JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6301 Mensagem por Bolovo » Qui Fev 19, 2009 1:59 am

Immortal Horgh escreveu:Nem na USAF é assim.


[ ]s
Uma coisa é um F-15, caça pesado, outra é um Rafale ou EF-2000, caças médios.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6302 Mensagem por Bourne » Qui Fev 19, 2009 2:22 am

Immortal Horgh escreveu:
Valdemort escreveu:
Sei disso amigo . So que estou contando que ate 2025 ja estara disponivel pra exportacao e nosso Brasil cheio de dinheiro do Pre-Sal.
E com a economia bombando ja por volta de 3 tri de dolares .

Abcs

Ele não será exportado de forma alguma. Já está uma batalha para conseguirem verbas para chegar-se à uma frota de 243 aeronaves antes que encerrem a linha de produção, sem contar que eles serão a ponta de lança da USAF por mais pelo menos uns 20/30 anos. E a END é bem clara: caça de 5ª geração, só com participação nacional.

[ ]s
Não afirmaria isso com tanta convicção. Na verdade, o F-22 será exportado, mas a pergunta quem são os interessados, quem está autorizado para tal e quando vai acontecer. Esse número de 243 aeronaves não que dizer que após isso a linha será fechada, mas, sim, hibernar ou reduzir a escala de produção. Entretanto, sempre pensar no constante aprimoramento do equipamento e que pode ser necessário produzir em larga escala. Além do mais, essa "batalha" para conseguir verbas para o projeto pode tornar a opção de exportar bem atraente, especialmente para os países mais chegados.

Sobre o F-22 no Brasil. Sei lá. Esse mundo está tão "vida Loka" mano, que não duvido de nada. [040]




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6303 Mensagem por Bourne » Qui Fev 19, 2009 2:36 am

Bolovo escreveu:
Immortal Horgh escreveu:Nem na USAF é assim.


[ ]s
Uma coisa é um F-15, caça pesado, outra é um Rafale ou EF-2000, caças médios.
De qualquer forma, a FAB não é uma mini USAF, mas, sim a FAB. Assim, primeiro deveria escolher um caça TOP no F-X e, mais tarde, o modelo de caça de quinta geração para assumir essa função ao longo das próximas décadas. Depois, adquirir uma quantidade razoável. Aí sim, nesse meio tempo, definir se ela deseja um caça low, que tipo de missões vai efetuar e como complementará o caça Top, escolher e/ou desenvolver o modelo e estipular a quantidade.

Também defendo um caça low, mas robusto e barato, com elevada compatibilidade com o caça do F-X. Entretanto, nesse meu pensamento, o Gripen não encaixa por que é sofisticado e oneroso demais para a função de caça low, mas para ser o hi pode até ser interessante. Daí vem as minhas elocubrações sobre um J-10 chinês ou o coreano Golden Eagle coreano, ambos abrasileirados e feitos sob medida para serem os caças low da FAB. Dessa forma, não importa se não são furtivos e sem grande sofisticação, já que realizarão as tarefas mais simples e operarária. Caso contrário, para as missões mais sofisticadas, tem o F-X e o novo caça de quinta geração.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6304 Mensagem por Penguin » Qui Fev 19, 2009 10:02 am

Bourne escreveu:
Bolovo escreveu: Uma coisa é um F-15, caça pesado, outra é um Rafale ou EF-2000, caças médios.
De qualquer forma, a FAB não é uma mini USAF, mas, sim a FAB. Assim, primeiro deveria escolher um caça TOP no F-X e, mais tarde, o modelo de caça de quinta geração para assumir essa função ao longo das próximas décadas. Depois, adquirir uma quantidade razoável. Aí sim, nesse meio tempo, definir se ela deseja um caça low, que tipo de missões vai efetuar e como complementará o caça Top, escolher e/ou desenvolver o modelo e estipular a quantidade.

Também defendo um caça low, mas robusto e barato, com elevada compatibilidade com o caça do F-X. Entretanto, nesse meu pensamento, o Gripen não encaixa por que é sofisticado e oneroso demais para a função de caça low, mas para ser o hi pode até ser interessante. Daí vem as minhas elocubrações sobre um J-10 chinês ou o coreano Golden Eagle coreano, ambos abrasileirados e feitos sob medida para serem os caças low da FAB. Dessa forma, não importa se não são furtivos e sem grande sofisticação, já que realizarão as tarefas mais simples e operarária. Caso contrário, para as missões mais sofisticadas, tem o F-X e o novo caça de quinta geração.
O MTOW do J-10 não fica muito distante do Rafale. Não sei até que ponto o caça chines poderia ser considerado low.

Se considerado o custo do ciclo de vida, tb não fica claro se um Gripen C seria caro comparado com os demais "caças leves".

Dos caças atuais, o Gripen C seria talvez o mais próximo do conceito do F-20.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6305 Mensagem por Skyway » Qui Fev 19, 2009 10:48 am

Apoiar a operação do Gripen como Low é subestimar a capacidade do avião julgando só pelo tamanho.
O que na minha opinião não é uma coisa muito esperta.

Pesquisando mais e procurando saber mais coisas sobre o Gripen, percebe-se que ele serve como um bom Hi. :wink:


Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6306 Mensagem por Skyway » Qui Fev 19, 2009 10:53 am

Bolovo escreveu: Imagem
Gostei dessa arte...

A-Darter, Python 5, Derby e camuflagem digital. 8-]




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6307 Mensagem por Penguin » Qui Fev 19, 2009 10:57 am

Skyway escreveu:Apoiar a operação do Gripen como Low é subestimar a capacidade do avião julgando só pelo tamanho.
O que na minha opinião não é uma coisa muito esperta.

Pesquisando mais e procurando saber mais coisas sobre o Gripen, percebe-se que ele serve como um bom Hi. :wink:


Um abraço!
Os equipamentos que um caça necessitava na década de 80, hoje provavelmente não seriam suficientes.

Um F-20 hoje (um Super F-20), seria muito próximo de um Gripen.

Para quem está equipado com F-5 e Mirage 2000, o Gripen é hi.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4921
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 673 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6308 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Fev 19, 2009 11:13 am

Skyway escreveu:camuflagem digital. 8-]
Será que isso pega? :?

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6309 Mensagem por Skyway » Qui Fev 19, 2009 11:17 am

FIGHTERCOM escreveu:
Skyway escreveu:camuflagem digital. 8-]
Será que isso pega? :?

Abraços,

Wesley
Na FAB não, e no mundo tenho quase certeza que tambem não. :lol:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6310 Mensagem por Skyway » Qui Fev 19, 2009 11:18 am

Santiago escreveu:
Skyway escreveu:Apoiar a operação do Gripen como Low é subestimar a capacidade do avião julgando só pelo tamanho.
O que na minha opinião não é uma coisa muito esperta.

Pesquisando mais e procurando saber mais coisas sobre o Gripen, percebe-se que ele serve como um bom Hi. :wink:


Um abraço!
Os equipamentos que um caça necessitava na década de 80, hoje provavelmente não seriam suficientes.

Um F-20 hoje (um Super F-20), seria muito próximo de um Gripen.

Para quem está equipado com F-5 e Mirage 2000, o Gripen é hi.

[]s
O Gripen NG é Hi pra qualquer país, não só para o brasil que tem atualmente uma frota obsoleta/modernizada.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4921
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 673 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6311 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Fev 19, 2009 11:19 am

Skyway escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Será que isso pega? :?

Abraços,

Wesley
Na FAB não, e no mundo tenho quase certeza que tambem não. :lol:
Imaginei que não. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6312 Mensagem por LeandroGCard » Qui Fev 19, 2009 12:41 pm

Skyway escreveu:Apoiar a operação do Gripen como Low é subestimar a capacidade do avião julgando só pelo tamanho.
O que na minha opinião não é uma coisa muito esperta.

Pesquisando mais e procurando saber mais coisas sobre o Gripen, percebe-se que ele serve como um bom Hi. :wink:


Um abraço!
Acho que quando o pessoal pensa em um Hi/lo mix para a FAB com o Gripen NG não está imaginando a versão “full” dele, e sim uma versão “Br”. Os pontos principais que diferenciam o Gripen NG do Gripen “padrão” são o motor 20% mais potente, o radar AESA e o aumento de 40% na capacidade interna de combustível, devido à alterações na célula. Mas e se a FAB não quiser isso tudo?

Pode-se por exemplo imaginar para agora a aquisição de um caça médio/pesado para o FX-2, com o máximo de “recheio tecnológico” que se conseguir. Em paralelo negocia-se o licenciamento para produção na Embraer do projeto básico do Gripen NG (a célula alterada), com o mesmo motor do FX-2 (o que além de simplificar a cadeia logística criaria escala para a construção do motor no Brasil, bem dentro do espírito da END), coloca-se a aviônica da Eletroeletrônica (no mesmo nível do ALX, F5-Br e AMX-Br), uma versão do radar SPC-1, o link de dados padrão da FAB e de quebra a própria Embraer aplica os recursos de redução de RCS desenvolvidos para o programa F-5 Br. Seria um programa muito parecido com o M-2000 Br oferecido no tempo do FX-1, só que sobre uma plataforma mais avançada.

O resultado com certeza não seria um avião Hi, mas ainda ficaria muito acima das capacidades das aeronaves atuais da FAB, certamente teria um custo inferior ao do NG “full” (e é claro também capacidades inferiores, mas isto não seria problema pois já teríamos o FX-2) e seria bem mais em conta do que o FX-2, podendo ser produzido praticamente completo no Brasil. E o tempo necessário para a Embraer desenvolver este “Gripen BR” seria a janela entre a entrada em operação do FX-2 e o início da saída dos caças atuais.

Tudo se encaixa, por isso a idéia é tão atraente. É só parar trocar o sufixo de “NG” para “Br”. Só que infelizmente não acredito que na FAB ou no governo como um todo exista alguém que consiga pensar tão longe assim.


Abraços à todos,


Leandro G. Card




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: JAS-39 Gripen

#6313 Mensagem por gaitero » Qui Fev 19, 2009 1:08 pm

Ora, por favor, o que faz o caça ser Hi ou low é o tipo de missão que ele vai desempenhar, de maneira nenhuma dizer que o gripen poderia ser o caça Low é afirmar que ele não é capaz. Muito pelo contrário. O Bourne sujeriu o J-10 para ser o Low, o gripen não minha opinião não deve em nada ao Chinês, inclusive o considero em todos os aspectos superior. ( Na Red Flag o gripen desempenhou missão de Ataque ao lado dos F-5BR e F-16 que realizavam a escolta)

Fazer um mix é importante principalmente quando analizamos as características e a história da FAB. Temos um país continental, que precisa de caças Médios/Grandes, mas não temos recursos e logística para manter uma grande unidade de caças Médios/Grandes, mas principalmente, para que haja tal mudança precisariamos fazer uma grande alteração filosófica, estrutural e política.

O Gripen é o caça que mais se aproxima tanto do AMX quanto do F-5 quanto do M-2000.

O vencedor do FX-2 com ecessão do gripen, é em todos os aspectos um caça médio/Grande, se substituirmos todos por um unico vetor( F-18 ou Rafale), teremos uma força Poderosa, porem cara, e eu não consigo ver em um horisonte de 10 a 15 anos uma mudança de filosofia a ponto de termos um grande numero de caças Médios/Grandes.

Eu acredito que o substituto dos M-2000 será um caça Médio/Grande, acredito tambem que os F-5 podem ser substituidos por caças Médios/Grandes, porém, não consigo ve-lôs substituindo AMX e Xavante.

Quantos F-5 e M-2000 temos hoje? Aprox 70.....
Quantos AMX e Xavantes(operacionais)? Aprox 60......

Para ser uma força composta de um unico vetor, com os recursos que a FAB tem, analizando os misseis a serem usados, o único capaz de substituir todos os caças e mesmo assim manter a mesma linha operacional, os mesmos armametos incluindo os Futuros misseis, sistemas de comunicação e a própria extrutura das Bases, o Único é o gripen NG.

Tenho a certeza de que se o F-18 ou o rafale vencer, eles não substituirão toda a frota da FAB.




Editado pela última vez por gaitero em Qui Fev 19, 2009 1:50 pm, em um total de 2 vezes.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4921
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 673 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#6314 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Fev 19, 2009 1:10 pm

Fico aqui pensando o que seria melhor, pegar uma plataforma como o Gripen NG e fazer um downgrade ou pegar uma plataforma como o M346/Golden Eagle e realizar um upgrade?

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: JAS-39 Gripen

#6315 Mensagem por gaitero » Qui Fev 19, 2009 1:17 pm

Eu não entendo...... não existe esta de downgrede, não há motivos para tal, um caça low não precisa ser inferior, ele precisa sim ser compativel com o tipo de missão, melhor ainda é ter um caça que tenha capacidade HI-LOW, pois quando a coisa ficar preta, este poderá ser o que no momento o cenário exigir.




Editado pela última vez por gaitero em Qui Fev 19, 2009 1:18 pm, em um total de 1 vez.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Responder