Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: OPERAÇÃO POLICIAL NO RIO

#2551 Mensagem por henriquejr » Dom Nov 30, 2008 6:16 pm

LeUzZ escreveu:
henriquejr escreveu: Em alguns casos, como este, o tiro pelas costas(ou na cabeça) é plenamente justificável pois envolvia grande risco de vida aos policiais. Só fica difícil justificar tiro na costa de um sujeito que está fugindo(sem oferecer risco ao agente ou a terceiros).
Meus conhecimentos jurídicos são minímos, mas, existe uma diferenciação entre "Tiro nas Costas" e "Pelas Costas".
Na primeira situação, a "vítima" demonstra algum tipo de resistência. Ex.: Atira e corre e pra se abrigar, sendo alvejado durante a fuga.
Na outra situação, o agente usa a vantagem da vítima estar de costas para ataca-lo. Caracterizando Homícidio Qualificado.

Se eu disse alguma besteira, por favor me corrijam :wink:

MCD, foi usado qual carga na cal. 12? Balote? :twisted:
Juridicamente falando existem os homicídios culposos - o agente mata alguém se intenção nenhuma de o fazer.
Os crimes dolosos, onde o agente cometeu tal crime com dolo, ou seja, teve intenção e a consciência ou assumiu um risco que levou alguém a morte. Dentro do homicídio doloso pode haver ações qualificadoras ou desqualificadores que aumentará ou diminuirá a pena a ser aplicada, dentre as qualificadoras podemos citar(ver Art 121 do Código Penal):

1 - Motivo fútil - homicídio cometido por alguma motivação fútil em relação a vida humana. Ex.: um sujeito mata outro por causa de uma dívida de R$10 reais;

2 - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe;

3 - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe;

4 - à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido;

5 - para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime.

O tiro pelas costas ou nas costas pode se enquadrar no ítem "4", mas na operação policial em questão existem alguns fatores que o desqualifica:

O art. 23 do Código Penal estabelece que não há crime quando o agente pratica o fato:
1- em estado de necessidade;
2- em legítima defesa própria ou de outrem;
3- em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

Na verdade o crime de homicídio existiu mas o agente recebe da lei uma espécie de perdão judicial por ter cometido o referido crime DENTRO de suas atribuições legais.
Logicamente que os excessos deverão ser punidos. Ex. quando se caracteriza uma execução.

Na operação policial em questão, os policiais apenas reagiram a uma ação tomada pelos criminosos. Na troca de tiros o policial não vai ter condições psicológicas para determinar onde vai alvejar seu oponente.

.
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#2552 Mensagem por Moccelin » Dom Nov 30, 2008 7:53 pm

Sim, mas temos exemplos por aí de pessoas sendo questionadas em processos do do porque não "atiraram para ferir apenas", ou "porque tantos tiros e não apenas um" e por aí vai... Isso em casos bem caracterizados como legítima defesa.

Depois eu imaginei que o cara pode ter levado o tiro enquanto corria porém atirando pra trás, mas na hora que eu postei eu imaginei a cena do bandido fugindo e levando o tiro nas costas, e aí surgiu essa dúvida.

The cake is a lie...
ZeRo4
Sênior
Sênior

#2553 Mensagem por ZeRo4 » Dom Nov 30, 2008 7:57 pm

xxx

Editado pela última vez por ZeRo4 em Ter Dez 02, 2008 1:48 am, em um total de 2 vezes.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
flanker
Júnior
Júnior

#2554 Mensagem por flanker » Dom Nov 30, 2008 11:16 pm

Essa semana eu fui buscar minha namorada no prédio da Petrobras na Av. Chile e presenciei a decolagem do Huey II da PC. Nisso fiquei imaginando se seria interessante, já que a FAB pretende substituir os Sapões pelo BH, a FAB doar os sapões para as polícias e elas realizarem a modernização para o padrão Huey II. Isso teria alguma viabilidade ou estou falando besteira??

Sds,

ZeRo4
Sênior
Sênior

#2555 Mensagem por ZeRo4 » Seg Dez 01, 2008 2:06 am

xxx

Editado pela última vez por ZeRo4 em Ter Dez 02, 2008 1:45 am, em um total de 1 vez.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2556 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Dez 01, 2008 10:24 am

Eu acho que não dá. A FAB está aposentando os Sapões pelo tempo de serviço. Enquanto a Secretaria de Segurança do Rio está comprando Huey II novos, os Huey (I) da FAB têm 40 anos de serviços nas costas. Então ficaria temerária (e caríssima) a operação dessas aeronaves nas polícias. De qualquer forma, para o restante do Brasil em geral, os Esquilos são mais que suficientes. No Rio é que a gente tem algumas especificidades que acabam por exigir algo mais pesado.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
flanker
Júnior
Júnior

#2557 Mensagem por flanker » Seg Dez 01, 2008 10:42 am

Vinicius Pimenta escreveu:Eu acho que não dá. A FAB está aposentando os Sapões pelo tempo de serviço. Enquanto a Secretaria de Segurança do Rio está comprando Huey II novos, os Huey (I) da FAB têm 40 anos de serviços nas costas. Então ficaria temerária (e caríssima) a operação dessas aeronaves nas polícias. De qualquer forma, para o restante do Brasil em geral, os Esquilos são mais que suficientes. No Rio é que a gente tem algumas especificidades que acabam por exigir algo mais pesado.

Acho que não, visto que a Colombia fez esse upgrade nos seus sapões e aprovou o resultado.

Eu levantei isso porque os esquilos não são indicados para áreas como favelas cariocas. A polícia conta com a falta de precisão nos tiros dos traficantes, porque se 10% soubesse atirar pra valer, pelo menos um Esquilo já teria sido derrubado.

Outra coisa, esse Huey II é para a PC, a PM só tem Esquilo mesmo. Seria interessante a PM ter o seu Caveirão Alado também. :twisted: [004]

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#2558 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Dez 01, 2008 10:49 am

Eu acho que daria, mas só se a FAB doar todos os sapões, e o governo estadual desmontar todos, montar uma meia dúzia, e daí modernizá-los... e olhe lá, porque eles estão no osso mesmo.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2559 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Dez 01, 2008 11:07 am

flanker escreveu:Acho que não, visto que a Colombia fez esse upgrade nos seus sapões e aprovou o resultado.
Os da Colômbia tinham 40 anos de operação nas costas? A que preço saiu? O novo do Rio custou 8 milhões de dólares.
Outra coisa, esse Huey II é para a PC, a PM só tem Esquilo mesmo. Seria interessante a PM ter o seu Caveirão Alado também. :twisted: [004]
Já foi iniciado o processo de compra de um Huey II pra PM.

Vinicius Pimenta

flanker
Júnior
Júnior

#2560 Mensagem por flanker » Seg Dez 01, 2008 12:19 pm

O custo de modernização dos UH-1H colombianos foi de 2 milhoes de dolares por unidade, trocado perto dos 8 milhões pagos pelas polícias do rio. Ok, isso foi em 2001, mas se colocarmos mais 100% do valor, ainda sai valendo a pena.

fonte :http://www.state.gov/p/wha/rls/fs/2001/1042.htm

Quanto ao tempo de vida, isso não seria muito problema visto que no processo de modernização a parte estrutural (que mais sofre desgaste) é totalmente substituída. Não tenho a fonte, mas lembro de ter lido que os UH-1H colombianos estavam no osso também.

Sds,

ZeRo4
Sênior
Sênior

#2561 Mensagem por ZeRo4 » Seg Dez 01, 2008 1:08 pm

xxx

Editado pela última vez por ZeRo4 em Ter Dez 02, 2008 1:46 am, em um total de 1 vez.

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes

#2562 Mensagem por Matheus » Seg Dez 01, 2008 1:39 pm

LeUzZ escreveu:
henriquejr escreveu: Em alguns casos, como este, o tiro pelas costas(ou na cabeça) é plenamente justificável pois envolvia grande risco de vida aos policiais. Só fica difícil justificar tiro na costa de um sujeito que está fugindo(sem oferecer risco ao agente ou a terceiros).
Meus conhecimentos jurídicos são minímos, mas, existe uma diferenciação entre "Tiro nas Costas" e "Pelas Costas".
Na primeira situação, a "vítima" demonstra algum tipo de resistência. Ex.: Atira e corre e pra se abrigar, sendo alvejado durante a fuga.
Na outra situação, o agente usa a vantagem da vítima estar de costas para ataca-lo. Caracterizando Homícidio Qualificado.

Se eu disse alguma besteira, por favor me corrijam :wink:

MCD, foi usado qual carga na cal. 12? Balote? :twisted:
usamos balote e o SG com nove balins. Não sei qual foi usado.

Matheus
Sênior
Sênior

#2563 Mensagem por Matheus » Seg Dez 01, 2008 1:40 pm

rapadura é doce mas não é mole, mais um pra vala...

Perseguição e tiros no aeroporto
Pela segunda vez em 48 horas PRF caça e consegue deter assaltantes

Uma perseguição da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a um carro roubado em Nova Santa Rita cruzou o aeroporto Salgado Filho, na Capital, e, depois de troca de tiros, terminou na prisão de dois assaltantes e na morte de um deles. Em menos de 48 horas, foi a segunda vez que os agentes trocaram tiros com bandidos e levaram a melhor.

Por volta das 2h30min, três assaltantes atacaram cinco jovens em um bar na Estrada Sanga Funda e fugiram no Gol deles em direção à BR-386. Na BR-116, região central de Canoas, em direção a Porto Alegre, os policiais localizaram o carro roubado. Mas a perseguição, de fato, começou na entrada da Capital. Ao notarem a aproximação da viatura, os assaltantes teriam atirado. Os policiais responderam.

Em vez de seguir para a Zona Norte, entraram no aeroporto, em direção à área de desembarque. Mesmo com a movimentação dos taxistas, pouco antes das 4h, os ladrões seguiram atirando.

– Nunca viu nada parecido – contou ontem um dos taxistas.

Na Avenida Severo Dullius, ao tentar o retorno à rodovia, os bandidos perderam o controle do Gol e bateram em um poste. Ainda tentaram fugir a pé, mas Alex Cardoso da Silva e Alexander Melo Vidal, ambos de 35 anos, acabaram sendo capturados. O terceiro assaltante caiu baleado e morreu no local, ao saltar dentro de um valão.

Três tiros atingiram viatura dos policiais rodoviários

De acordo com os agentes federais, foram pelo menos 20 tiros contra a guarnição até o fim da perseguição. Três atingiram a viatura. Foram apreendidos três revólveres calibre 38 e uma pistola 380.

De acordo com o delegado Jerônimo José Pereira, que autuou a dupla em flagrante por tentativa de homicídio e roubo na 3ª Delegacia de Pronto-Atendimento, Alex estava foragido do regime semi-aberto no Instituto Penal de Mariante. Ele e Alexander são de Alvorada. O assaltante morto, identificado até a noite de ontem somente como Sarará, seria do Campo da Tuca.

Fonte: Zero Hora/EDUARDO TORRES - Especial

Confrontos violentos

Em 20 dias, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabiliza quatro violentos confrontos a tiros com criminosos em perseguições. O saldo foi de três suspeitos mortos e quatro presos.

– Normalmente as pessoas entendem que a Polícia Rodoviária só cuida do trânsito. Mas é uma força policial preparada para essas situações de combate ao crime. Isso é inerente ao nosso serviço – explica o assessor de comunicação da PRF, inspetor Jorge Nunes.

Segundo ele, o conjunto das três rodovias que cruzam a Região Metropolitana – BR-386, BR-290 e BR-116 – pode ser considerado o mais problemático pela presença dos criminosos.

No começo da manhã de sexta-feira, por exemplo, durante uma abordagem a dois suspeitos de pertencerem à maior quadrilha de roubos a bancos em atividade no Estado, na BR-386, em Lajeado (leia página ao lado), os policiais rodoviários reagiram e atiraram.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#2564 Mensagem por ZeRo4 » Seg Dez 01, 2008 1:45 pm

Parabéns a PRF, cada vez eu admiro esta instituição, não me canso de dizer que com o efetivo que possuem e vastidão que eles precisam cobrir... eu diria que vcs fazem verdadeiros milagres!

Matheus
Sênior
Sênior

#2565 Mensagem por Matheus » Seg Dez 01, 2008 1:54 pm

Quem sabe vc não vem fazer parte dela? ano que vem abre 3 mil vagas...grande abraço!

Responder