Santiago escreveu:
Governo a governo....por ai achava que residiria a maior chance do Rafale
Considerando que o que vaza aqui e ali na imprensa tem alguma conexao com a realidade, algo me deixa curioso...pq o SH seria o "preferido" da FAB e nao o Rafale? Pq o Rafale seria o "preferido" do NJ? O que estaria por tras dessas preferencias?
[]s
Excelente perguntas, Jacques. Não consigo esclarecer, no máximo ousar responder. O NJ não tem que ter preferência por caça algum, ele não entende disso e nem o voará, logo esta "preferência" não passa de um grande jogo. Quanto a FAB, acho até razoável que ela não tenha o Rafale como preferido (gostando ou não desta escolha), mas o que me incomoda mais é ver um jogo desta magnitude para impedir (será????) a escolha da FAB.
Vejamos, se o Rafale fosse o preferido e posteriormente o escolhido pela FAB, estaria o NJ dando as mesmas declarações? Estou mais do que convencido de que não. E por que ele saiu com essa de testes de SU-35 e EF-2000 (os eliminados) no Brasil? E justamente em meio a concorrência dos três finalistas, sem falar que o outro caça americano (F-16) desclassificado não foi citado (por quê???).
Pra mim está claro que o preferido (ainda não escolhido) pela FAB é mesmo o F-18 SH, e entendo que estas declarações do NJ não são apenas para cutucar a FAB, ele está dizendo que o Governo não vai aceitar esta escolha. Gostem ou não, foi isso que ele disse e com todas as letras.
Agora, percebam o tamanho da cartada do NJ, ele cutucou a FAB justamente com dois eliminados, inclusive, entre estes dois, tem um (SU-35) que a FAB chegou a emitir uma nota (referendada pelo MD) dizendo que foi por "falta/incapacidade de transferência de tecnologia". Claro que o NJ não está dizendo que os russos voltaram atrás e que agora vão transferir tecnologias. Ora, o que conta são as informações repassadas durante a concorrência, depois não conta e nem por isso se cancela um processo desta grandeza.
O que o NJ fez de fato? Tocar na ferida, ainda exposta, da FAB, a short list prematura sem a presença do caça russo e que ele e o MU apregoavam imprensa a fora que seriam eles e os franceses os que mais ofereciam ao País transferência de tecnologia.
Ou o NJ volta atrás e conserta o estrago da declaração, ou a tal ferida da FAB pode virar uma gangrena.
Só espero que aqueles defensores de que a FAB fez do processo o mais transparente possível, honesto em todos os sentidos, etc., parem, pensem e reflitam sobre os fatos (que antes não era mais do que boato, mas que hoje se confirma nitidamente). A short list foi sim precipitada, foi mal feita (não falo pela ausência dos excluídos, mas ter entre os finalistas caças muito distintos, inclusive um que nem existir na forma de protótipo, ao mesmo, existe).
Mas o FX-2 vai continuar, não tenho dúvida disso, só não gosto de imaginar que tudo isso é para que a FAB fique com um caça que ela não gostaria (o Rafale). Não estou dizendo que o F-18 é melhor ou pior do que o Rafale, estou dizendo que a FAB não prefere o Rafale e que o NJ já sinalizou que vetará qualquer outra escolha.
Abração,
Orestes
PS 1: Amigos Jacques, nada do que disse se aplica a você, apenas peguei carona em seu post.
PS 2: passa-se dias, meses, os panos quentes são colocados, a poeira abaixa, a FAB escolhe o Rafale (por pressão) ou o F-18 (por acordos "maiores") ou Gripen NG (por loucura generalizada), e as pessoas aqui virão para dizer que tudo isso que está sendo dito no DB não passa de delírios de uma minoria. Aposto!!!