Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#781 Mensagem por WalterGaudério » Ter Dez 30, 2008 1:24 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu:
Paisano escreveu: Ótima notícia. :D
Bom dia a todos,

[009] E bom saber que em fevereiro/09 eles estarão de volta a São Pedro da Aldeia.

Um fraternal abraço,
E A Partir de Julho a bordo do A-12. 8-]
No segundo semestre acho que já haverá um cronograma fixo para para recebimento dos SH-70!
8-]

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#782 Mensagem por Mapinguari » Sex Jan 02, 2009 12:10 am

MARCOS RIBEIRO escreveu:Alguém sabe me dizer o alcance ar-ar e ar-solo dos radares originais APQ-145B do A-4ku da MB EX-KUWAIT.....vulgo A-4M??

Grato de antemão
Marcos Ribeiro
Marcos.

Os A-4KU do Kuwait (atuais AF-1 da MB) não possuem radar, mas um range finder baseado em laser. Não lembro agora a designação, mas não se trata de um radar. Radar, eles só terão com a modernização, na forma de uma variante do FIAR Grifo, usado no F-5BR.

Mapinguari

Imagem
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#783 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sáb Jan 03, 2009 7:00 pm

Mapinguari escreveu:
MARCOS RIBEIRO escreveu:Alguém sabe me dizer o alcance ar-ar e ar-solo dos radares originais APQ-145B do A-4ku da MB EX-KUWAIT.....vulgo A-4M??

Grato de antemão
Marcos Ribeiro
Marcos.

Os A-4KU do Kuwait (atuais AF-1 da MB) não possuem radar, mas um range finder baseado em laser. Não lembro agora a designação, mas não se trata de um radar. Radar, eles só terão com a modernização, na forma de uma variante do FIAR Grifo, usado no F-5BR.
Completando...

Comunicação / Navegação e Eletrônica de Guerra

Imagem

ADF e UHF/VHF - sistema de comunicação e navegação com antenas em forma de lâminas localizadas atrás da cabina, na carenagem dorsal e na parte superior da deriva (uma em cada lado).

Radar altímetro - uma única antena instalada sob a asa esquerda, depois do cabide externo.

TACAN - sistema de navegação aerotática. Duas antenas em forma de lâmina, sendo uma a frente do poro da roda da bequilha e outra no topo da carenagem dorsal. Fornece informações sobre a posição através das informações fornecidas pelos radiofaróis de terra.

AFCS - O sistema automático de controle de vôo. Libera o piloto dos comandos de rotina em vôos de longa duração, controlando os ailerons, leme e profundores. O equipamento localiza-se na porção traseira da fuselagem, logo acima do gancho de parada.

AN/APQ-145 - Radar para exploração e mapeamento ar/terra. Produzido pela Stwart-Warner dos EUA e empregado em vários modelos de Skyhawk (E, N, F, S, SU, KU). O radar ocupa o espaço dedicado ao ARBS instalado nos A-4M dos Fuzileiros Navais dos EUA.

AN/ALR-45 sistema de alerta radar (RWR) que trabalha na faixa de 2 a 18 GHz. Era um equipamento bastante comum nos aviões contemporâneos como o A-7, o F-4, o RA-5C e o A-6. Até aeronaves mais novas que o Skyhawk, ,como o F/A-18 e o F-14, receberam esse equipamento. Porém, o mesmo foi substituído pelo modelo AN/ALR-67. Na MB, apenas os TA-4KU (AF-1A) possuem esse equipamento. O mesmo está instalado no topo da deriva.

IFF - identificador amigo/inimigo. Uma antena em forma de lâmina vertical localizada no topo da deriva. Tanto os TA-4KU (AF-1A) como os A-4KU (AF-1) possuem essa antena.

Em: http://www.angelfire.com/space/falcoes/ ... stemas.htm

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceram: 6 vezes

#784 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jan 03, 2009 10:46 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu:
Mapinguari escreveu: Marcos.

Completando...

Comunicação / Navegação e Eletrônica de Guerra

Imagem

ADF e UHF/VHF - sistema de comunicação e navegação com antenas em forma de lâminas localizadas atrás da cabina, na carenagem dorsal e na parte superior da deriva (uma em cada lado).

Radar altímetro - uma única antena instalada sob a asa esquerda, depois do cabide externo.

TACAN - sistema de navegação aerotática. Duas antenas em forma de lâmina, sendo uma a frente do poro da roda da bequilha e outra no topo da carenagem dorsal. Fornece informações sobre a posição através das informações fornecidas pelos radiofaróis de terra.

AFCS - O sistema automático de controle de vôo. Libera o piloto dos comandos de rotina em vôos de longa duração, controlando os ailerons, leme e profundores. O equipamento localiza-se na porção traseira da fuselagem, logo acima do gancho de parada.

AN/APQ-145 - Radar para exploração e mapeamento ar/terra. Produzido pela Stwart-Warner dos EUA e empregado em vários modelos de Skyhawk (E, N, F, S, SU, KU). O radar ocupa o espaço dedicado ao ARBS instalado nos A-4M dos Fuzileiros Navais dos EUA.

AN/ALR-45 sistema de alerta radar (RWR) que trabalha na faixa de 2 a 18 GHz. Era um equipamento bastante comum nos aviões contemporâneos como o A-7, o F-4, o RA-5C e o A-6. Até aeronaves mais novas que o Skyhawk, ,como o F/A-18 e o F-14, receberam esse equipamento. Porém, o mesmo foi substituído pelo modelo AN/ALR-67. Na MB, apenas os TA-4KU (AF-1A) possuem esse equipamento. O mesmo está instalado no topo da deriva.

IFF - identificador amigo/inimigo. Uma antena em forma de lâmina vertical localizada no topo da deriva. Tanto os TA-4KU (AF-1A) como os A-4KU (AF-1) possuem essa antena.

Em: http://www.angelfire.com/space/falcoes/ ... stemas.htm

Um fraternal abraço,
Ah! Ok... Era o ARBS que eu tinha na cabeça. Baseava-me na configuração dos A-4M (da qual os A-4KU são derivados) para afirmar que eles não tinham radar. Obrigado pela correção, Flávio.

Mapinguari

Imagem
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#785 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Dom Jan 04, 2009 7:39 am

[100]

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#786 Mensagem por Marino » Qui Jan 08, 2009 12:14 am

Olha quem sempre aparece:

Imagem

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#787 Mensagem por Corsário01 » Qui Jan 08, 2009 12:21 am

Ele está conosco. :wink:

Abraços,

Padilha
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#788 Mensagem por Marino » Qui Jan 08, 2009 12:23 am

Só uma correção: são 23 aeronaves, e não 24.
Não entendo sobre a dúvida da capacidade da aeronave em receber os aviônicos. O A-4AR possui aviônicos e radar do F-16, ou estou enganado?
Sei que para a Argentina o radar sofreu um downgrade, mas o tamanho, etc, estão instalados.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 412 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#789 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jan 08, 2009 1:15 am

Marino escreveu:Só uma correção: são 23 aeronaves, e não 24.
Não entendo sobre a dúvida da capacidade da aeronave em receber os aviônicos. O A-4AR possui aviônicos e radar do F-16, ou estou enganado?
Sei que para a Argentina o radar sofreu um downgrade, mas o tamanho, etc, estão instalados.
Exato. É o APG-66, só que downgraded. As dimensões são exatamente iguais, mas toda a seção adiante do cockpit do Skyhawk teve de ter o ângulo de abertura modificado.
Imagem
Imagem

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 264 vezes
Agradeceram: 106 vezes

#790 Mensagem por FOXTROT » Qui Jan 08, 2009 9:37 am

Com a modernização dos Af-1, estes passarão a operar algum míssil anti-navio? qual míssil seria o mais adequado? é possivel operar os Af-1 com o míssil exocet frances? obrigado

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#791 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jan 08, 2009 11:18 am

FOXTROT escreveu:Com a modernização dos Af-1, estes passarão a operar algum míssil anti-navio? qual míssil seria o mais adequado? é possivel operar os Af-1 com o míssil exocet frances? obrigado
Operarão com o MAN-1. :wink:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#792 Mensagem por talharim » Qui Jan 08, 2009 11:37 am

Na verdade a MB possui 24 Skyhawks.

1 está baseado nos EUA a MB foi obrigada a comprar 1 Skyhawk dos estoques da USNAVY para poder treinar seus pilotos nos PAs americanos.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#793 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 08, 2009 1:30 pm

Luís Henrique escreveu:
FOXTROT escreveu:Com a modernização dos Af-1, estes passarão a operar algum míssil anti-navio? qual míssil seria o mais adequado? é possivel operar os Af-1 com o míssil exocet frances? obrigado
Operarão com o MAN-1. :wink:
O MAN-1 aerotransportado vai demorar muito para aparecer por aqui. Em 2011 é a versão terrestre. Eu acredito que vai ser talvez o AM-39, Hapoon ou Penguim. Mas não necessariamente nessa ordem.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 264 vezes
Agradeceram: 106 vezes

#794 Mensagem por FOXTROT » Qui Jan 08, 2009 1:34 pm

Bolovo escreveu:
Luís Henrique escreveu: Operarão com o MAN-1. :wink:
O MAN-1 aerotransportado vai demorar muito para aparecer por aqui. Em 2011 é a versão terrestre. Eu acredito que vai ser talvez o AM-39, Hapoon ou Penguim. Mas não necessariamente nessa ordem.
Valeu Bolovo, sabe me dizer qual é a configuração com o AM-39, um míssil no pilone central e dois tanques subalares?

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#795 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jan 08, 2009 3:15 pm

Bolovo escreveu:
Luís Henrique escreveu: Operarão com o MAN-1. :wink:
Mas o AF-1M também vai demorar pra ficar operacional... :wink:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder