O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
eu sou eu
Sênior
Sênior
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Jul 05, 2005 2:18 pm
Localização: JANDIRA SP BRASIL

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#331 Mensagem por eu sou eu » Dom Mar 15, 2009 10:00 pm

LUIZIANIA, apesar de ser em Goias, faz parte da grande Brasilia. écomo se voce Guarulhos com São Paulo, em torno de 25kms
,




Imagem

o amor é lindo
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#332 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Mar 15, 2009 10:05 pm

eu sou eu escreveu:LUIZIANIA, apesar de ser em Goias, faz parte da grande Brasilia. écomo se voce Guarulhos com São Paulo, em torno de 25kms
,
Tudo bem tio, da mesma maneira, naquela ocasião, se fosse pra abater, seria a FAB, com uma aeronave que estava acompanhando.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#333 Mensagem por ZeRo4 » Seg Mar 16, 2009 8:49 pm

Fala Glauber, esse site é realmente muito bom!!! já tinha visto já... se der tempo de ler vai achar coisas muito interessante, é sempre bom saber o que nível do debate está alto.

[]s




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#334 Mensagem por Rodrigoiano » Ter Mar 17, 2009 5:17 am

glauberprestes escreveu:
eu sou eu escreveu:LUIZIANIA, apesar de ser em Goias, faz parte da grande Brasilia. écomo se voce Guarulhos com São Paulo, em torno de 25kms
,
Tudo bem tio, da mesma maneira, naquela ocasião, se fosse pra abater, seria a FAB, com uma aeronave que estava acompanhando.
Prezado Glauber, concordo que neste caso seria da FAB, mas como a interceptação, pelo que foi divulgado, ocorreu nos arredores de Anápolis (do Mirage, pois até o piloto da defesa pergunta para confirmar se a aeronave roubada estaria se afastando de Anápolis, indo para Goiânia, quando o Mirage é mandado então a Brasília, o Tucano interceptou já próximo ou já em Goiânia, pelo divulgado), então se fosse direto a Brasília, não sei se daria tempo (creio que não), aí então, teria que ser via defesa antiaérea.

Abraço!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36710
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3163 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#335 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 17, 2009 11:36 am

Olá Ciclone,

Como comentei no post anterior, exite entre nós uma certa falta de definição de conceitos, até porque quando fizeram o SISDABRA o próprio EB em função da doutrina existente à época, digamos, ficou com a defesa de curto alcance, justmente porque sua visão estava totalmente voltada para a defesa de suas próprias forças.

Concordo contigo quanto ao EB ter meios de defesa anti-aérea que privilegiem a mobilidade, como o Pantsyr; isto inclusive foi reforçado na END, e certamente o EB propurará mobiliar-se com sistemas que possam acompanhar a modularidade de suas brigadas. Até aí tudo bem, mas ponto... exitem estruturas de poder e governo, assim como as de C3 que também necessáriamente precisam ser defendidas, por serem alvos estratégicos. Cabe então também aí um hiato na END, de não vislumbrar, ou ao menos dar indicações de contra o que nós devemos nos defender, de que tipo de ameaças, e assim referenciar que tipo de sistemas nós precisaremos, e quem os irá operar.

A FAB já tem o compromisso de defender suas organizaçôes e meios, e como comentei, cabe-lhe fazer a defesa de fundo do país. Mas uma vez vencidas essa defesas, o que resta é a anti-aérea, que por que por questão de conceito, no Brasil, só existe, referenciada no padrão de defesa orgânica de unidades militares em campo do EB. A FAB, só a poco tempo começou a desenvolver de forma mais concreta a defesa de suas bases. E só. Carecemos de uma doutrina mais ampla de defesa anti-aérea estratégica. Que possa incluir sistemas que não só privilegiem a mobilidade da força terrestre, mas que possam - em complemento - a defesa áerea executada pela FAB, também ajudar na defesa de pontos estratégicos do país. Neste sentido, entendo que o papel e a doutrina do EB estão mais adaptados a esta evolução de nossa defesa aérea, inclusive no sentido de prover-nos de uma cobertura na defesa de costa que hoje no Brasil está infelizmente se extinguindo. É importante sabermos, e definirmos, que tipo de armamentos serão hipoteticamente empregados contra nós, não só por nossos vizinhos, mas também, se for o caso, por inimigos externos ao continente e que contem com um poder militar superior ao nosso. Um sistema como o S-300, nos permitiria capacitar-nos melhor e complementar nossa defea aérea em profundidade, nas fronteiras terrestres e no litoral. Penso que com alguma barganha, poderìamos, mesmo, desenvolver um sistema homólogo a partir do Astros III, e aproveitar as novas tecnologias de radares e de mísseis sendo hora desenvolvidos no Ctex e por empresas nacionais, usando num primeiro momento know How russo. É apenas uma hipótese, mas penso seria no mínimo interessante avaliá-la. Detalhe, este sistema nacional poderia, se fosse o caso, ter versões táticas, como o Patriot, nas Bdas, Div e sistemas logisticos e de apoio ao combate e os estratégicos a nivel de defesa dos pontos sensiveis do poder nacional.
Por hora a FAB preocupa-se me ordenar da melhor maneira possíve a defesa de suas próprias bases e organizaçôs, o que já não é pouco, mas precisamos atentar que nosso país, diferentemente de outros, necessita estasr apto a prover a suas defesa anti-aérea em todos os níveis possiveis e adotar os sistemas que melhor se adequem as suas necessidades. Quem e como irá operá-los ainda é uma discussão que está só começamdo, inclusive no sentido de reavaliarmos o SISDABRA, tal como ele foi concebido... isso a mais de 40 anos atrás.

Abraços




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#336 Mensagem por Gerson Victorio » Qua Mar 18, 2009 1:17 pm

Alguém se lembra disso?

Imagem

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#337 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mar 18, 2009 1:33 pm

Eu lembro -e tenho saudades-...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#338 Mensagem por felipexion » Qua Mar 18, 2009 1:46 pm

Como eu não sou dessa ápoca eu pergunto:
O que seria "isso"???




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9348
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 508 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#339 Mensagem por Brasileiro » Qua Mar 18, 2009 2:07 pm

Parece uma espécie de Roland (aquele que o EB copiou nos anos 80) adaptado na viatura do ASTROS-II.

Acho que ainda hoje seria uma boa opção.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#340 Mensagem por Gerson Victorio » Qua Mar 18, 2009 2:17 pm

felipexion escreveu:Como eu não sou dessa ápoca eu pergunto:
O que seria "isso"???
Seria isto(o SHELTER no circulo em vermelho da foto)
Imagem

sobre isto
Imagem

Abraços




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#341 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mar 18, 2009 2:38 pm

Gerson, você tem o melhor acervo de imagens e videos de todo o DB!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#342 Mensagem por felipexion » Qua Mar 18, 2009 5:38 pm

Valeu Gerson e Brasileiro!
O veículo ao estilo "astros 2" eu tinha percebido, mas a parte do Roland eu nunca saberia.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#343 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 20, 2009 1:11 am

Tira o Roland desse Tectran e coloca um Pantsyr!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#344 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Mar 20, 2009 11:34 am

Bolovo escreveu:Tira o Roland desse Tectran e coloca um Pantsyr!
tira o Roland, e coloca qualquer coisa! Até um lançador quádruplo de iglas...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#345 Mensagem por henriquejr » Dom Mar 22, 2009 9:28 am

glauberprestes escreveu:
Bolovo escreveu:Tira o Roland desse Tectran e coloca um Pantsyr!
tira o Roland, e coloca qualquer coisa! Até um lançador quádruplo de iglas...
Não sabia que o Roland era tão ruim assim!




.
Responder