Suicida joga avião em shopping de Goiânia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
fcmts
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Jun 13, 2006 8:31 pm

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#76 Mensagem por fcmts » Ter Mar 17, 2009 1:57 am

Aqui está um vídeo feito do helicóptero da PM de Goiás perseguindo o avião:



Eu não consegui ver nenhum Tucano.




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#77 Mensagem por Rodrigoiano » Ter Mar 17, 2009 3:56 am

Prezados colegas foristas, acho que antes de dizer se devia ou não derrubar a aeronave, devemos é dar graças a Deus do desfecho ter sido menos pior do que poderia.

A aeronave da FAB (Tucano) seguiu sim o avião roubado. Chegou a ser visto várias vezes por aqui. O Mirage após confirmar que o avião seguia da região de Anápolis para Goiânia, foi deslocado para Brasília. Quem acompanhou mais de perto foi o Esquilo da PM.

A FAB e demais autoridades sabiam sim da criança a bordo, desde a notícia do crime em Luziânia, afinal o pai roubou a aeronave acompanhado da filha, dizendo já ter matado uma pessoa (acreditava ter matado a mulher) e que mataria o instrutor se não entregasse o avião, e, já em Goiânia, um tio da menina que é Sgt. da PM conseguiu contato com o pai da menina, tentando convencê-lo a desistir da empreitada, dizendo da mulher estar viva, ao que foi respondido que iria fazer algo pior.

Se, numa janela de oportunidade, se pudesse ter derrubado a aeronave, muitos afirmariam que foi uma injustiça, que mataram inocentes etc.

Se a aeronave ainda tivesse combustível e tivesse caído 10 m. mais a frente e explodido, teriam muitas críticas por não terem feito nada para evitar a morte de dezenas/centenas etc.

Creio então que lições do fatídico episódio tem de ser aprendidas, haver um reforço na fiscalização, no controle sobre aeronaves e aeroclubes, para evitar futuros acontecimentos.

Mas pelo divulgado até agora, considero correta e louvável a atitude de todas as autoridades envolvidas: FAB, Bombeiros, PM, PC etc. O fato gerador, foi o roubo da aeronave, mas pelas circunstâncias, não poderia ser evitado, pois o pai ludibriou o instrutor, querendo um vôo panorâmico com a filha, a qual estava de bem, brincando, e já dentro da aeronave, na pista para decolar, anunciou o roubo. Mesmo que houvesse um rigor de segurança, acredito que a empreitada teria sido feita. A distância de cerca de 180 km de Luziânia para Goiânia, permitiu a interceptação da aeronave antes de chegar a Goiânia, mas creio naquele momento, ainda não se sabia que a mulher encontrada era a esposa do sequestrador e das atitudes propensamente suicidas dele, que só foram confirmadas nos perigosos rasantes e após a ligação de celular do policial. Então, creio eu, não havia a CHANCE DO ABATE ANTES DE GOIÂNIA. E, se tivesse por exemplo, roubado a aeronave para realizar um sonho, ou seu, ou da sua filha? Não havia como as autoridades adivinharem antes dos rasantes e da ligação.

Ah, no noticiário noturno local da Band de ontem (segunda), foram divulgadas impressionantes ligações de moradores de Goiânia e região metropolitana na central do Corpo de Bombeiros e PM sobre os rasantes do avião. Chamou atenção as aflições dos vizinhos e funcionários do aeroporto, dos prédios próximos onde o sequestrador morava, dos prédios vizinhos ao shopping Flamboyant, e, principalmente, o desespero do gerente de um parque de diversões vizinho ao shopping Buriti, que disse que o parque havia recebido cerca de 30 ônibus escolares e que o avião havia raspado a barriga na roda gigante lotada! Se alguém tiver acesso ao vídeo, seria interessante postar aqui ou no YT.

Cordiais abraços!




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#78 Mensagem por Rodrigoiano » Ter Mar 17, 2009 6:33 am

Se algum colega forista de Anápolis ou Brasília conseguiu uma imagem do Mirage, seria interessante, pois nunca vi fotos dos nossos M2000 armados em vôo.

Abraços!




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#79 Mensagem por rodrigo » Ter Mar 17, 2009 2:40 pm

Quanto a abater a aeronave, não é esse o procedimento e nem era para ser, mas novamente...sua opinião é essa e não sou eu que vou tentar mudar isso.
É da discordância com respeito que nasce o debate sadio. Respeito a opinião de que acha que a FAB agiu corretamente, mas não concordo. A cada dia surgem mais relatos sobre como estivemos perto de uma grande tragédia:
o desespero do gerente de um parque de diversões vizinho ao shopping Buriti, que disse que o parque havia recebido cerca de 30 ônibus escolares e que o avião havia raspado a barriga na roda gigante lotada!




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#80 Mensagem por Moccelin » Ter Mar 17, 2009 6:22 pm

Gente gente... Tudo bem, pra quem gosta e ignora a existência da menina à bordo fica aquela vontade de ter visto o primeiro abate em solo brasileiro, mas peraí né...

Segurança em aeroclube, pô, aeroclube não é base aérea, é feito por civis, e para civis, colocar a Infantaria da FAB na porta pra fazer segurança de TODOS os aeroclubes é IMPOSSÍVEL, e colocar um guardinha armado com um .38 não vai mudar absolutamente nada, principalmente pelo que foi feito.

O sequestro foi feito de uma forma que liberou o sequestrador de TODAS as partes mais chatas e complicadas de uma decolagem, e depois disso pilotar um avião é relativamente fácil, principalmente pra quem tem experiência em simuladores.

A FAB foi EXCELENTE, recebeu o aviso, o M2000 'achou' o aviãozinho, e colocaram uma aeronave mais adequada para perseguir, porém é impossível para o M2000 realizar as medidas que são necessárias antes de um abate pela imcompatibilidade da velocidade do aviãozinho e a de stall do Mirage, e todo o processo é demorado, aí a aeronave já estava em cima da cidade...

Aí vem a dificuldade, abate-se o avião em cima da cidade, com destroços voando pra todo o lado, ou espera um pouco pra ver o que pode acontecer, podendo culminar com ele jogando a aeronave em algum lugar... Bom, até eu que sou mais bobo iria esperar, afinal, na pior das hipóteses eu teria UM objeto desabando do céu, e não vários objetos, cada um voando pra um lado, provavelmente pegando fogo, e com direito a munição que não o acertou voando pro chão também...

Imaginem: FAB em atitude intempestiva derruba avião com criança, e ainda acerta casa de civis com munição pesada... Pô gente, o que eles podiam mostrar de eficiência eles mostraram... Agora, tudo bem que isso aconteceu perto de BSA, agora imaginem essa situação hipotética: Eu, que também não sou aeronauta, mas acredito que conseguiria domar um aviãozinho, roubo um Cessna aqui no aeroportinho de Três Corações (pista de terra) e começo a dar rasante na cidade, ou em Varginha, que é aqui do lado... O primeiro avião militar que chegar aqui vai chegar mandando um míssel no Cessninha??? Vão colocar um Pelotão da FAB ou do EB pra fazer segurança do aeroporto? Fechar todos os aeroportos pequenos e aeroclubes? Tem dó né gente!




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#81 Mensagem por Slip Junior » Ter Mar 17, 2009 6:38 pm

rodrigo escreveu:Mas roubar um avião para se suicidar é a primeira vez no Brasil, e não será a última. Espero que todos errem o alvo, como esse.
Rodrigo, esse não foi o primeiro caso, não. Na década de 50, teve um caso com um mecânico da escola da Varig, que algum tempo após ser despedido, roubou um T-6 e tentou acertar uma aeronave de passageiros que estava em solo, mas também errou o alvo. Também tem o caso do sequestro do avião da Vasp em que o sequestrador queria jogar a aeronave no Congresso Nacional...
rodrigo escreveu:É da discordância com respeito que nasce o debate sadio. Respeito a opinião de que acha que a FAB agiu corretamente, mas não concordo. A cada dia surgem mais relatos sobre como estivemos perto de uma grande tragédia:
Eu entendo sua opinião mas, sinceramente, discordo da mesma. Acho que a FAB não poderia abater a aeronave sem ter completa certeza de que não havia outra opção e, mesmo assim, o abate da aeronave poderia ser feito apenas se as circunstâncias o permitissem uma vez que poderia ter resultados muito piores do que a aeronave acertar o próprio shopping pois a aeronave abatida poderia se quebrar em vários pedaços que resultariam em uma área atingida muito maior.

Obs.: Enquanto eu redigia essa mensagem, o Vilmar postou a dele e ele explica em mais detalhes exatamente o que eu quero dizer com a segunda parte dessa mensagem. :wink:

Abraço




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#82 Mensagem por alcmartin » Ter Mar 17, 2009 8:22 pm

[009] show de bola, Vilmar e slip.

Só complementando um pouco as informações, no caso dos aeroclubes, já que até hoje vivo também nesse ambiente: estes não tem autonomia jurídica nenhuma para revistar ou qualquer medida maior de segurança, que não pedir uma identidade. Só. Tal qual uma cia. aérea. Quem faz a segurança do aeroporto é o ESTADO, seja na esfera federal, municipal ou estadual.

Quanto a parte de segurança da aviação, em aeroportos e tais, prevalece ainda aquele dito popular do "tem gente de dentro". Porque há a segurança, mas sempre haverá furos e são as pessoas de dentro que conhecem os furos. Isso vale para quase todas situações. Voces devem ter visto sobre o recente roubo de armas em um quartel, em SP, com os suspeitos sendo ex-soldados. Também devem ter visto sobre a quadrilha presa pela PF no aeroporto de guarulhos, 70 caras, composta por fiscais, funcionários do aeroporto e de uma cia. aérea. Digo logo,era da South Africa.
Voces já devem ter passado raiva em aeroportos, sendo vistoriados de um jeito em um, mas não em outro. Tirando fora sapato, ou lap top, em um, mas não no outro. Isso é de propósito, cada aeroporto tem um CSA(comissao de segurança do aeroporto), que tem autonomia, porque isso dificulta a rotina e a previsibilidade.

Ou seja, como em muitas áreas, essa luta não tem fim...

sds!




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#83 Mensagem por alcmartin » Ter Mar 17, 2009 8:44 pm

rodrigo escreveu:
Enfim, nosso país é pacífico. Mas, infelizmente, isso provoca o efeito "incendio": só se toma alguma medida, mudanças, quando um incendio ocorre...esperemos que isso não ocorra ou que pelo menos, ocorra de forma branda...
Não tivemos o incêndio por 10 metros.
Olá, rodrigo, boa noite!

É verdade, se tivesse acertado, a coisa seria diferente. SE. Aí cairiam de pau, mesmo. E aí, na próxima, haveria respaldo político para medidas extremas. :?
É cínico, é trágico, mas é o real. Mas não foi assim, lá nos USA? Alguém aceitaria as medidas antiterror, antes do 11 de setembro? E derrubar um avião cheio de civis, alguém aceitaria isso, antes? Agora, hoje, alguem tem dúvidas do que acontece se houver um sequestro aéreo, lá?

É isso que quis dizer. O nosso país tem um "complexo de vitimização", uma dificuldade em aceitar medidas mais duras por parte do Estado, ainda que no seu direito. E ainda por cima temos uma imprensa "boa" e "imparcial". Some nesse cenário a não presença habitual de terrorismo ou conflito com outros países. Taí a receita perfeita para qualquer liderança política e militar pensar duzentas e cinquenta e sete mil e uma vezes, antes de qualquer medida extrema...

Mas...se não concorda, beleza... :wink: é debatendo que a gente aprende, com mais pontos de vista, além dos nossos.

abs!! :D




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#84 Mensagem por Rodrigoiano » Qua Mar 18, 2009 12:04 am

Slip Junior escreveu:
rodrigo escreveu:Mas roubar um avião para se suicidar é a primeira vez no Brasil, e não será a última. Espero que todos errem o alvo, como esse.
Rodrigo, esse não foi o primeiro caso, não. Na década de 50, teve um caso com um mecânico da escola da Varig, que algum tempo após ser despedido, roubou um T-6 e tentou acertar uma aeronave de passageiros que estava em solo, mas também errou o alvo. Também tem o caso do sequestro do avião da Vasp em que o sequestrador queria jogar a aeronave no Congresso Nacional...
rodrigo escreveu:É da discordância com respeito que nasce o debate sadio. Respeito a opinião de que acha que a FAB agiu corretamente, mas não concordo. A cada dia surgem mais relatos sobre como estivemos perto de uma grande tragédia:
Eu entendo sua opinião mas, sinceramente, discordo da mesma. Acho que a FAB não poderia abater a aeronave sem ter completa certeza de que não havia outra opção e, mesmo assim, o abate da aeronave poderia ser feito apenas se as circunstâncias o permitissem uma vez que poderia ter resultados muito piores do que a aeronave acertar o próprio shopping pois a aeronave abatida poderia se quebrar em vários pedaços que resultariam em uma área atingida muito maior.

Obs.: Enquanto eu redigia essa mensagem, o Vilmar postou a dele e ele explica em mais detalhes exatamente o que eu quero dizer com a segunda parte dessa mensagem. :wink:

Abraço
Prezados Rodrigo e Slip, só mais um caso que fiquei sabendo hoje, ao ler a parte de opinião do leitor do Jornal Opopular aqui de Goiânia, onde um leitor, comentando o fato da semana passada aqui em Goiânia, relatou o ocorrido em Barra do Garças-MT, em junho de 1980, onde um piloto de taxi aéreo com problemas de relacionamento familiar, tentou jogar um avião na casa de um parente, mas o mesmo caiu 100 m. antes, numa praça (próximo de um hotel e de uma feira), matando 5 pessoas, inclusive o irmão do leitor em solo.

Abraços!




Palpiteiro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 151
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 9:34 pm

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#85 Mensagem por Palpiteiro » Qua Mar 18, 2009 3:05 pm

A FAB agiu certo no caso do avião de Goiânia.

Minha argumentação:
1. Durante todo o acompanhamento da aeronave, A FAB não possuia nenhuma informação válida e inquestionável de que o piloto iria jogar o avião contra pessoas no solo.
Alguem contesta isso?
2. Sem ter absoluta certeza da inevitabilidade da tragédia, gostaria de saber quem tomaria a decisão de matar uma criaça de 5 anos.
Algum de vocês tomaria essa decisão?
3. Não cabe à FAB, nem seria exequível, revistar de forma efetiva, todos os pilotos e passageiros que embarcam nos aeródromos civis e particulares do Brasil.
4. A Lei do Abate foi feita para outra finalidade, não se aplicando no caso em discussão.

Um abraço,

Palpiteiro




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#86 Mensagem por rodrigo » Qua Mar 18, 2009 6:24 pm

Durante todo o acompanhamento da aeronave, A FAB não possuia nenhuma informação válida e inquestionável de que o piloto iria jogar o avião contra pessoas no solo.
Alguem contesta isso?
Acredito que isso seja inquestionável. Assim como o alto risco a partir das manobras arriscadas que ele começou a realizar, em cima de áreas altamente sensíveis, como o aeroporto de Goiânia. Nesse momento, ele deu diversos rasantes em cima de um A320 da TAM, com os passageiros e abastecido. Não precisamos de muita imaginação para pensar o que aconteceria, se por mero acidente, ele colidisse com o A320. Depois deu rasantes no hospital onde se encontravam parentes internados. Se não me engano, é o maior hospital da região Centro Oeste, e um local que costuma ser preservado até mesmo em guerra. Pois ele ficou mais de 20 minutos fazendo piruetas e quase tocando o trem de pouso no prédio. Por fim, rumou para o maior shopping de Goiânia, ao lado de um parque de diversões e um supermercado. E ficou fazendo manobras até cair por acidente ou se jogar, duas hipóteses terríveis, porque poderiam ter acontecido nos cenários anteriores. E milagrosamente não atingiu ninguém, em uma área de grande circulação de pessoas. Fazendo uma analogia, seria como se a polícia ficasse assistindo um ladrão ficar dando cavalo de pau no meio da rua, perto de pedestres, e torcendo para tudo acabar bem. Se ele tivesse roubado o avião, viajado para qualquer lugar e ficado em uma situação que não ameaçasse ninguém, eu não acharia motivo para abatê-lo, mas manobrando em cima desses cenários, ainda acho omissão não terem derrubado.
2. Sem ter absoluta certeza da inevitabilidade da tragédia, gostaria de saber quem tomaria a decisão de matar uma criaça de 5 anos.
Algum de vocês tomaria essa decisão?
É com isso que todos os traficantes e suicidas contam. Aliás, gostaria que me mostrassem que esse fator entrou no processo de decisão da FAB.
3. Não cabe à FAB, nem seria exequível, revistar de forma efetiva, todos os pilotos e passageiros que embarcam nos aeródromos civis e particulares do Brasil.
Já havia dito isso.
4. A Lei do Abate foi feita para outra finalidade, não se aplicando no caso em discussão.
Não concordo. O público a quem a lei se destinava é diferente, mas se falamos de abate, acredito que a legislação pertinente é essa. A cadeia de autorização tem que ser obedecida, assim como todos os procedimentos para alertar a aeronave ilegal.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#87 Mensagem por Thor » Qua Mar 18, 2009 6:56 pm

Não se tem amparo legal para matar alguem nesse caso.
No Brasil não existe pena de morte, e nem julgamento p'revio sem o Min Justiça presente.
A Lei do abate não contempla essa hipotese...
Isso que estão falando é baboseira, coisa de quem não tem noção do direito e das leis que imperam no Brasil.
Abra




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#88 Mensagem por Slip Junior » Qua Mar 18, 2009 7:09 pm

Rodrigoiano escreveu:Prezados Rodrigo e Slip, só mais um caso que fiquei sabendo hoje, ao ler a parte de opinião do leitor do Jornal Opopular aqui de Goiânia, onde um leitor, comentando o fato da semana passada aqui em Goiânia, relatou o ocorrido em Barra do Garças-MT, em junho de 1980, onde um piloto de taxi aéreo com problemas de relacionamento familiar, tentou jogar um avião na casa de um parente, mas o mesmo caiu 100 m. antes, numa praça (próximo de um hotel e de uma feira), matando 5 pessoas, inclusive o irmão do leitor em solo.

Abraços!
Esse eu realmente desconhecia... Obrigado pela informação.
rodrigo escreveu:Fazendo uma analogia, seria como se a polícia ficasse assistindo um ladrão ficar dando cavalo de pau no meio da rua, perto de pedestres, e torcendo para tudo acabar bem.
Rodrigo, utilizando essa mesma analogia, abater a aeronave representaria abrir fogo com armas automáticas contra o carro e assim colocar em um risco ainda maior todos pedestres e as pessoas que, por ventura, pudessem estar abordo.
O que quero dizer é que não consigo imaginar qualquer medida viável técnica e economicamente que pudesse ser implementada para evitar a ocorrência desse tipo de casos. Só para você ver a complexidade desse tema é só ver que os EUA foram incapazes de evitar que algo muito semelhante ocorresse por lá pouco tempo após os atentados de 11/09/01, ou seja, em uma época em que a preocupação com esse tema estava no patamar mais alto por lá. Eu, sinceramente, espero que um dia seja possível evitar que casos como este aconteçam, mas até lá o máximo que pode-se fazer não é muito diferente do que foi colocado em prática na semana passada.

Abraços




Avatar do usuário
REGATEANO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1211
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 4:40 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#89 Mensagem por REGATEANO » Qui Mar 19, 2009 7:41 pm

cicloneprojekt escreveu:
Poti Camarão escreveu:Falar é fácil. Fazer é que é difícil

O episódio da queda do avião, em Goiânia, me fez lembrar a morte da estudante Eloá e fazer um paralelo entre os dois casos. Especificamente, sobre a atuação das autoridades policiais.

Na tragédia de Santo André – SP, a polícia paulista foi duramente criticada por não ter matado o namorado seqüestrador, quando este se expôs aos atiradores de elite. A morte do rapaz, na visão dos críticos, pouparia a vida da jovem.

Em Goiânia, uma árvore e os carros estacionados podem ter selado a sorte das autoridades da Força Aérea Brasileira. Acaso o avião tivesse atingido a entrada principal do shopping, outras mortes certamente aconteceriam, além do piloto e da filhinha dele.

Assim tivesse acontecido, a FAB e o ministro da Defesa seriam enxovalhados. Iriam dizer que o avião era pra ter sido abatido por um caça. Salvaria vidas de quem estava no chão. Mas aí é que está o dilema: se os militares tivessem feito isso, vocês têm dúvida de que eles também não seriam censurados?
Na minha mente vejo a manchete: “FAB derruba avião e mata garotinha de cinco anos”. Argumentariam que a ação fora precipitada e que o piloto só queria chamar a atenção. Não teria coragem de cometer a sandice que acabou cometendo.

Recorro ao dito popular: “Falar é fácil. Fazer é que é difícil”.
Concordo em número e grau.
Descordo, veja só, aparentemente há um conflito de direitos fundamentais (piloto e filha x incolumidade pública), mas esse conflito só é aparente. Vou tentar explicar simplificamente...

O piloto tinha direito fundamental a vida, assim como todo a população exposta ao perigo apresentado pela aeronave pilotada por uma pessoa "não autorizada".

Devemos analisar a proporcionalidade da restrição entre os dois direitos. Seria razoável derrubar o pequeno avião em detrimento da segurança de 1 milhão de habitantes? Por outro lado, manter o avião no ar arriscando a vida de milhares de pessoas em solo seria justificada, mantendo a vida do piloto e da filha?

Não pensemos no que efetivamente aconteceu, mas no que poderia acontecer...

O direito que for mais proporcional prevalecerá... Qual seria? Matar duas vidas ou dezenas/centenas?

EM QUALQUER DAS HIPOTESES A FAB SERIA CULPADA PELA DESOPINIÃO PÚBLICA...




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#90 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Mar 19, 2009 11:05 pm

rodrigo escreveu:Acredito que isso seja inquestionável. Assim como o alto risco a partir das manobras arriscadas que ele começou a realizar, em cima de áreas altamente sensíveis, como o aeroporto de Goiânia. Nesse momento, ele deu diversos rasantes em cima de um A320 da TAM, com os passageiros e abastecido. Não precisamos de muita imaginação para pensar o que aconteceria, se por mero acidente, ele colidisse com o A320. Depois deu rasantes no hospital onde se encontravam parentes internados. Se não me engano, é o maior hospital da região Centro Oeste, e um local que costuma ser preservado até mesmo em guerra. Pois ele ficou mais de 20 minutos fazendo piruetas e quase tocando o trem de pouso no prédio. Por fim, rumou para o maior shopping de Goiânia, ao lado de um parque de diversões e um supermercado. E ficou fazendo manobras até cair por acidente ou se jogar, duas hipóteses terríveis, porque poderiam ter acontecido nos cenários anteriores. E milagrosamente não atingiu ninguém, em uma área de grande circulação de pessoas. Fazendo uma analogia, seria como se a polícia ficasse assistindo um ladrão ficar dando cavalo de pau no meio da rua, perto de pedestres, e torcendo para tudo acabar bem. Se ele tivesse roubado o avião, viajado para qualquer lugar e ficado em uma situação que não ameaçasse ninguém, eu não acharia motivo para abatê-lo, mas manobrando em cima desses cenários, ainda acho omissão não terem derrubado.
Rodrigo, a partir desse momento, tudo bem, até concordo que deveriam abater a aeronave. Mas ela agora estava sobre a cidade. Como fazer isso? Como cumprir a lei, com tiros de advertência que cairiam no chão e poderiam causar estragos? O que fazer com uma chuva de pedaços de aeronave em chamas caso ela explodisse? Pra abater era preciso ter sido feito durante o trajeto. Ninguém assumiria esse ônus, até porque ninguém sabia que o cara ia cometer essa loucura.
Palpiteiro escreveu:A FAB agiu certo no caso do avião de Goiânia.

Minha argumentação:
1. Durante todo o acompanhamento da aeronave, A FAB não possuia nenhuma informação válida e inquestionável de que o piloto iria jogar o avião contra pessoas no solo.
Alguem contesta isso?
2. Sem ter absoluta certeza da inevitabilidade da tragédia, gostaria de saber quem tomaria a decisão de matar uma criaça de 5 anos.
Algum de vocês tomaria essa decisão?
3. Não cabe à FAB, nem seria exequível, revistar de forma efetiva, todos os pilotos e passageiros que embarcam nos aeródromos civis e particulares do Brasil.
4. A Lei do Abate foi feita para outra finalidade, não se aplicando no caso em discussão.

Um abraço,

Palpiteiro
Concordo com você. Seja bem-vindo ao fórum!




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder