
As Niteroi são as MK-10.

Bom dia a todos,

Parece que a evolução do projeto de fragata da Vosper Thornycroft foi a seguinte:

- Vosper MK.5 (não me lembro a classe): entregues ao Irã,
- Vosper Mk.10 (classe Amazon e Niterói - Amazon modificada): entregues a Inglaterra e ao Brasil.
OBS: atualmente os navios da classe Amazon encontram-se modernizados e em serviço na Marinha do Paquistão.

Abraços.




luis F. Silva
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
Localização: portugal:
Agradeceram: 9 vezes

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#9 Mensagem por luis F. Silva » Qui Abr 02, 2009 10:46 am

Ricardo Rosa escreveu:
Parece que a evolução do projeto de fragata da Vosper Thornycroft foi a seguinte:

- Vosper MK.5 (não me lembro a classe): entregues ao Irã,
- Vosper Mk.10 (classe Amazon e Niterói - Amazon modificada): entregues a Inglaterra e ao Brasil.
OBS: atualmente os navios da classe Amazon encontram-se modernizados e em serviço na Marinha do Paquistão.
Está errado. Vosper Mk 5 classe Saam, presentemente Alvand- Irão
Vosper Mk 10 classe Niterói- Brasil
Vosper Mk 21 Amazon- Inglaterra, actualmente Paquistão




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#10 Mensagem por Marino » Qui Abr 02, 2009 5:12 pm

JL escreveu:Obrigado pela opinião Leandro, mas e os Lobos do Mar, não vão opinar.

Nos exercícios da MB quem se sai melhor e em que quesitos.
Qual o mais funcional e no que?
As duas se complementam.
Antes da modernização as T-22 eram claramente superiores em eletrônica, o que quer dizer MUITO.
Após a modernização, uma ou outra apresenta vantagem, dependendo de diversas condições, e por isso se complementam.
Em relação a armamento, as Niteroi claramente são superiores, em qualquer quesito. Mesmo com a instalação dos MM-40 nas T-22, as Niteroi continuarão com a vantagens dos canhões.
Quanto ao exercício com o sub sulafricano, o próprio site do Poder Naval apresentou uma série de reportagens sobre propagação do som na água. Antes dos comentaristas de lá escreverem tanta bobagem, bem que poderiam dar uma lida neste assunto, tendo em mente a corrente da Antártica que sobe pela costa africana e que, por sinal, é causadora do processo de desertificação da Namíbia (assim como a corrente de Humboldt, se não me engano, também antártica, é causadora da desertificação do norte do Chile e do sul do Peru).




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#11 Mensagem por JL » Qui Abr 02, 2009 5:25 pm

Não era para falar sobre isso, mas já que insistem

Pelo que eu sei, os projetos Vosper exportação começam com a Corveta classe Kromantse,contruida pela Vosper em 1963-65 para a Marinha de Gana, com deslocamento de 500 ton.
depois:

Vosper Mk 5 - 1971
Classe Saam - Irã - 1290 ton.desl.max.
Obs. continuam em uso, sendo que uma delas, F74 Sahand, foi afundada pela U.S.Navy, em 18.04.1988, na crise dos petroleiros do Golfo Pérsico.
depois:

Vosper Mk. 7
Classe Dat Assawari - Líbia - construída 1968-73 - 1625 ton desl.max.
Armamento: 1 vickers Mk.8 de 4.5 pol - proa
2 bofors L/60 de 40 mm - reparo simples
1 reparo duplo com 2 canhões Oerlikon-Bührle de 35 mm popa
1 reparo triplo Sea Cat
1 morteiro anti-submarino Limbo Mk.10

Vosper Mk. 9 - Nigéria - 850 ton - 1980

Agora Niterói e Tipo 22 nos nossos exercícios caseiros




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#12 Mensagem por Ricardo Rosa » Sex Abr 03, 2009 10:18 am

JL escreveu:Não era para falar sobre isso, mas já que insistem

Pelo que eu sei, os projetos Vosper exportação começam com a Corveta classe Kromantse,contruida pela Vosper em 1963-65 para a Marinha de Gana, com deslocamento de 500 ton.
depois:

Vosper Mk 5 - 1971
Classe Saam - Irã - 1290 ton.desl.max.
Obs. continuam em uso, sendo que uma delas, F74 Sahand, foi afundada pela U.S.Navy, em 18.04.1988, na crise dos petroleiros do Golfo Pérsico.
depois:

Vosper Mk. 7
Classe Dat Assawari - Líbia - construída 1968-73 - 1625 ton desl.max.
Armamento: 1 vickers Mk.8 de 4.5 pol - proa
2 bofors L/60 de 40 mm - reparo simples
1 reparo duplo com 2 canhões Oerlikon-Bührle de 35 mm popa
1 reparo triplo Sea Cat
1 morteiro anti-submarino Limbo Mk.10

Vosper Mk. 9 - Nigéria - 850 ton - 1980

Agora Niterói e Tipo 22 nos nossos exercícios caseiros

Bom dia a todos,

Muito bom. Excelentes informações.

Abraços.




Asteróide
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 338
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 8:06 pm
Localização: Niterói - RJ / BRASIL

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#13 Mensagem por Asteróide » Sáb Abr 04, 2009 11:57 pm

Por favor alguem teria a foto dessa fragata chilena com o canhão de 76mm. Um abraço a todos.




Viva os paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#14 Mensagem por JL » Dom Abr 05, 2009 10:54 pm

Caro Leonardo procura no site www.nava.com.br entra no blog deve esta uma duas ou três páginas atrás da atual.

Na visita deste fim de semana, conversando com o pessoal da Bosísio, eles tem ótima impressão do navio e afirmaram que ele é mais estável e com acomodações muito melhores que as fragatas classe Niterói, sem comparação.
Porém afirmaram que o consumo de combustível e custo de manutenção das turbinas inglesas, torna os navios caros de operar em relação as outras fragatas que possuem diesel para cruzeiro. Um tripulante chegou a afirmar que o navio seria muito melhor se fosse propelido a diesel.
Mas um PGM se faz necessário, pois a ferrugem estava em vários pontos. Há a Inhauma e a Liberal estavam com um Exocet MM 40 cada, serial 614 e 609, respectivamente, ano 1999.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Debate: Niterói versus Tipo 22

#15 Mensagem por JL » Dom Abr 05, 2009 11:05 pm

desculpe erro de digitação www.naval.com.br




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Responder