Skyway escreveu:
Mesmo assim Orestes, garanto que é impossível se falar em escolhido hoje.
A análise de propostas não é tão rápida, não é apenas ler e fazer um relatório, é uma coisa minuciosa e detalhada que demora até semanas. A FAB podia ter conhecimento das propstas antes, mas pra valer mesmo, "no papel", ela só viu agora dia 2 de Fevereiro.
Ainda faltam etapas a serem queimadas para a FAB pensar em fazer o relatório final e apontar o escolhido/vencedor.
Então caldo de galinha e parcimônia nunca fizeram mal a ninguem...é o que acho.
Um abraço
Olá Leonardo,
compreendo o que você diz, está correto em sua análise, mas o escolhido aqui deve ser lido de outra forma, não no sentido que o escolhido será o vencedor. Talvez fosse mais apropriado usar o termo "preferido até o momento" e não o "escolhido".
A FAB conhece muitíssimo bem as três propostas, acredite, ela acompanha muito de perto todo o processo, a diferença é que antes do RFP só haviam "palavras verbais" e depois do mesmo têm-se "palavras escritas", ou seja, o que vale é o que está no papel, mas a essência do conteúdo é pra lá de conhecido da FAB, tenho certeza disso, até porque vejo como algo muito natural.
A partir deste conhecimento prévio é possível concluir alguma coisa e até mesmo eleger um dos concorrentes como sendo o "preferido" (que chamei aqui de escolhido). Claro, percalços podem existir, por exemplo, o "preferido" pode ter prometido uma coisa e depois não ter colocado no papel.
No que diz respeito ao relatório que será elaborado pela FAB, depois apresentado ao MD para em seguida chegar aos mãos do Presidente, este sim, vai demorar um bom tempo, pois seus fundamentos serão constituídos pelo que existe documentado nos RFP´s apresentados. Mas veja, este relatório nada mais é do que a justificativa do escolhido pela FAB, contendo, além disso, os motivos que eliminaram os demais.
Então, insisto, a FAB precisa de tempo para justificar a classificação dos três finalistas, mas não precisa de tempo algum (extra) para dizer o que ela quer (se não sabe até agora, tá pagando mico e dos feios!!!). Já no que diz respeito ao "vencedor" de fato e de direito, bem, não cabe a FAB (lamentavelmente), isto é papel do Presidente e que pode (ou não) ter transferido a prerrogativa da decisão aos seus ministros (por exemplo, o NJ, o MU ou ainda ambos).
Por fim, avaliando friamente a entrevista concedida pelo ministro NJ e transcrita aqui neste tópico, não me resta dúvida alguma que as coisas que disse estão corretas. Alguns dirão que se trata de um chute, tudo bem, não importa, lá na frente vamos confirmar ou não. E se eu estiver errado, melhor ainda, pois o cenário pintado por mim é pra lá de negro e tenebroso, prefiro (e torço para) estar errado, muito errado.
Abração,
Orestes