TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9946 Mensagem por Bourne » Sáb Fev 07, 2009 11:03 pm

O Lula e governo não vão vetar a desição da FAB. Por que pode dar uma cagada tão grande quanto o F-X I e I,5. Além do mais, a FAB deve escolher a melhor proposta dentro de seus critérios, e argumentar por que é a melhor.

Politicamente, quem tem mais força são os norte-americanos. Principalmente devido a crise que se abate sobre os EUA, emergindo a necessidade maiores investimentos e exportações. Em ambos os quisitos, a França e, muito menos, a Suecia conseguem competir.

Se o SH for escolhido. Poderei me orgulhar de te sido o primeiro monge a gritar no deserto a seu favor aqui no DB. Daí posso partir para o próximo projeto: KDX :mrgreen:




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9947 Mensagem por PRick » Sáb Fev 07, 2009 11:11 pm

Santiago escreveu:
------------------------------------------------

Prick,

A Dassault adquiriu participacao na Embraer para influenciar o processo FX. Nada alem disso.
A maioria das sociedades nao sao igualitarias. Quem possui maior participacao, possui maior poder. Quem possui a tecnologia, tb possui mais poder. Nao tem nada a ver com subordinacao.

Com base em que vc julga os efeito das subcontratacoes da Embraer para o fornecimentos de componentes (materiais compostos e outros)?

O Reino Unido e a Franca selecionaram o Tucano. Creio que o mesmo tinha meritos para isso. Foi Off set de que mesmo? <explicado acima!>

O R-99 da Grecia foi uma venda cavada pela Dassault? Novidade para mim.

[]s
Mas comprou as ações, porque a Embraer estava vendendo, os outros não compraram, não quiseram investir, é isso e ponto, é lógico que não existe aqui bom mocismo, e eu não quero isso, eu quero é que invistam aqui, na área bélica, a França fez isso, os EUA não, ponto. Portanto, coloco meus ovos no cesto de quem me apoia, se arrisca comigo, não para fazer peças que não tem nenhum valor perto do que queremos, queremos construir caças de 4ª geração é não fazer flaps, a decisão já foi tomada, ponto!

Sim, a Thales e a Dassault ajudaram a Embraer vencer o contrato dos R-99 Grego. Eu diria o contrato mais importante dessa área. Os P-99 também teriam sistemas desenvolvidos pela Thales, não foi só a Dassault que comprou as ações da Embraer, já as Cias dos EUA nadinha. E olha que não cansamos de oferecer parcerias. Na área civil ótimo, os EUA compram muito da Embraer, e nada falo contra a importação de aeronaves civis dos EUA. No campo militar a reciproca não é verdadeira, portanto, passar bem.

[]´s




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9948 Mensagem por PRick » Sáb Fev 07, 2009 11:19 pm

Bourne escreveu:O Lula e governo não vão vetar a desição da FAB. Por que pode dar uma cagada tão grande quanto o F-X I e I,5. Além do mais, a FAB deve escolher a melhor proposta dentro de seus critérios, e argumentar por que é a melhor.

Politicamente, quem tem mais força são os norte-americanos. Principalmente devido a crise que se abate sobre os EUA, emergindo a necessidade maiores investimentos e exportações. Em ambos os quisitos, a França e, muito menos, a Suecia conseguem competir.

Se o SH for escolhido. Poderei me orgulhar de te sido o primeiro monge a gritar no deserto a seu favor aqui no DB. Daí posso partir para o próximo projeto: KDX :mrgreen:

Novamente, quem decide o que será comprado é o Presidente, o Conselho de Segurança é o órgão consultivo da Presidencia da República, quer dizer acessora o Presidente nas suas decisões. Sobre boatos de quem venceu o programa do FX-1, não interessa, NÃO HOUVE VENCEDORES NO PROGRAMA FX-1, porque o PRESIDENTE DA REPÚBLICA resolveu CANCELAR o PROGRAMA. E escolheu os M-2000C como caça tampão até que um NOVO PROGRAMA fosse iniciado.

O Presidente pode de novo não escolher nada e cancelar o FX-2, ou escolher o caça que quiser, mesmo diferente da Short List, porém, como órgão técnico cabe a FAB fazer seu relatório, o Presidente pode acatar esse relatório ou não. É isso que fala nossa Constituição, o resto é fofoca e boato de bastidor.

[]´s




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9949 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 07, 2009 11:22 pm

Bourne escreveu:O Lula e governo não vão vetar a desição da FAB. Por que pode dar uma cagada tão grande quanto o F-X I e I,5. Além do mais, a FAB deve escolher a melhor proposta dentro de seus critérios, e argumentar por que é a melhor.

Politicamente, quem tem mais força são os norte-americanos. Principalmente devido a crise que se abate sobre os EUA, emergindo a necessidade maiores investimentos e exportações. Em ambos os quisitos, a França e, muito menos, a Suecia conseguem competir.

Se o SH for escolhido. Poderei me orgulhar de te sido o primeiro monge a gritar no deserto a seu favor aqui no DB. Daí posso partir para o próximo projeto: KDX :mrgreen:
Prezado Bourne, companheiro simpatizante do SH!

Vc acha realmente a KDX mais interessante que as FREMM? Sei nao...

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9950 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 07, 2009 11:24 pm

PRick escreveu:
Bourne escreveu:O Lula e governo não vão vetar a desição da FAB. Por que pode dar uma cagada tão grande quanto o F-X I e I,5. Além do mais, a FAB deve escolher a melhor proposta dentro de seus critérios, e argumentar por que é a melhor.

Politicamente, quem tem mais força são os norte-americanos. Principalmente devido a crise que se abate sobre os EUA, emergindo a necessidade maiores investimentos e exportações. Em ambos os quisitos, a França e, muito menos, a Suecia conseguem competir.

Se o SH for escolhido. Poderei me orgulhar de te sido o primeiro monge a gritar no deserto a seu favor aqui no DB. Daí posso partir para o próximo projeto: KDX :mrgreen:

Novamente, quem decide o que será comprado é o Presidente, o Conselho de Segurança é o órgão consultivo da Presidencia da República, quer dizer acessora o Presidente nas suas decisões. Sobre boatos de quem venceu o programa do FX-1, não interessa, NÃO HOUVE VENCEDORES NO PROGRAMA FX-1, porque o PRESIDENTE DA REPÚBLICA resolveu CANCELAR o PROGRAMA. E escolheu os M-2000C como caça tampão até que um NOVO PROGRAMA fosse iniciado.

O Presidente pode de novo não escolher nada e cancelar o FX-2, ou escolher o caça que quiser, mesmo diferente da Short List, porém, como órgão técnico cabe a FAB fazer seu relatório, o Presidente pode acatar esse relatório ou não. É isso que fala nossa Constituição, o resto é fofoca e boato de bastidor.

[]´s
A pergunta relevante aqui eh que escolheu o Saito?




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9951 Mensagem por PRick » Sáb Fev 07, 2009 11:38 pm

Santiago escreveu:
PRick escreveu:
Novamente, quem decide o que será comprado é o Presidente, o Conselho de Segurança é o órgão consultivo da Presidencia da República, quer dizer assessora o Presidente nas suas decisões. Sobre boatos de quem venceu o programa do FX-1, não interessa, NÃO HOUVE VENCEDORES NO PROGRAMA FX-1, porque o PRESIDENTE DA REPÚBLICA resolveu CANCELAR o PROGRAMA. E escolheu os M-2000C como caça tampão até que um NOVO PROGRAMA fosse iniciado.

O Presidente pode de novo não escolher nada e cancelar o FX-2, ou escolher o caça que quiser, mesmo diferente da Short List, porém, como órgão técnico cabe a FAB fazer seu relatório, o Presidente pode acatar esse relatório ou não. É isso que fala nossa Constituição, o resto é fofoca e boato de bastidor.

[]´s
A pergunta relevante aqui eh que escolheu o Saito?
A carreira de militar é técnica até a chegada ao chamados postos de Oficiais Generais, eles são postos políticos, são colocados lá e retirados deles pelo Comandante Supremo das FA´s, qual seja o Presidente da República. Assim, pensar que vão fazer algo a revelia da Presidência, é achar que estamos de novo na quebra da ordem constitucional. Não existe embate entre o técnico e o político, quem decide é o político, todo governo é político, e escolher armas é uma decisão política, de poder.

[]´s




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9952 Mensagem por Bourne » Sáb Fev 07, 2009 11:47 pm

O presidente não é um ditador supremo. Mas, a FAB como um órgão interessado no equipamento, fará a avaliação e argumentará sobre os prós e contras de cada proposta, e apresenta o escolhido. O presidente pode vetar, é claro que pode, mas as consequências políticas internas e externas podem e ser desastrosas. Portanto, a alternativa menos nobre é anular tudo.

A sociedade, a nação, e o Estado são contruídos em cima de conflitos entre grupos com interesses diversos, mas que precisam ser equacionados por mecanismos institucionais. Portanto, não confie que o presidente vai criar conflitos por que aconstituição e a lei permitem. Além do mais, por que criaria? É mais lógico evitá-lo desde o seu nascedouro. Nesse pensamento, se um caça norte-americano não pode ganhar, não deveria participar da concorrência ou dar chances para ele vencer.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9953 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 07, 2009 11:49 pm

PRick escreveu:
Santiago escreveu:[ quote="PRick"]
Novamente, quem decide o que será comprado é o Presidente, o Conselho de Segurança é o órgão consultivo da Presidencia da República, quer dizer assessora o Presidente nas suas decisões. Sobre boatos de quem venceu o programa do FX-1, não interessa, NÃO HOUVE VENCEDORES NO PROGRAMA FX-1, porque o PRESIDENTE DA REPÚBLICA resolveu CANCELAR o PROGRAMA. E escolheu os M-2000C como caça tampão até que um NOVO PROGRAMA fosse iniciado.

O Presidente pode de novo não escolher nada e cancelar o FX-2, ou escolher o caça que quiser, mesmo diferente da Short List, porém, como órgão técnico cabe a FAB fazer seu relatório, o Presidente pode acatar esse relatório ou não. É isso que fala nossa Constituição, o resto é fofoca e boato de bastidor.

[]´s
A pergunta relevante aqui eh que escolheu o Saito?
A carreira de militar é técnica até a chegada ao chamados postos de Oficiais Generais, eles são postos políticos, são colocados lá e retirados deles pelo Comandante Supremo das FA´s, qual seja o Presidente da República. Assim, pensar que vão fazer algo a revelia da Presidência, é achar que estamos de novo na quebra da ordem constitucional. Não existe embate entre o técnico e o político, quem decide é o político, todo governo é político, e escolher armas é uma decisão política, de poder.

[]´s[/quote]

----------------

Entao Saito possui um canal direto com o Presidente, nao?
Ou tera que sempre passar pelo MD?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9954 Mensagem por orestespf » Sáb Fev 07, 2009 11:54 pm

Bourne escreveu:O Lula e governo não vão vetar a desição da FAB. Por que pode dar uma cagada tão grande quanto o F-X I e I,5. Além do mais, a FAB deve escolher a melhor proposta dentro de seus critérios, e argumentar por que é a melhor.

Politicamente, quem tem mais força são os norte-americanos. Principalmente devido a crise que se abate sobre os EUA, emergindo a necessidade maiores investimentos e exportações. Em ambos os quisitos, a França e, muito menos, a Suecia conseguem competir.

Se o SH for escolhido. Poderei me orgulhar de te sido o primeiro monge a gritar no deserto a seu favor aqui no DB. Daí posso partir para o próximo projeto: KDX :mrgreen:
Olá Bourne,

até concordo com você, mas não consigo ser tão otimista como você, por exemplo, não esperava que o FHC fosse melar a escolha do Gripen, visto ser o FHC amigo íntimo do presidente norte-americano, mas... A história está aí pra contar... Vetar ou não é decisão do Lula sim, gostemos ou não, independente do resultado, mas acredito fortemente que isso não vai acontecer, não pelos motivos apontados por você.

Se me permite, erra quando diz quem tem mais força política são os norte-americanos, devemos pensar (e agir) partindo (do óbvio) pressuposto que, quem tem mais força política neste jogo somos nós, o Brasil. Os quesitos políticos, os "essenciais", nunca vêm a tona, logo não aposto nada, deixemos isso por conta do MRE e da turma palaciana.

Quanto a ter sido o primeiro a defender o F-18 SH pra FAB, verdade, pelo menos que me lembre, os créditos serão seu. Bem, já disse também que não o rotulo como "americanófilo", apesar do perfil ( :mrgreen: ), nunca vi você sendo defensor apenas dos equipamentos americanos, já quanto ao ideal americano... :mrgreen: :mrgreen:

Quanto a KDX... Bem... Hoje, chances zero, amanhã, chances zero, mais adiante, não sei, mas se depender de "algo"... Zero!!!


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9955 Mensagem por Bourne » Sáb Fev 07, 2009 11:55 pm

Santiago escreveu: Prezado Bourne, companheiro simpatizante do SH!

Vc acha realmente a KDX mais interessante que as FREMM? Sei nao...

[]s
Não sei que KDX será oferecida. Se for a KDX III :twisted:

Ainda, estou flertando com essa possibilidade, mas sem esquecer de pensar em outras. Tudo depende como o processo evolui. Quem sabe até apoio as FREMM. :lol: :lol: :lol:




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9956 Mensagem por PRick » Dom Fev 08, 2009 12:02 am

Bourne escreveu:O presidente não é um ditador supremo. Mas, a FAB como um órgão interessado no equipamento, fará a avaliação e argumentará sobre os prós e contras de cada proposta, e apresenta o escolhido. O presidente pode vetar, é claro que pode, mas as consequências políticas internas e externas podem e ser desastrosas. Portanto, a alternativa menos nobre é anular tudo.

A sociedade, a nação, e o Estado são contruídos em cima de conflitos entre grupos com interesses diversos, mas que precisam ser equacionados por mecanismos institucionais. Portanto, não confie que o presidente vai criar conflitos por que aconstituição e a lei permitem. Além do mais, por que criaria? É mais lógico evitá-lo desde o seu nascedouro. Nesse pensamento, se um caça norte-americano não pode ganhar, não deveria participar da concorrência ou dar chances para ele vencer.
Não, o Presidente não estará sendo um ditador, apenas tomando decisões que a Constituição lhe dá competência.

Acredito que o relatório da FAB deve ser do tipo de pontuação, ou de sugestão de ordem hierarquica entre as propostas oferecidas. Porém, como já falaram, será dentro de um processo, quer dizer as propostas podem ser modificadas e melhoradas, estamos diante de uma compra direta feita mediante a apresentação de propostas. O mais interessante será o jogo de bastidor de bancar a aposta do outro. :twisted: :twisted:

[]´s




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9957 Mensagem por Penguin » Dom Fev 08, 2009 12:12 am

PRick escreveu:
Bourne escreveu:O presidente não é um ditador supremo. Mas, a FAB como um órgão interessado no equipamento, fará a avaliação e argumentará sobre os prós e contras de cada proposta, e apresenta o escolhido. O presidente pode vetar, é claro que pode, mas as consequências políticas internas e externas podem e ser desastrosas. Portanto, a alternativa menos nobre é anular tudo.

A sociedade, a nação, e o Estado são contruídos em cima de conflitos entre grupos com interesses diversos, mas que precisam ser equacionados por mecanismos institucionais. Portanto, não confie que o presidente vai criar conflitos por que aconstituição e a lei permitem. Além do mais, por que criaria? É mais lógico evitá-lo desde o seu nascedouro. Nesse pensamento, se um caça norte-americano não pode ganhar, não deveria participar da concorrência ou dar chances para ele vencer.
Não, o Presidente não estará sendo um ditador, apenas tomando decisões que a Constituição lhe dá competência.

Acredito que o relatório da FAB deve ser do tipo de pontuação, ou de sugestão de ordem hierarquica entre as propostas oferecidas. Porém, como já falaram, será dentro de um processo, quer dizer as propostas podem ser modificadas e melhoradas, estamos diante de uma compra direta feita mediante a apresentação de propostas. O mais interessante será o jogo de bastidor de bancar a aposta do outro. :twisted: :twisted:

[]´s
Tb acho que eh por ai. Dai a vantagem de um processo competitivo, sem as rididezes de uma licitacao formal.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
caixeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Dom Abr 20, 2008 10:34 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9958 Mensagem por caixeiro » Dom Fev 08, 2009 12:41 am

orestespf escreveu:
Bourne escreveu:O Lula e governo não vão vetar a desição da FAB. Por que pode dar uma cagada tão grande quanto o F-X I e I,5. Além do mais, a FAB deve escolher a melhor proposta dentro de seus critérios, e argumentar por que é a melhor.

Politicamente, quem tem mais força são os norte-americanos. Principalmente devido a crise que se abate sobre os EUA, emergindo a necessidade maiores investimentos e exportações. Em ambos os quisitos, a França e, muito menos, a Suecia conseguem competir.

Se o SH for escolhido. Poderei me orgulhar de te sido o primeiro monge a gritar no deserto a seu favor aqui no DB. Daí posso partir para o próximo projeto: KDX :mrgreen:
Olá Bourne,

até concordo com você, mas não consigo ser tão otimista como você, por exemplo, não esperava que o FHC fosse melar a escolha do Gripen, visto ser o FHC amigo íntimo do presidente norte-americano, mas... A história está aí pra contar... Vetar ou não é decisão do Lula sim, gostemos ou não, independente do resultado, mas acredito fortemente que isso não vai acontecer, não pelos motivos apontados por você.

Se me permite, erra quando diz quem tem mais força política são os norte-americanos, devemos pensar (e agir) partindo (do óbvio) pressuposto que, quem tem mais força política neste jogo somos nós, o Brasil. Os quesitos políticos, os "essenciais", nunca vêm a tona, logo não aposto nada, deixemos isso por conta do MRE e da turma palaciana.

Quanto a ter sido o primeiro a defender o F-18 SH pra FAB, verdade, pelo menos que me lembre, os créditos serão seu. Bem, já disse também que não o rotulo como "americanófilo", apesar do perfil ( :mrgreen: ), nunca vi você sendo defensor apenas dos equipamentos americanos, já quanto ao ideal americano... :mrgreen: :mrgreen:

Quanto a KDX... Bem... Hoje, chances zero, amanhã, chances zero, mais adiante, não sei, mas se depender de "algo"... Zero!!!


Abração,

Orestes
Um elemento nao e colocado nunca aqui quando se fala em governo FHC e a financeira o Brasil nao tinha condicao de assumir o pagamento dos cacas na epoca se tivesse feito a compra teria deixado a nao existente "Heranca Maldita"
optou pelo mais barato, hoje o pais e "Investiment Grade" isso deixa os paises livres de vender ao Brasil qualquer coisa oferecendo melhores condicoes de pagamento sem que seus proprios parlamentos questionem as vendas, no futuro teremos como para se nao com dinheiro com petroleo, tudo mudou e para melhor, sorte do Lula como dizem, nao sei, so sei que a questao financeira esta resolvida agora fica a Politica, o atual embaixador americano esta no Brasil para defesa de uma questao o Bio Combutivel esse e o se Lobby la e ca, tinha essa missao no governo Bush e pelo que parece ainda tem, eles tem uma proposta de ter com o Brasil uma especie de inicio da Opep do Bio Combustivel. Brasil e EUA podem ser os dois grandes nesse mercado e as conversas sao por ai, quanto isso influencia no FX-2 so nos basta especular, mais a fala do MU na volta da Viagem aos EUA mostra bem o acontece por la, MU que e o homem das parcerias estrategicas e tecnologicas, volta dizendo "Eles so querem vender" entam da para presumir que a parceiria foi retentada e recusada, isso influencia no FX-2, nos parametro inicias da FAB sim influencia, agora quanto um MEGA PACOTE DE BOMDADES podem mudar o pensamentos da FAB ? So o final do FX-2 chegando para sabermos.

Agora um off-zinho, Bourne vc pode nao saber mais esta "Latindo para arvore certa" como dizem o estadosunidenses, a mais coisas entre o Palacio e a Coreia do pensa a nossa va filosofia.

Abracos Elcio Caixeiro




---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9959 Mensagem por Bourne » Dom Fev 08, 2009 1:50 am

Santiago escreveu:
PRick escreveu: Não, o Presidente não estará sendo um ditador, apenas tomando decisões que a Constituição lhe dá competência.

Acredito que o relatório da FAB deve ser do tipo de pontuação, ou de sugestão de ordem hierarquica entre as propostas oferecidas. Porém, como já falaram, será dentro de um processo, quer dizer as propostas podem ser modificadas e melhoradas, estamos diante de uma compra direta feita mediante a apresentação de propostas. O mais interessante será o jogo de bastidor de bancar a aposta do outro. :twisted: :twisted:

[]´s
Tb acho que eh por ai. Dai a vantagem de um processo competitivo, sem as rididezes de uma licitacao formal.

[]s
Aí está a questão chave.

Se o F-X virar um leilão direto do tipo "quem dá mais" (não vão pensar besteira seus desavergonhados), o país que tem mais capacidade de oferecer vantagens vai acabar levam. Isso dá um clara vantagem aos EUA e ao Super Hornet. Sem esquecer que a proposta tem o forter apoio e conta com o poder da nação e Estados nacionais.

Outra coisa que continuo achando muito estranha em relação ao Rafale, a de não ter vencido nenhuma licitação (ou seja o nome que for) que participou. Mesmo para produtos inferiores como o F-16. Isso me faz pensar que existe algum problema na proposta francesa que a deixa sempre inferior as demais, não necessariamente referente ao caça em si.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#9960 Mensagem por PRick » Dom Fev 08, 2009 3:12 am

Bourne escreveu:
Santiago escreveu: Tb acho que eh por ai. Dai a vantagem de um processo competitivo, sem as rididezes de uma licitacao formal.

[]s
Aí está a questão chave.

Se o F-X virar um leilão direto do tipo "quem dá mais" (não vão pensar besteira seus desavergonhados), o país que tem mais capacidade de oferecer vantagens vai acabar levam. Isso dá um clara vantagem aos EUA e ao Super Hornet. Sem esquecer que a proposta tem o forter apoio e conta com o poder da nação e Estados nacionais.

Outra coisa que continuo achando muito estranha em relação ao Rafale, a de não ter vencido nenhuma licitação (ou seja o nome que for) que participou. Mesmo para produtos inferiores como o F-16. Isso me faz pensar que existe algum problema na proposta francesa que a deixa sempre inferior as demais, não necessariamente referente ao caça em si.

Isso seria real se tivéssemos falando da compra de um produto qualquer, no entanto estamos comprando um armamento muito importante, já falei, os EUA tem a ficha suja, quer dizer sai com desvantagem no jogo, porque entre outras coisas ofereceu um produto pior, inferior ao que tem de melhor, mas não posso dizer fechem o olho a qualquer proposta dos EUA. Eu diria em principio é Rafale, depois Gripen, e por último F-18E.

[]´s




Responder