Marinha de Portugal

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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JLRC
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Re: Marinha de Portugal

#2551 Mensagem por JLRC » Sáb Mar 14, 2009 10:01 pm

Posto pelo nosso companheiro Luis Silva no FD:

Comentário acerca do tema no blogue de Luis Miguel Correia, que transcrevo com a devida vénia:

O navio de passageiros ATLÂNTIDA foi hoje tema de notícia do jornal Expresso, de Lisboa, e de outos orgãos de comunicação ligados ao grupo Impresa, de Pinto Balsemão.
O ATLÂNTIDA encontra-se em fase final de construção nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo por encomenda da empresa AÇORLINE para fazer a ligação inter-ilhas na Região Autónoma dos Açores, já a partir de Maio de 2009.
A peça noticiosa centra-se em alegados problemas técnicos surgidos com a construção do navio, sugerindo que este é "uma sucata".
A SIC Notícias numa manifestação oral de analfabetismo marítimo refere que quando seguir de Viana do Castelo para os Açores, os tripulantes do ATLÂNTIDA "estarão em risco" pelo facto de o navio se destinar a operar na navegação costeira nacional com meios de salvamento não adequados para operações de longo curso. Tudo isto e outras questões suscitadas são delirantes e até parece que o artigo está construído possívelmente inspirado por alguma agência de comunicação sensível à retórica do PSD dos Açores, que sempre atacou a política de ligações inter-ilhas com navios de passageiros promovida pelos governos socialistas do Dr. Carlos César. Claro que todos estes riscos são meramente teóricos para além de que o ATLÂNTIDA fará a viagem posicional do Continente para os Açores sem passageiros.
Só quem tiver má fé ou desconhecer as características insulares da Região dos Açores pode pôr em causa a política de transportes marítimos inter-ilhas na sua base. É uma necessidade e tem-se revelado um exito. Pode é discutir-se se os pressupostos políticos que determinaram a opção que levou a deliniar os serviços nos moldes actuais são os mais avisados, mas aí há aspectos de política local a ter em conta, nomeadamente a protecção dos pequenos operadores de carga marítima a operar nos vários grupos de ilhas.
Portugal tem vindo a sofrer uma política generalizada de desmaritimização que nenhum político assume mas todos os responsáveis com decisão na matéria nas últimas décadas vão cumprindo. Desmantelou-se a Marinha de Comércio, a Marinha de Pesca, a Indústria de Construção Naval. Procedeu-se à demolição de escolas-modelo, como a da Marinha de Comércio e Pescas em Pedrouços, sem que a imprensa reflectisse sobre semelhantes casos. Perdeu-se autonomia em matéria de transportes face ao estrangeiro e ninguém faz contas ao montande dispendido no pagamento de fretes e no afretamento de navios ao exterior. A própria Marinha de Guerra não é tratada desde há muito com a dignidade que lhe é inerente, o reequipamento da Armada é sempre adiado e ou cumprido com níveis mínimos próximos do limite. A par de tudo isto e como corolário, regista-se em Portugal uma profunda ignorância acerca dos assuntos do mar, da economia aos planos estratégicos, políticos, de soberania e cultura.
O ATLÂNTIDA é um navio novo, cujo projecto é um protótipo feito à medida para responder a pressupostos de uma futura operação cheia de especificidades. É perfeitamente natural que haja alguns problemas técnicos nesta fase final de aprestamento do navio. Os Estaleiros de Viana do Castelo são actualmente o nosso melhor estaleiro de construção naval, com larga experiência decorrente de mais de 200 navios já entregues, muitos dos quais com características de grande especialização. A qualidade do estaleiro é desde há muito reconhecida por uma importante clientela estrangeira, pois a maior parte dos navios de Viana destinam-se à exportação. A situação económica e financeira do estaleiro não é melhor em resultado da actual conjuntura desfavorável e por pretencer ao Estado e esta entidade não ser própriamente exemplar na gestão e optimização dos nossos recursos. A grande mais valia dos estaleiros de Viana são os seus quadros e mão de obra que precisam de ser mais bem aproveitados e incentivados, sendo para isso importante que as administrações impostas pela Tutela (Empordef - Ministério da Defesa) tenham qualidade e condições de estabilidade a longo prazo, o que não é corolário do sistema.
Especular com os navios novos da AtlânticoLine parece-me uma forma pobre de fazer informação, bom seria que se dedicasse mais atenção aos Assuntos do Mar na sua generalidade e em particular aos subsectores ligados directamente à economia. A nossa imprensa delicia-se com as falhas mas nunca divulga o muito que os estaleiros de Viana têm construído de positivo. Será que este estado de coisas não muda no actual quadro de mediocridade nacional?
http://lmcshipsandthesea.blogspot.com/




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Re: Marinha de Portugal

#2552 Mensagem por P44 » Dom Mar 15, 2009 9:11 am

a noticia do expresso

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Re: Marinha de Portugal

#2553 Mensagem por manuel.liste » Dom Mar 15, 2009 5:51 pm

:shock:

Apenas um pouco máis ao norte...

http://www.hjbarreras.es/

:mrgreen:




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Re: Marinha de Portugal

#2554 Mensagem por P44 » Seg Mar 16, 2009 9:08 am

olha olha!!!

DN Online - Domingo, 15 de Março de 2009
Nacional

Estaleiros de Viana dão primeiro patrulha em Julho


"É evidente", enfatizou um dos oficiais ligados ao projecto e ouvidos pelo DN, face às culpas que os ENVC têm atribuído publicamente à Marinha pelo atraso - quatro anos - na entrega dos patrulhões. Embora a Armada, oficialmente, nunca tenha criticado os ENVC, vários dos seus quadros têm feito saber nos bastidores que o fiasco se deve, em grande parte, à inexperiência dos estaleiros na construção de meios navais com grande complexidade tecnológica. "Afinal já não somos os únicos maus da fita.

Cerimónia

O primeiro dos patrulhões deve entrar ao serviço da Marinha ainda este ano, segundo o anúncio que será feito terça-feira em Viana do Castelo pelo ministro da Defesa. Nuno Severiano Teixeira visita os ENVC pela primeira vez desde que está em funções e logo para procurar fechar um dos casos polémicos dos 60 anos de história da empresa. Segundo soube o DN, o ministro vai anunciar a data oficial de entrega do primeiro navio-patrulha Oceânica (NPO) no final de Julho e o segundo seis meses depois. Uma entrega com meio ano de atraso face ao último prazo dado pelo ministro (fim de 2008).
http://dn.sapo.pt/2009/03/15/nacional/e ... lha_j.html

Kadhafi rulez :mrgreen:
Líbia: pode haver uma oportunidade para a construção naval portuguesa

A Líbia tem 1770 quilómetros de costa, uma das mais longas do Mediterrâneo. Os russos são os grandes fornecedores de equipamentos navais, mas pode haver uma oportunidade para Portugal no mercado das lanchas costeiras. Pelo menos esse foi o sinal deixado pelos responsáveis líbios no encontro de hoje com o ministro da Defesa, Severiano Teixeira, e sua comitiva, em Trípoli.

Os responsáveis líbios pediram para visitar os Estaleiros de Viana do Castelo e “manifestaram interesse em ver que tipo de navios temos”, adiantou Jorge Rolo, presidente da Empordef (holding que agrega as indústrias de defesa nacionais), “Não houve um acordo nem sabemos quando vão”, frisou.

Severiano Teixeira sublinhou que o “acordo político” assinado em Trípoli “será agora trabalhado no plano mais técnico”, nomeadamente na reunião da comissão mista que decorrerá em Lisboa já no próximo mês. Em cima da mesa estarão também a ampliação do contrato das Ogma (Oficinas Gerais de Manutenção Aeronáutica) – actualmente, a empresa assegura a manutenção de quatro aviões C130 líbios, mas quer mais – e parcerias nas tecnologias de ponta.
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... idCanal=12




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Re: Marinha de Portugal

#2555 Mensagem por P44 » Ter Mar 17, 2009 10:12 am

terça-feira, 17 de Março de 2009 | 09:52

Marinha: ministro anuncia hoje data do primeiro oceânico

O ministro da Defesa desloca-se, esta terça-feira, pela primeira vez desde que assumiu funções, aos estaleiros navais de Viana do Castelo, onde irá anunciar todos os detalhes relativos à entrega à Marinha portuguesa do primeiro novo navio de patrulha oceânica, assim como de um submarino, em 2010.

Segundo a Rádio Renascença, a embarcação, que se encontra em construção na Alemanha, está atrasada vários meses, o que, por outro lado, permitiu, segundo fonte do Ministério da Defesa, operar várias melhorias no projecto final, mercê de várias sugestões dos responsáveis portugueses, que pretendem um navio para operar durante os próximos 30 anos.

No entanto, ainda antes da entrega do navio patrulha, a Marinha receberá, ainda este ano, uma fragata, construída em estaleiro holandês, cuja tripulação já concluiu, inclusivamente, a formação.

Para 2010, está igualmente prevista a chegada do primeiro dos dois submarinos comprados pelo ex-ministro da Defesa, Paulo Portas, e que, segundo fontes ouvidas pela RR, são armas «essenciais» para Portugal.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=378258
Viana: Estaleiros Navais entregam em 2010 à Marinha os dois primeiros navios de patrulha oceânica
16 de Março de 2009, 17:57

Viana do Castelo, 16 Mar (Lusa) - Os dois primeiros navios de patrulha oceânica (NPO) encomendados pela Marinha portuguesa aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) serão entregues em 2010, disse hoje à Lusa fonte do Ministério da Defesa.

Segundo a fonte, o ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, desloca-se terça-feira aos ENVC, onde presenciará a assinatura de contratos relativos à entrega e aquisição de meios para a Marinha Portuguesa, que estabelecem "uma nova calendarização" para a entrega dos NPO e para a aquisição das lanchas de fiscalização costeira (LFC), assim como parcerias com outros estaleiros.

Os ENVC integram a Empordef, a holding das indústrias de defesa nacionais.

O "esqueleto" dos dois navios primeiros NPO já está construído e as embarcações já estão em água desde finais de 2005, à espera de luz verde para conclusão dos trabalhos, para que possam ser entregues à Marinha.

Inicialmente, a entrega chegou a estar prevista para 2006, mas o processo atrasou-se e foram fixados novos prazos, dessa vez para finais de 2008 e inícios de 2009, que também não foram cumpridos.

"Os ENVC e a Marinha reajustaram o planeamento da calendarização da entrega dos NPO, que será anunciada terça-feira", disse a fonte do Ministério da Defesa Nacional.

O Ministério da Defesa e os ENVC escusaram-se a revelar as causas deste atraso, mas uma fonte da empresa apontou "alguma dificuldade" de adaptação à construção naval militar e as "exigências" da Marinha, com "várias alterações" ao projecto.

Segundo um comunicado dos ENVC datado de Outubro de 2008, a empresa tem na sua carteira de encomendas oito NPO e dois navios de combate à poluição, todos para a Marinha portuguesa.

Os NPO vão substituir as corvetas da classe João Coutinho, já com 40 anos de vida.

A Marinha encomendou também aos ENVC cinco lanchas de fiscalização costeira, para substituir os barcos patrulhas da classe "Cacine", datados de 1970.

Da carteira de encomendas faz ainda parte um navio polivalente logístico.

Orçado em 210 milhões de euros, este navio polivalente logístico poderá ser construído numa parceria estratégica entre os ENVC e uma empresa estrangeira, como já admitiu o Ministério da Defesa.

O projecto do navio está avaliado em 15 milhões de euros mas a Armada não vai pagar nada por ele, já que será "oferecido" por um grupo alemão, como contrapartida pela construção de dois submarinos para a Marinha portuguesa.

O navio terá capacidade de projecção de forças da Marinha, Exército ou Força Aérea, possibilitando também a realização de operações humanitárias.

No que respeita a estas operações, o navio polivalente terá capacidade de assistência médico-sanitária e de retirada de cidadãos em zonas de crise ou catástrofe.

A força de Fuzileiros, que até agora tem sido projectada a partir de navios apenas com botes, passará a dispor de lanchas de desembarque, viaturas blindadas de rodas anfíbias e helicópteros EH101 na versão naval.

O Navio Polivalente Logístico pode transportar, em alternativa, seis helicópteros Lynx e 22 viaturas ligeiras ou 12 viaturas blindadas de rodas anfíbias.

Deslocando 10.500 toneladas e com um comprimento de 162 metros, o navio terá uma autonomia de 6.000 milhas e uma tripulação de 150 homens, tendo capacidade para embarcar mais de 650 homens.

VCP.

Lusa/Fim
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9442429.html




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Re: Marinha de Portugal

#2556 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mar 17, 2009 1:13 pm

Olha aí o que parecia impossível. Mesmo com limalhas estão aí( e bem) os Patrulhões. SE os Portugas conseguem completa-los até o fim deste ano, então os inglesses consegue construir seus QEs até o fim da próxima década.

Parabéns ENVC, MP, PSD, Nacional da Madeira, e todos os foristas tugas do DB, que venham agora os IKL-209PN, e o NAVPOL.

Ia esquecendo dos Tigershark..., coloquem todas as limalhas na ogiva destes torpedos e disparem nos pesqueiros japas que caçam baleias com "fins científicos"




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Marinha de Portugal

#2557 Mensagem por P44 » Ter Mar 17, 2009 1:42 pm

novidades fresquinhas :!:
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Política

terça-feira, 17 de Março de 2009

Marinha formaliza encomenda de 500 M€ a Estaleiros de Viana

A Marinha portuguesa assinou hoje com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) contratos para a construção, nos próximos cinco anos, de navios e lanchas, cujo valor ascende a 500 milhões de euros. Segundo o ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, os contratos dizem respeito à construção de cinco lanchas de fiscalização costeira, com possibilidade de opção por mais três, seis navios de patrulha oceânica (NPO) e dois navios de combate à poluição. Estes contratos significam uma «reprogramação» do plano de reequipamento da Marinha, que previa a construção de oito NPO e de cinco lanchas de fiscalização costeira.

De acordo com os prazos hoje avançados pelo ministro, o primeiro NPO será entregue à Marinha em Janeiro de 2010 e o segundo seis meses depois. O «esqueleto» dos dois navios já está construído e as embarcações já estão em água desde finais de 2005, à espera de luz verde para conclusão dos trabalhos, para que possam ser entregues à Marinha. Inicialmente, a entrega chegou a estar prevista para 2006, mas o processo atrasou-se e foram fixados novos prazos, dessa vez para finais de 2008 e inícios de 2009, que também não foram cumpridos.

Severiano Teixeira admitiu que «não é justificável um atraso tão grande», mas ressalvou que «este é o primeiro navio de uma série que é nova», pelo que houve necessidade de «afinar detalhes técnicos, para que os navios cumpram todos os requisitos».«O problema está ultrapassado», afirmou, garantindo que desta vez os prazos de entrega serão cumpridos. Os NPO vão substituir as corvetas da classe João Coutinho, já com 40 anos de vida.

Em relação às lanchas de fiscalização costeira, que vão substituir os barcos patrulha da classe «Cacine», datados de 1970, a primeira será entregue até final de 2012, o segundo par em 2013 e o terceiro par em 2014. O projecto das lanchas será desenvolvido numa parceria com um estaleiro alemão «muito importante a nível europeu e com muita experiência em navios militares de alta complexidade», o que, segundo Severiano Teixeira, constitui uma «enorme mais-valia» para os ENVC e poderá mesmo abrir novos mercados à empresa.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=378318




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Re: Marinha de Portugal

#2558 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mar 17, 2009 1:46 pm

Ok, será que sou eu que estou para a ver tudo negro, ou o governo ao ver a trapalhada que os ENVC fizeram com os NPO, decidiram entregar o desenho dos novos NPC aos Alemães?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

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Re: Marinha de Portugal

#2559 Mensagem por P44 » Ter Mar 17, 2009 1:48 pm

onde leste ISSO?????? :shock:

editado:

sorry já vi
O projecto das lanchas será desenvolvido numa parceria com um estaleiro alemão




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Re: Marinha de Portugal

#2560 Mensagem por soultrain » Ter Mar 17, 2009 1:53 pm

Uff...





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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Re: Marinha de Portugal

#2561 Mensagem por P44 » Ter Mar 17, 2009 1:55 pm

será que é desta? será que é desta????




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Re: Marinha de Portugal

#2562 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mar 17, 2009 2:22 pm

:lol: :oops: :evil:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: Marinha de Portugal

#2563 Mensagem por P44 » Ter Mar 17, 2009 2:31 pm

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Re: Marinha de Portugal

#2564 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 18, 2009 9:52 am

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Ministro da Defesa, Severiano Teixeira acompanhado pelo Chefe do Estado Maior da Armada, Melo Gomes (E) e por Jorge Rolo, Administrador da empresa, durante a visita aos estaleiros navais de Viana do Castelo. A Marinha portuguesa assinou hoje com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo contratos para a construção, nos próximos cinco anos, de navios e lanchas, cujo valor ascende a 500 milhões de euros, 17 de Março de 2009. ARMENIO BELO / LUSA




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: Marinha de Portugal

#2565 Mensagem por P44 » Qua Mar 18, 2009 10:52 am

epa :twisted: já se podem publicar fotografias? :mrgreen:




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