Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Jacobs
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4321 Mensagem por Jacobs » Ter Dez 02, 2008 4:18 pm

talharim escreveu:Se é assim então os EUA não tem nada semelhante.

E tbm fica comprovado a superioridade do Havoc frente ao Apache ?
Só se for em termos de tamanho. Será que a eletrônica é tão boa quanto?




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Piffer
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4322 Mensagem por Piffer » Ter Dez 02, 2008 8:43 pm

Eu não conheço nenhum dos dois além do que é veiculado na net e de umas poucas conversas com pilotos americanos.

O Mi-28N é maior e mais novo e, mesmo por isso, tem recursos que o Apache não possui, em especial para a sobrevivência. Em compensação, ele sofre de um mal inerente a praticamente todos os helis russos: ele é muito pesado. O MTOW é quase 3.000 kg a mais, mas o peso vazio também é. Ou seja, a carga útil não tem uma diferença tão grande. Isso traz uma outra conseqüência: enquanto um carrega pouco mais de 50% do peso dele o tempo todo, mesmo vazio, o outro carrega 70%. É a mesma coisa de um gordo correndo contra um magro. O gordo pode até vencer, mas o esforço vai ser bem maior (mais combustível, mais desgaste, hora de vôo mais cara, etc).

O Apache foi pensado para operar dentro dos sistemas operacionais americanos. Ele se integra muito bem com o OH-58D, o radar e data-link do Longbow se integram muito bem com os Hellfires. O desempenho é parecido com o do BH que ele tem que escoltar. Se você não tem toda essa estrutura (ou algo semelhante no padrão da OTAN) acaba não aproveitando todas as possibilidades dele. Não conheço bem a aviônica do Mi-28, mas parece que os russos são um pouco mais abertos a instalar outros sistemas em suas aeronaves.

O Apache tem problemas de reserva de potência. Aquelas imagens de 16 Hellfire são apenas para a foto mesmo. Na prática, é bem mais comum uma carga de 7 Hellfires (um trilho fica vazio mesmo), dois casulos de foguetes e o que sobrar de peso em cartuchos para o canhão. O Mi-28N ainda não foi para o combate para ver o que realmente ele pode fazer.

O Apache hoje é mais maduro. Vem sendo empregado (e "tunado") em combate ininterruptamente a uns 20 anos. O Mi-28N, junto com o Tiger, é o que existe de mais moderno, mas sem a bagagem do Apache.

Isso é como eu vejo e pode estar totalmente errado.

Abraços,




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4323 Mensagem por Jacobs » Ter Dez 02, 2008 10:09 pm

O Apache hoje é mais maduro. Vem sendo empregado (e "tunado") em combate ininterruptamente a uns 20 anos. O Mi-28N, junto com o Tiger, é o que existe de mais moderno, mas sem a bagagem do Apache.
O Apache vem sendo constantemente atualizado desde a sua introdução. Tanto no hardware quanto no software. Nem sei em que versão ele esta agora, mas a maioria já foi convertida pro padrão -D Longbow.

Uma coisa interessante que andei lendo foi a respeito do Ka-50/Ka-52.

No que o Mi-28 será o heli "pau pra toda obra", o Black Shark será o heli "forças especiais", usado em ambientes mais hostís.

O mais incomum é que o Ka-52 (biplace, com acentos lado a lado) foi pensado como um posto de comando e controle avançado dos Ka-50 (monoplace).

A ideia é que o -52 (que leva pouco armamento) passe alvos via data-link para os -50, diminuindo a carga de trabalho em cima do piloto.

Outra curiosidade é que o -52 tem 2 radares. Um no bico para combate ar-solo, e outro em cima das helices, como no Apache-D, mas este apenas para combates ar-ar.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4324 Mensagem por Piffer » Ter Dez 02, 2008 10:46 pm

Eu fico com meio com um pé atrás com esse heli de forças especiais.

Ambos estavam concorrendo como helicóptero padrão de ataque russo e o Mi-28N venceu. Alguns meses depois, apareceu essa história de operações especiais para o Ka-50. A mim parece um prêmio de consolação ou algo para se manter o projeto vivo.

Vamos lembrar que o Ka-50 vem sendo desenvolvido desde o final da década de 1970 e apenas a versão A está operacional ainda (sem FLIR, sem combate noturno). Ainda não foi encontrada uma solução adequada para a carga de trabalho do piloto no helicóptero monoposto à noite e o Ka-50N ainda não foi certificado. O Ka-52 e o Ka-50-2 são beeem mais caros e existem bem poucas unidades, todas protótipos. Na Chechênia, quem estava fazendo esse papel de comandante do pelotão era um Ka-27.

O Mi-28 voou uns seis ou sete anos depois do Ka-50 e já está completamente operacional. Eu não vejo o que o Ka-50 faz e que o Mi-28 não faz para ter esse status de "operações especiais".

Abraços,




Carpe noctem!
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4325 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 03, 2008 11:09 am

O peso a mais não seria a blindagem bem mais pesada????




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4326 Mensagem por Plinio Jr » Qua Dez 03, 2008 11:38 am

Piffer escreveu:Eu não vejo o que o Ka-50 faz e que o Mi-28 não faz para ter esse status de "operações especiais".

Abraços,
Simples...mantendo alguns deles operacionais a procura de possiveis clientes externos....




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4327 Mensagem por pafuncio » Qua Dez 03, 2008 11:44 am

Piffer escreveu: Eu não vejo o que o Ka-50 faz e que o Mi-28 não faz para ter esse status de "operações especiais".
Abraços,
Houve uma matéria sobre a Guerra da Chechênia, na revista Asas, bastante interessante. Falava que os Ka 50 foram usados em operações sensíveis, como o ataque com foguetes, em um alvo situado bem dentro de um vale.

salu2, alexandre.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4328 Mensagem por Piffer » Qua Dez 03, 2008 11:46 am

O peso a mais não seria a blindagem bem mais pesada????
Pode ser. Mas o Mi-17, o Cougar, o BH e o NH90 levam praticamente a mesma carga. Mas o BH, Cougar e NH90 pesam 5000 kg e o Mi-17 pesa 7000, todos sem blindagem alguma, exceto nos bancos dos pilotos.

O Mi-24/35 também pesa perto de 8000 kg, com 3000 de carga útil. O Tiger leva a mesma carga mais pesa apenas 3000 kg (tudo bem que ele não tem o compartimento de carga, mas o peso transportado é o mesmo). O Mangusta pesa 2500 e leva 2200.

Isso é uma característica dos helis russos (acontece também nos Kamov, mas em menor escala). Eles são maiores e mais pesados que os helis ocidentais.




Carpe noctem!
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4329 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 03, 2008 12:26 pm

É que eu já li que os Mi-28 e Mi-35 são muito mais pesadamente blindados que os helis ocidentais.

E Pffer, o BH leva a mesma carga que um Mi-17 com aquela caçapa enorme????
Me parece estranho, aquela cabinezinha do BH é bem menor que a cabine de carga do Mi-17...




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4330 Mensagem por brisa » Qua Dez 03, 2008 12:38 pm

Afinal....estes MI-35 virao com avionicos russos ou israelenses??? Alguem teria este dado???




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4331 Mensagem por talharim » Qua Dez 03, 2008 1:39 pm

Eu acho o seguinte........os helis russos são mais pesados pq seus motores são maiores e mais pesados em geral tbm acho que os helis russos possuem um blindagem maior.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4332 Mensagem por Jacobs » Qua Dez 03, 2008 2:06 pm

Carlos Mathias escreveu:É que eu já li que os Mi-28 e Mi-35 são muito mais pesadamente blindados que os helis ocidentais.

E Pffer, o BH leva a mesma carga que um Mi-17 com aquela caçapa enorme????
Me parece estranho, aquela cabinezinha do BH é bem menor que a cabine de carga do Mi-17...
Concordo... so de bater o olho da pra ver que o Mi-17 leva mais coisa internamente.

Mas como o BH tem uma boa reserva de põtência, ele deve poder levar um peso bem grande rebocado por cabo.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4333 Mensagem por Rodrigoiano » Qua Dez 03, 2008 2:32 pm

Estimados colegas foristas do Defesa Brasil, é meu primeiro post aqui, já era membro do BM, agora é uma honra participar do DB também!

Sobre o MI-35, sua versão mais nova a M, destinada à exportação, usa equipamentos ocidentais (http://www.aeronautics.ru/mi35m.htm). A maioria das notas em revistas especializadas e fóruns, fala que os nossos terão aviônica israelense. Agora, o que não ficou claro ainda, é se virão "prontos", ou se alguns aviônicos serão integrados aqui (creio que pelo valor citado e por questão de custos, deveria já vir integrado, deixando para nós, apenas, a integração dos armamentos que escolheremos para ele, pois deverá vir apenas com o canhão).

Cordial abraço!

Saudações e felicitações a todos!




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4334 Mensagem por GDA_Fear » Qua Dez 03, 2008 2:51 pm

Rodrigoiano escreveu:Estimados colegas foristas do Defesa Brasil, é meu primeiro post aqui, já era membro do BM, agora é uma honra participar do DB também!

Sobre o MI-35, sua versão mais nova a M, destinada à exportação, usa equipamentos ocidentais (http://www.aeronautics.ru/mi35m.htm). A maioria das notas em revistas especializadas e fóruns, fala que os nossos terão aviônica israelense. Agora, o que não ficou claro ainda, é se virão "prontos", ou se alguns aviônicos serão integrados aqui (creio que pelo valor citado e por questão de custos, deveria já vir integrado, deixando para nós, apenas, a integração dos armamentos que escolheremos para ele, pois deverá vir apenas com o canhão).

Cordial abraço!

Saudações e felicitações a todos!
Os armamentos não vão ser russos ? quais armamentos brasileiros dariam para botar nele ?




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#4335 Mensagem por GDA_Fear » Qua Dez 03, 2008 3:12 pm

Divia vir com armamentos russo eu acho :D




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