Vinicius Pimenta escreveu:Ok quanto aos mísseis antinavio lançados pelos tubos dos torpedos. Mas em relação aos mísseis de cruzeiro? Há alguma previsão? Tá certo que nós não temos nenhum. Mas supondo que um dia em um futuro não muito distante se projete um ou se termine o MT-300, não poderia ser usado no SNB? A primeira Classe de SNB brasileiros jamais poderá utilizar um míssil de cruzeiro?
Vin´picius, não é futuro distante assim não. É coisa para 2009 mesmo( oinício do projeto, com concepção preliminar). Eu tinha avisado que tudo só iria para a frente qdo. os nossos sistemas inerciais saíssem do papel. Pois é, saíram finalmente. Então as coisas estarão deslanchando em vária áreas simultâneamente. VANTS, AVIÕES, ASTROS II-III, Navios etc, e claro, mísseis.
O desenvolvimento de mísseis de cruzeiro de curto alcance (até 300km) vai andar ligado ao desenvolvimento do MAN-1, porque a mão de obra especializada(com nível superior a pós graduação) é pouca. No Brasil só temos engajados diretamente no momento cerca de 110 pessoas...(no governo, e parte delas tb tem que dar aulas e até participar do programa espacial!)
Esse numero vai
aumentar bastante já em 2009/10, mas no momento ele é fator limitante.
Logo após este projeto atingir sua última revisão crítica, por volta de 2011 o "MC-1" "sai do forno"