Misseis Anti Radiação - Exportação

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#151 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Dez 04, 2008 11:44 am

Senhores, o Paquistão comprou o míssil. Antes disso certamente houve uma avaliação. Então podem ter certeza que o país está plenamente satisfeito com a capacidade do MAR-1, cujo alcance é certamente maior (bem maior) do que aqueles 25Km divulgados anos atrás.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
luisdmrx
Sênior
Sênior
Mensagens: 751
Registrado em: Sex Jan 12, 2007 8:51 am
Localização: BH MG Brasil

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#152 Mensagem por luisdmrx » Qui Dez 04, 2008 11:49 am

Interessante o fato da Mectron não sitar o MAR-1 em seu site, site que diga de passagem bem pobre para uma empresa de tecnologia.




Um grande abraço a todos os amigos!!!
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#153 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Dez 04, 2008 11:50 am

Skyway escreveu:Mas aí é que está...

Vamos supor...o pessoal no navio vê no radar que um míssil foi lançado contra ele...se ele não tiver como identificar esse míssil* ele não vai saber se é um anti-navio, anti-radar ou até um Maverick. Vai desligar o radar, aí se for um míssil anti-navio ele não se livra da pemba por que tanto faz o radar ligado ou não, aí o cara não desliga o radar e tenta jammear o puto...aí se for um míssil anti-radar ele fornece o alvo mais delicioso que o míssil podia querer.
E se for um Maverick tudo que ele pode fazer é tentar derrubar o míssil ou se esconder do sensor do míssil.

*A questão é, tem como um navio não saber o tipo de míssil que foi lançado contra ele? Sei que entra aí envelope de lançamento, comportamento do míssil após lançamento, velocidade e até registros desse míssil...tudo isso conta para a identificação e depois a manobra defensiva mais adequada.

Mas sei lá, vai que existe uma forma que isso tudo faça o pessoal do navio ficar nessa dúvida cruel e mortal descrita acima.

Acho que o Marino pode me tirar essa dúvida. :P

Um abraço!
Não sei, também tenho dúvidas. O MAR-1 é lançado em modo passivo, então, como ele não emite, não sei se dá pra saber que ele está vindo. O radar até pode captá-lo, mas aí é justamente o que o míssil quer: que um radar o guie até ele.

Em um raciocínio simples eu diria que o MAR-1 é uma arma de uma utilidade ímpar. Se o inimigo está emitindo, ele é alvo do MAR-1. Quando o míssil é lançado, supondo que o inimigo saiba disso, se ele desligar o radar, vai passar a ser alvo fácil para os ataques com mísseis ar-solo ou mesmo bombas burras ou inteligentes. Ainda que o MAR-1 por ventura seja detectado, erre o alvo ou seja destruído, terá ganho segundos/minutos preciosos para que o ataque seja bem sucedido com outras armas. É o tal do "se ficar o bicho pega, se correr o bicho come". :twisted:




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#154 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 04, 2008 12:06 pm

Lixo. Queria saber qual seria a serventia de um míssil ar-solo nas mãos de terroristas. Eles agora têm aviões de caça? Má fé pura e simples. Gol contra é termos essa imprensa marrom.
Lixo, mas está lá e vai influenciar as cabeças que não conhecem o assunto. Essa é a questão, divulgaram isso bem em cima do ataque terrorista. Eu, você e todos aqui sabemos que não há relação alguma de uma coisa com a outra, mas isso somos NÓS, já o povão (incluso classe A,B,C,D...Z) lê isso e já toma como verdade, entende?

Lamantável que nossa imprensa, influenciada politicamente e no intuito de atacar um governo, acabe por prejudicar o país e sua indústria bélica.
Duvido que isso ocorra nos EU ou na Rússia, por exemplo, muito pelo contrário. :?




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#155 Mensagem por gaitero » Qui Dez 04, 2008 12:38 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Skyway escreveu:Mas aí é que está...

Vamos supor...o pessoal no navio vê no radar que um míssil foi lançado contra ele...se ele não tiver como identificar esse míssil* ele não vai saber se é um anti-navio, anti-radar ou até um Maverick. Vai desligar o radar, aí se for um míssil anti-navio ele não se livra da pemba por que tanto faz o radar ligado ou não, aí o cara não desliga o radar e tenta jammear o puto...aí se for um míssil anti-radar ele fornece o alvo mais delicioso que o míssil podia querer.
E se for um Maverick tudo que ele pode fazer é tentar derrubar o míssil ou se esconder do sensor do míssil.

*A questão é, tem como um navio não saber o tipo de míssil que foi lançado contra ele? Sei que entra aí envelope de lançamento, comportamento do míssil após lançamento, velocidade e até registros desse míssil...tudo isso conta para a identificação e depois a manobra defensiva mais adequada.

Mas sei lá, vai que existe uma forma que isso tudo faça o pessoal do navio ficar nessa dúvida cruel e mortal descrita acima.

Acho que o Marino pode me tirar essa dúvida. :P

Um abraço!
Não sei, também tenho dúvidas. O MAR-1 é lançado em modo passivo, então, como ele não emite, não sei se dá pra saber que ele está vindo. O radar até pode captá-lo, mas aí é justamente o que o míssil quer: que um radar o guie até ele.

Em um raciocínio simples eu diria que o MAR-1 é uma arma de uma utilidade ímpar. Se o inimigo está emitindo, ele é alvo do MAR-1. Quando o míssil é lançado, supondo que o inimigo saiba disso, se ele desligar o radar, vai passar a ser alvo fácil para os ataques com mísseis ar-solo ou mesmo bombas burras ou inteligentes. Ainda que o MAR-1 por ventura seja detectado, erre o alvo ou seja destruído, terá ganho segundos/minutos preciosos para que o ataque seja bem sucedido com outras armas. É o tal do "se ficar o bicho pega, se correr o bicho come". :twisted:
Tem razão, independente do resultado lança-lo será de grande valia para um possivel exito no ataque.

E particularmente se fosse o comandante do navio, faria o máximo para que o missil não me acertasse, então acho que utilizaria todas as contra medidas que pudesse.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#156 Mensagem por GDA_Fear » Qui Dez 04, 2008 1:55 pm

Fugindo um pouco do assunto será que se Rafale ou F/A-18 vierem com seus respectivos radares AESA <------essa tecnologia poderia ser repassada a Mectron ? :) :)




GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#157 Mensagem por GustavoB » Qui Dez 04, 2008 1:56 pm

Sei lá... Esse ataque na Índia foi muito brabo, pode sim atrair repúdio de muito gente.
Será que não poderiam anunciar isso mais tarde? Ou será que vazaram (concorrência) de propósito?
Mas não podemos negar que foi uma excelente publicidade para a capacidade autóctone de defesa - em geral, e especificamente para nuestros hermanos bolivarianos.




Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#158 Mensagem por irlan » Qui Dez 04, 2008 2:05 pm

Fugindo um pouco do assunto será que se Rafale ou F/A-18 vierem com seus respectivos radares AESA <------essa tecnologia poderia ser repassada a Mectron ?
Provavelmente não, pelo menos no caso do super hornet, parece que o radar foi negado até na proposta do mesmo(f-18 SH) para a índia.




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
flanker
Júnior
Júnior
Mensagens: 49
Registrado em: Qua Out 15, 2008 10:42 pm

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#159 Mensagem por flanker » Qui Dez 04, 2008 2:24 pm

irlan escreveu:
Fugindo um pouco do assunto será que se Rafale ou F/A-18 vierem com seus respectivos radares AESA <------essa tecnologia poderia ser repassada a Mectron ?
Provavelmente não, pelo menos no caso do super hornet, parece que o radar foi negado até na proposta do mesmo(f-18 SH) para a índia.
Irlan,

Pelas informações divulgadas até agora o SH oferecido vem com AESA. Tem até entrevista com um cara da Boeing confirmando isso.

Sds,




Fernando Teles
Avançado
Avançado
Mensagens: 437
Registrado em: Ter Jun 28, 2005 7:25 am
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#160 Mensagem por Fernando Teles » Qui Dez 04, 2008 2:33 pm

Galera, gostaria de ouvir a Koslova.




Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#161 Mensagem por irlan » Qui Dez 04, 2008 2:33 pm

olá flanker, não é a questão de vir ou não, mas terá a transferência de tecnologia para eles?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#162 Mensagem por Marino » Qui Dez 04, 2008 4:15 pm

Skyway escreveu:Mas aí é que está...

Vamos supor...o pessoal no navio vê no radar que um míssil foi lançado contra ele...se ele não tiver como identificar esse míssil* ele não vai saber se é um anti-navio, anti-radar ou até um Maverick. Vai desligar o radar, aí se for um míssil anti-navio ele não se livra da pemba por que tanto faz o radar ligado ou não, aí o cara não desliga o radar e tenta jammear o puto...aí se for um míssil anti-radar ele fornece o alvo mais delicioso que o míssil podia querer.
E se for um Maverick tudo que ele pode fazer é tentar derrubar o míssil ou se esconder do sensor do míssil.

*A questão é, tem como um navio não saber o tipo de míssil que foi lançado contra ele? Sei que entra aí envelope de lançamento, comportamento do míssil após lançamento, velocidade e até registros desse míssil...tudo isso conta para a identificação e depois a manobra defensiva mais adequada.

Mas sei lá, vai que existe uma forma que isso tudo faça o pessoal do navio ficar nessa dúvida cruel e mortal descrita acima.

Acho que o Marino pode me tirar essa dúvida. :P

Um abraço!
A solução é hard kill. Detectou um míssil se aproximando, lançar mísseis tipo sea wolf, fazer barreira com canhão, etc.
Se o MAGE detectar emissão, bloquear. Mas o principal é o hard kill.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#163 Mensagem por Skyway » Qui Dez 04, 2008 4:22 pm

Marino escreveu:
Skyway escreveu:Mas aí é que está...

Vamos supor...o pessoal no navio vê no radar que um míssil foi lançado contra ele...se ele não tiver como identificar esse míssil* ele não vai saber se é um anti-navio, anti-radar ou até um Maverick. Vai desligar o radar, aí se for um míssil anti-navio ele não se livra da pemba por que tanto faz o radar ligado ou não, aí o cara não desliga o radar e tenta jammear o puto...aí se for um míssil anti-radar ele fornece o alvo mais delicioso que o míssil podia querer.
E se for um Maverick tudo que ele pode fazer é tentar derrubar o míssil ou se esconder do sensor do míssil.

*A questão é, tem como um navio não saber o tipo de míssil que foi lançado contra ele? Sei que entra aí envelope de lançamento, comportamento do míssil após lançamento, velocidade e até registros desse míssil...tudo isso conta para a identificação e depois a manobra defensiva mais adequada.

Mas sei lá, vai que existe uma forma que isso tudo faça o pessoal do navio ficar nessa dúvida cruel e mortal descrita acima.

Acho que o Marino pode me tirar essa dúvida. :P

Um abraço!
A solução é hard kill. Detectou um míssil se aproximando, lançar mísseis tipo sea wolf, fazer barreira com canhão, etc.
Se o MAGE detectar emissão, bloquear. Mas o principal é o hard kill.
Valeu Marino!

Mas então se tiverem uns 3 ou 4 mísseis vindo ao mesmo tempo de pontos diferentes a coisa fica bem perigosa, certo?
Mas aí entra tambem a questão de em que situação um navio ficaria vulnerável o suficiente para permitir que múltiplas plataformas lançadoras se posicionassem em pontos diferentes no entorno..o que julgo não ser fácil. Aí fica muito no campo do "e se" na minha opinião.

Valeu mesmo Marino!!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#164 Mensagem por Marino » Qui Dez 04, 2008 4:31 pm

Lembre-se que um navio raramente opera sozinho, estando sempre em uma FT.
Estamos tratando da situação em que os mísseis já foram lançados, ou seja, os atacantes não foram abatidos.
Então, um navio apoiará outro na defesa da FT. O Controlador da Defesa AA da FT designará setores de fogo, etc, para os navios.
Veja que mesmo nossas fragatas, que serão substituídas pelas de 6000 ton, possuem mais de um canal de fogo, significando que podem engajar mais de um míssil atacante.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Misseis Anti Radiação - Exportação

#165 Mensagem por Skyway » Qui Dez 04, 2008 4:35 pm

Opa, entendi. Por isso que eu disse que seria difícil um navio se encontrar tão vulnerável, já que estará sempre acompanhado. E por isso seria mais difícil as plataformas lançadoras se posicionarem de maneira tão aberta.

E realmente, a coisa fica perigosa mas não seria ainda uma situação sem saída.

Muito obrigado pela explicação Marino!
Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Responder