Reabastecimento FAB
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5445
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 383 vezes
- Agradeceram: 431 vezes
Re: Reabastecimento FAB
acho que esse número é muito aquém do que a FAB precisa.
Há 20 anos a FAB já tinha 4 KC-137!
O número de "clientes" aumentaram significativamente....
Há 20 anos a FAB já tinha 4 KC-137!
O número de "clientes" aumentaram significativamente....
.
Re: Reabastecimento FAB
Por que não Adaptar o ERJ-190/195? Seria caro demais?
Abração.
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei e me manifestarei a ele."
(João 14:21)
Abração.
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei e me manifestarei a ele."
(João 14:21)
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Reabastecimento FAB
É minusculo para a função de reabastecedor.b.verde escreveu:Por que não Adaptar o ERJ-190/195? Seria caro demais?
Abração.
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei e me manifestarei a ele."
(João 14:21)
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Re: Reabastecimento FAB
É minusculo para a função de reabastecedor.
Sera? Olhaque já vi um ERJ-190 perto de um 707, e ele não é muito menor não.
Abraços.
"Aquele que ten o meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei e me manifestarei a ele." (João 14:21)
Sera? Olhaque já vi um ERJ-190 perto de um 707, e ele não é muito menor não.
Abraços.
"Aquele que ten o meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei e me manifestarei a ele." (João 14:21)
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Reabastecimento FAB
Tem o dobro de alcance, pesa tres vezes mais, muito mais combustivel, etc. É outra classe de avião. Além disso, o padrão no mundo hoje são aviões tipo 767, A310 e A330.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: Reabastecimento FAB
Eu iria preferir o A-330, mas me parece que o 767 é mais barato na operação... e pode ser usado em pistas menos preparadas, o que pode ser importante em deslocamentos, mesmo dentro do Brasil.cicloneprojekt escreveu:E é o que deve acontecer . No fim do ano teremos novidades. Consta que a Boeing teria já recebido consulta da FAB para o fornecimento de 2 a 4 KC 767Alcantara escreveu:Li na ÚLTIMA EDIÇÃO revista ASAS, a de nº47 (com um B-17 na capa), uma matéria muito interessante entitulada "Uma FAB para o século 21", onde os reporteres Claudio Lucchese e João Paulo Moralez relatam partes de uma conversa informal que tiveram dia 3 de fevereiro com o Brigadeiro Saito no Salão Nobre do Gabinete do Comandante da Aeronáultica.
Nessa matéria, em um certo ponto, é tocado no assunto dos reabastecedores, no qual o Brig. Saito revela:
"Há algum tempo, a manutenção das turbinas do KC-137 era feita no Brasil, o que resultava em preços mais acessíveis e menores prazos de entrega. Hoje, nós temos que enviar os motores para os EUA e todo esse processo é lento e caro. Os componentes também têm custos elevados e levam tempo para chegar aqui. DEssa forma, os KC-137 têm dado muitos problemas em missões longas, como foi o caso da Red Flag em 2008, quando o nosso avião ficou muito tempo parado nos EUA." (pp 45/46)
Os KC-137 tem que ser substituídos logo.
Abraços!!!
Editado pela última vez por Alcantara em Seg Mar 16, 2009 3:27 pm, em um total de 1 vez.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: Reabastecimento FAB
É minúsculo.b.verde escreveu:Sera? Olhaque já vi um ERJ-190 perto de um 707, e ele não é muito menor não.É minusculo para a função de reabastecedor.
Abraços.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: Reabastecimento FAB
Grande carioca, na verdade todo o pessoal da FAB com quem eu já conversei à respeito disse preferir o A 330/KC 30, pelo fato de seu envelope ser bem maior do que o do KC 767. No entanto, todos sabem do custo de aquisição, bom como do custo de conversão/adaptação para o padrão MRTT. Baseado na reportagem do Helio Higuchi/Paulo Bastos na última T&D(larga de preguiça e passa na Banca do Marcelo em frente ao McDonalds da Av Rio Branco, e compra o teu exemplar ) creio que a FAB NA HORA em que se decidir pelo F/A-18E/F leva de presente o KC 767. Nessa mesma reportagem" Boeing Media Tour" isto está posto em bom português pelos próprios funcionários da Boeing.Alcantara escreveu:Eu iria preferir o A-330, mas me parece que o 767 é mais barato na operação... e pode ser usado em pistas menos preparadas, o que pode ser importante em deslocamentos, mesmo dentro do Brasil.cicloneprojekt escreveu: E é o que deve acontecer . No fim do ano teremos novidades. Consta que a Boeing teria já recebido consulta da FAB para o fornecimento de 2 a 4 KC 767
Abraços!!!
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: Reabastecimento FAB
FAB confirma KC-390
Força Aérea Brasileira divulga nota que vai assinar contrato para desenvolvimento do transporte/reabastecedor com Embraer
Por Hercules Araujo
Integrando o Programa de Modernização da FAB, o projeto de desenvolvimento do KC-X encontra-se em estudo no âmbito do Comando da Aeronáutica e da EMBRAER, visando à fabricação de uma aeronave com capacidade de realizar transporte logístico e reabastecimento em vôo.
Com elevado potencial de exportação, esse projeto é de propriedade intelectual do governo brasileiro e está sendo conduzido pelo Comando da Aeronáutica, indo ao encontro da política governamental de apoio ao incremento da indústria nacional.
Durante o evento Latin America Aerospace and Defence - LAAD 2009 deverá acontecer a celebração do contrato, que comportará a fase inicial de desenvolvimento do projeto, oportunidade em que haverá o fortalecimento das conversações com eventuais parceiros.
No momento em que o Comando da Aeronáutica tem como objetivo estratégico alcançar a excelência da capacidade operacional da FAB, o desenvolvimento desse produto em parceria com a EMBRAER poderá alçar o Brasil à posição de destaque como fabricante de aeronaves militares de grande porte para apoio logístico.
Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: http://airway.uol.com.br/index.asp?codn=140
Força Aérea Brasileira divulga nota que vai assinar contrato para desenvolvimento do transporte/reabastecedor com Embraer
Por Hercules Araujo
Integrando o Programa de Modernização da FAB, o projeto de desenvolvimento do KC-X encontra-se em estudo no âmbito do Comando da Aeronáutica e da EMBRAER, visando à fabricação de uma aeronave com capacidade de realizar transporte logístico e reabastecimento em vôo.
Com elevado potencial de exportação, esse projeto é de propriedade intelectual do governo brasileiro e está sendo conduzido pelo Comando da Aeronáutica, indo ao encontro da política governamental de apoio ao incremento da indústria nacional.
Durante o evento Latin America Aerospace and Defence - LAAD 2009 deverá acontecer a celebração do contrato, que comportará a fase inicial de desenvolvimento do projeto, oportunidade em que haverá o fortalecimento das conversações com eventuais parceiros.
No momento em que o Comando da Aeronáutica tem como objetivo estratégico alcançar a excelência da capacidade operacional da FAB, o desenvolvimento desse produto em parceria com a EMBRAER poderá alçar o Brasil à posição de destaque como fabricante de aeronaves militares de grande porte para apoio logístico.
Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: http://airway.uol.com.br/index.asp?codn=140
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Immortal Horgh
- Sênior
- Mensagens: 7038
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am
Re: Reabastecimento FAB
Se não for pedir demais, Ciclone, coloca essa reportagem aqui no DB. Ajuda eu e o Bolovo, afinal a gente merece ler um texto bom, depois de sofrer o dia todo la ná USPcicloneprojekt escreveu:
Grande carioca, na verdade todo o pessoal da FAB com quem eu já conversei à respeito disse preferir o A 330/KC 30, pelo fato de seu envelope ser bem maior do que o do KC 767. No entanto, todos sabem do custo de aquisição, bom como do custo de conversão/adaptação para o padrão MRTT. Baseado na reportagem do Helio Higuchi/Paulo Bastos na última T&D(larga de preguiça e passa na Banca do Marcelo em frente ao McDonalds da Av Rio Branco, e compra o teu exemplar ) creio que a FAB NA HORA em que se decidir pelo F/A-18E/F leva de presente o KC 767. Nessa mesma reportagem" Boeing Media Tour" isto está posto em bom português pelos próprios funcionários da Boeing.
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: Reabastecimento FAB
Sterrius, o Programa C390 já é denominado KC390 não é sem motivo...Sterrius escreveu:que tal converter os futuros aviões da embraer pra esta missão? (O C390).
Qualquer problema compra um tampão até la
Mas independente do KC390, a FAB necessita de um jato para transporte/REVO a maior distância. De 4 a 6 unidades do Airbus MRTT estava de bom tamanho. Prefiro a plataforma Airbus ao Boeing KC767 para um mínimo de comonalidade com o VC-1 da Presidência da República.
Mapinguari
- Mapinguari
- Sênior
- Mensagens: 2944
- Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
Re: Reabastecimento FAB
Senhores, a FAB não é burra como instituição, muito menos com o National Kid à frente. Coloca-se na ponta do lápis (ou no LCD de uma calculadora) quanto tem sido gasto por ela para manter/operar os KC137, projeta-se esse custo pelos anos que eles ainda precisariam ficar em operação e compara-se com o custo de aquisição de 4 a 6 KCs novos (ou convertidos a partir de aeronaves civis usadas) e seu custo de manutenção/operação menor e mostra-se o quanto a relação custo-benefício seria favorável à aquisição dos novos KCs. Pronto! Estão aí os argumentos.Thor escreveu:Disso vc tem razão... a FAB terá que fazer pequenos cortes, pois todos percebemos que têm-se voado bastante, com muitas operações nos últimos anos. Esse ano deve haver alguma redução para o custeio das horas de vôo. Nada que afete significativamente a operacionalidade das unidades. Mas o projeto KC-X, bem como o irmão caçula para substituir o C-130 (KC-390??), são para longo prazo, perto do final da próxima década. Isso tudo está planejado.FCarvalho escreveu:Com o orçamento para este ano cortando até o cafezinho, para garantir o FX, de onde vai sair verba para KC-30/767 ?
estamos falando de aeronaves que custam entre 160 e 210 milhões de dólares. Isso no civil. Quiçá quanto custarão se fornecidas com todos os opcionais que a FAB requerer a fim de atender missões cargo/revo e transporte?
se for para comprar só meio avião, por causa da crise e coisa e tal, sei não...
é de se pensar: a Fab teria disposição para desandar outros projetos seus, só para poder comprar reabastecedores? ou alguem acha que o ministério do planejamento vai liberar verba para a Fab por magnimidade, e denodo a missão da força? se derem numa mão, tenham certeza, com outra eles vão tirar, e a mordida não vai será pequena.
abraços.
Abra
Mapinguari
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: Reabastecimento FAB
b.verde escreveu:É minusculo para a função de reabastecedor.
Sera? Olhaque já vi um ERJ-190 perto de um 707, e ele não é muito menor não.
Abraços.
"Aquele que ten o meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei e me manifestarei a ele." (João 14:21)
Senhores, o trabalho de reabastecedor tático ficará para os KC 390
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Re: Reabastecimento FAB
Mas ainda será necessário um numero mínimo de KC's maiores, não????Walterciclone escreveu:b.verde escreveu:É minusculo para a função de reabastecedor.
Sera? Olhaque já vi um ERJ-190 perto de um 707, e ele não é muito menor não.
Abraços.
"Aquele que ten o meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei e me manifestarei a ele." (João 14:21)
Senhores, o trabalho de reabastecedor tático ficará para os KC 390
- Valdemort
- Sênior
- Mensagens: 1319
- Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
- Agradeceu: 15 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Re: Reabastecimento FAB
Eu acredito que o KC90 seria suficiente .
O problema é que ele só estará disponivel quando ?
A comparação entre o B767 e o A330 tem que ser baseado no que a FAB precisa . Avião por avião o Airbus é bem mais máquina : maior peso de decolagem , maior capacidade de carga e de combustivel .
Só que consome mais e tem o custo hora maior , sem contar o preço mais salgado.
O problema é que ele só estará disponivel quando ?
A comparação entre o B767 e o A330 tem que ser baseado no que a FAB precisa . Avião por avião o Airbus é bem mais máquina : maior peso de decolagem , maior capacidade de carga e de combustivel .
Só que consome mais e tem o custo hora maior , sem contar o preço mais salgado.
"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Winston Churchill