TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10006 Mensagem por orestespf » Dom Fev 08, 2009 3:40 pm

Skyway escreveu:Tudo bem, "preferido até o momento" pode realmente existir, apesar de eu achar que mico ela estaria pagando se tivesse um preferido a essa altura do campeonato, pois em uma concorrência com esse nível de seriedade, que não envolve apenas o vetor mas uma série de outros fatores como tecnologia, apoio logistico, manutenção, a responsabilidade do futuro avião que protegerá nosso céus e etc, ter o preferido antes de ver tudo no papel assinado e com garantias de empresas e governos, é pagar mico.

Errado você não está em falar isso, mas insisti em retrucar pois nem sempre o que se fala em uma sala, reflete a mesma opinião de quem trabalha na sala seguinte.

Um abraço!
Leonardo, não acho um mico ter um "preferido", errado é deixar transparecer isso e de forma pública, parece que é justamente isso que está acontecendo. Sempre critiquei aqui as n-declarações do NJ dizendo com todas as letras que seu preferido é o Rafale, logo não posso me contradizer e elogiar a FAB ao fazer o mesmo. Sou contra a FAB "demonstrar" qual é o seu preferido antes do término do processo, mas não vejo problema algum que ela tenha um, desde que não vaze.

Quanto ao retrucar, não tem problema, é salutar e você me faz pensar muito, sabe o que diz também.


Abração,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10007 Mensagem por orestespf » Dom Fev 08, 2009 3:43 pm

GERSON VICTORIO escreveu:Pessoal,

Essa entrevista do Ministro do NJ segundo a própria entrevistadora do programa "entrevista com o ministro"(assisti pelo canal NBR, mas a transmissão era para a Radio) disse que estaria disponível do site da mesma....no mesmo dia procurei no tal site(que vacilei e não anotei) e não achei....aquilo é uma salada só....vou ver se acho e posto aqui .....uma coisa...que me chamou a atenção...foi essa declaração "solta" dos "outros" ..."short-list out"....feita pelo ministro....ele estava respondendo a uma pergunta de um reporter(de outra rádio, layout do programa funciona assim) sobre os programas da defesa em relação a crise financeira(acho que era algo assim), e fiquei tão surpreso quanto a vocês aqui...pois a questão estava encaminhando apenas para o assunto defesa e descambou para o FX...e essa dos EF e SU-35 foi surpresa.

Gerson
Olá Gerson,

se você achar a entrevista e se for possível postá-la aqui seria ótimo, até mesmo para analisarmos/sanarmos algumas (pertinentes) dúvidas que poderiam existir no texto que foi postado aqui.


Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10008 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Fev 08, 2009 3:44 pm

orestespf escreveu: Bem, e o que aconteceu agora? Continuam vetando até dizer chega! Continuam querendo realizar vendas de prateleira, etc. A turma de cima com certeza não gostou, e a melhor maneira de mudar o foco é "dar oportunidades" para "defuntos", onde seus fantasmas ainda geram total desconfortos para alguns. Daí, ou se acertam no tom desejado pelo Governo, ou pode acontecer que...

Não esquentem com minhas viagens, é que fazia algum tempo que não elaborava uma teoria da conspiração por estas bandas... :mrgreen: :mrgreen:


Abração,

Orestes
Gostei muito disso aqui, Professor. Um grande amigo meu já "tinha feito essa teoria da conspiração", eu achei que poderia ter reflexos mais para frente e não é que ele pode acertar 8-] 8-] :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10009 Mensagem por orestespf » Dom Fev 08, 2009 4:12 pm

:lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10010 Mensagem por Dieneces » Dom Fev 08, 2009 4:26 pm

O Nelson Jobim é político , deputado federal do PMDB por duas legislaturas , além de advogado por origem....essa declaração proferida por ele é fruto de sua formação...o FX-2 quem escolherá e (dessa vez levará) será a FAB... :wink:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10011 Mensagem por PRick » Dom Fev 08, 2009 4:30 pm

Oras todos são políticos, inclusive a cúpula da FAB, no entanto, o MD deveria ou deve ter prevalência hierarquica sobre as FA´s, o problema de ser político ou não, não afeta a competência do cargo. A fantasia de escolha técnica já foi jogada no ralo faz tempo.

[]´s




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10012 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 08, 2009 4:31 pm

Decidam-se, inferno. Um dia tem FX, no outro não tem, no outro tem, mas tem com tal.

Que canseira.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10013 Mensagem por PRick » Dom Fev 08, 2009 4:42 pm

Bolovo escreveu:Decidam-se, inferno. Um dia tem FX, no outro não tem, no outro tem, mas tem com tal.

Que canseira.

Você deve estar se referindo a eles. Eu já havia falado, quanto mais tempos demorar com esse processo, pior as coisas vão ficar. :twisted: :twisted: Mas parece que os atores adoram novela mexicana. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10014 Mensagem por Penguin » Dom Fev 08, 2009 4:54 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu:Vamos por partes:

1) Venho dizendo que tem "algo" acontecendo, mas ninguém parece acreditar mesmo;

2) O ministro NJ dizer que permite a apresentação do SU-35 e até do Typhoon, não diz muita coisa. Mostrar pode, daí concluir que se vai comprar... Porém tal atitude não me parece natural do ponto de vista da concorrência que ainda se encontra em aberto;

3) Esta atitude do NJ é mais política do que técnica, ou seja, está mandando recados a quem é de direito;

4) A FAB recebe parte deste recado, os concorrentes o restante;

5) Hipótese 1: é que os valores não caíram como o esperado (a short list não "surtiu" o efeito esperado);

6) Hipótese 2: um dos (fortes) candidatos pode ter aprontado algo (mais uma??);

7) Hipótese 3: "reflexo" de uma short list "prematura".

Juntando tudo chega-se a duas possibilidades: ou o NJ surtou, ou existe um grande problema por aí.

Não acredito em cancelamento do FX-2, não mesmo, mas se surgirem dados novos e concretos... Além disso, repito o que disse ontem, a coisa já está definida e o escolhido da FAB (não necessariamente o vencedor) é mesmo o F-18 SH. Porém, para que este seja o vencedor é necessário que arestas sejam polidas. Se estas arestas não existissem não seria necessário este "constrangimento" que o NJ impôs aos três finalistas. E a quem mais desagrada ver os russos por estas bandas? Ainda mais mostrando o caça que foi eliminado na primeira fase do processo...

Se a imprensa for esperta, deveria explorar ao máximo estas falas recentes do ministro. Isto não é fumaça, é fogo mesmo, labareda eu diria. Juntando o que sei e não falei, vejo que tudo está muito bem explicado, mas cada um com suas análises e conclusões.


Sds,

Orestes

Orestes,

Se você está dizendo que a FAB escolheu o F-18E, sem sequer ler as propostas, quer dizer que estão fazendo o mesmo que o NJ, e não estão fazendo análise técnica nenhuma. E então estão todos mentindo, se é assim. É melhor mesmo acabar com esse programa e escolher o caça vencedor de uma vez mediante negociação de governo a governo.

[]´s
Negociação de governo a governo vai e esta acontecendo de qq jeito.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10015 Mensagem por orestespf » Dom Fev 08, 2009 4:56 pm

Bolovo escreveu:Decidam-se, inferno. Um dia tem FX, no outro não tem, no outro tem, mas tem com tal.

Que canseira.
Não vi ninguém dizendo que não haverá o FX-2, Bolovo. Pra mim ele continua firme e forte. O que se questiona aqui é se as falas recentes do NJ não passam de balelas ou se tem alguma implicação na escolha do caça. E antes que me perguntem se existe alguma chance para o SU-35 BM e o EF-2000, minha é resposta é não!!!


Abração,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10016 Mensagem por orestespf » Dom Fev 08, 2009 4:59 pm

Santiago escreveu:
PRick escreveu: Orestes,

Se você está dizendo que a FAB escolheu o F-18E, sem sequer ler as propostas, quer dizer que estão fazendo o mesmo que o NJ, e não estão fazendo análise técnica nenhuma. E então estão todos mentindo, se é assim. É melhor mesmo acabar com esse programa e escolher o caça vencedor de uma vez mediante negociação de governo a governo.

[]´s
Negociação de governo a governo vai e esta acontecendo de qq jeito.
Jacques, negociação governo-a-governo não está acontecendo não, caso contrário não haveria concorrência. Talvez você esteja pensando em compra entre governos (e não de uma Força com uma empresa específica), que é muito diferente. Negociação governo-a-governo foi o caso da compra dos subs e helis franceses.


Abração,

Orestes




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10017 Mensagem por PRick » Dom Fev 08, 2009 5:06 pm

orestespf escreveu:
Santiago escreveu: Negociação de governo a governo vai e esta acontecendo de qq jeito.
Jacques, negociação governo-a-governo não está acontecendo não, caso contrário não haveria concorrência. Talvez você esteja pensando em compra entre governos (e não de uma Força com uma empresa específica), que é muito diferente. Negociação governo-a-governo foi o caso da compra dos subs e helis franceses.


Abração,

Orestes
Já falei, esse pessoal assistiu muito aquela novela "A volta da estranha dama". Adoram um dramalhão complicado e com aqueles finais.

[]´s




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10018 Mensagem por Dieneces » Dom Fev 08, 2009 5:10 pm

PRick escreveu:Oras todos são políticos, inclusive a cúpula da FAB, no entanto, o MD deveria ou deve ter prevalência hierarquica sobre as FA´s, o problema de ser político ou não, não afeta a competência do cargo. A fantasia de escolha técnica já foi jogada no ralo faz tempo.

[]´s
Prick , quando falei em político , falei daqueles que já foram eleitos por votos , não é o caso de NINGUÉM na cúpula da FAB e a conotação que dei foi da DECLARAÇÃO ter sido política . Reafirmo tudo o que eu disse ( minha opinião) , mas prometo não insistir mais...para preservar tua saúde (questão médico-humanitária) e para preservar os demais foristas do teu sempre discutível , passional e tendencioso contraponto... :roll:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10019 Mensagem por Penguin » Dom Fev 08, 2009 5:45 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu:[ quote="Santiago"] Negociação de governo a governo vai e esta acontecendo de qq jeito.
Jacques, negociação governo-a-governo não está acontecendo não, caso contrário não haveria concorrência. Talvez você esteja pensando em compra entre governos (e não de uma Força com uma empresa específica), que é muito diferente. Negociação governo-a-governo foi o caso da compra dos subs e helis franceses.


Abração,

Orestes
Já falei, esse pessoal assistiu muito aquela novela "A volta da estranha dama". Adoram um dramalhão complicado e com aqueles finais.

[]´s[/quote]

Governo a governo....por ai achava que residiria a maior chance do Rafale :evil:

Considerando que o que vaza aqui e ali na imprensa tem alguma conexao com a realidade, algo me deixa curioso...pq o SH seria o "preferido" da FAB e nao o Rafale? Pq o Rafale seria o "preferido" do NJ? O que estaria por tras dessas preferencias?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10020 Mensagem por orestespf » Dom Fev 08, 2009 6:33 pm

Santiago escreveu:
Governo a governo....por ai achava que residiria a maior chance do Rafale :evil:

Considerando que o que vaza aqui e ali na imprensa tem alguma conexao com a realidade, algo me deixa curioso...pq o SH seria o "preferido" da FAB e nao o Rafale? Pq o Rafale seria o "preferido" do NJ? O que estaria por tras dessas preferencias?

[]s

Excelente perguntas, Jacques. Não consigo esclarecer, no máximo ousar responder. O NJ não tem que ter preferência por caça algum, ele não entende disso e nem o voará, logo esta "preferência" não passa de um grande jogo. Quanto a FAB, acho até razoável que ela não tenha o Rafale como preferido (gostando ou não desta escolha), mas o que me incomoda mais é ver um jogo desta magnitude para impedir (será????) a escolha da FAB.

Vejamos, se o Rafale fosse o preferido e posteriormente o escolhido pela FAB, estaria o NJ dando as mesmas declarações? Estou mais do que convencido de que não. E por que ele saiu com essa de testes de SU-35 e EF-2000 (os eliminados) no Brasil? E justamente em meio a concorrência dos três finalistas, sem falar que o outro caça americano (F-16) desclassificado não foi citado (por quê???).

Pra mim está claro que o preferido (ainda não escolhido) pela FAB é mesmo o F-18 SH, e entendo que estas declarações do NJ não são apenas para cutucar a FAB, ele está dizendo que o Governo não vai aceitar esta escolha. Gostem ou não, foi isso que ele disse e com todas as letras.

Agora, percebam o tamanho da cartada do NJ, ele cutucou a FAB justamente com dois eliminados, inclusive, entre estes dois, tem um (SU-35) que a FAB chegou a emitir uma nota (referendada pelo MD) dizendo que foi por "falta/incapacidade de transferência de tecnologia". Claro que o NJ não está dizendo que os russos voltaram atrás e que agora vão transferir tecnologias. Ora, o que conta são as informações repassadas durante a concorrência, depois não conta e nem por isso se cancela um processo desta grandeza.

O que o NJ fez de fato? Tocar na ferida, ainda exposta, da FAB, a short list prematura sem a presença do caça russo e que ele e o MU apregoavam imprensa a fora que seriam eles e os franceses os que mais ofereciam ao País transferência de tecnologia.

Ou o NJ volta atrás e conserta o estrago da declaração, ou a tal ferida da FAB pode virar uma gangrena.

Só espero que aqueles defensores de que a FAB fez do processo o mais transparente possível, honesto em todos os sentidos, etc., parem, pensem e reflitam sobre os fatos (que antes não era mais do que boato, mas que hoje se confirma nitidamente). A short list foi sim precipitada, foi mal feita (não falo pela ausência dos excluídos, mas ter entre os finalistas caças muito distintos, inclusive um que nem existir na forma de protótipo, ao mesmo, existe).

Mas o FX-2 vai continuar, não tenho dúvida disso, só não gosto de imaginar que tudo isso é para que a FAB fique com um caça que ela não gostaria (o Rafale). Não estou dizendo que o F-18 é melhor ou pior do que o Rafale, estou dizendo que a FAB não prefere o Rafale e que o NJ já sinalizou que vetará qualquer outra escolha.


Abração,

Orestes



PS 1: Amigos Jacques, nada do que disse se aplica a você, apenas peguei carona em seu post.

PS 2: passa-se dias, meses, os panos quentes são colocados, a poeira abaixa, a FAB escolhe o Rafale (por pressão) ou o F-18 (por acordos "maiores") ou Gripen NG (por loucura generalizada), e as pessoas aqui virão para dizer que tudo isso que está sendo dito no DB não passa de delírios de uma minoria. Aposto!!! :roll: :roll: :roll: :lol: :lol: :lol:




Responder