PRick escreveu:
Já comentei sobre isso na parte sobre economia, nossa mídia é partidária, isso não é verdade, o PIB do ano passado subiu 5,1%, o PIB do 4ª trimestre aprensentou um avanço de 1,3% em relação a igual período de 2007, é assim que se mede o PIB, o diminuição se deu em comparação ao terceiro trimestre de 2008, por causas que não foram permanentes, se deveu sobretudo a paralização completa da produção de veículos, que foi retomada em janeiro, assim, os efeitos da medição do IBGE são passageiros.
Ademais, ao contrário dos países desenvolvidos, temos um taxa de juros ainda gigantesca, que pode ser reduzida de tal forma, que o Estado Brasileira terá muitos recursos de sobra para investir.
O problema dos BH´s é que são compras de pratileira, e com o aumento do Dólar e o uso intensivo dos BH´s, não temos o que sempre tivemos acostumados a fazer, comprar peças de reposição com preços subsidiados do estoque das FA´s dos EUA. Porque o Afeganistão e o Iraque estão representando um desgaste permamente nas FA´s dos EUA.
A crise atual tem natureza estrutural no G-7, particularmente, nos EUA. Porém nos países emergentes ela apresenta um oportunidade, que já começou a ser sentida, o até agora, pelos dados divulgados, China e Brasil fora os países menos afetados pela crise, os EUA cresceram ano passado 1,1%, qual seja, quase cinco vezes menos que o Brasil e sete vezes menos que a China, mesmo com uma taxa de juros negativa!
O Banco Central deverá cortar pelo menos mais 1,5% a taxa de juros hoje, estou apostando em 1,75%. Isso significa um aumento na capacidade de investimento brutal a cada corte. Ao contrário dos EUA, nossa dívida estatal irá cair com a crise ou no máximo estacionar.
Antes gostavam de dizer que nós crescíamos menos que o resto do mundo, agora, não colocam de forma clara as diferenças, quer dizer, a crise está ajudando a diminuir a diferença existente entre as economias emergentes o resto do mundo, em 2010 seremos umas das 06 maiores economias do mundo, a China já será a segunda, a Rússia e a Índia estarão no mesmo clube.
Quando Sr. Lula falou em marola, estava usando uma figura de linguagem correta na época, infelizmente, a inépcia que atingiu o Governo dos EUA durante o final do Governo Bush, tornou a crise muito mais grave.
[]´s
Prezado PRick, se em caças não achamos os mesmos caças os melhores (!
), concordo 100% com sua análise conjuntural acima! Temos muitas dificuldades sim, mas custa ser otimista, dentro de uma realidade difícil, ao invés de ser simplesmente pessimista?! E, parcela importante da mídia é sim partidária! Falo isso muito tranquilo, pois não sou filiado a nenhum partido, nem tenho conhecidos em cargos em comissão. Apenas acho que o governo atual acertou muitas coisas, errou outras tantas, assim como outros do passado. Mas vejo a atenção aos pobres muito positiva (e mesmo sendo classe média, gosto disso, pois várias pessoas da elite e mesmo da classe média, não admitem uma melhora dos pobres, querendo só benesses para seu próprio deleite) e tenho muita admiração e respeito pelo presidente Lula. Ah, o jeito meio desmedido e por vezes inadequado nos termos usados pelo presidente, é um reflexo das agruras pessoais e do nível de formação (lembrando que estudo e diploma não são garantias de sucesso, sendo muito diferentes de sensibilidade e sabedoria), sendo, para mim, muito pior ver "diplomados" e "pós-graduados" falando asneiras.
Desculpem o off-topic, paro por aqui!
Abraço!