NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39193
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2785 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#376 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 20, 2009 2:16 pm

Militar morre após prova

Morreu este sábado no Hospital Militar de Lisboa o furriel Agostinho Carvalho, de 29 anos, que estava hospitalizado naquela unidade desde 16 de Dezembro. O militar participava num curso de liderança, a última etapa do curso de formação de sargentos na Escola Prática de Infantaria do Exército, em Mafra, quando se sentiu indisposto.




Assistido pela equipa médica que acompanhava as provas físicas e psicológicas – que incluem combates corpo a corpo – António Carvalho foi conduzido ao Hospital Militar de Lisboa. O seu estado de saúde foi-se agravando e entrou em coma dez dias depois. Faleceu no sábado, ao fim de um mês no hospital.

O tenente-coronel Perdigão, das Relações Públicas do Exército, explica ao CM que o militar "sentiu-se mal após uma série de provas físicas – que os militares têm de cumprir para ascender ao posto de sargento – mas quis continuar o exercício". Os médicos decidiram antes levá-lo ao hospital.

O responsável explica ainda que o curso de liderança em que Agostinho Carvalho participava inclui "uma prova de combatividade, que não demora mais de 45 segundos e em que dois militares se defrontam com luvas de boxe". O Exército aguarda pelos resultados da autópsia, realizada hoje, para avançar com uma investigação sobre a morte do militar.

Agostinho Carvalho deixa mulher e uma filha menor. Preparava-se para passar ao quadro permanente e já tinha estado destacado em missões no estrangeiro, nomeadamente na Bósnia.

José Carlos Marques
:arrow: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000010




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39193
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2785 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#377 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 21, 2009 3:09 pm

Diário Digital
Política - quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009 | 11:39

Exercício em Beja testa batalhão para missão da NATO

Quase mil militares da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR) do Exército Português participam, a partir de sábado, no concelho de Beja, num exercício militar para certificar uma unidade de batalhão pára-quedista para integrar missões da Nato. O exercício, que irá decorrer até dia 30, na freguesia de Baleizão, pretende certificar, a nível nacional, o 2º Batalhão Pára-quedista do Exército Português para actuar em missões da NATO Response Force 13 (NRF13), explicou hoje à agência Lusa o porta-voz da BrigRR, tenente-coronel Joaquim Batuca. Com o nome de código «NRF13», precisou, o exercício irá examinar e certificar as capacidades do batalhão no «planeamento e condução de operações militares típicas de um batalhão pára-quedista, no âmbito do emprego da NRF13».

Além das forças do 2º Batalhão Pára-quedista, sedeado no Regimento de Infantaria 10, Área Militar de São Jacinto, vão participar no exercício forças de várias unidades da BrigRR, num total de quase mil militares, com meios do Exército e da Força Aérea Portuguesa. Durante o exercício, que vai desenvolver-se num país fictício da Península Ibérica que atravessa um cenário de crise devido à violência e à conflituosidade internas, a BrigRR irá constituir-se num comando de Brigada mandatado para criar uma zona de separação (Zone of Separation - ZOS) entre duas facções em conflito.

Diário Digital / Lusa

:arrow: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=369107




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
AMRAAM
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Seg Jun 30, 2008 6:42 pm
Localização: Murcia-ESPAÑA

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#378 Mensagem por AMRAAM » Sáb Jan 24, 2009 7:04 pm

España y Portugal se comprometen a colaborar en UAV y mantenimiento de blindados
Imagem
23/01/2009 (Infodefensa.com) - Los ministros de Defensa de España y Portugal, Carme Chacón y Nuno Severiano Teixeira, respectivamente, se han comprometido a colaborar y profundizar en fórmulas de colaboración en diversas áreas militares como los vehículos aéreos no tripulados, el mantenimiento de medios acorazados y mecanizados y en materia aeronáutica, en relación concretamente al helicóptero EC-135 y el avión A-400M.

Estas decisiones están incluidas en una Declaración de Intenciones firmada por ambos ministros en el marco de del II Consejo Hispano-Luso de Seguridad y Defensa que se ha celebrado en Zamora coincidiendo con la Cumbre Hispano-Lusa, y que presente iniciar una nueva era de cooperación entre las Fuerzas Armadas de los dos países vecinos.

Según el comunicado de prensa hecho público por el departamento de Chacón, en lo concerniente a la Declaración de Intenciones en el ámbito del armamento e industria de Defensa, ambos países expresaron su firme intención de iniciar la cooperación en materia aeronáutica, con un paquete único que contemple los helicópteros EC-135 y el avión A-400M; y en programas navales, en la futura reestructuración a largo plazo del sector naval europeo.

Además, el documento firmado contempla la posibilidad de colaboración en el mantenimiento de medios acorazados y mecanizados por parte de los organismos responsables de cada Ministerio, y que se estudien las formulas y las posibilidades de profundizar en la cooperación respecto a los vehículos aéreos no tripulados.

Igualmente, ambos países trabajarán para identificar áreas de interés común relacionadas con programas internacionales de observación de la Tierra y en el intercambio de imágenes.

Intercambio oficiales

La Declaración también contempla la creación de una comisión de estudio para iniciar el proceso de intercambio académico de oficiales, siguiendo un modelo similar al del programa ‘Erasmus', con la creación, a tal efecto, de una comisión de estudio. Este acuerdo se enmarca en la iniciativa europea aprobada por el Consejo de la UE para el intercambio de jóvenes oficiales, tomando como referencia el programa académico ‘Erasmus'. Dicha iniciativa trata de reforzar la interoperabilidad de las fuerzas, es decir, que puedan actuar de forma conjunta y coordinada, y desarrollar la cultura europea de seguridad y defensa.

De esta manera, España y Portugal consideran que el intercambio académico favorecerá la movilidad de los estudiantes y de los profesores de las escuelas militares, incrementando el conocimiento de ambos en el área de la seguridad y de la defensa.

Cooperación entre FAS

Así mismo, en el marco de la Cumbre Hispano-Lusa, el jefe de Estado Mayor de la Defensa de España, general José Julio Rodríguez, y el jefe del Estado Mayor General de las Fuerzas Armadas de Portugal, general Luis Vasco Valença, firmaron también una Declaración Común con el fin de reforzar la cooperación permanente entre las Fuerzas Armadas de ambas naciones.
Este acuerdo prevé el intercambio de información sobre el análisis de las opciones de respuesta militar antes escenarios de operaciones reales concretas desarrolladas en el marco de organizaciones internacionales; el planeamiento y ejecución de actividades y ejercicios combinados entre ambas Fuerzas Armadas; y el intercambio de personal entre unidades terrestres, navales y aéreas ante cualquier posible amenaza.
:arrow: http://www.infodefensa.com/esp/noticias ... p?cod=1059

SALUDOS!!




Imagem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39193
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2785 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#379 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 28, 2009 2:15 pm

Imagem
Defesa: Militares Pára-quedistas "aterram" em Beja para estabilizar "país" em conflito

Beja, 28 Jan (Lusa) - Com 53 anos, o comandante da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR) do Exército Português ainda "alinha" em "aventuras". Ao lado de 400 militares pára-quedistas, faz questão de saltar de pára-quedas de um avião C-130.


Num hangar da Base Aérea nº 11 de Beja (BA11), começava terça-feira à noite uma operação aerotransportada que terminou hoje de madrugada, após ter lançado e infiltrado os militares num país fictício da Península Ibérica que atravessa uma crise interna, devido à violência entre duas facções em conflito.


A BA11 "transformou-se" numa base aérea intermédia de apoio e a zona de aterragem no país fictício ficava a cerca de 20 quilómetros, entre as freguesias rurais de Quintos e de Salvada, no concelho de Beja.


Este é o cenário de mais uma etapa do Exercício "NRF 13", a decorrer até sexta-feira, naquele concelho alentejano, envolvendo quase mil militares, dos quais 400 pára-quedistas, para certificar, a nível nacional, uma Unidade de Escalão Batalhão Pára-quedista da BrigRR para integrar missões da Nato.


Distribuídos em fileiras, de pára-quedas às costas e sentados em sacos com 35 quilos de equipamento individual, o major-general Carlos Jerónimo e os seus homens aguardavam a vez de voar.


Em termos tácticos, Carlos Jerónimo não precisava de saltar de pára-quedas desta vez, nem vai participar em todo o exercício, mas como se tratava de uma operação de batalhão, o comandante "fez questão" de acompanhar os seus homens no salto.


"Tiramos mais partido do factor surpresa se fizermos estas colocações de pessoal num período de visibilidade reduzida", explica o major-general, que integrou a fileira de pára-quedistas do primeiro de sete voos do C-130 que lançou os militares no teatro de operações, numa noite "gelada" e "cerrada".


Quatro horas depois, todos os militares pára-quedistas já estavam em terra e, à excepção de cerca de 20 baixas, a maioria devido a entorses contraídos durante a aterragem, começaram a bater o terreno.


Na escuridão, aqui e ali, avistavam-se luzes, umas vermelhas, outras verdes ou azuis, que sinalizavam a presença dos militares a tomar posição, munidos de ração de combate para três dias, ou seja, até sexta-feira, quando terminará o exercício.


Até lá, actuando como força de entrada inicial, os militares vão "tentar estabilizar a situação" no país fictício para, "a posteriori, possibilitar a entrada de ajuda humanitária às populações", explicou Carlos Jerónimo.


Após o Exercício "NRF 13", a Unidade de Escalão Batalhão Pára-quedista irá, "nos próximos seis meses, completar a certificação internacional".


Depois, ficará "em 'standby' à disposição da NATO", para intervir em qualquer teatro de operações", em missões no âmbito da "NATO Response Force 13" (NRF13), "caso seja necessário" e "haja decisão política", disse o major-general.


As forças da BrigRR, uma das unidades do Exército que "mais tem contribuído" para a Força de Reacção Imediata que Portugal dispõe para "intervir em qualquer situação" mediante um "pré-aviso de cinco dias", "estão preparadas para intervir como força de entrada inicial num teatro de operações", garantiu Carlos Jerónimo.


A missão das unidades pára-quedistas é "possibilitar a aterragem a posteriori de um maior volume de forças para desenvolver uma qualquer operação", explicou.


A BrigRR, que já teve cinco contingentes no Afeganistão, constituídos por duas unidades pára-quedistas e três de comandos, tem actualmente militares no Kosovo e Afeganistão.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39193
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2785 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#380 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jan 29, 2009 3:30 pm

«NATO Response Force» em Beja

video: http://www.videos.iol.pt/consola.php?pr ... &referer=1#




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39193
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2785 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#381 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Fev 14, 2009 1:26 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39193
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2785 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#382 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Fev 18, 2009 11:37 am

Cinco alunos internados por excesso de treino físico

ANA BELA FERREIRA e CATARINA GUERREIRO

Colégio Militar. Estudantes do 11.º foram parar ao Hospital Militar Principal por "fadiga muscular". A direcção da escola diz que tal se deveu à excessiva dedicação na preparação do Dia Comemorativo, mas adianta que vai clarificar a situação. Médico estranha internamento dos jovens

Três chegaram ao hospital na quinta e dois no domingo

Cinco alunos do Colégio Militar estão internados no Hospital Militar Principal, em Lisboa, devido a excesso de treino físico. O Exército confirmou a situação ao DN e explicou que os jovens, do 11.º ano, pré- -finalistas, "estão em preparação do Dia Comemorativo (3 de Março), o que tem implicado uma agenda de actividades com maior intensidade do que o normal". O porta-voz do Exército adiantou ainda que os alunos, de 15 e 16 anos, "apresentaram sintomas de fadiga muscular", e que foram internados "por precaução". Mas segundo o DN apurou, o internamento já dura há alguns dias: três dos jovens estão no hospital desde na quinta-feira passada e dois entraram no domingo.

De acordo com aquele porta-voz, tudo se deveu ao exigente ensino: "Assumindo que só a dedicação excepcional dos alunos permite manter os elevados padrões de excelência presentes no Colégio Militar a participação entusiástica dos mesmos em todas as actividades em que o Colégio está envolvido, originou que cinco alunos apresentar sintomas de fadiga."

Além disso, segundo o Exército, esta altura do ano é particularmente intensa para os adolescentes que têm de se preparar para o dia comemorativo, em que participam os 400 alunos do Colégio.

Os pais dos miúdos internados ficaram assustados porque os níveis de enzima (substância proteica que pode indicar lesões musculares) estavam muito acima dos valores normais. Até porque, esta não é a primeira vez que o excesso de exercício físico obriga ao internamento de alunos.

No entanto, o médico Mário Jorge Santos, recusando-se a falar do caso específico, esclarece que estes níveis elevados de algumas enzimas "podem indicar destruição muscular".

Mas estes cinco estudantes já estarão bem e em breve terão alta. Aliás, o Exército garante "o diagnóstico clínico revela que nenhum inspira quaisquer outros cuidados ou terapia especial para além do repouso".

O DN sabe, aliás, que a direcção do Colégio Militar vai querer clarificar toda a situação para ver se não se está a exigir aos alunos mais do que aquilo que eles podem dar.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Pereira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1727
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:26 am
Localização: Minas Gerais
Agradeceram: 1 vez

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#383 Mensagem por Pereira » Qua Fev 18, 2009 11:59 am

É ... pensando que a vida de militar é fácil !

"O DN sabe, aliás, que a direcção do Colégio Militar vai querer clarificar toda a situação para ver se não se está a exigir aos alunos mais do que aquilo que eles podem dar."

Mas a inteção é essa ... oras.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39193
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2785 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#384 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Fev 18, 2009 12:05 pm

Pereira, este colégio é apenas uma escola em sistema de internato controlado pelo Exército.

Tive como colega na escola (8º/9º ano) um desistente do colégio militar. O tipo tinha cada história do que se fazia por lá... :twisted:

Tive um colega de trabalho que esteve nos pupilos do Exército, que é outro colégio do Exército. Enquanto que o colégio militar foi feito para formar os filhos do oficiais, os Pupilos do Exército foi feito para formar os filhos dos sargentos. Estamos a falar de instituições muito velhas e com fortes tradições.

O mais curioso foi perceber a rivalidade que havia (há?!) entre as duas instituições.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Editado pela última vez por cabeça de martelo em Qua Fev 18, 2009 12:12 pm, em um total de 1 vez.
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55173
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#385 Mensagem por P44 » Qua Fev 18, 2009 12:07 pm

:roll: mas essa noticia é alguma novidade?




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39193
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2785 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#386 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Fev 18, 2009 12:12 pm

Em que aspecto?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55173
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#387 Mensagem por P44 » Qua Fev 18, 2009 12:25 pm

"Excessos"




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39193
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2785 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#388 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Fev 18, 2009 12:34 pm

Ah! :roll:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55173
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#389 Mensagem por P44 » Sex Fev 20, 2009 6:20 am

não sei se já foi postado aqui

PDF da entrega do LEOPARD 2A6
http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... eopard.pdf




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 293
Registrado em: Qua Set 26, 2007 7:08 am
Localização: Suiça

Re: NOTÍCIAS do EXÉRCITO PORTUGUÊS

#390 Mensagem por Rui » Sex Fev 20, 2009 11:14 am

P44
não sei se já foi postado aqui

PDF da entrega do LEOPARD 2A6
Caro P44, acho que vc anda um pouco atrasado, 2008, :mrgreen: o forte mesmo é o tópico, Notícias de Portugal. :lol: 8-]




É perante o obstáculo, que o homem se descobre.
Responder