Soldado do futuro. Programa FELIN.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Grifon
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

Re: Soldado do futuro. Programa FELIN.

#106 Mensagem por Grifon » Qua Dez 24, 2008 9:58 pm

Bolovo escreveu:O que eu sei é que os SEALs que treinam no Panama, na Escola de Guerra da Selva deles, o esclarecedor (pointman em inglês) usa uma calibre 12, normalmente uma Remington 870, e um fuzil padrão, o M4A1 geralmente. Tem um filme bem bobinho, mas que mostra isso com clareza, já que o consultor militar do filme foi um SEAL, que é o Lágrimas do Sol, com Bruce Willis, onde o pointman (um cara de moicano), usa uma calibre 12 e um fuzil. Ele fica alternando de arma dependendo da situação.
hmm, sempre achei que o esclarecedor = scout. em terras brazucas o scout corresponde a que função?

Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#107 Mensagem por Pereira » Qua Dez 24, 2008 10:22 pm

Bolovo, tem mais dessas fotos ?

Deslocamento em selva com 12 e o fuzil deve ser extremamente desgastante, mas não creio que seja só apresentação.

Kratos
Sênior
Sênior

#108 Mensagem por Kratos » Qui Dez 25, 2008 12:27 am

Grifon escreveu:
Bolovo escreveu:O que eu sei é que os SEALs que treinam no Panama, na Escola de Guerra da Selva deles, o esclarecedor (pointman em inglês) usa uma calibre 12, normalmente uma Remington 870, e um fuzil padrão, o M4A1 geralmente. Tem um filme bem bobinho, mas que mostra isso com clareza, já que o consultor militar do filme foi um SEAL, que é o Lágrimas do Sol, com Bruce Willis, onde o pointman (um cara de moicano), usa uma calibre 12 e um fuzil. Ele fica alternando de arma dependendo da situação.
hmm, sempre achei que o esclarecedor = scout. em terras brazucas o scout corresponde a que função?
A tradução literal é batedor, mas aqui no Brasil o scout deve ser o esclarecedor mesmo.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#109 Mensagem por Guerra » Qui Dez 25, 2008 12:53 pm

Bolovo escreveu:
Imagem
Ao lado Um grupo de guerreiros de selva desloca-se pela floresta. O primeiro elemento, o esclarecedor, consulta um receptor GPS que só é usado para fins de instrução, uma vez que seu uso é desestimulado no dia-a-dia. Notar a escopeta calibre 12 levada pelo soldado (Foto: Raimundo Valentim).
O certo é o primeiro e segundo homem levar uma 12 (e o fuzil). Quem leva o GPS (normalmente) é o terceiro homem, nunca o primeiro.

Uma foto dos Comandos esse cara está com uma CBC 12 e uma M4A1. Será que é só para apresentação?
Imagem

o armamento esta certo, mas luva de couro (com dedos) e camiseta, não combina muito com selva.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#110 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Dez 25, 2008 1:56 pm

Não se utiliza camiseta em ambiente de selva??????

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Sterrius
Sênior
Sênior
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

#111 Mensagem por Sterrius » Qui Dez 25, 2008 4:23 pm

Bem, luva eu considero o de menos.... Nada que uma faca não resolva :mrgreen:

Agora falando serio. Qual o problema da luva e da camiseta? 8-]

OBS: Essa 12 é pump-action ou automatica? Se for pump-action tem algum motivo para tal fora monetario ?

Editado pela última vez por Sterrius em Qui Dez 25, 2008 4:25 pm, em um total de 1 vez.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#112 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 25, 2008 4:24 pm

Suar igual um porco?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 234 vezes
Agradeceram: 539 vezes

#113 Mensagem por Brasileiro » Qui Dez 25, 2008 5:06 pm

Bolovo escreveu:Suar igual um porco?
Por isso aquela dica do Guerra para fardas com "ventinho" na virilha e no subaco.

Essa manga comprida na floresta deve esquentar, mas ao mesmo tempo deve ser uma proteção divina contra os famosos mosquitos, carrapichos, ervas espinhosas e tudo mais.

abraços]

----------------
amor fati
Guerra
Sênior
Sênior

#114 Mensagem por Guerra » Qui Dez 25, 2008 7:24 pm

glauberprestes escreveu:Não se utiliza camiseta em ambiente de selva??????
O CMA baniu as camisetas com gandolas. Isso no dia-a-dia. Na selva ninguém consegue usar os dois juntos. É intermação na certa.

Guerra
Sênior
Sênior

#115 Mensagem por Guerra » Qui Dez 25, 2008 7:26 pm

Sterrius escreveu: Agora falando serio. Qual o problema da luva e da camiseta? 8-]
Quente demais. Aquelas luvas de marrombeiro são boas. Todo mundo usa.

Guerra
Sênior
Sênior

#116 Mensagem por Guerra » Qui Dez 25, 2008 7:37 pm

Brasileiro escreveu: Por isso aquela dica do Guerra para fardas com "ventinho" na virilha e no subaco.

Essa manga comprida na floresta deve esquentar, mas ao mesmo tempo deve ser uma proteção divina contra os famosos mosquitos, carrapichos, ervas espinhosas e tudo mais.

abraços]
Exatamente. Ninguém entra num tirirical com manga dobrada e ao mesmo tempo é um calor infernal.

A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#117 Mensagem por A.K. for T-7 » Qui Dez 25, 2008 11:37 pm

Já que o pessoal estava falando de equipamentos, fardamentos, etc., resolvi mostrar um pouco do que eu uso.

Aqui estão meu coturno e minhas meias de selva. O coturno é uma OTB Odhin, um coturno anfíbio feito para os SEALS usarem nas suas transições água/terra firme. É tão bom que o SAS passou a usar para combate na selva. Ele é feito daquelas redes coolmax com um revestimento de couro tratado para não absorver água, e seu solado tem uma rede muito fina de aço inox para proteger o pé de estacas e para não deixar entrar pedrinhas pelo solado, que é todo furado para permitir o escoamento da água. Você entra com ele na água e vinte minutos depois ele já está seco. Mas ele precisa ser usado com as meias adequadas. A esquerda tem um par de meias Smatwool Anti-Blister, que é a ideal para usar com este coturno. Ela é feita de uma fibra sintética resistente ao fogo e hidrorepelete, não tem nenhuma costura na parte interna para ferir os pés e toda sua parte interna é de teflon. Resultado? Molhou até encharcar, em 10 a 20 minutos está seca como se estivesse ficado o dia todo no sol de Petrolina, e graças ao teflon e à costura externa você não precisa ficar besuntando os pés com hipoglós, porque ela não atrita com o pé e não faz bolhas (anti-blister). Agora se o ambiente é de muita água (pantanal), eu uso as meias da esqueda, que são as Sealskinz, uma meia de três camadas de certos materiais que chupam o suor para fora e impedem a entrada de água. A meia é toda vedada, você pode entrar na água até a cabeça e passar o dia lá, que quando sair seu pé está seco. eu usei estes dias no Mato Grosso do Sul a Smartwool com a Sealskinz por cima e as OTB, porque estava uma friagem à noite. Foram três dias de entra e sai de barco, pegando trilhas inundadas, etc. e meus pés ficaram 100% secos e sem bolhas, apesar de umas boas caminhadas de 5 a 6 horas na mata.

Imagem

Detalhes das meias. Da esq para a dir: Smartwool, Smartwool do avesso para ver o teflon, a ventilação e a ausência de costuras (a meia também tem elásticos de compressão, para naão "sambar no pé"), Sealskinz e Sealskinz parcialmente do avesso para ver os vários materiais que a compõe

Imagem

Abaixo, da esquerda para a direita, camiseta Under Armour Hot Wheather, para usar debaixo da gandola ou do colete. Ela é como aquelas camisetas de futebol que chupam o suor e fazem ele evaporar, mantendo o corpo seco. Ela também tem uas redes de ventilação nas laterais, nas costas e embaixo dos braços, sem contar que é FPS 50+ (proteção contra UVA e UVB). Já usei bastante na Caatinga, por baixo da gandola, e faz MUITA diferença. Na sequência, calça Blackhawk Warrior Wear, que uso normalmente na cidade ou na zona rural. Note os porta acessórios MOLLE em cima dos bolsos de trás. Tenho umas TAD Gear Force 10 de náilon, iguais a esta, que uso na mata ou em ambientes úmidos, pois elas secam muito rápido. Depois uma jaqueta TAD Gear Stealth V4, que são à prova dágua, tem ventilação axilar e uma série de macetes. Ela é uma espécie de jaqueta de alpinismo muitíssimo leve que serve de gandola e de jaqueta de frio e de chuva. Se está calor, abra a ventilação e você pode usar embaixo do sol para não se queimar. Se está frio ou chovendo, use com tudo fechado e ela segura a onda 100%

Imagem

Detalhe da jaqueta e da calça.

Imagem

Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#118 Mensagem por A.K. for T-7 » Qui Dez 25, 2008 11:54 pm

Continuando, a calça Blackhawkde frente, com meu cinto Spec-Ops. este cinto é muito fácil de vestir e de ajustar, com uma fivela de polímero que não faz barulho e não é magnética. Acima meu cinto operacional, que é nada mais que um cinto CTOMS X-Belt QR com fivela de páraquedas COBRA de trava dupla com resistência de 4mil libras, engate de rapel de emergência frontal de 2 mil libras de resistência e engate de porta de helicóptero nas costas, também "rated" para 2 mil libras. O cinto é todo feito de cinco camadas de cordura 1000 com seis linhas de costura, dando uma resistência à tração de 2 mil libras. Por fora dele vai uma "luva" MOLLE chamada ATS War Belt, que tem coolmax e EVA por dentro e três fileiras MOLLE por fora. Da direita para a esquerda tem um coldre de polímero com trava Blackhawk CQC Serpa para minha Glock 19, que vai se trocado por um Safariland 6285, para eu poder usar minha lanterna TLR-1 na Glock. Depois meu fiel da Tactical Taylor, um porta-celular, porta-câmera e a bainha do meu Leatherman Wave (multitool), tudo da Maxpedition; o engate de porta de helicóptero para ficar sentado na porta, sentando o dedo), uma bolsa expandível da Maxpedition para jogar os carregadores usados (cabe 6 carregadores de G36 jogados de qualquer jeito) e um porta carregador quádruplo, onde eu ponho uma Surefire GL2 LED e três carregadores da G19. Aí depois, o engate de rapel.

Imagem

Detalhe do cinto Spec-Ops

Imagem

Detalhe do cinto operacional

Imagem

A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#119 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Dez 26, 2008 12:49 am

Mais um pouco... Estas são as luvas que uso em qualquer ambiente. São luvas Hatch Street Guard, que são feitas com uma palma de Kevlar e as costas de uma rede elástica com proteções em couro. Ela protege contra cortes e contra objetos quentes, sem ser desconfortável ou prejudicar o tato. A cueca é um macete só: é uma Under Armour Hot Weather que tem a parte do "bilau" de rede coolmax e as pernas de um tecido anti-fricção bem justas, como aqueles shorts de compressão que os maratonistas costumam usar. Resultado? Você não precisa se lambuzar de hipoglós entre as pernas para não ficar assado após longas marchas com a calça molhada. Testado e aprovado no Pantanal e em Roraima.

Imagem

E já que estvam falando de calibre 12, esta é a minha particular, que vai numa bainha presa à mochila quando vou para a mata ou para a Caatinga. Dá para sacar ela como se fosse a "Espada de Graycekull" do He-Man. É uma FN Herstal SPS semi-automática com uma mira de ponto vermelho C-More de 6 moa. Seis tiros em 1,5 segundos (mas precisa malhar para o ombro aguentar...)

Imagem

brisa

#120 Mensagem por brisa » Sex Dez 26, 2008 10:23 am

Parabens Beraldi......muito didatico ...... me lembrou o Clodoviu analizando/explicando um desfile de moda :twisted: [003] [003] :mrgreen:

Responder