F-5 - FAB pretende adquir mais ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7614
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 103 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#46 Mensagem por FOXTROT » Sex Jan 09, 2009 8:36 am

Immortal Horgh escreveu:
FOXTROT escreveu: Bolovo, os F-5 suiços são os que estão em melhores condições certo? comprando em 2009, chegam em 2010, poderiam voar até quando após a modernização?

Mas rapaz, que tara por essas latas velhas :lol: :lol:


[ ]s
Ou se anuncia um cronograma para aquisição de mais lotes de FX-2, até um número que permita a substituição de F-5 e AMX, ou então faltaram caças, agora me diz uma coisa, você prefere os F-5M ou os Mirage-2000C? em combate simulado como será que esta o escore entre estes caças?




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1196
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#47 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Jan 09, 2009 8:46 am

Já postei isso antes em algum lugar (sou de postar pouco e acompanhar mais)...

Nas minhas limitações, entendo que uma distribuição razoável para nossa realidade seria termos 7 esquadrões ativos e, no futuro, dotações para mais 3 esquadrões reservas, assim distribuídos:

2 esquadrões ativos e 1 reserva na Amazônia (Manaus e Boa Vista e Porto Velho)
2 esquadrões ativos e 1 reserva no Leste-Nordeste (Santa Cruz e Fortaleza ou Natal ou Recife)
2 esquadrões ativos e 1 reserva no Sul-Oeste (Canoas ou Santa Maria e Campo Grande)
1 esquadrão ativo no Planalto Central (Anápolis)

Inicialmente, os 7 esquadrões ativos poderiam ser os 2 primeiros dotados com o FX-2, 3 com os F-5M e 2 com os A-1M.

Só para lembrar, atualmente temos 8 esquadrões: 1º/1º GAvC, 2º/1º GAvC, 1º GDA, 1º/14º GAv, 1º/10º GAv, 3º/10º GAv, 1º/16º GAv e 1º/4º GAv.

É só (como se isso fosse muito simples...) redistribuir as aeronáves e os esquadrões.




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7614
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 103 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#48 Mensagem por FOXTROT » Sex Jan 09, 2009 8:58 am

RobsonBCruz escreveu:Já postei isso antes em algum lugar (sou de postar pouco e acompanhar mais)...

Nas minhas limitações, entendo que uma distribuição razoável para nossa realidade seria termos 7 esquadrões ativos e, no futuro, dotações para mais 3 esquadrões reservas, assim distribuídos:

2 esquadrões ativos e 1 reserva na Amazônia (Manaus e Boa Vista e Porto Velho)
2 esquadrões ativos e 1 reserva no Leste-Nordeste (Santa Cruz e Fortaleza ou Natal ou Recife)
2 esquadrões ativos e 1 reserva no Sul-Oeste (Canoas ou Santa Maria e Campo Grande)
1 esquadrão ativo no Planalto Central (Anápolis)

Inicialmente, os 7 esquadrões ativos poderiam ser os 2 primeiros dotados com o FX-2, 3 com os F-5M e 2 com os A-1M.

Só para lembrar, atualmente temos 8 esquadrões: 1º/1º GAvC, 2º/1º GAvC, 1º GDA, 1º/14º GAv, 1º/10º GAv, 3º/10º GAv, 1º/16º GAv e 1º/4º GAv.

É só (como se isso fosse muito simples...) redistribuir as aeronáves e os esquadrões.
Na minha opinião a atual distribuição dos esquadrões é boa, precisa apenas de mais um esquadrão na amazônia, não transferir unidades.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#49 Mensagem por Ricardo Rosa » Sex Jan 09, 2009 10:21 am

FOXTROT escreveu:
RobsonBCruz escreveu:Já postei isso antes em algum lugar (sou de postar pouco e acompanhar mais)...

Nas minhas limitações, entendo que uma distribuição razoável para nossa realidade seria termos 7 esquadrões ativos e, no futuro, dotações para mais 3 esquadrões reservas, assim distribuídos:

2 esquadrões ativos e 1 reserva na Amazônia (Manaus e Boa Vista e Porto Velho)
2 esquadrões ativos e 1 reserva no Leste-Nordeste (Santa Cruz e Fortaleza ou Natal ou Recife)
2 esquadrões ativos e 1 reserva no Sul-Oeste (Canoas ou Santa Maria e Campo Grande)
1 esquadrão ativo no Planalto Central (Anápolis)

Inicialmente, os 7 esquadrões ativos poderiam ser os 2 primeiros dotados com o FX-2, 3 com os F-5M e 2 com os A-1M.

Só para lembrar, atualmente temos 8 esquadrões: 1º/1º GAvC, 2º/1º GAvC, 1º GDA, 1º/14º GAv, 1º/10º GAv, 3º/10º GAv, 1º/16º GAv e 1º/4º GAv.

É só (como se isso fosse muito simples...) redistribuir as aeronáves e os esquadrões.
Na minha opinião a atual distribuição dos esquadrões é boa, precisa apenas de mais um esquadrão na amazônia, não transferir unidades.

Bom dia a todos,

Também acho.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#50 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jan 09, 2009 10:25 am

hviana escreveu:Dúvida: É viável, do ponto de vista logistico e operacional manter um esquadrão de F-5M na Amazônia? E a questão da umidade, corrosão, etc??
Abraços!
Pô, eles estão em SC de cara pra maresia forte do litoral sem problemas. Os aviônicos são os mesmos do A-29 que foi projetado para operar na Amazônia. Não vejo problemas.
FOXTROT escreveu:Ou se anuncia um cronograma para aquisição de mais lotes de FX-2, até um número que permita a substituição de F-5 e AMX, ou então faltaram caças, agora me diz uma coisa, você prefere os F-5M ou os Mirage-2000C? em combate simulado como será que esta o escore entre estes caças?
Mas já está anunciado. Consta na END a substituição de toda a frota de F-5M e AMX até 2025. E, veja, eu já falei, o Bolovo já falou e o Mapinguari já falou. Mas repito. Com a chegada do F-X haverá F-5M sobrando para começar a redistribuição.

---

RobsonBCruz, não entendi essa de esquadrão reserva.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#51 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jan 09, 2009 12:20 pm

FOXTROT escreveu:
Ou se anuncia um cronograma para aquisição de mais lotes de FX-2, até um número que permita a substituição de F-5 e AMX, ou então faltaram caças, agora me diz uma coisa, você prefere os F-5M ou os Mirage-2000C? em combate simulado como será que esta o escore entre estes caças?

Como já foi dito anteriormente, o projeto FX-2 é algo para 120/150 aeronaves, ou seja, a completa substituição da linha de frente da FAB até 2025. Entra essas duas latas velhas? Não prefiro nenhuma, o tempo já passou para ambas. Obviamente que não culpo a FAB, mas outros...



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#52 Mensagem por hviana » Sex Jan 09, 2009 2:26 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Pô, eles estão em SC de cara pra maresia forte do litoral sem problemas. Os aviônicos são os mesmos do A-29 que foi projetado para operar na Amazônia. Não vejo problemas.
Sem problemas... Assim né. É uma historia confirmada por um e outro que alguns A-1 sofreram problema de corrosão, por causa de um desumidificador. Além disso, tinha a outra história do Cougar no qual os eletronicos dão pau quando operam na Amazonia. Nao sei se é verdade. De fato, os avionicos são os mesmos do A-29, do qual não mencionam problemas de adaptação na floresta.
Abraços!




Avatar do usuário
dr4gon349
Júnior
Júnior
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 5:30 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#53 Mensagem por dr4gon349 » Sex Jan 09, 2009 4:45 pm

hviana escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:
Pô, eles estão em SC de cara pra maresia forte do litoral sem problemas. Os aviônicos são os mesmos do A-29 que foi projetado para operar na Amazônia. Não vejo problemas.
Sem problemas... Assim né. É uma historia confirmada por um e outro que alguns A-1 sofreram problema de corrosão, por causa de um desumidificador. Além disso, tinha a outra história do Cougar no qual os eletronicos dão pau quando operam na Amazonia. Nao sei se é verdade. De fato, os avionicos são os mesmos do A-29, do qual não mencionam problemas de adaptação na floresta.
Abraços!
É simples, só mandar pra Boa Vista, lá não é floresta, é algo parecido com cerrado ou savana africana :wink:




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#54 Mensagem por Bourne » Sex Jan 09, 2009 6:28 pm

Deixem os veinhos se aposentarem :wink:

Quem sabe substituindo os F-5M por Golden Eagle coreanos, com avionicas mexidas e em consonância com os equipamentos/armamentos do F-X. Daí, a FAB e quem sabe a MB tem um caça para treinamento e, talvez, efetuar missões leves.




Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1196
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#55 Mensagem por RobsonBCruz » Sáb Jan 10, 2009 6:37 pm

Vinicius Pimenta escreveu:RobsonBCruz, não entendi essa de esquadrão reserva.
Vinicius,

Como não podemos nos dar o luxo de mantermos em tempo de paz uma estrutura ativa (aeronaves, pilotos, equipes de terra, etc) muito grande e como em caso de guerra, provavelmente não haverá tempo para montar a estrutura necessária, temos que ter uma reserva rapidamente mobilizável.

Atualmente, pelo que eu sei (puramente através de forum e revistas), em caso de necessidade, como quadro reserva temos os pilotos e pessoal de terra que deram baixa, mas não estarão atualizados, estarão fora de rítmo e, principalmente, não terermos de imediato aeronaves para compor novas unidades.

Por isso, penso em uma estutura em que cada esquadrão completo seria composto por 3 esquadrilhas (4 aeronáves + 1 reserva). Em tempos de paz, cada um dos esquadrões ativos manteria 2 esquadrilhas ativas. Como falo de 7 esquadrões ativos, seriam 14 esquadrilhas ativas.
Considerando os três esquadrões reservas que sugeri, teríamos 16 esquadrilhas reservas (1 de cada esquadrão ativo = 7 + 3 x 3 esquadrões reservas). Ou seja, poderíamos efetivamente dobrar (na verdade um pouco mais) a capacidade ativa.

Evidentemente, para manter o pessoal reserva "pronto" (ou quase pronto), teríamos que manter um sério programa de mobilizações períodicas e uso de simuladores.

Desculpem-me se me extendi e se estou "viajando", mas gosto de pensar grande, sem utopia.

Um abraço,




Editado pela última vez por RobsonBCruz em Seg Jan 12, 2009 8:39 am, em um total de 1 vez.
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#56 Mensagem por orestespf » Sáb Jan 10, 2009 7:59 pm

Estranho... Ô tópico que não "morre"!!!! Definitivamente não consigo compreender porquê um assunto deste conseguiu render 4 páginas!!! Devo estar ficando velho rápido demais...




hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#57 Mensagem por hviana » Sáb Jan 10, 2009 8:42 pm

orestespf escreveu:Estranho... Ô tópico que não "morre"!!!! Definitivamente não consigo compreender porquê um assunto deste conseguiu render 4 páginas!!! Devo estar ficando velho rápido demais...
Acredito que seja a nhaca de um F-x (1, 2, 2- A missão) que demora tempo demais... Acho que todo mundo vai se acalmar quando o Grande Vencedor foi escolhido e possuirmos mais detalhes de onde eles se basearão, quantidades, etc..
Enquanto isso...
Abraços Mestre!




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#58 Mensagem por orestespf » Sáb Jan 10, 2009 8:53 pm

hviana escreveu:
orestespf escreveu:Estranho... Ô tópico que não "morre"!!!! Definitivamente não consigo compreender porquê um assunto deste conseguiu render 4 páginas!!! Devo estar ficando velho rápido demais...
Acredito que seja a nhaca de um F-x (1, 2, 2- A missão) que demora tempo demais... Acho que todo mundo vai se acalmar quando o Grande Vencedor foi escolhido e possuirmos mais detalhes de onde eles se basearão, quantidades, etc..
Enquanto isso...
Abraços Mestre!
Deve ser isto mesmo, HViana, só pode! As mulheres têm tensão pré-menstrual, nós entusiastas de assuntos militares temos tensão pré-FX!!! :mrgreen: :mrgreen:


Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#59 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Jan 10, 2009 9:40 pm

orestespf escreveu:
hviana escreveu: Acredito que seja a nhaca de um F-x (1, 2, 2- A missão) que demora tempo demais... Acho que todo mundo vai se acalmar quando o Grande Vencedor foi escolhido e possuirmos mais detalhes de onde eles se basearão, quantidades, etc..
Enquanto isso...
Abraços Mestre!
Deve ser isto mesmo, HViana, só pode! As mulheres têm tensão pré-menstrual, nós entusiastas de assuntos militares temos tensão pré-FX!!! :mrgreen: :mrgreen:


Grande abraço,

Orestes
E demora pra descer hein?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#60 Mensagem por orestespf » Sáb Jan 10, 2009 9:42 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Responder