Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4456 Mensagem por orestespf » Ter Dez 16, 2008 7:38 pm

Vinicius Pimenta escreveu: Ué, pera aí. O que eu estou querendo justificar?

Deixa eu ver se entendi. Você é contra a compra de prateleira. Eu também. Mas você afirmou que a compra de 12 Mi-35 foi um consolo para os russos. Então deixa eu repetir meu argumento:

"O "brilhante" MRE quis fazer um agrado, compraram ums helicópteros cujo projeto é do tempo da manivela, de prateleira, sem transferência de tecnologia e quase a preço de Black Hawk e agora a gente entuba essa."

Agrado = consolo. Podemos interpretar assim, não?

Pera aí, se você é contra a compra de prateleira, se você também acha que a compra dos Mi-35 foi um agrado ou prêmio de consolação aos russos, você está discordando de que precisamente? Explica isso aí.

Se você diz que a culpa é do Brasil que não faz a sua parte, seria então culpa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio?

Quem você está defendendo que ainda não entendi? Os russos ou o MRE? Ou já nem sabe mais do que você está discordando? :mrgreen:

Se você concorda tanto com o que eu estou falando, há duas hipóteses: ou eu não estou torcendo, ou você está torcendo pelo mesmo que eu.

Seu texto demonstra que você foi incoerente. :mrgreen:

Abração "torcedor" ( :mrgreen: :mrgreen: )

Vinicius (amigo, amigo, amigo.... :mrgreen: :mrgreen: )
Dois figuraças, Orestes e Vinícius. :lol: :lol: :lol:

Gosto do seu jeito (sem gracinhas, heim!!!), não tem como não ser assim. É educado, preciso e não perde o bom humor!!!

A questão que questionei sobre os hélis não é a compra de prateleira, mas o fato de você ter dito que se trata de uma ação do MRE, pra mim não foi mesmo, só isso.

Novamente sobre a compra de prateleira, afirmo que não concordo com ela (sem qual for a procedência do equipamento), o que questionei é que isto não é justificativa para os russos comprarem carnes americanos diminuindo a importações das nossas. O buraco é muito mais embaixo. Aliás as coisas poderiam ter ficado pior se as compras não fossem de prateleira, este é o ponto. (Analise isto que eu disse, passa pelo assunto dos "russos prometerem transferências de tecnologia e não cumprirem o prometido" - nas falas para "as massas". "Ler" isso diz tudo, deixo de lado tal coisa e interpretações).

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio: Bingo!!!

"Torcida": sim, torcemos pela mesma coisa, mas o "enfoque" usado por mim foi outro. Explico, mas sem entrar nesta "seara". Nitidamente percebo que existe no DB uma "Guerra Fria", ou seja, os anti-americanos versus anti-russos, e tal coisa pra mim é ideologia, cega e ultrapassada. Vejo aqui no DB pérolas assim: "qualquer caça serve pra mim, menos os russos", "qualquer caça serve pra mim, menos os americanos". Oras, se qualquer caça serve, então não pode haver restrições!!

Então, quando sai alguma coisa sobre os russos que "atingem" (em leituras convenientes) o Brasil os caras são os capetas; idem para os americanos (em situação semelhante). Veja, eu não sou anti-nada, sou pró-tudo, mas ainda pago alto preço por ter dito que, analisando apenas o hardware, eu preferia ver o SU-35 na FAB (comentário ingênuo, mas o suficiente pra ficar rotulado). Assim, tudo que eu digo em defesa sobre os russos é porque sou russófilo, mas quando defendo os americanos até não poder dizer mais, sou até ignorado (conveniência??).

Em suma, sempre fiz o possível para manter a imparcialidade, justamente pra poder elogiar e criticar qualquer lado, seja quando atende aos interesses do País, seja quando parece nos prejudicar. No caso dos russos vejo que nós quebramos a confiança e não eles, vejo que eles se sentiram "ofendidos" de alguma forma (Promessas não cumpridas? Usados? Demora nas decisões? Etc.?).

Veja, os russos foram comprar carnes justamente dos americanos e ninguém associa os fatos!!! Por que justamente com os americanos??? A resposta é muito óbvia!!!

Pra finalizar, a "torcida" que falei é sobre a ideologia e não sobre equipamentos específicos, nem sobre formato de compras, nem mesmo sobre o que é ou não melhor para o País. Como não tenho ideologia alguma (tô achando melhor arrumar uma! :mrgreen: ), me sinto a vontade para comentar livremente, observando que quando erro, conseqüência de observar e assimilar bons argumentos, faço questão de voltar atrás, tanto que já fiz isso inúmeras vezes no DB (sendo inclusive questionado "por mudar de lado". :mrgreen: ).

Abração,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#4457 Mensagem por orestespf » Ter Dez 16, 2008 7:40 pm

faterra escreveu:Nisto eu concordo. Em gênero, número e grau.
[009]

X2

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#4458 Mensagem por Marino » Ter Dez 16, 2008 7:52 pm

Veja, os russos foram comprar carnes justamente dos americanos e ninguém associa os fatos!!! Por que justamente com os americanos??? A resposta é muito óbvia!!!
:wink: :wink: :wink:

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
soultrain
Sênior
Sênior

#4459 Mensagem por soultrain » Ter Dez 16, 2008 8:47 pm

??????

Talvez porque a Russia tem petróleo e é um dos fornecedores dos EUA, além de outras matérias primas fundamentais?

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Carlos Mathias

#4460 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 16, 2008 10:19 pm

Pode ser uma leitura assim: "Bem, se vocês vão comprar deles, que vendam carne prá eles..."

Daí, a ala americanófila fica nesse orgasmo todo, cuspindo e chutando a barriga dos pobres russófilos, que obviamente não é o meu caso.

Eu já estou nessa de defesa a uns 35 anos ( ou mais até) e NUNCA o disco mudou, nunca. Vamos ver depois dessa se vai mudar. Como ainda vou estar aqui por mais uns vinte anos pentelhando, comentarei na oportuna ocasião.

A a juventude ...

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6540 vezes
Agradeceram: 6905 vezes
Contato:

#4461 Mensagem por Túlio » Ter Dez 16, 2008 10:27 pm

Carlos Mathias escreveu:
Daí, a ala americanófila fica nesse orgasmo todo, cuspindo e chutando a barriga dos pobres russófilos, que obviamente não é o meu caso.

Nem o meu!!!

:mrgreen: :lol: [003] :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4462 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Dez 16, 2008 10:36 pm

Carlos Mathias escreveu:Pode ser uma leitura assim: "Bem, se vocês vão comprar deles, que vendam carne prá eles..."

Eu já estou nessa de defesa a uns 35 anos ( ou mais até) e NUNCA o disco mudou, nunca. Vamos ver depois dessa se vai mudar. Como ainda vou estar aqui por mais uns vinte anos pentelhando, comentarei na oportuna ocasião.

A a juventude ...

E logo estamos prestes a fazer mais uma cag%¨$#. Ah, mas é conveniente, bom, nesse caso não serei conivente e criticarei ao extremo.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#4463 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 16, 2008 11:28 pm

Cês todos precisam de umas cervas...

[009]

Os Hinds vem os Su se foram, a vida é assim e que venham mais BH e quem sabe ums Mi-17 de lambuja :wink: O Importante é que o Esquadrao Poti vai dar um salto incrivel em termos de capacidade (levando-se em conta que hoje em dia opera os esquilos da vida).

Srs... na verdade... o importante é que esse trio de Helis ( Cougar, BH, Mi-25) representa um salto absurdo em termos de capacidade para a FAB!!

Se os russos dão mole para os americanos por conta de carne ou não, lembrar a todos que as vezes a explicação pode ser bem simples e só dizer respeito ao relacionamento atual "Russia/EUA" independente de Helis ou qualquer outra coisa relacionada ao Brasil.

As vezes não somos tão importantes como gostaríamos que fossemos... mas chegamos lá... 8-]

É só ter fé e fazer as coisas com seriedade.

Enquanto isso sobra mais carne de churrasco para as churrascarias e lá vou eu de turista comer mais... :mrgreen:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

#4464 Mensagem por PRick » Ter Dez 16, 2008 11:55 pm

soultrain escreveu:??????

Talvez porque a Russia tem petróleo e é um dos fornecedores dos EUA, além de outras matérias primas fundamentais?

[[]]'s
Correto, por isso mesmo deixem eles ficarem se matando e comprando porcaria um do outro.

Já falei, não nos interessa essa briga pós-guerra fria. Viva os croassantes!! :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s

PRick

#4465 Mensagem por PRick » Ter Dez 16, 2008 11:58 pm

cb_lima escreveu:Cês todos precisam de umas cervas...

[009]

Os Hinds vem os Su se foram, a vida é assim e que venham mais BH e quem sabe ums Mi-17 de lambuja :wink: O Importante é que o Esquadrao Poti vai dar um salto incrivel em termos de capacidade (levando-se em conta que hoje em dia opera os esquilos da vida).

Srs... na verdade... o importante é que esse trio de Helis ( Cougar, BH, Mi-25) representa um salto absurdo em termos de capacidade para a FAB!!

Se os russos dão mole para os americanos por conta de carne ou não, lembrar a todos que as vezes a explicação pode ser bem simples e só dizer respeito ao relacionamento atual "Russia/EUA" independente de Helis ou qualquer outra coisa relacionada ao Brasil.

As vezes não somos tão importantes como gostaríamos que fossemos... mas chegamos lá... 8-]

Enquanto isso sobra mais carne de churrasco para as churrascarias e lá vou eu de turista comer mais... :mrgreen:

[]s
CB_Lima

Por isso mesmo, não acredito em qualquer mudança de comportamento da politica dos EUA, nossas compras são pequenas, não significam nada para eles. Temos que barganhar com quem nossas encomendas vão fazer a diferença, assim podemos negociar.

EUA e Rússia no momento não dão qualquer vantagem para nós, porque vendem muito, para muitos na área militar.

[ ]´s

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#4466 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 17, 2008 12:09 am

Olha PRick,

Eu acharia que voce tem toda a razao se esse tipo de contrato nao envolver 'relacionamentos' nas mais diversas areas tecnologicas, alem da parte militar propriamente dita pelos proximos 30/40 anos.

36 aeronaves de 4 geracao no mundo de hoje para um país que possui o potêncial de inclusive comprar mais e pagar direitinho por isso faz o olho de todo mundo crescer e não dá para deixar passar aos olhos dos EUA /Rússia.

É um caso melhor até que o do Marrocos, que os EUA viram que o $$$$ era Made in Saudi Arabia e correram atrás do prejuízo quando viram que os franceses tinham se enrolado na questão do financiamento.

Não é questão de depender (porque isso é óbvio de qualquer que venha a ser o eventual "vencedor") e sim quem tem mais a oferecer para nós.

E a vantagem do Brasil é que ao contrário da maioria dos países, nós podemos nos dar ao luxo de dizer que o Melhor Sub é Francês, o Melhor Heli de Ataque é Russo, o melhor heli de transporte será um "mix" (americano/Francês) o melhor torpedo é americano e o melhor caça pode até agora vir de 3 procedências diferentes.

Ter a oportunidade de escolher assim é um luxo e é por isso mesmo que não podemos fechar os olhos ao que todos tem a oferecer. :wink:

[]s
CB_Lima

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#4467 Mensagem por faterra » Qua Dez 17, 2008 12:20 am

Amém!
Aleluia!
Deus te ouça!
Tomara!
Esqueci de alguma coisa?

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 515 vezes

#4468 Mensagem por delmar » Qua Dez 17, 2008 12:26 am

Li com atenção a nota sobre as cotas russas de importação de carne para 2009. Não vi nela a tragédia que estão anunciando para as exportações brasileiras.
Primeiro, não é nada oficial ainda, são apenas notícias chegadas da Europa sobre a decisão de um ministério russo. Sendo assim ela ainda pode ser revista pelo presidente.
Em segundo lugar as cotas, com suas variantes e as diversas tabelas de taxação, poderão ser alteradas ao longo de 2009, conforme o interesse do país, a situação da economia e o preço do petróleo. Se o preço do petróleo permanecer baixo é provável que a Russia ponha um pé no freio nas importações e as cotas vão pras cucuias.
Em terceiro, a Russia deve ter uma quantia significativa de titulos americanos em caixa, fruto da alta do petróleo. Assim, na época das vacas magras, ela pode ser tentada a gastar uma parte deles comprando a carne americana.
Enfim, não vejo o episódio como uma retaliação ao Brasil. Vejo como uma consequencia da atual crise mundial especialmente a baixa do petróleo.

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#4469 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 17, 2008 12:30 am

delmar escreveu:Li com atenção a nota sobre as cotas russas de importação de carne para 2009. Não vi nela a tragédia que estão anunciando para as exportações brasileiras.
Primeiro, não é nada oficial ainda, são apenas notícias chegadas da Europa sobre a decisão de um ministério russo. Sendo assim ela ainda pode ser revista pelo presidente.
Em segundo lugar as cotas, com suas variantes e as diversas tabelas de taxação, poderão ser alteradas ao longo de 2009, conforme o interesse do país, a situação da economia e o preço do petróleo. Se o preço do petróleo permanecer baixo é provável que a Russia ponha um pé no freio nas importações e as cotas vão pras cucuias.
Em terceiro, a Russia deve ter uma quantia significativa de titulos americanos em caixa, fruto da alta do petróleo. Assim, na época das vacas magras, ela pode ser tentada a gastar uma parte deles comprando a carne americana.
Enfim, não vejo o episódio como uma retaliação ao Brasil. Vejo como uma consequencia da atual crise mundial especialmente a baixa do petróleo.

saudações
x2 [009]

Concordo plenamente com você!

[]s
CB_Lima

Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#4470 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Qua Dez 17, 2008 9:17 am

cb_lima escreveu:Cês todos precisam de umas cervas...

[009]

[]s
CB_Lima
Confordo com você Cb_Lima. Não acredito que a cota/taxação imposta pelo governo russo tenha alguma coisa a ver com retaliação a compras militares feitas ou não. Vejo como interesses comerciais russos, somente. E por sinal cotas/taxação são impostas ao nosso País, infelizmente, a "toda hora" e por diversos países e blocos comerciais, e independente das questões militares.
Resumindo, "por baixo deste angú tem muita carne" (com trocadilho) :D
Lembrei agora de uma frase de um famoso banqueiro brasileiro, já falecido: "Homens de negócios não ficam chateados, ficar chateado é para casal de namorados".

E voltando ao assunto dos hélis, concordo totalmente com seu segundo parágrafo. O ganho na capacidade do Brasil será enorme com esses novos hélis. Fiquei satisfeito com os EC-725 e com os MI-35.

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Responder