hviana escreveu:Opinião de um "rookie" em matéria de defesa. (off-topic levado ao limite)
Primeiramente, devo dizer que entrei neste fórum com idéias muito fixas sobre defesa, no Brasil. Começava com achar o A-12 um pato na lagoa, SU-35 a última bolacha do pacote e por ai vai. Lia gente muito boa dizendo uma coisa aqui e outra ali... confesso que aprendi muito depois que percebi que o pato na lagoa era eu, e nao o A-12 (apesar de algumas reservas, de hardware mesmo, tenho confiança no que Marino diz e vi que sim, o danado [A-12] é importante).
Mas, as vezes, o comportamento de achar que está certo parte do lado de quem tem, de fato mais informações também. Já li muitos comentários, de diversas pessoas, como se o que eles falassem fosse uma coisa provada, que se devia saber desde o Ensino Fundamental e que eu, rookie, por absoluta falta de meios, não sei. E acaba ficando meio professoral. Na minha opinião, ninguem aqui precisa concordar com nada que ninguem fale. Eu tenho muito menos conhecimentos em matéria de defesa do que 90% de quem ta lendo isso. Mas, se, por omitir uma informação confidencial ou por eu nao ser do ramo (e eu nao sou) eu não concordar com algo, bola pra frente. O que não pode faltar, nunca, é o respeito pelas outras pessoas e pelo conhecimento que elas carregam, o qual foi conquistado por horas de estudo que eu nao tive.
Bom, este é o ponto de vista, como já disse, de um amador, que deseja muito aprender com quem sabe, mas que não se sente pressionado a concordar com estes. Muito obrigado e abraços para todos.
Oi Hviana. Como vc, eu e muitos outros tb fomos Rookies.
Tb tinha uma visão de que as coisas poderiam ser do jeito que eu pensava e etc e tal. Recebi um choque de realidade quando comecei o trabalho na ALIDE e vi que a banda tocava de outra forma.
Percebi, que por mais que eu quisesse que as FFAAs estivessem equipadas com equipamentos de ponta, as coisas não eram tão simples. Fui vendo, vivenciando de perto em algumas ocasiões, como funciona a coisa.
Por isso meu amigo, se me permite que o chame assim, continue perguntando, tire suas duvidas sempre, pois vc só tem a ganhar em termos de conhecimento aqui e em outros fóruns.
Como vc bem colocou, o que não pode haver é falta de respeito para com os Rookies. Mas, o problema é que existem Rookies que acham que sabem mais do que quem está lá dentro, mais do que quem vivenciou determinado assunto e isso é que acaba tirando o tesão de pessoas e não me refiro apenas a mim, pois existem muitos outros que acabam se omitindo, ante a soberba de quem não possui tal conhecimento.
Não digo que as pessoas tenham que concordar sempre, pois se assim o fosse, seria muito chato o forum, mas, é importante que as pessoas tenham o bom senso de perceber que, quando seus argumentos (sonhos), são derrubados com posts informativos de pessoas (que possuem acesso a infos), que se dispõem a ajudar no debate, e não contestar por contestar, muitas vezes até exigindo que infos classificadas sejam passadas.
O mais importante é que o assunto Defesa continue sendo debatido e que o SubNuke venha o mais rápido possível.