NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Oziris
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes

Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#421 Mensagem por Oziris » Qui Dez 18, 2008 11:57 am

18/12/2008 - 10h45
Índia lança míssil Brahmos de plataforma vertical com sucesso

Nova Délhi, 18 dez (EFE).- A Índia testou hoje com sucesso o míssil de fabricação indo-russa Brahmos, que com um alcance de 290 quilômetros foi lançado pela primeira vez de uma plataforma vertical, informaram fontes do ministério da Defesa.

"O míssil Brahmos foi lançado com sucesso com uma configuração de lançamento vertical de um navio da Marinha indiana na baía de Bengala (leste)", disse à agência indiana "PTI" uma fonte do ministério da Defesa.

Segundo a "PTI", o lançamento transformou o Brahmos no único míssil supersônico do mundo que suporta simultaneamente lançamentos verticais e inclinados de plataformas navais.

O teste aconteceu de uma embarcação de guerra que transportava uma plataforma construída pela companhia Brahmos, sociedade de joint venture entre Índia e Rússia.

"O teste provou e verificou o funcionamento da nova lançadora universal vertical desenhada e desenvolvida pela corporação", afirma a fonte.

O primeiro teste com o Brahmos aconteceu em 2001, e desde então foram realizados mais de 10 testes com sucesso.

[]'s

-------------------------------

Si vis pacem, para bellum.

"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
Grifon
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#422 Mensagem por Grifon » Qui Dez 18, 2008 12:13 pm

Oziris escreveu:França tenta vender submarino ao Brasil

Publicidade
da Folha Online

Às vésperas da visita do presidente Nicolas Sarkozy ao Brasil, na próxima semana, o governo francês tenta incluir a venda de um submarino de propulsão nuclear no pacote de equipamentos militares que será assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informa nesta quinta-feira reportagem de Samy Adghirni e Claudio Dantas Sequeira, publicada pela Folha (a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo a reportagem, até agora, Lula tem mantido a opção de construir o veículo em parceria, rejeitando a compra por causa do alto custo.

A Folha informa que o modelo oferecido é um submarino classe Suffren, antes conhecido como Barracuda. A versão mais básica custa 1,1 bilhão (R$ 3,6 bilhões) e a completa chega a valer 2 bilhões (R$ 6,5 bilhões). O Ministério da Defesa nega que o negócio tenha sido discutido. O governo francês silencia, mas o lobby segue nos bastidores. A última investida de Paris ocorreu na semana retrasada. O ministro francês da Defesa, Hervé Morin, foi a Brasília, numa visita relâmpago.

Leia a notícia completa na Folha desta quinta-feira, que já está nas bancas

[]'s
nos vender um subnuc? :shock:

noticia completa:
França tenta vender submarino ao Brasil

Planalto, porém, mantém opção de construir veículo de propulsão nuclear em parceria e rejeita compra devido ao custo de R$ 3,6 bi

Em visita sigilosa a Brasília, ministro da Defesa francês tentou encontro com Lula, que receberá o presidente Nicolas Sarkozy no dia 22

SAMY ADGHIRNI
CLAUDIO DANTAS SEQUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Às vésperas da visita do presidente Nicolas Sarkozy ao Brasil, na próxima semana, o governo francês tenta incluir a venda de um submarino de propulsão nuclear no pacote de equipamentos militares que será assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até agora, Lula tem mantido a opção de construir o veículo em parceria, rejeitando a compra por causa do alto custo.

Segundo a Folha apurou, o modelo oferecido é um submarino classe Suffren, antes conhecido como Barracuda. A versão mais básica custa 1,1 bilhão (R$ 3,6 bilhões) e a completa chega a valer 2 bilhões (R$ 6,5 bilhões).

O Ministério da Defesa nega que o negócio tenha sido discutido. O governo francês silencia, mas o lobby segue nos bastidores. A última investida de Paris ocorreu na semana retrasada. O ministro francês da Defesa, Hervé Morin, foi a Brasília, numa visita relâmpago.

Conseguiu horário na agenda do presidente Lula, mas o encontro foi cancelado pelo Planalto. Morin, então, foi recebido pelo ministro Nelson Jobim (Defesa), que conheceu o submarino nuclear na visita à base naval francesa em Toulon, em janeiro. Embora tenha gostado do submarino, Jobim não teve autorização de Lula para avançar nas negociações.

O governo francês argumenta que, se o Brasil comprar um submarino nuclear, terá mais facilidade para construir os seus próprios. O projeto brasileiro prevê a construção conjunta do casco, mas o reator nuclear seria responsabilidade da Marinha brasileira, cujo programa deverá ser concluído em oito anos ao custo de R$ 1 bilhão. Os submarinos de propulsão nuclear da França são vendidos sem o motor ou partes dele, pois a tecnologia é considerada sensível.
Morin lembrou a Jobim que o governo francês encomendou seis unidades do Suffren para substituir parte da sua atual frota. Afirmou ainda que o Suffren, fabricado por um consórcio que inclui as estatais DCNS e Areva, é capaz de carregar 4.100 toneladas e poderia ser entregue a partir de 2016.
Lula encampou o projeto de desenvolvimento dos submarinos nucleares para vigiar as reservas de petróleo do litoral. Ontem, o tema foi discutido por militares da reserva e da ativa no Clube Militar, no Rio.
"A parceria é uma forma de cortar etapas", disse o presidente, general Gilberto Barbosa de Figueiredo. Sarkozy chega na segunda-feira ao Rio para uma visita de dois dias em que será assinado um pacote tecnológico-militar, que inclui a compra de ao menos três submarinos de propulsão convencional.

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#423 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Dez 18, 2008 12:32 pm

Oziris escreveu:França tenta vender submarino ao Brasil

Publicidade
da Folha Online

Às vésperas da visita do presidente Nicolas Sarkozy ao Brasil, na próxima semana, o governo francês tenta incluir a venda de um submarino de propulsão nuclear no pacote de equipamentos militares que será assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informa nesta quinta-feira reportagem de Samy Adghirni e Claudio Dantas Sequeira, publicada pela Folha (a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo a reportagem, até agora, Lula tem mantido a opção de construir o veículo em parceria, rejeitando a compra por causa do alto custo.

A Folha informa que o modelo oferecido é um submarino classe Suffren, antes conhecido como Barracuda. A versão mais básica custa 1,1 bilhão (R$ 3,6 bilhões) e a completa chega a valer 2 bilhões (R$ 6,5 bilhões). O Ministério da Defesa nega que o negócio tenha sido discutido. O governo francês silencia, mas o lobby segue nos bastidores. A última investida de Paris ocorreu na semana retrasada. O ministro francês da Defesa, Hervé Morin, foi a Brasília, numa visita relâmpago.

Leia a notícia completa na Folha desta quinta-feira, que já está nas bancas

[]'s
Oi? O que? Classe Barracu.... quer dizer, Suffren??? Será que eles vão vender logo o casco pronto, com as plantas????? Daí é só colocar o nosso "recheio"?

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
mauri
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 105 vezes

#424 Mensagem por mauri » Qui Dez 18, 2008 12:34 pm

Gente,

Há muito eu acompanho os debates deste e de outros Foruns militares (sou mais antigo que muitos aqui nesta área), posso dizer que sou um daqueles leigos e apaixonados por assuntos belicos.
Não gosto e meu tempo e o meu portugues nao me ajudam para postar, mas como este assunto ha tempos vem me entrigando e os colegas que postaram estão fazendo uma especie de suspense quanto a torpedos da marinha e como eu acho que a Marinha estar com um projeto de um torpedo nacional em segredo, e eu acredito que o desenvolvimento já esteja bem adiantados pelo seguintes fatos:
Faz tempo existe na Marinha um projeto em execução para nacionalização das centrais de navegação a sensores girométricos DTG e acelerométricos APSC (acredito que ja esteja na fase de protótipos);
Após conseguirmos os primeiros resultados com giroscópios a fibra óptica(bloco girométrico para o míssil MAR-1 e SNI do VLS) alguns protótipos foram fornecidos à Marinha do Brasil para o desenvolvimento de sistemas inerciais de navegação de navios de guerra, misseis e torpedos.
Existem atualmente em andamento dois projetos na área de inerciais o SISNAV VLS E SISNAV MARINHA o que resultaria este da marinha?
Sabemos que CTMSP ha muito estuda e planeja ter a capacidade de fabricar sensores eletromecanicos, restritos de repasse de tecnologia pelos paises patentiados, e usados tanto na parte eletrônica de submarinos como em torpedos e misseis.
Por fim como é tradição na Marinha revelar as conquistadas alcançadas, depois de varias anos em segredo, somente apos testadas e aprovadas(ver o caso do ciclo do combustível nuclear) acredito que ja temos um torpedo e um missil anti navio ja bem adiantados em desenvolvimento.

Mauri

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#425 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Dez 18, 2008 12:39 pm

glauberprestes escreveu: Oi? O que? Classe Barracu.... quer dizer, Suffren??? Será que eles vão vender logo o casco pronto, com as plantas????? Daí é só colocar o nosso "recheio"?

Foi o que entendi também, ou seja, eles parece que eles preferem vender o casco pronto em vez de repassar-nos a tecnologia de construção.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
PRick

#426 Mensagem por PRick » Qui Dez 18, 2008 12:50 pm

A despeito das desconfianças, a França parece estar disposta a nos repassar coisas, que antes seriam impensáveis, e pelo jeito a crise está facilitando nossa vida. A opção francesa pela independência completa está levando o país a eleger um parceiro externo capaz de dar escala de produção aos desenvolvimentos de tecnologia. Ao contrário dos alemães, as escolhas francesas são quase idênticas as nossas, submarinos nucleares são fundamentais e a energia nuclear é prioridade para eles.

Não tem sentido possuir um SNA, sem garantias em seus armamentos, um torpedo totalmente controlado pela MB é peça fundamental para o Programa do SNA.

[]´s

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#427 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Dez 18, 2008 12:58 pm

PRick escreveu:A despeito das desconfianças, a França parece estar disposta a nos repassar coisas, que antes seriam impensáveis, e pelo jeito a crise está facilitando nossa vida. A opção francesa pela independência completa está levando o país a eleger um parceiro externo capaz de dar escala de produção aos desenvolvimentos de tecnologia. Ao contrário dos alemães, as escolhas francesas são quase idênticas as nossas, submarinos nucleares são fundamentais e a energia nuclear é prioridade para eles.

Não tem sentido possuir um SNA, sem garantias em seus armamentos, um torpedo totalmente controlado pela MB é peça fundamental para o Programa do SNA.

[]´s

Nesse caso não foi desconfiança, foi realmente uma surpresa eles oferecerem seu submarino mais avançado. Por mais que seja comprado o casco, de qualquer forma, alguma transferência deve haver, ou seja, pode ser que seja a transferência de construção e a venda imediata de um casco, que pode permitir que nosso SSN esteja operacional bem antes de 2020, coisa que o NJ disse um tempo atrás ser possível.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
PRick

#428 Mensagem por PRick » Qui Dez 18, 2008 1:08 pm

Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:A despeito das desconfianças, a França parece estar disposta a nos repassar coisas, que antes seriam impensáveis, e pelo jeito a crise está facilitando nossa vida. A opção francesa pela independência completa está levando o país a eleger um parceiro externo capaz de dar escala de produção aos desenvolvimentos de tecnologia. Ao contrário dos alemães, as escolhas francesas são quase idênticas as nossas, submarinos nucleares são fundamentais e a energia nuclear é prioridade para eles.

[]´s

Nesse caso não foi desconfiança, foi realmente uma surpresa eles oferecerem seu submarino mais avançado. Por mais que seja comprado o casco, de qualquer forma, alguma transferência deve haver, ou seja, pode ser que seja a transferência de construção e a venda imediata de um casco, que pode permitir que nosso SSN esteja operacional bem antes de 2020, coisa que o NJ disse um tempo atrás ser possível.

[ ]s
Falei em desconfiança é porque muitos não acreditavam nessa possibilidade, mas a fala do Presidente Lula deixou claro:
Também registro, com orgulho, que estamos prestes a dar outro notável passo na direção da composição de um Poder Naval ainda mais condizente com a estatura do País: os acordos para a construção do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear estão se tornando a cada dia mais concretos. Com isso, em alguns anos o Brasil fará parte do seleto grupo de nações que possuem esse fator imprescindível para a constituição de uma capacidade dissuasória eficaz.
Ele falou em acordos, e os franceses vem falando de não só em submarinos, mas em algo que envolva tecnologia nuclear para todos os fins, seria como um segundo acordo nuclear, como assinamos no passados com os alemães, só que em outros patamares.

[]´s

thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#429 Mensagem por thelmo rodrigues » Qui Dez 18, 2008 1:46 pm

mauri escreveu:Gente,

Há muito eu acompanho os debates deste e de outros Foruns militares (sou mais antigo que muitos aqui nesta área), posso dizer que sou um daqueles leigos e apaixonados por assuntos belicos.
Não gosto e meu tempo e o meu portugues nao me ajudam para postar, mas como este assunto ha tempos vem me entrigando e os colegas que postaram estão fazendo uma especie de suspense quanto a torpedos da marinha e como eu acho que a Marinha estar com um projeto de um torpedo nacional em segredo, e eu acredito que o desenvolvimento já esteja bem adiantados pelo seguintes fatos:
Faz tempo existe na Marinha um projeto em execução para nacionalização das centrais de navegação a sensores girométricos DTG e acelerométricos APSC (acredito que ja esteja na fase de protótipos);
Após conseguirmos os primeiros resultados com giroscópios a fibra óptica(bloco girométrico para o míssil MAR-1 e SNI do VLS) alguns protótipos foram fornecidos à Marinha do Brasil para o desenvolvimento de sistemas inerciais de navegação de navios de guerra, misseis e torpedos.
Existem atualmente em andamento dois projetos na área de inerciais o SISNAV VLS E SISNAV MARINHA o que resultaria este da marinha?
Sabemos que CTMSP ha muito estuda e planeja ter a capacidade de fabricar sensores eletromecanicos, restritos de repasse de tecnologia pelos paises patentiados, e usados tanto na parte eletrônica de submarinos como em torpedos e misseis.
Por fim como é tradição na Marinha revelar as conquistadas alcançadas, depois de varias anos em segredo, somente apos testadas e aprovadas(ver o caso do ciclo do combustível nuclear) acredito que ja temos um torpedo e um missil anti navio ja bem adiantados em desenvolvimento.

Mauri
Pode ser verdade , sim! Com a competência, organização e persistência da MB e seus membros realmente talvez seja uma realidade não muito distante todos esses projetos. Não faz sentido ficarmos para sempre dependentes de torpedos estrangeiros em nossos submarinos, principalmente o SubNuc.Talvez o acompanhamento (por parte de técnicos e engenheiros) do desenvolvimento do Torpedo 2000 tenha dado algum impulso no futuroTpP-BR .Parabéns antecipados (em alguns anos , claro) à MB!!!!

"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#430 Mensagem por WalterGaudério » Qui Dez 18, 2008 2:55 pm

thelmo rodrigues escreveu:
mauri escreveu:Gente,

Mauri
Pode ser verdade , sim! Com a competência, organização e persistência da MB e seus membros realmente talvez seja uma realidade não muito distante todos esses projetos. Não faz sentido ficarmos para sempre dependentes de torpedos estrangeiros em nossos submarinos, principalmente o SubNuc.Talvez o acompanhamento (por parte de técnicos e engenheiros) do desenvolvimento do Torpedo 2000 tenha dado algum impulso no futuroTpP-BR .Parabéns antecipados (em alguns anos , claro) à MB!!!!
O desenvolvimento de um sistema torpédico de alvos é um dos programas de desenvolvimento tecnológico militar mais complexos que existem. Não levaria menos de cinco anos, com protótipo pronto para testes até que se chegue a uma versão inicial de produção. Devo lembrar que o desafio n~eo é só o desenvolvimento de um hardawere "Torpedo", mas do seu tubo de lançamento, do sistema de carregamento, de um SDT que "saiba como pensa o torpedo" para que seja possível sempre oferecer as melhores soluções de tiro so SdA Torpédico. Não menos importante é/São o(s) método(s) de lanlçamento, que não podem aumentar em demasia o NRI global do Sub no momento do disparo.

A nações que se lançaram ao desenvolvimento de tais sistemas o fixeram indo da plataforma de emprgo mais simples(ou menos complexa) , ou seja de um torpedo de emprego anti-superfície, e depois eoluiram para o supra-sumo da coisa, torpedos de múltiplo emprego, anti-superfície/anti submarino, ou seja o anti-submarino envolve muito mais "coisa" que um mono emprego.

deve-se advertir tb que o plano de desenvolvimento de um sistema como esse tb inclui um oneroso programa de lançamentos de testes de torpedos por parte da marinha que demanda o sistema. Não vislumbro um desenvolvimento realisticamente viável de sistema tórpédico com menos de 30 lançamentos.

É nescessário sem dúvida fazer o caminho das pedras, mas não haverá retorno em menos do que 6/8 anos após iniciado o desenvolvimento.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
mauri
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 105 vezes

#431 Mensagem por mauri » Qui Dez 18, 2008 3:30 pm

cicloneprojekt escreveu:
thelmo rodrigues escreveu: Pode ser verdade , sim! Com a competência, organização e persistência da MB e seus membros realmente talvez seja uma realidade não muito distante todos esses projetos. Não faz sentido ficarmos para sempre dependentes de torpedos estrangeiros em nossos submarinos, principalmente o SubNuc.Talvez o acompanhamento (por parte de técnicos e engenheiros) do desenvolvimento do Torpedo 2000 tenha dado algum impulso no futuroTpP-BR .Parabéns antecipados (em alguns anos , claro) à MB!!!!
O desenvolvimento de um sistema torpédico de alvos é um dos programas de desenvolvimento tecnológico militar mais complexos que existem. Não levaria menos de cinco anos, com protótipo pronto para testes até que se chegue a uma versão inicial de produção. Devo lembrar que o desafio n~eo é só o desenvolvimento de um hardawere "Torpedo", mas do seu tubo de lançamento, do sistema de carregamento, de um SDT que "saiba como pensa o torpedo" para que seja possível sempre oferecer as melhores soluções de tiro so SdA Torpédico. Não menos importante é/São o(s) método(s) de lanlçamento, que não podem aumentar em demasia o NRI global do Sub no momento do disparo.

A nações que se lançaram ao desenvolvimento de tais sistemas o fixeram indo da plataforma de emprgo mais simples(ou menos complexa) , ou seja de um torpedo de emprego anti-superfície, e depois eoluiram para o supra-sumo da coisa, torpedos de múltiplo emprego, anti-superfície/anti submarino, ou seja o anti-submarino envolve muito mais "coisa" que um mono emprego.

deve-se advertir tb que o plano de desenvolvimento de um sistema como esse tb inclui um oneroso programa de lançamentos de testes de torpedos por parte da marinha que demanda o sistema. Não vislumbro um desenvolvimento realisticamente viável de sistema tórpédico com menos de 30 lançamentos.

É nescessário sem dúvida fazer o caminho das pedras, mas não haverá retorno em menos do que 6/8 anos após iniciado o desenvolvimento.
Então você acredita não axistir um "Tridente de Netuno" para torpedos como diz no próprio site da marinha, então a absorção de tecnologia será via off set?

"A Marinha vem acompanhando o desenvolvimento tecnológico de novos armamentos, como o míssil anti-radar nacional MAR-1, com vistas à sua possível utilização no futuro. Os mísseis ar-ar AIM-9H Sidewinder empregados pelos caças AF-1 Skyhawk estão sendo recondicionados no país. O Brasil já domina a tecnologia de minas de contacto e de influência, assim como de diversos componentes dos sistemas de armas navais. A fabricação de torpedos pesados para dotar nossos submarinos é um projeto da maior importância, que deverá incluir transferência de tecnologia de origem externa."

Mauri

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#432 Mensagem por WalterGaudério » Qui Dez 18, 2008 9:38 pm

mauri escreveu:
thelmo rodrigues escreveu: Pode ser verdade , sim! Com a competência, organização e persistência da MB e seus membros realmente talvez seja uma realidade não muito distante todos esses projetos. Não faz sentido ficarmos para sempre dependentes de torpedos estrangeiros em nossos submarinos, principalmente o SubNuc.Talvez o acompanhamento (por parte de técnicos e engenheiros) do desenvolvimento do Torpedo 2000 tenha dado algum impulso no futuroTpP-BR .Parabéns antecipados (em alguns anos , claro) à MB!!!!

Então você acredita não axistir um "Tridente de Netuno" para torpedos como diz no próprio site da marinha, então a absorção de tecnologia será via off set?

"A Marinha vem acompanhando o desenvolvimento tecnológico de novos armamentos, como o míssil anti-radar nacional MAR-1, com vistas à sua possível utilização no futuro. Os mísseis ar-ar AIM-9H Sidewinder empregados pelos caças AF-1 Skyhawk estão sendo recondicionados no país. O Brasil já domina a tecnologia de minas de contacto e de influência, assim como de diversos componentes dos sistemas de armas navais. A fabricação de torpedos pesados para dotar nossos submarinos é um projeto da maior importância, que deverá incluir transferência de tecnologia de origem externa."

Mauri[/quote]

Mauri, boa noite, já estou fora da MB a quase 10 anos. Qdo. na ativa presenciei o desenvolvimento pelo IPqM de um protótipo de torpedo nacional, tive contatro com boas idéias boas soluções de engenharia etc. Naquela época a MB ainda não dominava várias ferramentas que agora estão plenamente dominadas por nós. Eu diria que a MB já tem acesso garantido aqui mesmo no BRasil de quase todos os ingredientes nescessários para o desenvolvimento de um torp nacional. Mas falta armar a receita do bolo como um todo que é deveras cara.

Não duvido que exista um desenvolvimento correndo sob sigilo, mas se houver dependerá de um excelente aporte de recursos.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#433 Mensagem por Marino » Sex Dez 19, 2008 9:04 am

Continua o lenga-lenga.
Do Correio Brasiliense:

Submarino criticado

Um parecer elaborado pela Marinha aconselhando o governo a comprar dois submarinos franceses Scorpène desconsidera recomendações técnicas que constam de um laudo técnico elaborado por submarinistas da Força. Segundo o relatório interno mantido em sigilo, o equipamento francês tem problemas operacionais graves que poderiam comprometer sua eficiência. Oficiais brasileiros encarregados de analisar o equipamento dizem, por exemplo, que a câmara de salvamento dos Scorpène é de difícil acesso e não foi aprovada em outros países. Outro problema apontado é a lentidão do sistema de compensação de lastro da embarcação, que não atende às necessidades operacionais de uma rápida imersão ou emergência.

Segundo o relatório, foi observado um tempo superior a 20 minutos para um Scorpène retornar à cota periscópica, o que pode colocar em risco o submarino ou o sucesso de um ataque. Ainda segundo o documento, o equipamento francês manobra com deficiências na superfície porque o leme vertical fica 70% fora da água. No mesmo documento, os oficiais da Marinha analisam a proposta feita pelo grupo alemão HDW/MFI e consideram o equipamento classe 214 oferecido pela empresa o mais adequado, no momento, para o Brasil. Entre as vantagens apresentadas estão a transferência de tecnologia de projeto.

“Vantagens”

O comando da Marinha tem conhecimento dos problemas apontados pelo relatório dos submarinistas, mas considera que os Scorpène também têm vantagens. Em nota divulgada esta semana anunciando a opção pelo equipamento francês, o comando da Força afirma que o Scorpène facilitaria uma rápida transição para o da classe nuclear por causa da forma de casco, com hidrodinâmica apropriada para elevados desempenhos em velocidade e manobra. (LR)

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes

#434 Mensagem por luis F. Silva » Sex Dez 19, 2008 10:00 am

Segundo o relatório, foi observado um tempo superior a 20 minutos para um Scorpène retornar à cota periscópica, o que pode colocar em risco o submarino ou o sucesso de um ataque. Ainda segundo o documento, o equipamento francês manobra com deficiências na superfície porque o leme vertical fica 70% fora da água. No mesmo documento, os oficiais da Marinha analisam a proposta feita pelo grupo alemão HDW/MFI e consideram o equipamento classe 214 oferecido pela empresa o mais adequado, no momento, para o Brasil. Entre as vantagens apresentadas estão a transferência de tecnologia de projeto.
Esta especialmente fez-me rir muito.

cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#435 Mensagem por WalterGaudério » Sex Dez 19, 2008 2:41 pm

luis F. Silva escreveu:
Esta especialmente fez-me rir muito.
Deve vir coisa muito pior , é só assinar o contrato que a artilharia alemã vai fazer a festa com os jornalistazinhos, especialistas em coisa nenhuma.

O lobby além de pesado é infantil.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder