Compra de 15 UH-60L pela FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: Compra de 15 UH-60L pela FAB

#31 Mensagem por PRick » Qua Mar 11, 2009 8:12 pm

DELTA22 escreveu:PRick, gostaria de ser tão otimista quanto você, mas infelizmente não sou...

Do mesmo modo que o Brasil pode ter muita "gordura" pra queimar, a crise pode ter também muita "gordura" pra comer, ou seja, a crise pode não ter chegado no fundo do poço e se chegou pode ainda nem estar vendo a luz da saída. Eu mantenho a cautela e prefiro esperar pra ver como as coisas correm nos próximos meses.

Este primeiro trimestre de 2009 também não vai ser de "marolinha" e aqui não estou criticando o governo, somente constatando, apesar de achar que 1,5% é pouco e que o governo deveria ter pressionado pra um corte maior dos juros e digo mais, em um momento de crise brava, as favas com a independencia do BC. Se continuar com essa politica, nosso mar já bastante agitado vai virar um tsunami. :?

MODERAÇÃO: peço 1000 desculpas pelo off-topic, prometo que não falo mais sobre isto aqui. :mrgreen:

[]'s.
Não existe motivo para acelerar mais, acho que a queda foi boa, apostava em 1,75%. O nosso patamar de produção e desemprego está muito bom, a taxa está igual ao mesmo período do ano passado. Para o tamanho da crise está ótimo, quanto a crise em si, creio que estamos no fundo do poço, isso é previsão, agora, eu não ganho vendendo jornal com com sensacionalismo barato.

A economia trazida pelos juros menores, é uma vantagem única do Brasil, aumentar gastos produtivos e investimentos, sem aumentar a dívida, além do sistema financeiro sólido. Os dados são reais, não estou aqui analisando expectativas, apenas me baseando nos fatos.

Ainda estamos com a maior taxa de juros do mundo. Portanto, é a maior gordura do mundo para queimar.

[]´s

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#32 Mensagem por alcmartin » Qua Mar 11, 2009 8:32 pm

Prick, tal como o Vinicius e o delta22, também torço que esteja correto, mas, pelo andar da carruagem...
Essa entrevista passou hoje na CBN, com o chefe do nucleo de estudos estrategicos da UFF, sobre orçamento militar no Brasil. Interessantre ouvir:

http://cbn.globoradio.globo.com/program ... DA-CBN.htm

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#33 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mar 11, 2009 10:46 pm

PRick, o que estou tentando dizer claramente é, independente do quão a salvo da crise possamos estar, vejo com muitas ressalvas a possibilidade de que sejam adquiridos 15 UH-60L no momento. A crise pode fazer com que tenhamos crescimento zero em 2009. Não vejo nesse momento o governo gastando mais dólares em uma compra dessa magnitude. Só para lembrar, o valor do negócio deve superar os 525 milhões de dólares. Acho que o dinheiro que vai "sobrar" vai ser direcionado em sua grande maioria para que sejam resolvidos eventuais problemas de crédito e para investimentos em infra-estrura para fazer a máquina da economia girar.

Tendo em vista a crise, tendo em vista a recente compra de 50 helicópteros, a construção dos submarinos, a confirmação do F-X, etc, penso que será difícil o governo se dispor a correr o risco do possível desgaste político que uma compra dessas, nas circunstâncias atuais, poderia causar, se bem explorada pelos abutres de plantão. Veja, em nenhum momento questiono a necessidade da compra, pelo contrário, só que tenho dúvidas se ela será devidadmente levada adiante nesse momento que, convenhamos, é bastante sério e exige prudência.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#34 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 11, 2009 11:33 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Também acredito que é possível operar tanto o EC-725 quanto o UH-60L de maneira complementar e até gosto desse mix.
Eu não gosto muito não. O UH-60 como menor está ótimo, mas o EC-725 como maior (no EB até vai, mas na FAB?) não me salta muito aos olhos. Vejamos outros mix com o Blackhawk, como é por exemplo nos proprio EUA, com o CH-47 (o mais flexivel heli na minha opinião), ou na Colombia, que usa o Mi-17 Baikal. Acho ambos melhores, pois tem mais espaço interno, rampa traseira e essas coisas. Além de não ser afrancesado, ou seja, heli de moça. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Mas digo que já espero o Prick me contestar. [000] [000] [000]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#35 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mar 11, 2009 11:42 pm

Mas é o que a gente pode ter no momento. Pra nossa realidade acho uma boa escolha.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#36 Mensagem por Bolovo » Qui Mar 12, 2009 12:17 am

Te entendo. Mas eu acho que não. Tivemos o Mi-17 nas palmas da mão (viria junto com os Mi-35, argh), mas como todos sabemos, mudamos pro EC-725 na ultima hora. Acho que foi um pessima troca.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#37 Mensagem por Rodrigoiano » Qui Mar 12, 2009 1:00 am

PRick escreveu:
Já comentei sobre isso na parte sobre economia, nossa mídia é partidária, isso não é verdade, o PIB do ano passado subiu 5,1%, o PIB do 4ª trimestre aprensentou um avanço de 1,3% em relação a igual período de 2007, é assim que se mede o PIB, o diminuição se deu em comparação ao terceiro trimestre de 2008, por causas que não foram permanentes, se deveu sobretudo a paralização completa da produção de veículos, que foi retomada em janeiro, assim, os efeitos da medição do IBGE são passageiros.

Ademais, ao contrário dos países desenvolvidos, temos um taxa de juros ainda gigantesca, que pode ser reduzida de tal forma, que o Estado Brasileira terá muitos recursos de sobra para investir.

O problema dos BH´s é que são compras de pratileira, e com o aumento do Dólar e o uso intensivo dos BH´s, não temos o que sempre tivemos acostumados a fazer, comprar peças de reposição com preços subsidiados do estoque das FA´s dos EUA. Porque o Afeganistão e o Iraque estão representando um desgaste permamente nas FA´s dos EUA.

A crise atual tem natureza estrutural no G-7, particularmente, nos EUA. Porém nos países emergentes ela apresenta um oportunidade, que já começou a ser sentida, o até agora, pelos dados divulgados, China e Brasil fora os países menos afetados pela crise, os EUA cresceram ano passado 1,1%, qual seja, quase cinco vezes menos que o Brasil e sete vezes menos que a China, mesmo com uma taxa de juros negativa!

O Banco Central deverá cortar pelo menos mais 1,5% a taxa de juros hoje, estou apostando em 1,75%. Isso significa um aumento na capacidade de investimento brutal a cada corte. Ao contrário dos EUA, nossa dívida estatal irá cair com a crise ou no máximo estacionar.

Antes gostavam de dizer que nós crescíamos menos que o resto do mundo, agora, não colocam de forma clara as diferenças, quer dizer, a crise está ajudando a diminuir a diferença existente entre as economias emergentes o resto do mundo, em 2010 seremos umas das 06 maiores economias do mundo, a China já será a segunda, a Rússia e a Índia estarão no mesmo clube.

Quando Sr. Lula falou em marola, estava usando uma figura de linguagem correta na época, infelizmente, a inépcia que atingiu o Governo dos EUA durante o final do Governo Bush, tornou a crise muito mais grave.

[]´s
Prezado PRick, se em caças não achamos os mesmos caças os melhores (! :D ), concordo 100% com sua análise conjuntural acima! Temos muitas dificuldades sim, mas custa ser otimista, dentro de uma realidade difícil, ao invés de ser simplesmente pessimista?! E, parcela importante da mídia é sim partidária! Falo isso muito tranquilo, pois não sou filiado a nenhum partido, nem tenho conhecidos em cargos em comissão. Apenas acho que o governo atual acertou muitas coisas, errou outras tantas, assim como outros do passado. Mas vejo a atenção aos pobres muito positiva (e mesmo sendo classe média, gosto disso, pois várias pessoas da elite e mesmo da classe média, não admitem uma melhora dos pobres, querendo só benesses para seu próprio deleite) e tenho muita admiração e respeito pelo presidente Lula. Ah, o jeito meio desmedido e por vezes inadequado nos termos usados pelo presidente, é um reflexo das agruras pessoais e do nível de formação (lembrando que estudo e diploma não são garantias de sucesso, sendo muito diferentes de sensibilidade e sabedoria), sendo, para mim, muito pior ver "diplomados" e "pós-graduados" falando asneiras.

Desculpem o off-topic, paro por aqui!

Abraço!

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#38 Mensagem por Bourne » Qui Mar 12, 2009 1:21 am

Vinicius Pimenta escreveu:PRick, o que estou tentando dizer claramente é, independente do quão a salvo da crise possamos estar, vejo com muitas ressalvas a possibilidade de que sejam adquiridos 15 UH-60L no momento. A crise pode fazer com que tenhamos crescimento zero em 2009. Não vejo nesse momento o governo gastando mais dólares em uma compra dessa magnitude. Só para lembrar, o valor do negócio deve superar os 525 milhões de dólares. Acho que o dinheiro que vai "sobrar" vai ser direcionado em sua grande maioria para que sejam resolvidos eventuais problemas de crédito e para investimentos em infra-estrura para fazer a máquina da economia girar.

Tendo em vista a crise, tendo em vista a recente compra de 50 helicópteros, a construção dos submarinos, a confirmação do F-X, etc, penso que será difícil o governo se dispor a correr o risco do possível desgaste político que uma compra dessas, nas circunstâncias atuais, poderia causar, se bem explorada pelos abutres de plantão. Veja, em nenhum momento questiono a necessidade da compra, pelo contrário, só que tenho dúvidas se ela será devidadmente levada adiante nesse momento que, convenhamos, é bastante sério e exige prudência.
A palavra chave sobre os 15 UH-60L e F-X lexiste uma palavra chave chamada financiamento e outra denominada off-sets. Em que ambas são apoiadas pelos Estados nacionais, incentiva o setor produtivo, ajuda as emrpesas, preservar empregos e garantir votos. Para isso crédito não falta nos países desenvolvidos como os EUA. Além do que não é um negócio do setor privado, mas envolve o Estado nacional.

Também essas verbas são totalmente desembolsadas na hora da compra devido a serem financiadas. E esse crédito não faz falta na economia e não tem nada a ver com os gastos do governo.

Resumindo, a coisa é complicada e não é o mar de rosas ou o fim do mundo que a imprensa pinta. Ou seja, o navio sobrevive a tempestade e chega ao porto de destino.

PRick

#39 Mensagem por PRick » Qui Mar 12, 2009 2:01 am

Vinicius Pimenta escreveu:PRick, o que estou tentando dizer claramente é, independente do quão a salvo da crise possamos estar, vejo com muitas ressalvas a possibilidade de que sejam adquiridos 15 UH-60L no momento. A crise pode fazer com que tenhamos crescimento zero em 2009. Não vejo nesse momento o governo gastando mais dólares em uma compra dessa magnitude. Só para lembrar, o valor do negócio deve superar os 525 milhões de dólares. Acho que o dinheiro que vai "sobrar" vai ser direcionado em sua grande maioria para que sejam resolvidos eventuais problemas de crédito e para investimentos em infra-estrura para fazer a máquina da economia girar.

Concordo com você em relação aos BH´s(por sinal já tinha dito isso na outra mensagem), não acredito em compras de grande monta em importação direta, de pratileira, mas as compras que puderem ser carimbadas como construção local, quer dizer gerar empregos internamente poderão ser feitas. Essa é a palavra mágica, por exemplo, o projeto do C-390 ganhou força a meu ver por conta da crise.

Me parece que o FX-2 só sairá se for carimbado como construção local ou equivalente. Creio mesmo que o valor do contrato deixou de ser relevante, se alguns dos concorrentes fizer uma proposta concreta e viável de construção local, sairá vencedor.

[]´s

oswaldo208
Novato
Novato

#40 Mensagem por oswaldo208 » Sáb Mar 14, 2009 11:42 am

FAB 001 is presidente of Brazil ??? UH-60L ? 2 persons?
Brazilian Air Force One ?

Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#41 Mensagem por Thor » Sáb Mar 14, 2009 12:00 pm

oswaldo208 escreveu:FAB 001 is presidente of Brazil ??? UH-60L ? 2 persons?
Brazilian Air Force One ?
Sorry??

Brasil acima de tudo!!!
Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#42 Mensagem por Thor » Sáb Mar 14, 2009 12:09 pm

Vinícius, dinheiro no Brasil existe, só que mal distribuído...
Exemplo: Orçamento da saúde será de R$ 51,8 bilhões em 2008... Em conseqüência, conforme levantamento do jornal O Globo, os gastos do Congresso chegarão a R$ 6 bilhões neste ano, o equivalente a R$ 190 a cada segundo... e por aí vai. Isso o que é divulgado, fora os ocultos.
O que seriam apenas 525mi? Isso não é nada e não vai resolver muita coisa na maioria dos ministérios, mas na FAB faria a diferença.
Quando a área militar busca uma compra, normalmente o off-set cobre grande parte dela, gerando divisas e emprego para o Brasil. Não é o que vemos em outros setores.
Abra

Brasil acima de tudo!!!
gaitero
Sênior
Sênior

#43 Mensagem por gaitero » Sáb Mar 14, 2009 12:22 pm

PRick escreveu:

Concordo com você em relação aos BH´s(por sinal já tinha dito isso na outra mensagem), não acredito em compras de grande monta em importação direta, de pratileira, mas as compras que puderem ser carimbadas como construção local, quer dizer gerar empregos internamente poderão ser feitas. Essa é a palavra mágica, por exemplo, o projeto do C-390 ganhou força a meu ver por conta da crise.

Me parece que o FX-2 só sairá se for carimbado como construção local ou equivalente. Creio mesmo que o valor do contrato deixou de ser relevante, se alguns dos concorrentes fizer uma proposta concreta e viável de construção local, sairá vencedor.

[]´s
E por isto o EC-725 venceu, mesmo muitos não gostando....

Acho que os BH's não são prioridade, mas serão adqueridos e sou mais otimista, acredito que somando as ecomendas da FAB, EB e MB a compra passará facilmente de 20 unidades. Acredito em algo proximo a 24 unidades.

Penso que a mudança filosófica no pensamento do MD vai lentamente fazer com que as unidades se padronizem, por este motivo creio que os BH's e os EC-725 e alguma unidade para substituir os Fennic, esquilos e outros helis menores, serão a espinha dorçal das três forças, já unidades como Mi-35, Panther e Linx, serão auxilares.
6 tipos de Helis para as 3 forças é um numero bastante aceitável, principalmente analizando o contexto.

BH's, EC-725, MI-35 e 1 tipo leve para fab
BH's, EC-725, Panther e 1 tipo leve para o EB
SH's, EC-725, Linx e 1 tipo leve para a MB

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
gaitero
Sênior
Sênior

#44 Mensagem por gaitero » Sáb Mar 14, 2009 12:46 pm

Ao meu ver com poucos recursos e aproveitando as unidades existentes poderiamos ter uma frota fantástica de helicópteros.
Eu penso em algo assim.

2 EC-725 Para presidência.

16 BH's, 16 EC-725, 16 MI-36, 12 EC-130, total 60 helis para FAB

8 BH's, 16 EC-725, 32 Panther para missão de Ataque, 12 EC-130, total 68 helis para o EB

12 SH's, 16 EC-725, 12 Lynx modernizados, 12 EC-130, total 52 helis para MB

Total 180 Helis.

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#45 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Mar 14, 2009 1:10 pm

Thor escreveu:Vinícius, dinheiro no Brasil existe, só que mal distribuído...
Exemplo: Orçamento da saúde será de R$ 51,8 bilhões em 2008... Em conseqüência, conforme levantamento do jornal O Globo, os gastos do Congresso chegarão a R$ 6 bilhões neste ano, o equivalente a R$ 190 a cada segundo... e por aí vai. Isso o que é divulgado, fora os ocultos.
O que seriam apenas 525mi? Isso não é nada e não vai resolver muita coisa na maioria dos ministérios, mas na FAB faria a diferença.
Quando a área militar busca uma compra, normalmente o off-set cobre grande parte dela, gerando divisas e emprego para o Brasil. Não é o que vemos em outros setores.
Abra
Thor, eu sei disso, infelizmente. Infelizmente (de novo) é a nossa realidade e temos que trabalhar com ela. Numa realidade ideal não haveria essas dificuldades, na nossa atual, essa mesmo aí que você descreveu, há muitas. Infelizmente (terceira vez), não sou eu quem precisa ser convencido da necessidade e das vantagens das compras militares. Quem dera que fosse assim. Infelizmente (quarto lamento), é quem tem a caneta...

Vinicius Pimenta

Responder