F-5 - FAB pretende adquir mais ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#16 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 06, 2009 2:58 pm

Olá Marcos
Bolovo escreveu:Os f-5 suiços comprados pelos EUA foram para a reserva americana??
Foram para Esquadrões Agressor (que simulam o inimigo em exercicios aereos).
Bolovo escreveu:Existe algum f-20 tigershark no mundo? (operacional ou em museu??).....se não me engano acho que produziram 6 protótipos........usavam BVR.
Não existe nenhum operacional.

O F-20, um bom projeto para a época, diga-se de passagem, foi cancelado em 1986.

O unico sobrevivente está pendurado no teto de um Museu nos EUA.

Imagem

"The one surviving F-20A, registered N44671 (Northrop serial number GI1002), is on display at the California Science Center in Exposition Park, Los Angeles, California, United States."

http://www.californiasciencecenter.org/ ... 20/F20.php


Quanto ao armamento BVR, usaria o AIM-7 (radar semi-ativo) e teria previsão para usar o AIM-120A (radar ativo).

Imagem

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7617
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 103 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#17 Mensagem por FOXTROT » Ter Jan 06, 2009 3:00 pm

MARCOS RIBEIRO escreveu:
Bolovo escreveu:Os unicos F-5 que podem lançar BVR são os do Brasil, do Chile e de Cingapura.
Bolovo, 2 duvidas:

Os f-5 suiços comprados pelos EUA foram para a reserva americana??
Existe algum f-20 tigershark no mundo? (operacional ou em museu??).....se não me engano acho que produziram 6 protótipos........usavam BVR.
Quanto a segunda pergunta acho que foram 03 exemplares construidos.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
brisa

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#18 Mensagem por brisa » Ter Jan 06, 2009 3:01 pm

Naquele cafe da manha com o Saito, me pareceu que vamos comprar todos os F-5 do mundo :evil:

"Saito também confirmou a compra de oito caças F-5E e três F-5F dos estoques da Real Força Aérea Jordaniana. Segundo um brigadeiro presente no encontro, existe a possibilidade de se adquirir mais unidades desses modelos para modernizá-los dentro dos padrões F-5EM e F-5FM. “Nós não temos intenção de adquirir nenhum avião de treinamento para substituir os cerca de 20 Xavantes que permanecem em serviço. Hoje, eles atuam como avião de combate e não de instrução. A compra de mais F-5E e F-5F servirá para reequipar o 1°/4° Grupo de Caça, hoje dotado de Xavantes e Impalas.”

Se a FAB não obtiver novos F-5E e F-5F, haverá uma redistribuição das células existentes entre as bases aéreas de Canoas, Santa Cruz e Natal depois do processo de modernização. "




Avatar do usuário
dr4gon349
Júnior
Júnior
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 5:30 pm

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#19 Mensagem por dr4gon349 » Ter Jan 06, 2009 4:16 pm

brisa escreveu:Naquele cafe da manha com o Saito, me pareceu que vamos comprar todos os F-5 do mundo :evil:

"Saito também confirmou a compra de oito caças F-5E e três F-5F dos estoques da Real Força Aérea Jordaniana. Segundo um brigadeiro presente no encontro, existe a possibilidade de se adquirir mais unidades desses modelos para modernizá-los dentro dos padrões F-5EM e F-5FM. “Nós não temos intenção de adquirir nenhum avião de treinamento para substituir os cerca de 20 Xavantes que permanecem em serviço. Hoje, eles atuam como avião de combate e não de instrução. A compra de mais F-5E e F-5F servirá para reequipar o 1°/4° Grupo de Caça, hoje dotado de Xavantes e Impalas.”

Se a FAB não obtiver novos F-5E e F-5F, haverá uma redistribuição das células existentes entre as bases aéreas de Canoas, Santa Cruz e Natal depois do processo de modernização. "
quantos F-5 a fab tem :?:




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7617
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 103 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#20 Mensagem por FOXTROT » Ter Jan 06, 2009 5:18 pm

dr4gon349

Uns 57 F-5, sendo 51 F-5 Echo e 6 F-5 Fox.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Mensagens: 673
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#21 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Qua Jan 07, 2009 9:47 am

Bolovo escreveu:Olá Marcos
Bolovo escreveu:Os f-5 suiços comprados pelos EUA foram para a reserva americana??
Foram para Esquadrões Agressor (que simulam o inimigo em exercicios aereos).
Bolovo escreveu:Existe algum f-20 tigershark no mundo? (operacional ou em museu??).....se não me engano acho que produziram 6 protótipos........usavam BVR.
Não existe nenhum operacional.

O F-20, um bom projeto para a época, diga-se de passagem, foi cancelado em 1986.

O unico sobrevivente está pendurado no teto de um Museu nos EUA.

Imagem

"The one surviving F-20A, registered N44671 (Northrop serial number GI1002), is on display at the California Science Center in Exposition Park, Los Angeles, California, United States."

http://www.californiasciencecenter.org/ ... 20/F20.php


Quanto ao armamento BVR, usaria o AIM-7 (radar semi-ativo) e teria previsão para usar o AIM-120A (radar ativo).

Imagem

Imagem
Grato.......não sabia que estavam operacionais :shock: :shock: ......pensei que haviam sido totalmente substituidos pelo F-16.....LEGAL!!




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#22 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jan 07, 2009 12:10 pm

FOXTROT escreveu:dr4gon349

Uns 57 F-5, sendo 51 F-5 Echo e 6 F-5 Fox.
Contou os 8 F-5 jordanianos?

Mas cada base já fica com uma dotação ideal. 17 mono, e dois biplace por base.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Asteróide
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 338
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 8:06 pm
Localização: Niterói - RJ / BRASIL

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#23 Mensagem por Asteróide » Qua Jan 07, 2009 8:02 pm

Meus caros temos de ver que mesmo os F 5M sendo de uma geração anterior a sua moderna aviônica os possibilita lutar contra eventuais agressores, a meu ver se a FAB adiquirir mais F 5 e moderniza-los, faz bem desde que faça isso de forma rápida.




Viva os paises Lusofonos!

Pátria amada BRASIL!
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#24 Mensagem por Mapinguari » Qui Jan 08, 2009 2:42 am

MARCOS RIBEIRO escreveu:
Grato.......não sabia que estavam operacionais :shock: :shock: ......pensei que haviam sido totalmente substituidos pelo F-16.....LEGAL!!
Marcos,

Os F-20 NÃO estão operacionais. De onde você tirou isso? Só foram fabricados três protótipos e a Northrop tinha esperança de convencer a USAF a adquirir 240 para equipar as unidades da Guarda Aérea Nacional. Isso ajudaria a empresa a exportar o caça. Mas a decisão da USAF de adquirir mais F-16C/D e passar os F-16A/B que eles substituiriam para essas unidades enterrou de vez os planos da fábrica, que gastou cerca de US$ 1 Bilhão de seus próprios recursos no programa.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7617
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 103 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#25 Mensagem por FOXTROT » Qui Jan 08, 2009 8:43 am

glauberprestes escreveu:
FOXTROT escreveu:dr4gon349

Uns 57 F-5, sendo 51 F-5 Echo e 6 F-5 Fox.
Contou os 8 F-5 jordanianos?

Mas cada base já fica com uma dotação ideal. 17 mono, e dois biplace por base.
Glauber

Contei os F-5 jordanianos sim, mas quanto a distribuição por bases, Canoas possui uns 20 F-5, contando echos e fox, acredito que os esquadrões de Santa Cruz tenham 12 ou 13 unidades cada atualmente, e os F- jordanianos serão agrupados no 1°/4° em Natal.

Abraço




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#26 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jan 08, 2009 12:03 pm

FOXTROT escreveu:
glauberprestes escreveu: Contou os 8 F-5 jordanianos?

Mas cada base já fica com uma dotação ideal. 17 mono, e dois biplace por base.
Glauber

Contei os F-5 jordanianos sim, mas quanto a distribuição por bases, Canoas possui uns 20 F-5, contando echos e fox, acredito que os esquadrões de Santa Cruz tenham 12 ou 13 unidades cada atualmente, e os F- jordanianos serão agrupados no 1°/4° em Natal.

Abraço
Putz... esqueci que Santa Cruz tem dois esquadrões... Além da logística, qual a utilidade de um segundo esquadrão no Rio?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#27 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jan 08, 2009 12:20 pm

Na prática são um esquadrão só. 1° Gav Ca.

Mas havendo aeronaves suficientes (e me parece que há), seria interessante o desmembramento e o envio do 1°/1° ou do 2°/1° pra outra base, quem sabe Manaus. Não precisa nem criar um novo esquadrão, só transferir um já existente.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#28 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jan 08, 2009 12:22 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Na prática são um esquadrão só. 1° Gav Ca.

Mas havendo aeronaves suficientes (e me parece que há), seria interessante o desmembramento e o envio do 1°/1° ou do 2°/1° pra outra base, quem sabe Manaus. Não precisa nem criar um novo esquadrão, só transferir um já existente.
Leu minha mente pepper... era pra onde eu pretendia jogar a discussão..




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#29 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jan 08, 2009 12:26 pm

glauberprestes escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Na prática são um esquadrão só. 1° Gav Ca.

Mas havendo aeronaves suficientes (e me parece que há), seria interessante o desmembramento e o envio do 1°/1° ou do 2°/1° pra outra base, quem sabe Manaus. Não precisa nem criar um novo esquadrão, só transferir um já existente.
Leu minha mente pepper... era pra onde eu pretendia jogar a discussão..
Bom, ainda que considerando que não tenho muita base para dizer se é possível ou não, até porque qualquer decisão desse tipo envolve N fatores que a gente desconhece, olhando apenas pelo lado simples da coisa, da matemática básica, etc, me parece uma opção muito sensata. Não precisa criar esquadrão nenhum, não precisa nem mudar o nome, é "só mandar" a turma pra Manaus, construir uns hangares e hangaretes bacanas, ampliar a pista e a gente teria finalmente uma base com supersônicos no Norte.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?

#30 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jan 08, 2009 12:41 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
glauberprestes escreveu: Leu minha mente pepper... era pra onde eu pretendia jogar a discussão..
Bom, ainda que considerando que não tenho muita base para dizer se é possível ou não, até porque qualquer decisão desse tipo envolve N fatores que a gente desconhece, olhando apenas pelo lado simples da coisa, da matemática básica, etc, me parece uma opção muito sensata. Não precisa criar esquadrão nenhum, não precisa nem mudar o nome, é "só mandar" a turma pra Manaus, construir uns hangares e hangaretes bacanas, ampliar a pista e a gente teria finalmente uma base com supersônicos no Norte.
Tem toda a estrutura predial (hangar, pista, torre, PNR, e Prédio administrativo), de manutenção (oficina, combustível, automóveis, e recursos para manter a estrutura), e de pessoal (serviço obrigatório, transferência de sargentos e oficiais). Fora isso, eu acho que é perfumaria.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder