Reabastecimento FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#31 Mensagem por Skyway » Qua Fev 04, 2009 6:19 pm

felipexion escreveu:
Skyway escreveu: Conservado? :lol:

Pra aquilo ser conservado falta MUITO... :lol:
Com toda a certeza!
Pegaram os aviões, botaram num canto do aeroporto tomando sol e chuva! Depois reclamam que os aviões não podem ser leiloados...
Sem contar que cada vez que vou a BSB tem uma peça a menos. :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#32 Mensagem por Pablo Maica » Qua Fev 04, 2009 6:39 pm

Segundo a entrevista com o Brigadeiro Saito os KC-137 estão com os dias contados... e agora como vai ser?
Uma outra medida seria a desativação de aeronaves obsoletas, de alto custo de operação. “Os KC-137 (Boeings 707 convertidos como reabastecedores e transportes de tropas) estão nos dando muitos problemas. A revisão da turbina não é mais feita no Brasil e a compra de componentes está cada vez mais cara. Sempre apresentam defeitos em missões de longa duração, inclusive na última delas, durante a Operação Red Flag com a Força Aérea dos Estados Unidos. Temos de pensar numa alternativa de curto prazo”, declarou. O programa, ainda não lançado, abrangeria a conversão de aeronaves civis
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... niti-saito


Um abraço e t+ :D




felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#33 Mensagem por felipexion » Qua Fev 04, 2009 6:42 pm

Skyway escreveu:
Sem contar que cada vez que vou a BSB tem uma peça a menos. :mrgreen:
[018]

Se não tem como manter o patrimônio deveria doá-lo ou vende-lo. Tinha que ser no Brasil...




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#34 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Fev 05, 2009 12:13 am

Immortal Horgh escreveu:
glauberprestes escreveu:Eu acho que serão uns 20-30 KC-390, e mais uns 2 ou 3 KC de perna longa.

20 aviões tanque serão um número muito bom pra quando a FAB tiver sua frota de aviões de combate renovada. Agora não me lembro de ter visto isso: o C-390 poderá se modificar em KC e vice-versa?




[ ]s
Acho que sim, já que ele está sendo desenvolvido com o propósito claro de substituir os Hércules da FAB. Como temos Hércules tankers...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#35 Mensagem por Bourne » Qui Fev 05, 2009 12:06 pm

A FAB deveria comprar reabastecedores novos. Uns 2 ou 3 três de encomenda inicial e, depois, adquirir novos lotes dependendo da necessidade de crescimento da frequência das missões dessas aeronaves.

Sobre o custo de aquisição é só financiar a longas prestações a perder de vista. Acredito que os modelos da Boeing e AirBus são os mais interessantes. Ambos preparados para reabastecer os novos caças do F-X.




Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#36 Mensagem por Valdemort » Sex Fev 06, 2009 12:38 pm

Eu votaria no KC30 , o REVO da Airbus , acho que o nome e esse do A330F.




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#37 Mensagem por henriquejr » Sex Fev 06, 2009 12:50 pm

Bourne escreveu:A FAB deveria comprar reabastecedores novos. Uns 2 ou 3 três de encomenda inicial e, depois, adquirir novos lotes dependendo da necessidade de crescimento da frequência das missões dessas aeronaves.

Sobre o custo de aquisição é só financiar a longas prestações a perder de vista. Acredito que os modelos da Boeing e AirBus são os mais interessantes. Ambos preparados para reabastecer os novos caças do F-X.
Existem muitas opções de aeronaves usadas, com preços bem mais em conta. É só a FAB ver qual o fabricante e modelo que melhor lhe servirá e adquirir.

Apesar de achar um dos mais lindos aviões do mundo e ter um bom tamanho, não acho que os DC-10 ou MD-11 sejam boas opções, já ouvi dizer que os custos de manutenção e operação são altíssimos.

Na minha humilde opinião os modelos mais viáveis, tanto por questões de custos quanto disponibilidade, são os 767 e A330.




.
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Reabastecimento FAB

#38 Mensagem por Alcantara » Sex Fev 06, 2009 2:54 pm

Por questão de compatibilidade, acho que a FAB vai optar por um Aibus. Ela já usa o VC-1, um Airbus... 8-]

Lembrem-se do pacote de treinamento, da compatibilidade de cockpit, da conversão operacional dos pilotos, etc. Em fim, pra quem já usa Airbus, é mais fácil passar de um modelo pequeno para um maior (Ex.: de A320 para A330).


Abraços!!! :lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Reabastecimento FAB

#39 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Fev 06, 2009 3:01 pm

Bourne, concordo com o Henrique e com o Alcântara. Se a FAB conseguir de quatro a seis 767 ou A330 (principalmente esse), já vai estar de ótimo tamanho. Acho que aeronaves usadas em boas condições são atualmente um negócio que oferece um custo/benefício interessante.

Uma aeronave civil nova convertida deve ultrapassar a casa dos 200 milhões de dólares a unidade. Segundo apurei rapidamente, os custos unitários dos A330 seriam: A330-200: US$176.3 a $185.5m - A330-300: $195.9 a $205.7m - e A330-200F: $180.6 a $187.7m.

Duas ou três são abaixo da necessidade, então, para comprar o mínimo de quatro, se gastaria aí algo em torno de 800 milhões de dólares. Não creio que essa seja uma opção razoável para o momento, tendo em vista a atual compra do F-X (>2,5 bi) e projeto C-390 (> 600 mi), fora o resto.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#40 Mensagem por henriquejr » Sex Fev 06, 2009 3:22 pm

Sem falar que a necessidade por KCs aumentou significativamente nos últimos anos na FAB, depois da modernização todos os F-5 e A-1 passarão a ter capacidade de REVO, a substituição dos velhos Mirage III por Mirage 2000C também entram nessa conta, sem falar dos A-4 da MB e dos futuros FX!

Entra nessa conta também os planos de investimentos em Forças de Mobilização que o MD defende. Provavelmente as dezenas de C-390 deverão possui sistema REVO. A FAB também tem planos de instalar um sistema REVO nos R-99 (cogita-se em novas unidades usando a plataforma do EMB-195).

Creio que apenas 4 KC a reação já não são suficientes para as necessidades da FAB. Na minha opinião não seria exagero a FAB pensar em duplicar esse número.




.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#41 Mensagem por WalterGaudério » Sex Fev 06, 2009 4:49 pm

henriquejr escreveu:Sem falar que a necessidade por KCs aumentou significativamente nos últimos anos na FAB, depois da modernização todos os F-5 e A-1 passarão a ter capacidade de REVO, a substituição dos velhos Mirage III por Mirage 2000C também entram nessa conta, sem falar dos A-4 da MB e dos futuros FX!

Entra nessa conta também os planos de investimentos em Forças de Mobilização que o MD defende. Provavelmente as dezenas de C-390 deverão possui sistema REVO. A FAB também tem planos de instalar um sistema REVO nos R-99 (cogita-se em novas unidades usando a plataforma do EMB-195).

Creio que apenas 4 KC a reação já não são suficientes para as necessidades da FAB. Na minha opinião não seria exagero a FAB pensar em duplicar esse número.
Eu prefiro o KC 30, mas acho que os 767KC ainda tem grandes chances(pelo custo mais baixo, e ainda por cima a conversão poderia ser feita no Brasil(a conversão dos KC 30 não sei se seria feita aqui).




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Reabastecimento FAB

#42 Mensagem por soultrain » Sex Fev 06, 2009 6:21 pm

Conversão no Brasil feita por uma empresa portuguesa ;)

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#43 Mensagem por Valdemort » Sex Fev 06, 2009 9:13 pm

Se for comprar A330 / KC30 terao que ser novos , pois nao ha disponiveis no mercado .




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: Reabastecimento FAB

#44 Mensagem por hviana » Sex Fev 06, 2009 9:26 pm

Já existia um tópico semelhante aqui no DB, e eu e o Operti levantamos a ideia do A-310, que é o reabastecedor atualmente usado pela Alemanha e Canadá... partindo de um preço muito baixo, teríamos aeronaves que dariam, tranquilas, para uns 15 anos de uso, com um custo de operação menor que o do A-330... Acho que seria uma solução boa.
Abraços!




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#45 Mensagem por Bourne » Sex Fev 06, 2009 11:17 pm

Valdemort escreveu:Se for comprar A330 / KC30 terao que ser novos , pois nao ha disponiveis no mercado .
Então, o jeito é comprar novos.

Mas, olhem bem, observem as vantagem de adquirir um KC novo. Além das melhores condições de pagamento, contrapartidas comerciais e menor custo de operação. Esses aviões vão operar por 30/40 anos, e abrir espaço para a renovação de toda a frota de KC. Asism, pode até ser mais caro agora, mas, no longo prazo, acaba sendo muito interessante e benéfico.




Responder