Trem Bala x Trem convencional
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Re: Trem Bala x Trem convencional
Bem, a Ponte Rio-SP é a mais lucrativa do Brasil. Porque será? Falta de passageiro é que não é!!!
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Trem Bala x Trem convencional
Trem de alva telovidade pô!
No Brasil não se pode fazer obras de maior porte, por que é dinheiro demais, deveríams "dar pros pobres", "tanta gente passando fome", gastar dinheiro com "luxo", etc. Papo de brasileiro frustrado.
Já foram feitos "N" estudos de demanda tanto por empresas quanto por universidades, e que apontaram a viabilidade do projeto. Outras cidades reivindicam para o futuro ramais do TAV: Curitiba (passando por Sorocaba), Ribeirão Preto, Uberaba, Uberlândia até Brasília, formando uma grande teia.
Mas daí vocês irão falar que seria caro demais, já que somente os 500 Km do TAV Rio-SP-Campinas custará mais de 15 bilhões. A questão é que este trecho inicial será em boa parte sobre relevo acidentado, necessitando de grande número de túneis e pontes, encarecendo grandemente a obra. Certamente as ligações para estas outras cidades sairia em uma relação R$/Km bem melhor.
Creio que não seja viável trechos de mais de 150km com trens convencionais (80 a 100 km/h), já que as linahs atuais são antigas e por isso sinuosas, aumentando o trajeto e o tempo de viagem, deixando a viagem de trem totalmente incompetente ante à de ônibus. No estado de São Paulo, trens convencionais seriam bastante interessantes em trechos como Bauru-Botucatu, Campinas-Rio Claro, Sorocaba-São Paulo e Rio Preto-Araraquara.
Na verdade há um estudo do BNDES para todo o Brasil, que viabilizaria trechos de até 200km interligando cidades de até 200 mil habitantes. Estes trechos seriam feitos por trens leves e modernos de piso baixo, para viagens curtas a cerca de 100-120km/h.
abraços]
No Brasil não se pode fazer obras de maior porte, por que é dinheiro demais, deveríams "dar pros pobres", "tanta gente passando fome", gastar dinheiro com "luxo", etc. Papo de brasileiro frustrado.
Já foram feitos "N" estudos de demanda tanto por empresas quanto por universidades, e que apontaram a viabilidade do projeto. Outras cidades reivindicam para o futuro ramais do TAV: Curitiba (passando por Sorocaba), Ribeirão Preto, Uberaba, Uberlândia até Brasília, formando uma grande teia.
Mas daí vocês irão falar que seria caro demais, já que somente os 500 Km do TAV Rio-SP-Campinas custará mais de 15 bilhões. A questão é que este trecho inicial será em boa parte sobre relevo acidentado, necessitando de grande número de túneis e pontes, encarecendo grandemente a obra. Certamente as ligações para estas outras cidades sairia em uma relação R$/Km bem melhor.
Creio que não seja viável trechos de mais de 150km com trens convencionais (80 a 100 km/h), já que as linahs atuais são antigas e por isso sinuosas, aumentando o trajeto e o tempo de viagem, deixando a viagem de trem totalmente incompetente ante à de ônibus. No estado de São Paulo, trens convencionais seriam bastante interessantes em trechos como Bauru-Botucatu, Campinas-Rio Claro, Sorocaba-São Paulo e Rio Preto-Araraquara.
Na verdade há um estudo do BNDES para todo o Brasil, que viabilizaria trechos de até 200km interligando cidades de até 200 mil habitantes. Estes trechos seriam feitos por trens leves e modernos de piso baixo, para viagens curtas a cerca de 100-120km/h.
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Re: Trem Bala x Trem convencional
Acho totalmente viável o trem bala nos dias atuais.
Vocês estão analisando a viabilidade do meio apenas no aspecto financeiro direto. Tem que se levar em conta também outros aspectos como: Economia de tempo, economia devido ao modal mais barato, independência com relação ao custo do combustível (no caso dos aviões esses custos oscilam com o dólar), a geração de empregos durante a implementação e manutenção dentre outros.
Acho que é totalmente viável! Geraria qualidade de vida e riquezas para o país.
Saudações.
Vocês estão analisando a viabilidade do meio apenas no aspecto financeiro direto. Tem que se levar em conta também outros aspectos como: Economia de tempo, economia devido ao modal mais barato, independência com relação ao custo do combustível (no caso dos aviões esses custos oscilam com o dólar), a geração de empregos durante a implementação e manutenção dentre outros.
Acho que é totalmente viável! Geraria qualidade de vida e riquezas para o país.
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João Mendes
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Re: Trem Bala x Trem convencional
Fazer igual como aconteceu no Rio, um ministro de estado passou por uma região de conflito aqui na baixada do rio em uma composição(trem) coreana recem comprada e teve de se abaixar com a troca de tiros entre os lados rivais da favela......ou seja....o Rio ja tem trem-BALA.......
Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
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- soultrain
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Re: Trem Bala x Trem convencional
13 Abril 2009 - 18h36
Portocolo na área dos transportes
TGV português inspira Brasil
O modelo da empresa pública que gera a alta velocidade (RAVE), o tipo de concessão e até aspectos de engenharia em Portugal vão inspirar o projecto brasileiro de comboios de alta velocidade TGV. Os dois países vão assinar um protocolo de cooperação na área dos transportes mas a alta velocidade é um dos assuntos em que os brasileiros estão mais interessados.
O compromisso de troca experiências foi hoje assumido em Brasília numa reunião entre a secretária de estado dos transportes, Ana Paula Vitorino e o secretário executivo do Ministério dos Transportes brasileiro, Paulo Sérgio Passos. O governo brasileiro quer construir uma linha de alta velocidade entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, com cerca de 550km, e vai começar a trabalhar no projecto ainda este ano, garantiu Paulo Sérgio Passos.
Ana Paula Vitorino reuniu-se ainda com o secretário executivo do Comércio, Ivan Ramalho, que manifestou a intenção de abrir um centro de negócios brasileiros em Lisboa.
Raquel Oliveira, enviada especial a Brasília (Brasil)
Portocolo na área dos transportes
TGV português inspira Brasil
O modelo da empresa pública que gera a alta velocidade (RAVE), o tipo de concessão e até aspectos de engenharia em Portugal vão inspirar o projecto brasileiro de comboios de alta velocidade TGV. Os dois países vão assinar um protocolo de cooperação na área dos transportes mas a alta velocidade é um dos assuntos em que os brasileiros estão mais interessados.
O compromisso de troca experiências foi hoje assumido em Brasília numa reunião entre a secretária de estado dos transportes, Ana Paula Vitorino e o secretário executivo do Ministério dos Transportes brasileiro, Paulo Sérgio Passos. O governo brasileiro quer construir uma linha de alta velocidade entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, com cerca de 550km, e vai começar a trabalhar no projecto ainda este ano, garantiu Paulo Sérgio Passos.
Ana Paula Vitorino reuniu-se ainda com o secretário executivo do Comércio, Ivan Ramalho, que manifestou a intenção de abrir um centro de negócios brasileiros em Lisboa.
Raquel Oliveira, enviada especial a Brasília (Brasil)
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
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Re: Trem Bala x Trem convencional
Algo que não vi levarem em conta na analise de viabilidade desse trem-bala era que, ao menos na maiorias das noticias e colunas que li a respeito, não se falava apenas na receita dos bilhetes, mas também da exploração de empreedimentos (como hoteis, restaurantes etc) nos arredores da linha. A empresa que ganhasse a licitação teria o direito sobre essa esploração, que possivelmente também chegue a publicidade dentro dos vagões e no percurso da viagem. Em todos os lugares do mundo que existem Trens bala há essas fontes de receitas e possivelmente elas fazem diferença viabilizando ou não um projeto, caso contrario não seriam incluidos nos contratos.
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Re: Trem Bala x Trem convencional
Não levem a mal, mas, se o TAV é viável em Portugal com 10 milhões de habitantes, por que não seria viável no Brasil? Só a cidade de São Paulo tem mais de 10 milhões de habitantes e é o centro econômico do país.
O Rio é o destino de mais de 60% dos turistas que vem ao país, sem falar na importância econômica e no "turismo doméstico".
Existe um potencial absurdo de passageiros. Se conseguirem cumprir em 1hora e meia de trem o trecho Rio - São Paulo, só viaja de avião com esses péssimos serviços e atrasos quem for bobo.
Se não conseguirmos tirar esse projeto do papel será um atestado completo de incompetência!
O Rio é o destino de mais de 60% dos turistas que vem ao país, sem falar na importância econômica e no "turismo doméstico".
Existe um potencial absurdo de passageiros. Se conseguirem cumprir em 1hora e meia de trem o trecho Rio - São Paulo, só viaja de avião com esses péssimos serviços e atrasos quem for bobo.
Se não conseguirmos tirar esse projeto do papel será um atestado completo de incompetência!
- talharim
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Re: Trem Bala x Trem convencional
Façam em distancias menores então SãoPaulo-Santos / SãoPaulo-Jundia / SãoPaulo-Campinas para começar.
Com certeza aniquilaria completamente o transporte rodoviário de onibus gerando inicialmente desemprego expressivo.
Mas a medio e longo prazo trariam beneficios imensuráveis a população dessas regiões só de imaginar a quantidade de automóveis que deixariam de pegar estradas.................
Com certeza aniquilaria completamente o transporte rodoviário de onibus gerando inicialmente desemprego expressivo.
Mas a medio e longo prazo trariam beneficios imensuráveis a população dessas regiões só de imaginar a quantidade de automóveis que deixariam de pegar estradas.................
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
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Re: Trem Bala x Trem convencional
Acredito ser um contracenso deixar de fazer uma obra como essa do TAV pensando em prejuísos do transporte rodoviário ou aeroviário.
Cabe as empresas do ramo se modernizarem ou migrarem de negócio! Existem vários exemplos de tecnologias que ficaram defasadas e inicialmente geraram desemprego, mas a economia se adapta as mudanças.
Cabe as empresas do ramo se modernizarem ou migrarem de negócio! Existem vários exemplos de tecnologias que ficaram defasadas e inicialmente geraram desemprego, mas a economia se adapta as mudanças.
Re: Trem Bala x Trem convencional
O que acho cretino nessa historia de trem bala, é que não conseguimos nem manter direito as linhas de trem convencionais e queremos pagar de gatinho com trem bala.
Isso é ridiculo, se arrumarem o Ferro-anel, e as ferrovias que já existiam, teriamos sucesso em desafogar nosso as estradas tráfego aéreo, etc etc etc.
Isso é ridiculo, se arrumarem o Ferro-anel, e as ferrovias que já existiam, teriamos sucesso em desafogar nosso as estradas tráfego aéreo, etc etc etc.
Vamo la moderação, continuamos confiando na sua imparcialidade.
- Bolovo
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Re: Trem Bala x Trem convencional
Concordo. O mais bizarro é que regredimos no quesito ferrovias. Vejam a antiga rede da FEPASA como era.usskelvin escreveu:O que acho cretino nessa historia de trem bala, é que não conseguimos nem manter direito as linhas de trem convencionais e queremos pagar de gatinho com trem bala. Isso é ridiculo, se arrumarem o Ferro-anel, e as ferrovias que já existiam, teriamos sucesso em desafogar nosso as estradas tráfego aéreo, etc etc etc.
Aquelas linhas perto de campinas hoje não funcionam mais. Mas eu dependi delas. Foi num trem que meu pai conheceu minha mãe.
Nossas atuais linhas
Hoje boa parte da antiga FEPASA ainda é usada, foi privatizada, mas em maioria é para transporte de carga. Esses trens itinerários são fundamentais para desafogar o transito, mais que o tal trem bala, acho. Trem muitas linhas abandonadas por aí. Antigamente dava-se para ir de trem de Sao Paulo para Santos, por exemplo. Dava para recuperar essa linha, colocar um trenzinho bom e morderno e pegar uma boa viagem de trem saindo da Luz, passando pela serra do mar e chegando a Santos. O que não falta é linha abandonada, detonada, mas viavel de recuperação e com demanda para tal.
Trem modernos assim
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: Trem Bala x Trem convencional
Temos que obter a tecnologia mais avançado que o mercado dispõe.
Votei no Trem Bala.
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- Glauber Prestes
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Re: Trem Bala x Trem convencional
Esses trens de "baixa" velocidade deveriam ligar cidades, como uma alternativa às estradas vicinais, e aos ônibus intermunicipais...
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: Trem Bala x Trem convencional
Trem-bala terá nove estações entre Rio e SP
Dilma Roussef apresenta traçado definitivo e prevê conclusão da obra para a Copa de 2014.
Viagem entre Rio de Janeiro e Campinas deverá durar pouco mais de uma hora.
Rio - O governo federal apresentou ontem, durante divulgação do sétimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento, traçado do trem-bala que ligará o Rio a Campinas (SP). No modelo de traçado apresentado, o trem-bala terá, no Rio, estações na Leopoldina, Aeroporto do Galeão e Volta Redonda. Em São Paulo, seis paradas são previstas: São José dos Campos, Jundiaí, Aparecida, Campo de Marte, Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e Guarulhos. Viagem deverá vai durar pouco mais de uma hora.
O projeto está estimado em U$ 11 bilhões e será debatido em consulta pública este mês. A licitação será realizada no início do segundo semestre. A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, garantiu que o trecho entre Rio e São Paulo estará pronto em 2014. “Pretendemos ter os trens para a Copa. Ou pelo menos o trecho Rio-São Paulo. Até porque esta é uma região muito importante em termos de movimentação”, afirmou Dilma.
Para acelerar o ritmo das obras do trem-bala brasileiro, a ministra sugeriu que duas equipes trabalhem simultaneamente: uma abrindo caminhos e construindo estrutura para trilhos no sentido Rio/São Paulo e outra realizando o mesmo trabalho no sentido Campinas/Rio. Assim, as obras andariam mais rápido e os trilhos se encontrariam na intercessão dos estados. A distância de São Paulo a Campinas terá 98 quilômetros e de São Paulo a Rio, 413 quilômetros, com extensão total de 511 quilômetros.
Dilma reafirmou a idéia de formar uma empresa estatal para gerenciar o processo de implantação do trem-bala para que o Brasil possa utilizar a tecnologia adquirida em outros empreendimentos de transporte sobre trilhos.
Em: http://odia.terra.com.br/portal/rio/htm ... 16008.html
Um fraternal abraço,
Dilma Roussef apresenta traçado definitivo e prevê conclusão da obra para a Copa de 2014.
Viagem entre Rio de Janeiro e Campinas deverá durar pouco mais de uma hora.
Rio - O governo federal apresentou ontem, durante divulgação do sétimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento, traçado do trem-bala que ligará o Rio a Campinas (SP). No modelo de traçado apresentado, o trem-bala terá, no Rio, estações na Leopoldina, Aeroporto do Galeão e Volta Redonda. Em São Paulo, seis paradas são previstas: São José dos Campos, Jundiaí, Aparecida, Campo de Marte, Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e Guarulhos. Viagem deverá vai durar pouco mais de uma hora.
O projeto está estimado em U$ 11 bilhões e será debatido em consulta pública este mês. A licitação será realizada no início do segundo semestre. A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, garantiu que o trecho entre Rio e São Paulo estará pronto em 2014. “Pretendemos ter os trens para a Copa. Ou pelo menos o trecho Rio-São Paulo. Até porque esta é uma região muito importante em termos de movimentação”, afirmou Dilma.
Para acelerar o ritmo das obras do trem-bala brasileiro, a ministra sugeriu que duas equipes trabalhem simultaneamente: uma abrindo caminhos e construindo estrutura para trilhos no sentido Rio/São Paulo e outra realizando o mesmo trabalho no sentido Campinas/Rio. Assim, as obras andariam mais rápido e os trilhos se encontrariam na intercessão dos estados. A distância de São Paulo a Campinas terá 98 quilômetros e de São Paulo a Rio, 413 quilômetros, com extensão total de 511 quilômetros.
Dilma reafirmou a idéia de formar uma empresa estatal para gerenciar o processo de implantação do trem-bala para que o Brasil possa utilizar a tecnologia adquirida em outros empreendimentos de transporte sobre trilhos.
Em: http://odia.terra.com.br/portal/rio/htm ... 16008.html
Um fraternal abraço,
.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).