felipexion escreveu:Caça low?Bourne escreveu:
Se é para ter um mix Hi-low. O Hi é o caça do F-X e o futuro caça de quinta geração. Por que ambos são caros, sofisticados e mais capazes, não importa se são de gerações diferentes.
Por outro lado, o caça Low tem que ser um monomotor que seja barato de aquirir, operar e que possa complementar, utilizar a maioria dos armamentos e trabalhar junto com os caças Hi. Porém, como as suas missões não são tão sofisticadas, pode ser até mesmo um treinador avançado como o Gold Eagle coreano ou os caças J-10 chineses, ambos com recheio abrasileirado e com grande comubilidade com os caças Hi. Assim, podem ser produzidos as centenas, algo como 300 - 400 unidades.
monomotor, barato e com versão naval? Tejas!
O caminho das notícias da Índia: LCA, MCA e MMRCA
Os últimos dias têm sido pródigos em notícias dos jornais e sites indianos sobre os futuros meios da Força Aérea do país. Sobre o LCA - Light Combat Aircraft / Aeronave Leve de Combate, também conhecido HAL Tejas e que já frequentou diversas vezes o Blog do Poder Aéreo e o Blog Naval, o jornal The Hindu noticiou que a EADS deverá realmente auxiliar no esforço por diminuir o peso do trem de pouso da aeronave. O programa está atrasado, e um dos motivos é a necessidade de refazer o projeto dos freios, do próprio trem de pouso, além reavaliar as especificações das rodas e pneus para reduzir o desgaste. Assim, além de prestar serviços relativos ao programa de testes da aeronave, acelerando as fases de liberação inicial e final do modelo para operação, o conglomerado europeu prestaria assistência por 48 meses nos esforços para a redução do excesso de peso da aeronave, estimado em 1,5 toneladas segundo o The Hindu, sendo que apenas o trem de pouso da versão naval já estaria com 400 quilos a mais do que o desejável.
Já o jornal Deccan Herald afirmou que o futuro do motor Kaveri, que vem sendo desenvolvido para equipar o LCA, tem sido alvo de discórdias entre a Força Aérea Indiana e o GTRE (Gas Turbine Research Establishment - estabelecimento de desenvolvimento de turbina gás). Na opinião da primeira, o empuxo da turbina está aquém do necessário e as propostas de desenvolvimento conjunto, junto a empresas estrangeiras, de componentes das “partes quentes” do motor não ofereceriam vantagens significativas em desenvolvimento de tecnologia. Isso porque a proposta estrangeira em questão, da Snecma francesa, residiria em adaptar à turbina indiana o “‘núcleo” do motor M-82, cujo desenvolvimento já está completo e não proporcionaria ganhos tecnológicos à indústria local, e implicaria no pagamento de pesados royalties. Por outro lado, o GTRE vem se esforçando para que a parceria com a Snecma vingue, como meio de garantir o futuro desenvolvimento do motor, que já consumiu muitos anos de trabalho e recursos. A Força Aérea Indiana já estaria prestes a mandar o RFP (Request for Proposal) para os fabricantes de dois motores que poderão equipar a versão “MkII” do Tejas: o GE 414 (que equipa o F-18 Super Hornet norte-americano) e o Eurojet EJ 2000 (que equipa o Eurofighter Typhoon). Os primeiros dois esquadrões da aeronave ainda estariam equipados com a motorização atual, o GE 404, para liberação inicial para operações.
kaveri-aero-india-2007
Mas também há notícias de avanços no desenvolvimento do LCA. Segundo o Times of India, após 26 anos de desenvolvimento o Tejas chegou à sua milésima surtida, ultrapassando 530 horas de voo. Com dois demonstradores de tecnologia, três protótipos e duas aeronaves de pré-produção participando do desenvolvimento, e um protótipo biposto já montado, o projeto estaria ganhando “momentum” e maturidade, e o ministro da defesa A K Antony teria prometido que a Força Aérea Indiana receberá seus primeiros Tejas por volta de 2011, inicalmente em um esquadrão de 20 aeronaves, com a meta de chegar a pelo menos sete esquadrões. O “glass cockpit” da aeronave já teria sido extensivamente testado em suas interações com o capacete tipo DASH e o pod laser de designação de alvos. O disparo de mísseis ar-ar R-73 vem sendo realizado e a integração do radar multi-modo deverá estar finalizada nos próximos meses. Segundo o jornal The Hindu, o Tejas pela primeira vez lançou bombas de exercicio no seu programa de testes de armas nesta semana, com sucesso. O objetivo dos testes não é apenas comprovar a precisão do sistema de tiro, mas a capacidade do sistema fly-by-wire da aeronave em ajustar o voo da Tejas (naturalmente instável para ganhos de manobrabilidade) às diferenças de centro de gravidade resultantes do lançamento de armas.
Paradoxalmente, a recessão mundial também poderá ajudar no desenvolvimento do LCA, segundo a a versão indiana do zeenews.com. Isso porque a constante saída de técnicos altamente qualificados do programa, que pode ser considerada um dos motivos para os atrasos no projeto, tende a diminuir, já que as tentadoras ofertas do mercado de trabalho em Tecnologia da Informação também diminuiram com a crise. Diversos técnicos que já trabalharam no projeto teriam mostrado disposição em voltar.
>>> Pelo visto, apesar de alguns avanços, devido aos grandes atrasos e problemas técnicos, os indianos estão apelando para várias "gambiarras" nas distintas versões do Tejas e no Kaveri...