TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10036 Mensagem por PRick » Dom Fev 08, 2009 11:22 pm

soultrain escreveu:Segundo percebi, a FAB deixou de ter o ônus da escolha, com a aprovação da END.

Ou seja, antes a FAB escolhia e o Presidente assinava ou recusava. Agora a FAB faz o relatório tecnico, o MD escolhe e o presidente assina.

No meio deste processo a FAB está a ser incompetente, porquê? Verdade ou não deixou transparecer que era.

Primeiro a história dos F/A-35, desenganem-se se pensarem que o vazamento de informações foi casual, depois levou uma chapada de mão aberta da LM ao receber a proposta dos F-16. Passou-se o mesmo com os F-15?

Depois esta short list à rebelia do MD, e se o Orestes tiver razão em relação ao F/A-18E, outra. Sem sequer fazer uma avaliação técnica? Só voando uma ou duas vezes e acreditando somente em papeis? A ser verdade é mais que incompetência, é lesa patria.

[[]]'s

Me parece que a FAB queria o controle do processo, por isso o Programa FX-2, deveria estar pensando, abro para todos apresentarem as propostas, os caras oferecem F-35 a 60 milhões a unidade, e pronto está definido o processo. Agora, aparecem os caras com F-16 e Super Lento, aí as coisas complicaram, passo seguinte; tirar os russos da jogada, Short List. O processo dentro do governo, e mesmo dentro da FAB não é inelutavel ou com o final já com as cartas marcadas, no entanto, sempre falei que franceses e norte-americanos estavam na final.

A retirada dos russos via Short List, parece que saiu pela culatra, queimou o capital técnico da FAB, todo mundo entendeu que foi uma medida política. Resultado as práticas do NJ foram copiadas, isso deixou ele com mais poder agora.

[]´s




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10037 Mensagem por Penguin » Dom Fev 08, 2009 11:41 pm

PRick escreveu:
soultrain escreveu:Segundo percebi, a FAB deixou de ter o ônus da escolha, com a aprovação da END.

Ou seja, antes a FAB escolhia e o Presidente assinava ou recusava. Agora a FAB faz o relatório tecnico, o MD escolhe e o presidente assina.

No meio deste processo a FAB está a ser incompetente, porquê? Verdade ou não deixou transparecer que era.

Primeiro a história dos F/A-35, desenganem-se se pensarem que o vazamento de informações foi casual, depois levou uma chapada de mão aberta da LM ao receber a proposta dos F-16. Passou-se o mesmo com os F-15?

Depois esta short list à rebelia do MD, e se o Orestes tiver razão em relação ao F/A-18E, outra. Sem sequer fazer uma avaliação técnica? Só voando uma ou duas vezes e acreditando somente em papeis? A ser verdade é mais que incompetência, é lesa patria.

[[]]'s

Me parece que a FAB queria o controle do processo, por isso o Programa FX-2, deveria estar pensando, abro para todos apresentarem as propostas, os caras oferecem F-35 a 60 milhões a unidade, e pronto está definido o processo. Agora, aparecem os caras com F-16 e Super Lento, aí as coisas complicaram, passo seguinte; tirar os russos da jogada, Short List. O processo dentro do governo, e mesmo dentro da FAB não é inelutavel ou com o final já com as cartas marcadas, no entanto, sempre falei que no franceses e norte-americanos estavam na final.

A retirada dos russos via Short List, parece que saiu pela culatra, queimou o capital técnico da FAB, todo mundo entendeu que foi uma medida política. Resultado as práticas do NJ foram copiadas, isso deixou ele com mais poder agora.

[]´s
O problema da eliminacao do Su-35 esta relacionado com a manutencao do Gripen NG. A grosso modo, ambos sao cacas em desenvolvimento e apresentam riscos e incertezas maiores. Por que manter um e eliminar o outro? A menos que a Saab tenha oferecido muito mais em termos de ToT que os demais, a coerencia brilhou por sua ausencia. Por outro lado, se o END for levado em conta de forma rigida, pode ser a redencao da Saab e do Gripen NG. Mas aquele prazo de 2011, se a vera, foi de lascar para a Saab.

Por outro lado, pq o Typhoon foi eliminado? Ele sera montado na Arabia Saudita!!! O custo dele nao deve diferir muito do custo do Rafale. Esse me parece ser o grande ausente do shorlist, se o criterio for cacas em operacao e/ou com encomendas caseiras.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
caixeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Dom Abr 20, 2008 10:34 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10038 Mensagem por caixeiro » Seg Fev 09, 2009 12:21 am

Palavra da Senhora Koslowa
De:
"Elizabeth" <koslowa@yahoo.com>
Adicionar remetente à lista de contatos
Para:
aeroespacial@yahoogrupos.com.br

Com isto Jobim, esta blindando a sua escolha contra criticas posteriores.


Porque depois de escolhido o vencedor, nenhum critico pode questionar a suposta “democracia” da escolha realizada. Afinal todos os concorrentes tiveram “sua chance” mesmo que de forma não oficial como o EF-2000 e Su-35.



Este processo de escolha do FX-2 é uma espécie de aprendizado continuado.



Primeiro a derrota francesa no SIVAM pelo descuido na hora de combinar o pagamento, depois a incapacidade da Embraer e da industria francesa de empurrar goela abaixo o Mirage-2000BR.


Desta vez não pode haver erro, o processo tem sido tratado na ponta dos dedos, com todo o conhecimento adquirido. Afinal deste a AvEx não temos uma “festa francesa” nas FA´s brasileiras sua tradicional cliente .



--- Em seg, 9/2/09, caixahoo <caixahoo@yahoo. com.br> escreveu:

De: caixahoo <caixahoo@yahoo. com.br>
Assunto: [aeroespacial] Su-35 e EF-2000 o Retorno
Para: aeroespacial@ yahoogrupos. com.br
Data: Segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2009, 5:07

Novos caças - Na última lista feita pela FAB, nós temos concorrendo o
F-18 americano, o Rafalle francês e o Gripen sueco. Mas eu recebi a
visita da Rosobonexport, que é a empresa russa do Sukhoi, o SU-35. Ela
deseja complementos para ver a possibilidade desse avião ser
examinado. Eu disse que era possível trazer esse material e que a FAB
examinaria. O mesmo se passou com os europeus, em relação ao
Euro-fighter. Ou seja, lá por julho ou agosto, nós vamos ter uma
decisão final da escolha técnica, para depois tomar a decisão
política. Nós assinamos no final do ano a compra de, em torno de 50
helicópteros, para construção no Brasil do H 725, o Super Cougar. O
problema com as empresas estrangeiras nesta área é que o Brasil não é
um comprador líquido. O Brasil é um parceiro. Ou seja, investe com uma
condição de desenvolver a nossa indústria de defesa. Daí poder
construir os helicópteros aqui no Brasil, na Helibras. E mais,
assinamos com os franceses também com a participação da iniciativa
privada brasileira a compra e construção no Brasil de submarinos Scorpéne.

Ministro Nelson Jobim no programa Bom dia Ministro
Notimp 08/02/2008




---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10039 Mensagem por Booz » Seg Fev 09, 2009 3:45 am

Duas pessoais e - como sempre fajutíssimas - observações.

1) Há cerca de duas semanas eu postei dizendo que se não falahasse com seu cronograma (e não está fazendo) e nossos (argh!) líderes políticos não atrapalhassem tudo desaguaria em um resultado final positivo. Caso contrário, os (i)responsáveis teriam o pesado legado de ter atirado nossa força área em um hiato tecnológico de uns 10 anos no mínimo.
Não quer crer que isto esteja ocorrendo (como sou ingênuo meu D'us!)

2) Face, talvez, a esta minha impudica ingenuidade não consegui ler o armagedon quemeus confrades leram nas declarações do nosso açodado gaudério ministro.
Sinceramente, acho que isto tem pelo de macaco, rabo de macaco... mas não é macaco!
os russos estiveram com ele, todos sabemos. Os ingleses estiveram aqui (??). Mas jogar esta lenha na fogueira me parece mais um aviso às recalcitrantes posições do velho recrudescimento das retrações em ceder tecnologias (e isto serve para hot-dogs e camemberts.
Creio que ele deixou no ar um aviso, um lembrete que ninguém ganhou NADA, até agora. No mais, é suicídio político interferir em um processo que corre vicinal à crise econômica mas com boa velocidade de cruzeiro.

No mais, ganhe quem ganhe será bom para o Brasil (desde que seja o Rafale é lógico :mrgreen: )

Xangô, meu pai, arreda o coisa ruim narigudo e lento de perto d'eu.




Imagem
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10040 Mensagem por Penguin » Seg Fev 09, 2009 9:23 am

A frase atribuida ao General De Gaulle insiste em se confirmar...

---------------------------------------------------------------------

Projeto F-X2 ou F-X2.5
DEFESA@NET 08 Fevereiro 2009


Exclusivo
Jobim Lança o Projeto F-X2.5

O Projeto F-X2 é embaralhado pelo ministro.
Desatenção? Intencional? Teorias Conspiratórias?



Nelson Düring

Defesa@Net

Para a íntegra da entrevista com o ministro da Defesa, Nelson Jobim acesse - Link
Para o Áudio da entrevista na íntegra acesse - Link

O ministro da Defesa Nelson Jobim, durante o programa “Bom Dia Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgado através de rede nacional de rádios, na manhã de sexta-feira (06 Fevereiro 2009) lançou o Projeto F-X2.5.

A notícia, embora difundida por uma cadeia nacional de rádios, passou praticamente despercebida no meio da longa entrevista. Defesa@Net procurou contato, tanto com autoridades (MD e FAB) como com representantes das empresas que participam ou participaram das etapas de seleção do Projeto F-X2 e todos se mostraram surpresos e até estupefatos!

Veja a declaração do ministro, as repercussões e as análises.

A Entrevista

Oficialmente o ministro Nelson Jobim falaria da Estratégia Nacional de Defesa assim como do ponto que interessa a muitos estados que é a questão referente aos aeroportos e prestação de serviços de transporte aéreo. Participaram âncoras de emissoras de rádio de todo o país.

Ao responder pergunta de Marcelo Freitas (Rádio Band News/DF) sobre a Estratégia Nacional de Defesa e o Programa F-X2 o ministro respondeu como segue:

“O senhor sabe que na última “short list” feita pela FAB, nós tivemos três aviões selecionados: O F/A-18 E/F americano, o Rafale francês e o Gripen NG sueco. Agora ontem (terça-feira 3 Fev) eu recebi, no Ministério da Defesa, a visita da Rosoboronexport, que é uma empresa russa que projeta o Sukhoi, o SU-35, que é o novo Sukhoi e deseja trazer complementos para ver a possibilidade de ser (re)examinado. Eu disse que era possível trazer esse material, e que a FAB examinaria. O mesmo se passou com os europeus, com os italianos em relação ao Eurofighter. Ou seja, nós teremos lá por julho, julho ou agosto, uma decisão final da escolha técnica, das opções técnicas da FAB para depois tomarmos a decisão política .... que os americanos ou franceses ou suecos possam ter entendimento com empresas brasileiras para o desenvolvimento de um caça de quinta geração no Brasil.”
A Mudança

A visita do embaixador da Federação da Rússia, Vladimir Lvovitch Tyurdenev, liderando uma delegação da Rosoboronexport, durante a visita ao ministro da Defesa conseguiu obter o comprometimento de que a FAB (re)analisaria o caça Sukhoi Su-35, o mesmo caça, que não foi incluído na “short list” do Projeto F-X2, anunciado pela FAB, no dia 01 Outubro 2008.

O que levou o ministro Nelson Jobim a aceitar que a FAB, alguém da FAB, ou a própria Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (re)avalie o caça Sukhoi Su-35? O que há de diferente em Fevereiro de 2009, que não estava disponível até 30 de Setembro de 2008, quando a FAB finalizou o seu relatório? Passados quatro meses qual a mudança significativa?

O Impacto

Defesa@Net contatou representantes de várias empresas durante o fim de semana e TODOS sem exceção desconheciam esta alteração. Após o impacto da entrevista do Brigadeiro Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica, ao Defesa@Net, comentando que a meta eram 36 aviões, mas que a crise econômica preocupava, a re-inserção do Sukhoi Su-35 em alguma etapa foi vista como um item perturbador no processo, que traz o espectro do Projeto F-X.

Sombra essa que todas as empresas procuraram apagar ao longo destes quatro últimos anos haja vista a garantia da FAB de que desta vez o processo avançaria dentro de parâmetros técnicos e críveis, tanto é que as empresas apresentaram suas propostas.

A Repercussão

A menção ao Eurofighter foi uma promessa, feita em Outubro de 2008, aos embaixadores dos países que participam do consórcio (Alemanha, Itália, Espanha e Inglaterra), no Brasil representado pela italiana ALENIA; caso o Sukhoi fosse reintroduzido no processo, o Eurofighter também o seria.

Isto como uma garantia pois as pressões eram enormes em especial antes da visita do presidente russo Medvedev em novembro de 2008.

Certamente podemos acreditar que os americanos da Lockheed Martin com o F-16 Advanced também pleitearão o mesmo, ou seja estaremos voltando ao ponto inicial. E muito pior, com os lobbies a pleno vapor tumultuando o processo e desenterrando a guerra midiática de 2002-2004, que levou ao adiamento e por fim, o cancelamento definitivo do Projeto F-X em 22 Fevereiro de 2005.

Em princípio, será instalado "um vale-tudo" já que o próprio Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira chancelaram a virada de mesa.

Fonte do MD consultada por Defesa@Net argumenta que a presente avaliação não significa que o atual processo conduzido pela Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (CGPF-X2), sofrerá interferências.

Podemos afirmar que o Projeto F-X2 não sofrerá mais interferências pois será substituído pelo F-X2.5.

Isto tudo na semana em as empresas incluídas no "short list" apresentaram na segunda-feira, 02 Fev, as suas propostas ao RFP da FAB.

Nota do Editor - Tanto o ministro da Defesa, Nelson Jobim, como o Comandante da Aeronáutica embarcaram para a Antártica no domingo (08 Fevereiro)

DEFESA@NET -
Nota da FAB - 02 Fevereiro 2009
http://www.defesanet.com.br/fx2/fab_02fev09.htm
Nota da FAB - 01 Outubro 2008 - Comando da Aeronáutica Pré-seleciona
candidatos do Projeto F-X2
http://www.defesanet.com.br/fx2/fab_01out08.htm
Brazilian Air Force Command Preselects candidates of Project F-X2
http://www.defesanet.com.br/fx2/fab_01out08_e.htm
Nota da FAB - 02 Julho 2008
http://www.defesanet.com.br/fx2/fab_02jul08.htm
Nota da FAB - 19 Maio 2008
http://www.defesanet.com.br/fx2/fab_19mai08.htm
Editorial O Leão que Guincha -
http://www.defesanet.com.br/editorial/leao.htm
D@N - Mirrage
http://www.defesanet.com.br/dn/29AGO08.htm




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10041 Mensagem por GustavoB » Seg Fev 09, 2009 9:39 am

Sobre a preferência do F-18 em função da boa relação da FAB com a USAF, foi muito bem:
soultrain escreveu:Jin Jones, com F-22 e F/A-35 a história repete-se.
E, poupando-nos da retórica desse medonho tópico, também muito bem:

Prick: "A Short List foi nada menos que a FAB dizendo, com esses aí tem jogo, com esses aí topamos a parada política. O resto não aceitamos".




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10042 Mensagem por Wolfgang » Seg Fev 09, 2009 9:41 am

Olha, está na hora do Lula colocar a caneta em cima disso... antes que vire m...




Avatar do usuário
MAJOR FRAGUAS
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Seg Mai 23, 2005 3:32 pm
Localização: São Paulo - Brasil
Agradeceram: 26 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10043 Mensagem por MAJOR FRAGUAS » Seg Fev 09, 2009 10:06 am

Particularmente, estou muito feliz em saber que o SU-35 ainda tem uma chance!!!
e quem sabe ainda nao sobre uns SU-33 pra MB.......... rs
abraco




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10044 Mensagem por Bourne » Seg Fev 09, 2009 10:16 am

Que legal,

Já falam até em F-X 2,5 :lol: :lol: :lol: :lol:

Assim, a decisão e a compra de facto não deve sair nos próximos anos, mas, pelo menos, assunto e especulação é que não vão faltar. Afinal, se a grande cagada se efetivar, a pressão e ônus são tão grandes em escolher um vencedor, que é menos oneroso anular tudo. Daí, ano que vem já é eleição, o governo Lula acaba e a gestão do NJ idem. Dessa forma, é só esperar 2011 e o que o novo governo fará :arrow:




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10045 Mensagem por Bourne » Seg Fev 09, 2009 10:18 am

MAJOR FRAGUAS escreveu:Particularmente, estou muito feliz em saber que o SU-35 ainda tem uma chance!!!
e quem sabe ainda nao sobre uns SU-33 pra MB.......... rs
abraco
Na verdade, todos voltam a ter, mas devem morrer abraçados. Igual ao F-X 1 e F-X 1,5. [004]




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10046 Mensagem por orestespf » Seg Fev 09, 2009 10:21 am

jp escreveu:Duas pessoais e - como sempre fajutíssimas - observações.

1) Há cerca de duas semanas eu postei dizendo que se não falahasse com seu cronograma (e não está fazendo) e nossos (argh!) líderes políticos não atrapalhassem tudo desaguaria em um resultado final positivo. Caso contrário, os (i)responsáveis teriam o pesado legado de ter atirado nossa força área em um hiato tecnológico de uns 10 anos no mínimo.
Não quer crer que isto esteja ocorrendo (como sou ingênuo meu D'us!)

2) Face, talvez, a esta minha impudica ingenuidade não consegui ler o armagedon quemeus confrades leram nas declarações do nosso açodado gaudério ministro.
Sinceramente, acho que isto tem pelo de macaco, rabo de macaco... mas não é macaco!
os russos estiveram com ele, todos sabemos. Os ingleses estiveram aqui (??). Mas jogar esta lenha na fogueira me parece mais um aviso às recalcitrantes posições do velho recrudescimento das retrações em ceder tecnologias (e isto serve para hot-dogs e camemberts.
Creio que ele deixou no ar um aviso, um lembrete que ninguém ganhou NADA, até agora. No mais, é suicídio político interferir em um processo que corre vicinal à crise econômica mas com boa velocidade de cruzeiro.

No mais, ganhe quem ganhe será bom para o Brasil (desde que seja o Rafale é lógico :mrgreen: )

Xangô, meu pai, arreda o coisa ruim narigudo e lento de perto d'eu.

Vixe Maria! Baixou um preto-velho no JP. :shock: :shock: :lol: :lol: :lol:


Saravá João Pedro!!

Gostei de seus comentários, mais ainda do sarcasmo mordente da ingenuidade, estou nessa também. :mrgreen: :mrgreen:

Sobre o armagedom, acho que quem contribuiu mais fui eu (para não perder o hábito), mas ainda acredito (= ingenuidade) que o ministro mandou recados mesmo. Tanto que a pergunta do jornalista foi uma e ele aproveitou para falar sobre o FX-2 e dos fantasmas (SU-35 e EF-2000).

Não faz sentido algum deixar que dois concorrentes eliminados venham ao País para (re)apresentar seus produtos no meio de um processo que não terminou, o NJ deveria agradecer o contato e declinar da proposta. Não fazer isso é gerar mal-estar entre os finalistas e na própria FAB. Observe que estou avaliando apenas o "gesto" político e (ainda) não as consequências.

Supondo válida esta conclusão acima, restam espaços para extrapolações, aí cada um faz as suas. A minha é que, se a FAB desejasse o Rafale, então não seria o NJ o primeiro a se sentir incomodado com esta decisão. Se o maior problema do Rafale for apenas os custos, nada melhor do que ter F-18 e Gripen para forçar os franceses a ceder, caso contrário emplacarão mais uma derrota importante.

Vejo as falas do ministro como sendo um sinal de desagrado com a condução (ou caminho) do processo, principalmente sobre como será o resultado final. Tanto que na mesma entrevista o NJ voltou a dizer que o País não fara compras de prateleira.

Analisando seu post e meus comentários anteriores, surge uma dúvida: a (psedo?)confusão é da FAB ou dos políticos (leia-se NJ)? Fico pensando se uma raposa, muito escaldada, daria um mole deste... Por outro lado, não acredito que a FAB esteja se descumprindo decisões do Governo, mas também não acredito que as falas do nobre ministro seja uma maquiagem política para justificar um caça que pode não ser o escolhido pela FAB. Estou me convencendo a cada hora que tudo isso foi um recado ("externo") em virtude de acontecimentos recentes (e restritos) onde a leitura seria "ainda há tempo de voltarmos atrás e não comprar de vocês se não mudarem suas posturas".


Grande abraço,

Orestes




Tchelo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Qua Out 10, 2007 7:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10047 Mensagem por Tchelo » Seg Fev 09, 2009 10:29 am

Creio que a FAB está "cagando" (desculpem o termo) novamente no FX-2. Está cometendo os mesmos erros do FX-1, ou seja, está insistindo em um caça (F-18E) que o governo NÃO QUER.
Conclusão de tudo isso.....FX CANCELADO...NOVAMENTE!!

E haja LEXOTAN!!!




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10048 Mensagem por Penguin » Seg Fev 09, 2009 10:33 am

orestespf escreveu:
jp escreveu:Duas pessoais e - como sempre fajutíssimas - observações.

1) Há cerca de duas semanas eu postei dizendo que se não falahasse com seu cronograma (e não está fazendo) e nossos (argh!) líderes políticos não atrapalhassem tudo desaguaria em um resultado final positivo. Caso contrário, os (i)responsáveis teriam o pesado legado de ter atirado nossa força área em um hiato tecnológico de uns 10 anos no mínimo.
Não quer crer que isto esteja ocorrendo (como sou ingênuo meu D'us!)

2) Face, talvez, a esta minha impudica ingenuidade não consegui ler o armagedon quemeus confrades leram nas declarações do nosso açodado gaudério ministro.
Sinceramente, acho que isto tem pelo de macaco, rabo de macaco... mas não é macaco!
os russos estiveram com ele, todos sabemos. Os ingleses estiveram aqui (??). Mas jogar esta lenha na fogueira me parece mais um aviso às recalcitrantes posições do velho recrudescimento das retrações em ceder tecnologias (e isto serve para hot-dogs e camemberts.
Creio que ele deixou no ar um aviso, um lembrete que ninguém ganhou NADA, até agora. No mais, é suicídio político interferir em um processo que corre vicinal à crise econômica mas com boa velocidade de cruzeiro.

No mais, ganhe quem ganhe será bom para o Brasil (desde que seja o Rafale é lógico :mrgreen: )

Xangô, meu pai, arreda o coisa ruim narigudo e lento de perto d'eu.

Vixe Maria! Baixou um preto-velho no JP. :shock: :shock: :lol: :lol: :lol:


Saravá João Pedro!!

Gostei de seus comentários, mais ainda do sarcasmo mordente da ingenuidade, estou nessa também. :mrgreen: :mrgreen:

Sobre o armagedom, acho que quem contribuiu mais fui eu (para não perder o hábito), mas ainda acredito (= ingenuidade) que o ministro mandou recados mesmo. Tanto que a pergunta do jornalista foi uma e ele aproveitou para falar sobre o FX-2 e dos fantasmas (SU-35 e EF-2000).

Não faz sentido algum deixar que dois concorrentes eliminados venham ao País para (re)apresentar seus produtos no meio de um processo que não terminou, o NJ deveria agradecer o contato e declinar da proposta. Não fazer isso é gerar mal-estar entre os finalistas e na própria FAB. Observe que estou avaliando apenas o "gesto" político e (ainda) não as consequências.

Supondo válida esta conclusão acima, restam espaços para extrapolações, aí cada um faz as suas. A minha é que, se a FAB desejasse o Rafale, então não seria o NJ o primeiro a se sentir incomodado com esta decisão. Se o maior problema do Rafale for apenas os custos, nada melhor do que ter F-18 e Gripen para forçar os franceses a ceder, caso contrário emplacarão mais uma derrota importante.

Vejo as falas do ministro como sendo um sinal de desagrado com a condução (ou caminho) do processo, principalmente sobre como será o resultado final. Tanto que na mesma entrevista o NJ voltou a dizer que o País não fara compras de prateleira.

Analisando seu post e meus comentários anteriores, surge uma dúvida: a (psedo?)confusão é da FAB ou dos políticos (leia-se NJ)? Fico pensando se uma raposa, muito escaldada, daria um mole deste... Por outro lado, não acredito que a FAB esteja se descumprindo decisões do Governo, mas também não acredito que as falas do nobre ministro seja uma maquiagem política para justificar um caça que pode não ser o escolhido pela FAB. Estou me convencendo a cada hora que tudo isso foi um recado ("externo") em virtude de acontecimentos recentes (e restritos) onde a leitura seria "ainda há tempo de voltarmos atrás e não comprar de vocês se não mudarem suas posturas".


Grande abraço,

Orestes
Um aumento calculado da pressão do sistema?
Espero que ele saiba os limites ou que exista uma válvula de segurança.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10049 Mensagem por Bourne » Seg Fev 09, 2009 10:35 am

Os governos passam, a FAB é permanente. Portanto, ela não pode aceitar caprichos dos governos. :idea:




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10050 Mensagem por Wolfgang » Seg Fev 09, 2009 10:35 am

A válvula de segurnaça é o Rafale. Se não der certo o SH, é compra direta de Rafas como no caso dos subs e helos.




Responder