Suicida joga avião em shopping de Goiânia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#31 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Mar 13, 2009 7:57 pm

rodrigo escreveu:Imagem

Duas visões:
uma otimista: estamos mais preparados do que os americanos no 11 de setembro, interceptamos um avião suicida.
uma pessimista: olha o interceptador.

A falta de ação, em uma ocorrência dessas, em que o suicida realizou manobras durante horas em cima de uma cidade do porte de Goiânia, e pior ainda, em cima de shoppings, hospitais e o aeroporto, demonstram uma ausência de atitude muito grande. Isso estimula ações futuras, entra no planejamento de malucos e outros nem tanto.
O T-27 o acompanhou durante todo o trajeto, inclusive fazendo sinais luminosos. A imprensa local disse que antes ele também fez rasante num outro shopping em Aparecida de Goiânia (região metropolitanna de Goiânia), onde teria passado de raspão sobre uma roda gigante de um parque de diversões vizinho ao shopping Buriti, depois retornou para a região do Jardim Goiás, passando muito próximo de prédios, até cair no shopping Flamboyant. Numa imagem divulgada, fez um rasante sobre o Aeroporto Santa Genoveva, passando bem próximo a um Airbus da TAM que estava no pátio, noutra passagem passou perto da torre. Um Boeing da GOL/Varig, teria arremetido duas vezes e seguido para Brasília.

Abraços!




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#32 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Mar 13, 2009 8:01 pm

Prezados, não sei se esse vídeo já está passando na Globo News, mas certamente passará no Jornal Nacional daqui a pouco:
Agora a pouco no jornal local, foi divulgado um vídeo do sistema de segurança do Shopping Flamboyant, IMPRESSIONANTE, CERCA DE 3 CLIENTES SE DIRIGINDO PARA O ESTACIONAMENTO, UMA MULHER, CREIO EU, FICOU A CERCA DE 1 A 2 METROS DA QUEDA! :shock:

NASCEU DE NOVO!

Abraços!




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#33 Mensagem por Thor » Sex Mar 13, 2009 8:11 pm

rodrigo escreveu:Imagem

Duas visões:
uma otimista: estamos mais preparados do que os americanos no 11 de setembro, interceptamos um avião suicida.
uma pessimista: olha o interceptador.

A falta de ação, em uma ocorrência dessas, em que o suicida realizou manobras durante horas em cima de uma cidade do porte de Goiânia, e pior ainda, em cima de shoppings, hospitais e o aeroporto, demonstram uma ausência de atitude muito grande. Isso estimula ações futuras, entra no planejamento de malucos e outros nem tanto.
Se fosse você que estivesse no comando de uma operação que envolveu um T-27, um F-2000 armado com mísseis, um helicóptero do bombeiro e um E-99 de prontidão, o que você faria?
Acompanharia a aeronave tentando contato via rádio para convencer o desiquilibrado a desistir da idéia de fazer merda com a criança a bordo?
Daria a ordem para que o F-2000 disparasse um míssil ou uma rajada de canhões de 30mm HEI, matando os dois e derrubando em cima da cidade, com os destroços espalhados num raio bem maior e fogo advindo dos projéteis ou mísseis sobre Goiânia?
Pense um pouco...




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#34 Mensagem por R.A.Barros » Sex Mar 13, 2009 8:51 pm

Não vi motivos para a interceptação do "pequeno polegar". Acho que se o mesmo fosse abatido, teria muitas pessoas feridas pelos seus destroços.

Uma bela ação da FAB que "de cara" já deslocou um Mirage2000.




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#35 Mensagem por Skyway » Sex Mar 13, 2009 9:04 pm

rodrigo escreveu:Imagem

Duas visões:
uma otimista: estamos mais preparados do que os americanos no 11 de setembro, interceptamos um avião suicida.
uma pessimista: olha o interceptador.

A falta de ação, em uma ocorrência dessas, em que o suicida realizou manobras durante horas em cima de uma cidade do porte de Goiânia, e pior ainda, em cima de shoppings, hospitais e o aeroporto, demonstram uma ausência de atitude muito grande. Isso estimula ações futuras, entra no planejamento de malucos e outros nem tanto.
Eu acho que não tem visão pessimista nessa história.

Essa foto mostra o Helicóptero Esquilo da Polícia de Goiânia e o Tucano da FAB, duas das 3 aeronaves que foram enviadas para a interceptação.

Seria interessante ver uma foto desse tipo porem com a aeronave sequestrada ao fundo.


Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#36 Mensagem por DELTA22 » Sex Mar 13, 2009 9:08 pm

Esse assunto é complexo e se o avião não tivesse caido por conta propria veríamos duas hipóteses:

1) Se abate diriam: "A FAB matou duas pessoas inocentes; a FAB se precipitou pois a intenção do piloto do avião poderia ser de pousar; a FAB é para a guerra, bla,bla,bla..."

2) Se não abate e cai sobre o shopping matando mais pessoas diriam: "Mas a FAB tinha que ter abatido e evitado a tragédia; e a Lei do Abate, pra que serve?; a FAB não cumpriu seu papel, bla, bla, bla...."

Sem contar que nessas duas hipóteses a nossa velha e conhecida Imprensa iria "cair de pau" sobre a FAB! :?

Este nosso querido pais aqui, meus amigos, definitivamente não foi feito para principiantes... :roll:

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#37 Mensagem por Skyway » Sex Mar 13, 2009 9:16 pm

joao fernando escreveu:Não da pra entender. Mas a culpa toda é do pai da criança, caso a TAB tivesse feito o trabalho corretamente e não do responsavel pelo abate.

E se esse teco teco tivesse caido na minha cabeça, heim? Ou o PCC sequestra um avião, usando algum viciado nesses "indultos de natal" pra soltar granadas em SP, heim???
A coisa não funciona assim.

A FAB é uma força militar, existente para proteger nossa nação e o povo. Um avião que está nas mãos de um louco, com uma criança dentro, e voando em cima de uma cidade grande não pode ser abatido.

Concordo com um colega que disse que parece que as pessoas só querem é ver ação, mas é só raciocinar um pouco com a responsabilidade e a operacionalidade padrão que a FAB sempre demonstra para ver que esse abate seria impossível e colocaria em risco vidas ao inves de salva-las.

Pensem, uma aeronave em vôo pode fazer de tudo, pousar com segurança ou não em um aeroporto, voar ou não para outra localidade, cair ou não em um lugar aberto e vazio ou cair ou não em um lugar densamente habitado. Agora, uma aeronave abatida sobre uma cidade grande aumenta MUITO as chances de uma tragédia, pois será uma aeronave, provavelmente em chamas, caindo sem controle sobre a cidade.

O que quero dizer é que uma aeronave ainda com controle é melhor do que uma sem controle caindo na cidade, e foi isso que aconteceu, graças a FAB não ter abatido a aeronave que os únicos óbitos foram as pessoas da aeronave, infelizmente no meio uma criança.

A FAB sabe disso, e tomou a decisão certa.


Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#38 Mensagem por Sterrius » Sex Mar 13, 2009 9:20 pm

Agora vale salientar que a maior culpa do problema não esta no ar e sim em terra, a segurança do aeroclube que permitiu uma pessoa armada entrar no estabelecimento (Ou ele conseguiu burlar o que parece uma segurança fragil) e tomar um avião é de deixar qualquer um assustado.

Aviões mono e bimotores podem causar poucos estragos mas ainda sim são armas mortiferas para qualquer doido que resolva joga-lo em cima de algo. Por sorte nem todos tem conhecimento de como pilotar um avião.




Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 197 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#39 Mensagem por Juliano Lisboa » Sex Mar 13, 2009 10:55 pm

Olá amigos, como sabem sou de Anápolis, 45 km de Goiânia e aqui a todo instante a notícia esta no ar. Bem o que foi noticiado hoje é que o sequestrador gostava muito de aviação, mas não possuia Habilitação para voar. Sim como ele conseguiu pilotar um avião, Flight Simulator, depoimentos na TV informaram que o cara era aficionado pelo jogo e essa era a única experiência de voo dele.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#40 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Mar 14, 2009 12:44 am

Poti Camarão escreveu:Infelizmente, percebo que algumas pessoas queriam o abate do avião não para salvar vidas no chão. Mas para ver a FAB em ação.

Na falta de uma guerra - e aqui tem um bocado de doidos por uma, querem ver "ação" de qualquer modo.

Muito triste isso.
É impressionate. Pior é o quanto se escreve sem pensar. E olha que eu assisti ao Datena falando um monte de besteira hoje, vi o tópico aqui e sinceramente...




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Italo Lobo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 7:17 pm
Agradeceram: 28 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#41 Mensagem por Italo Lobo » Sáb Mar 14, 2009 7:51 am

Não e´a FAB que toma a decisão e abate, ela simplesmente cumpre uma ordem.
O abate , se fosse autorizado, deveria ocorrer antes mesmo de
o avião chegar a Goiânia. A decisão tomada de não abatê-lo foi completamente equivocada, uma cagada imensa!!!!! Deveriam pagar por isso!!!!!!!
Temos que parar com essa frescura do que a imprensa vai falar, pois de qquer maneira ela vai sempre falar merda pra vender ibope!!

A interseptação não foi feita em Goiania, foi feita muito antes..O Flamboiam é um Shopping muito grande e o piloto realmente tentou jogar o avião nele. Por uma intervençaõ divina não aconteceu uma catrástofe.Imagine se ele joga o avião no imenso domo transparente que existe ..iria morrer uma centena..Bendita árvore que desestabilizou o avião que ia entrar pela porta principal...

Outra coisa ,a maior culpa é do aeródromo que não possui segurança alguma.Com certeza existem mais de um relatórios da Fab solicitando o fechamento do mesmo a ANAC por este motivo(disso tenho certeza!!!). Um avião com uma bomba a bordo,nas cercanias de Brasília, não teria como ser interseptado por um Mirage saindo de Anápolis.

Aeroportos(inclusive com vôos regulares) com falta de segurança e sem operação contra incêndio(tendo apenas equipamentos à vista mas sem nenhuma operação) tem um monte. A ANAC sabe disso e a presidente atual é incompetente e não toma as devidas providências ,por que é pau mandado do Min. da Defesa.A única decisão que ela toma é de se livrar dos verdadeiros competentes e de transferir a ANAC para o Rio de Janeiro...Sabiam disso né? Ela não despacha em Brasília, qquer despacho o pessoal(Diretores e Gerentes) têm que se deslocar pra lá...
Abs




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#42 Mensagem por Skyway » Sáb Mar 14, 2009 8:39 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Poti Camarão escreveu:Infelizmente, percebo que algumas pessoas queriam o abate do avião não para salvar vidas no chão. Mas para ver a FAB em ação.

Na falta de uma guerra - e aqui tem um bocado de doidos por uma, querem ver "ação" de qualquer modo.

Muito triste isso.
É impressionate. Pior é o quanto se escreve sem pensar. E olha que eu assisti ao Datena falando um monte de besteira hoje, vi o tópico aqui e sinceramente...

Pois é, eu nunca achei que justamente no DB iam ter pessoas(muitas!) defendendo o abate do avião... :shock:
O Datena tudo bem, esse pra falar besteira ta sozinho, mas nós?Nós que gostamos do assunto e entendemos dele? Francamente....




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
usskelvin
Sênior
Sênior
Mensagens: 737
Registrado em: Sáb Dez 27, 2008 6:25 pm

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#43 Mensagem por usskelvin » Sáb Mar 14, 2009 8:41 am

Se não me engano, na lei de abate, se houver criança no avião, o abate não pode ser liberado.




Vamo la moderação, continuamos confiando na sua imparcialidade.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#44 Mensagem por Skyway » Sáb Mar 14, 2009 8:45 am

usskelvin escreveu:Se não me engano, na lei de abate, se houver criança no avião, o abate não pode ser liberado.

Bem lembrado! Tenho quase certeza disso tambem, vou conferir aqui....

EDIT: Bom gente, vamos aos esclarecimentos do fato:

A Lei do Abate foi regulamentada em 2004, e é uma lei muito específica.
Ela autoriza abates in extremis, caso a aeronave não aceite nenhuma ordem anterior dada pela FAB e pelo Controle Aéreo...porem existem condições para isso:

Estão sujeitas a lei do Abate aeronaves que:
I - adentrar o território nacional, sem Plano de Vôo aprovado, oriunda de regiões reconhecidamente fontes de produção ou distribuição de drogas ilícitas; ou
II - omitir aos órgãos de controle de tráfego aéreo informações necessárias à sua identificação, ou não cumprir determinações destes mesmos órgãos, se estiver cumprindo rota presumivelmente utilizada para distribuição de drogas ilícitas.


Alem do mais, existem declarações do então ministro da Defesa e do Ministro da Aeronautica da época afirmando que aeronaves com Crianças a bordo não seriam abatidas.

A Lei do Abate, mesmo algumas pessoas encarando como uma pena de morte disfarçada, na verdade deve ser relacionada mais a um Ato de Resistência a Prisão, algo como o que acontece todo dia nas nossas cidades grandes onde um policial em serviço acaba matando um bandido que não aceita ser preso. E assim como um policial não atiraria no bandido se esse estivesse com uma criança no colo, a FAB não vai atirar caso a aeronave transporte uma criança.

Então, já deu uma idéia do por que é um absurdo dizer que a FAB deveria ter abatido a aeronave em questão nesse tópico?

Um abraço.




Editado pela última vez por Skyway em Sáb Mar 14, 2009 10:45 am, em um total de 1 vez.
AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Suicida joga avião em shopping de Goiânia

#45 Mensagem por Gerson Victorio » Sáb Mar 14, 2009 10:36 am

A princípio, minha opnião inicial seria que a FAB deveria ABATER a aeronave na primeira "janela" de oportunidade que tivesse, ou seja, que isso fosse possível sem colocar mais pessoal em risco, em áreas desabitada(acredito eu, possa ter acontecido no caso), não pra ver ação nada disso, mas como uma medida preventiva, reconheco que essa é uma decisão muito difícil, mas não podemos apenas contar com a sorte para resolver todos os casos, hoje estou com dúvidas, vejamos:

como lidar com uma situação assim? pergunto, isso pode acontecer de novo? no caso positivo, e se ocorrer com uma aeronave maior com maior número de pessoas? oque fazer?


Esse não foi o primeiro caso, infelizmente não se pode afirmar que será o último, como bem lembrado por algums foristas aqui, houve aquele famoso episódio na década de 80, do Boieng 737 da VASP, em que tivemos a intervenção do piloto do Boieng para um desfecho favorável, lembro que o mesmo foi perseguido por uma Mirage III o tempo todo, porém, nada além disso foi feito(até onde sei) , não que eu desejasse que tivessem feito, não torço para que inocentes morram apenas por um procedimento, nada disso, mas, imaginem se o piloto do Boieng não tivesse intervido, e o avião realmente tivesse sido jogado no Palácio do Planalto, qual seria a reação? infelizmente no Brasil, as pessoas so se dão conta de que coisas ruins acontecessem depois do ocorrido, é logico que se eu tiver com um parente a bordo numa situação dessas, JAMAIS, apoiaria uma medida dessas, eu não questiono parentes em tal situação, mas é uma coisa a se pensar, pois nesses últimos casos, a meu haver, contamos MUITO com o fator SORTE para que uma tragédia maior não ocorresse.

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Responder