Nova Aquisição EB II

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Nova Aquisição EB II

#286 Mensagem por WalterGaudério » Sex Fev 20, 2009 12:45 pm

glauberprestes escreveu:Então, podemos pensar em 1+6+2= 9 radares... Falta um "pouco" para termos um radar para cada bateria anti-aérea. Se o M200 for tão móvel quanto o M60, será um passo que nos colocará na dianteira (atenção, não é TOPO) da radarização mundial...

Só que uma águia é inútil se enxergar mas não tiver garras...
É aí que podem entrar os russos ou os suecos. Vai ter prêmio de consolação para todo mundo.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: Nova Aquisição EB II

#287 Mensagem por Brasileiro » Sex Fev 20, 2009 12:55 pm

Glauber, a intenção do EB é essa mesmo, ter um radar SABER para cada bateria anti-aérea e depois os M-200 para os GAAe, mas o problema é que tem que dar defesa aérea para a cavalaria, aí justifica mais radares, algo próximo de 30.

Ciclone, os russos já levaram o presentinho deles, o Mi-35 e um lote de Igla, que talvez até aumente com o tempo. Quanto aos suecos, pra mim está bem claro que o EB quer mísseis de ombro e não trambolhos como o RBS-70. Mas agora se eles entrarem na parte de média altura.... 8-]



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8397
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Nova Aquisição EB II

#288 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Fev 20, 2009 3:05 pm

Não acho... a altitude máxima de operação do Igla é de 3.500 metros, enquanto o RBS atinge 4.000. O alcance do RBS é 2,8km maior, mas não vejo como um sistema de média altitude. Penso que será um míssil com alcance maior que 10km, altitude de operação maior que 5.000 metros, e de guiagem ativa.

Na minha cabeça, uma solução semelhante ao Linebacker, ou o Gepard será adotada pelo EB.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Nova Aquisição EB II

#289 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Fev 20, 2009 3:08 pm

Tá, mas aí você proporia um uso combinado de Igla, RBS e mais um de média altura?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
brisa

Re: Nova Aquisição EB II

#290 Mensagem por brisa » Sex Fev 20, 2009 3:20 pm

Os novos IGLAS adquiridos são da versão S com alcance de 6000mts

http://www.kbm.ru/en/product/manpads/igla-s

Agora não sei se foi o EB ou a FAB que os adquiriram.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8397
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Nova Aquisição EB II

#291 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Fev 20, 2009 3:21 pm

Primeiro, me retifico. Onde está escrito "na minha cabeça...", incluam a palavra CAVALARIA entre "cabeça", e ",uma".


Vinicius Pimenta escreveu:Tá, mas aí você proporia um uso combinado de Igla, RBS e mais um de média altura?
Não. Já está consolidado que o Igla é o míssil padrão de baixa altura do EB. Na minha opinião, o RBS perdeu a vez, não será adotado por aqui. O que proponho, é:
Igla + Saber 60 nas baterias de brigadas;
Igla + Tubo (?) + Míssil de média altura + M200 nos GAAAe

Agora, uma coisa que não está clara para mim, é se a linha Saber trabalha apenas "enxergando" as ameaças, ou também faz as vezes de EDT.




Brisa, me parece ser o EB.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Nova Aquisição EB II

#292 Mensagem por Sideshow » Seg Fev 23, 2009 7:45 am

Parece que o cronograma do Saber está com um leve atrazo.

2ª Fase - 2007/2008
- 3 Radares Saber M60
- 1 Radar Saber M60 + 1 Sistema de C2

3ª Fase - 2008/2009
- 1 Radar SAber M200

__________________________________

Aproveitando o assunto o tal Míssil superfície-ar de média altura parece que vai sair mesmo, ele já aparece nos projetos do Ctex junto com o de baixa altura (MSA 3.1)

Olha esse esquema retirado de um apresentação do Ctex
Imagem

Impressão minha ou ele ta com cara de Spada? Lembrando que a MB está negociando a fabricação dos motores do Aspide que foram desenvolvidos pelo CITEFA (arg) e segundo os argentinos tem o mesmo desempenho do Aspide 2000.

Por mais que goste da idéia, fico com medo de ficarmos mais 10 anos sem um sistema nessa classe, uma solução paliativa seria o uso o MAA-1B.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Nova Aquisição EB II

#293 Mensagem por Bolovo » Seg Fev 23, 2009 9:39 am

O míssil lembra um Derby. E adorei que o genio que fez o PDF colocou a figura no inverso. [003] Eu acho que o conteiner manobravel não é uma boa solução. Prefiro que seja um sistema VLS, como é o MICA terrestre. :wink: Mas o bom é que os projetos estão andando! :D :!:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Nova Aquisição EB II

#294 Mensagem por WalterGaudério » Seg Fev 23, 2009 3:33 pm

Bolovo escreveu:O míssil lembra um Derby. E adorei que o genio que fez o PDF colocou a figura no inverso. [003] Eu acho que o conteiner manobravel não é uma boa solução. Prefiro que seja um sistema VLS, como é o MICA terrestre. :wink: Mas o bom é que os projetos estão andando! :D :!:
Interessante ver um projeto como este em maturação no EB, e a FAB estudando pelo menos até outubro do ano passado, o sueco Bolide




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: Nova Aquisição EB II

#295 Mensagem por Brasileiro » Seg Fev 23, 2009 3:51 pm

Desconsiderem esta imagem. Tem apenas caráter ilustrativo, apenas para mostrar como poderia ser o míssil. Nada que tenha esta configuração alcançaria a média altura, pois não passa de um MAA-1 lançado do solo.

O que o EB está desenvolvendo a sério é o MSA de baixa altura, que deverá ser similar ao Igla-S, inclusive com o protótipo da cabeça de busca já contratado junto à Opto Eletrônica. Se a FAB estava ou está estudando comprar o Bolide, eu lamento muito, pois poderia muito bem juntar esforços com o EB em seu míssil e adotar conjuntamente, o que aliás está previsto na END (que está caminhando a passos largos, pelo menos no EB): interoperabilidade!



abraços]




----------------
amor fati
Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Nova Aquisição EB II

#296 Mensagem por Sideshow » Seg Fev 23, 2009 5:25 pm

Desconsiderem esta imagem. Tem apenas caráter ilustrativo, apenas para mostrar como poderia ser o míssil. Nada que tenha esta configuração alcançaria a média altura, pois não passa de um MAA-1 lançado do solo
Gostei do olhometro brasileiro.....

Parece que o desenvolvimento do MSA - media altura foi aprovado, foi a mesma coisa com o MSA 3.1, primeiro apareceram menções em documentos do EB e antes mesmo dos ROB ser publicado apareceu um contrato no DOU para o teste com a grão propelente para o motor impulsor.




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Nova Aquisição EB II

#297 Mensagem por Sideshow » Seg Fev 23, 2009 6:22 pm

Lembra alguma coisa.....

Imagem

Diretora de tiro do ASTROS II, no caso desse novo sistema teria que ser desenvolvido um novo radar ou uma versão modernizada do FILA.

Imagem
MSA-1 da FAB (1993)

Esse novo míssil lembra com o MSA-1 da FAB, que tinha um alcance porco de 6km por usar o mesmo motor-foguete do MAA-1-A. Na verdade o objetivo do projeto era mais para manter o Know How em mísseis do CTA do que desenvolver um sistema antiaéreo.




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7595
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 102 vezes

Re: Nova Aquisição EB II

#298 Mensagem por FOXTROT » Seg Fev 23, 2009 8:02 pm

O importante é que há estudos das FA, e desenvolvimento da nossa industria nos sistemas antiaéreos, em breve teremos defesa antiaerea, o que no meu entendimento não existe atualmente.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Nova Aquisição EB II

#299 Mensagem por Bolovo » Seg Fev 23, 2009 11:39 pm

O sistema baseado no Tectran ficaria uma belezinha.

Mas acho que ficaria bem maior que um FILA, mais ou menos como o ELTA 2106 do Spyder.

Imagem


Eu vejo que a intenção é fazer um Spyder tupiniquim.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: Nova Aquisição EB II

#300 Mensagem por Dieneces » Ter Fev 24, 2009 4:16 am

Bolovo escreveu:O sistema baseado no Tectran ficaria uma belezinha.

Mas acho que ficaria bem maior que um FILA, mais ou menos como o ELTA 2106 do Spyder.

Imagem


Eu vejo que a intenção é fazer um Spyder tupiniquim.
Para variar , vou concordar contigo , Bolovo...Tenho essa mesma impressão...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Responder