Soldado do futuro. Programa FELIN.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Soldado do futuro. Programa FELIN.
Um bom soldado de selva, em termos de equipamento, é mais ou menos o de hoje, só que troca tudo e qualquer coisa por um mais moderno. Um novo uniforme, com novo tecido, novo corte, com bolsos maiores e melhor posicionados; um fuzil mais leve, com mais munição, com mira holográfica; uma metralhadora leve; uma vestimenta MOLLE, mais confortavel e leve do que os cintos NA; uma nova bota; um novo rádio e etc. Acho que é por aí o caminho. Tentar transformar um soldado comum na nova versão do Terminator T-800 não acho que seja a melhor das idéias.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Pelo que eu li sobre o programa FELIN. Os problemas de calor e umidade foram solucionados, bem como o peso dos equipamentos, de modo a não interferir na mobilidade.
E convém lembrar que o uniforme do FELIN já esta sendo implantado na frança. É que a configuração até hoje mostrada e a de combate urbano.
E convém lembrar que o uniforme do FELIN já esta sendo implantado na frança. É que a configuração até hoje mostrada e a de combate urbano.
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Hummm... Tony Stark é movido a uísque... iria faltar 'álcool' pra abastecer essa tropa "a la Tony Stark", rsrsrsr...Imagine um soldado a lá Tony Stark armado até os dentes. hehehehe
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Bom, o que eu dizer aqui é uma grande viagem na maionese. Vou lançar a ideia e deixo a palavra com quem tem mais conhecimentos.
De baixo para cima:
- coturno leve o bastante para flutuar na agua e resistente o bastante para aguentar uma estaca ou espinho (e tem espinho que atravessa a borracha e a lona). De preferencia sem partes que enferrujam.
- meia. bem fina e barata o bastante para ser descartavel. E o combatente poder usar uma por dia.
- cinto resistente e fivela de encaixe simples e rapido, e com um dispositivo que dispense a fita isolante na hora de prender o cinto na fivela.
- farda. Tecido fino e resistente. E que sejam aprova de picadas de inseto, porque tem mosquito que passa o tecido da farda quando esta molhada. Os bolsos do peito da gandola iriam para a manga (sem dificultar a dobragem). Presilha do pescoço ajustavel (talvez de velcro). Com partes de tecido em telinha (parte da virilha, peito). Manga larga para facilitar a dobragem, e se possivel destacavel (esqueça as camisetas). Com um punho longo (sem aquela abertura) e com velcro para ser lacrado.
- cobertura. O cigs desenvolveu um gorro resistente a espinhos e para proteger da chuva, com telinha do lado. Quem sabe partir daí para desenvolver algo.
O equipamento e o armamento eu desenvolveria em dois modulos. Um basico e um de apoio de fogo.
No básico eu desenvolveria um fuzil leve. Com capacidade de dar rajadas de 2 ou 3 e 5 tiros. E com uma munição intermediaria entre o M1 e o perfurante. E com todas aquelas cositas basicas (mira, laser etc). Um equipamento bem simples de tiras finas e leve, com porta carregadores, e porta trecos.
E no apoio de fogo, mesmo fuzil. Mas um lança granadas que se encaixe rapido. Com diversos tipos de granadas (na selva o segredo em atacar abrigos esta na parte de cima. Os tetos sempre são deficientes, uma granada que explidisse na cabeça do inimigo cairia bem).
E aqui vem a viagem maior. Uma arma de grosso calibre que se encaixe como o lança granada (um tiro é suficiente).
E junto com esse material um equipamento mais resistente com mais bolsos para levar as granadas.
Então funcionaria assim. Um combatente com um modelo basico. Leve e pratico. E outro com um mais pesado.
Na hora do rodizio, o cara passa o equipamento (como se fosse uma troca de camisa rs rsrs). encaixa a arma de apoio rapidamente (sem precisar trocar o fuzil, isso é importantissimo) e prossegue na missão.
E ai? O que acham?
De baixo para cima:
- coturno leve o bastante para flutuar na agua e resistente o bastante para aguentar uma estaca ou espinho (e tem espinho que atravessa a borracha e a lona). De preferencia sem partes que enferrujam.
- meia. bem fina e barata o bastante para ser descartavel. E o combatente poder usar uma por dia.
- cinto resistente e fivela de encaixe simples e rapido, e com um dispositivo que dispense a fita isolante na hora de prender o cinto na fivela.
- farda. Tecido fino e resistente. E que sejam aprova de picadas de inseto, porque tem mosquito que passa o tecido da farda quando esta molhada. Os bolsos do peito da gandola iriam para a manga (sem dificultar a dobragem). Presilha do pescoço ajustavel (talvez de velcro). Com partes de tecido em telinha (parte da virilha, peito). Manga larga para facilitar a dobragem, e se possivel destacavel (esqueça as camisetas). Com um punho longo (sem aquela abertura) e com velcro para ser lacrado.
- cobertura. O cigs desenvolveu um gorro resistente a espinhos e para proteger da chuva, com telinha do lado. Quem sabe partir daí para desenvolver algo.
O equipamento e o armamento eu desenvolveria em dois modulos. Um basico e um de apoio de fogo.
No básico eu desenvolveria um fuzil leve. Com capacidade de dar rajadas de 2 ou 3 e 5 tiros. E com uma munição intermediaria entre o M1 e o perfurante. E com todas aquelas cositas basicas (mira, laser etc). Um equipamento bem simples de tiras finas e leve, com porta carregadores, e porta trecos.
E no apoio de fogo, mesmo fuzil. Mas um lança granadas que se encaixe rapido. Com diversos tipos de granadas (na selva o segredo em atacar abrigos esta na parte de cima. Os tetos sempre são deficientes, uma granada que explidisse na cabeça do inimigo cairia bem).
E aqui vem a viagem maior. Uma arma de grosso calibre que se encaixe como o lança granada (um tiro é suficiente).
E junto com esse material um equipamento mais resistente com mais bolsos para levar as granadas.
Então funcionaria assim. Um combatente com um modelo basico. Leve e pratico. E outro com um mais pesado.
Na hora do rodizio, o cara passa o equipamento (como se fosse uma troca de camisa rs rsrs). encaixa a arma de apoio rapidamente (sem precisar trocar o fuzil, isso é importantissimo) e prossegue na missão.
E ai? O que acham?
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- tykuna
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 11 vezes
Coturno tem solução, agora precisa ver o preço.
1)Solado Vibram - Boa resistência e adere muito bem ao chão.(grip animal)
2)Lona de Goro-tex - Impermeável, mas permite que o vapor de suor saia. (é sensacional, salva os pés de quem usa por mais de um dia direto.)
3)palmilha de EVA - barato, macio e leve. Perfeito! (opcional)
Sds,
1)Solado Vibram - Boa resistência e adere muito bem ao chão.(grip animal)
2)Lona de Goro-tex - Impermeável, mas permite que o vapor de suor saia. (é sensacional, salva os pés de quem usa por mais de um dia direto.)
3)palmilha de EVA - barato, macio e leve. Perfeito! (opcional)
Sds,
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
Guerra, sobre esse equipamento que você falou, lança-granadas ou arma de grosso calibre, bom, o lança-granadas existe pra praticamente qualquer fuzil hoje em dia, e existem modelos que tem essa possibilidade de 'planejar' onde a granada vai explodir, normalmente automáticos, com base nas informações dadas por um pequeno computador junto com um telêmetro, desconheço modelos manuais, mas deve existir, tipo as granadas iluminativas de morteiro e obuseiros, onde o combatente 'clica' o tempo de explosão na cabeça da munição.SGT GUERRA escreveu:.
.
.
E ai? O que acham?
Já a arma de grosso calibre que você falou depende, se você estiver falando em uma arma daquelas que espalham chumbo (shotgun) é mais fácil que fácil, afinal é só colocar um cano daquelas 12 curtinhas de dois tiros em uma estrutura compatível com trilhos e "Selva!" ta pronto, inclusive num espaço igual ao de um lança granadas dá pra colocar dois canos que 'quebram' na hora de remuniciar ou até um sistema pump action com uns 4 tiros. E sinceramente, se isso ainda não existir eu fico triste de morar em um país onde é impossível uma pequena empresa no ramo de armamentos 'nascer', senão eu ia ganhar dinheiro com essa minha idéia hehehehehe...
Agora se estiver falando em coisa pesada, tipo um tiro de uma munição de projétil maior pensando em transpassar obstáculos mais pesados e com precisão, aí a coisa complica por diversos motivos que eu nem vou comentar, mas eu imagino que não seja esse o caso, ou é?
Editado pela última vez por Moccelin em Sáb Dez 20, 2008 11:58 pm, em um total de 1 vez.
The cake is a lie...
- bruno mt
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
Uma arma 30mm não se encaixa nisso Guerra? o dificil é só caregar a munição.
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
Bom, já existe, então não fico triste em perder uma idéia genial!
Um tal de XM-26...
Boa parte das fotos dele que tem na internet parecem montagens toscas, mas essa aqui ta interessante:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... ighRes.jpg
Deixei só o link, a imagem tava muito grande.
Um tal de XM-26...
Boa parte das fotos dele que tem na internet parecem montagens toscas, mas essa aqui ta interessante:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... ighRes.jpg
Deixei só o link, a imagem tava muito grande.
Editado pela última vez por Moccelin em Sáb Dez 20, 2008 11:56 pm, em um total de 1 vez.
The cake is a lie...
- Bolovo
- Sênior
A experiência na Amazônia foi tão traumática assim?SGT GUERRA escreveu:Bom, o que eu dizer aqui é uma grande viagem na maionese. Vou lançar a ideia e deixo a palavra com quem tem mais conhecimentos.
De baixo para cima:
E ai? O que acham?
Mas o que você disse é interessante. Talvez existe algo parecido pelo mundo.
É só dar uma pesquisada na internet que acha.
O negocio é esse mesmo. Vamos aproveitar do FELIN só o que nos serve e o que não serve modificaremos.
- italo clay
- Intermediário
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 18 vezes
guerra vc está certo na ordem dos das prioridades, o uniforme e o coturno vem em primeiro lugar, de nada adianta um armamento moderno se o guerreiro vai ficar em um uniforme parecendo uma pamonha. pena que ainda tem gente que acha que o conforto do combatente é irrelevante.
CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
- Bolovo
- Sênior
Guerra, o uniforme seria algo mais ou menos assim?
- Guerra
- Sênior
Bolovo escreveu:Guerra, o uniforme seria algo mais ou menos assim?
Sim. Só acho que deveria ser aberto na frente para facilitar na hora de retirar.
- Guerra
- Sênior
Era isso que eu estava falandovilmarmoccelin escreveu: , se você estiver falando em uma arma daquelas que espalham chumbo (shotgun) é mais fácil que fácil, afinal é só colocar um cano daquelas 12 curtinhas de dois tiros em uma estrutura compatível com trilhos e "Selva!" ta pronto,
Vamos dividir essa patenteE sinceramente, se isso ainda não existir eu fico triste de morar em um país onde é impossível uma pequena empresa no ramo de armamentos 'nascer', senão eu ia ganhar dinheiro com essa minha idéia hehehehehe...