A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: A-12

#3391 Mensagem por Jin Jones » Sáb Nov 29, 2008 12:59 pm

Hoje com o NA São Paulo o os Falcões, em qual pais da AL poderiamos impor a superioridade aérea, na area de desembarque ?
Só se for o Suriname !

Sou a favor de termos uns NA's, mas de controle aérea com aeronaves VSTOL e não convencionais ( catapulta ).
A maioria das marinhas de médio porte ( o BR se enquadra nisso ) estão optando por esse tipo de NA, por que sabem que a maneira mais equilibrada de vc poder dar apoio aéreo a frota de maneira racional e eficaz e com a entrada em operação do F-35 que é muuuuito mais capaz dos AV-8 ou Sea Harrier's, se torna mais favoravel ainda.

Jin




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: A-12

#3392 Mensagem por Bourne » Sáb Nov 29, 2008 1:00 pm

gaitero escreveu:Assisti um filme quinta, na band, muito ineressante, sobre uma equipe e um submarino convencional, o submarino era um Classe Balao. Se lembram, semelhante ao S Bahia (S-12).

Bem ele tinha sido reformado, e seria uzado para atacar bases norte americanas em treinamento, para testar a defesa norte amerciana contra submarinos covencionais diesel, era ele contra submarinos nucleares, a primeira missão era ele contra um nuclear com sistema caça submarino e ele venceu, com uma manobra ridicula, subiu a superficie desligou um motor colocou luzes no mastro na frente e atraz, e como estava chovendo e escuro, o submarino nuclear pensou que era uma trainera de pescadores........ assim eles o abandonaram e ele pode prosegur até o porto.

Depois ele lutou contra destroyers, aviões e submarinos nucleares, a missão, destruir um navio que simularia um porta aviões que estava atracado, eles conseguiram entrar utilizando outra técnica ridicula, navegaram de baixo de um navio mercante................

Mas de qualquer forma valeu para mostrar ao todos o que esta acontecendo pelo mundo a fora, onde cada dia um incidente diferente envolvendo submarinos e a USNavy acontece.

O nome do filme se não me engano é Por agua a Baixo..
O filme é uma comédia :lol: :lol: :lol: :lol:

Por isso as estratégias são ridiculas quando comprardas a realidade




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#3393 Mensagem por Marino » Sáb Nov 29, 2008 1:00 pm

cabeça de martelo escreveu:Eu sei que nada sei...destas questões, agora meter ao barulho uma marinha de um país com 10 milhões de habitantes num cenário de guerra contra o Brasil acho despropositado.

Comparar a MB com a US Navy também acho despropositado, afinal hoje em dia não há uma única Marinha capaz de enfrentar a US Navy de igual para igual.

Eu penso que devem pensar a MB segundo a TO que poderiam ter que enfrentar, ou seja, um cenário de guerra na América do Sul.
Totalmente de acordo que o exemplo usando Portugal foi totalmente despropositado.
É claro que devemos pensar nosso cenário, e nas marinhas de porte médio que podem intervir no mesmo, e em toda e qualquer ameaça.
Forte abraço




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39136
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2774 vezes

Re: A-12

#3394 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 29, 2008 1:02 pm

Jin Jones escreveu:Hoje com o NA São Paulo o os Falcões, em qual pais da AL poderiamos impor a superioridade aérea, na area de desembarque ?
Só se for o Suriname !

Sou a favor de termos uns NA's, mas de controle aérea com aeronaves VSTOL e não convencionais ( catapulta ).
A maioria das marinhas de médio porte ( o BR se enquadra nisso ) estão optando por esse tipo de NA, por que sabem que a maneira mais equilibrada de vc poder dar apoio aéreo a frota de maneira racional e eficaz e com a entrada em operação do F-35 que é muuuuito mais capaz dos AV-8 ou Sea Harrier's, se torna mais favoravel ainda.

Jin

Pois mas o Brasil deve-se rever em países com a sua dimensão territorial e populacionalmente, PA desse tipo estão todos em países muito mais pequenos que o Brasil. Se a França que é um país com menos dimensão tem PA com catapulta, o Brasil vai para os F-35 "castrados"?

Não faz sentido.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39136
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2774 vezes

Re: A-12

#3395 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 29, 2008 1:03 pm

Marino escreveu:
Totalmente de acordo que o exemplo usando Portugal foi totalmente despropositado.
É claro que devemos pensar nosso cenário, e nas marinhas de porte médio que podem intervir no mesmo, e em toda e qualquer ameaça.
Forte abraço
:wink:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#3396 Mensagem por Marino » Sáb Nov 29, 2008 1:07 pm

Jin Jones escreveu:Hoje com o NA São Paulo o os Falcões, em qual pais da AL poderiamos impor a superioridade aérea, na area de desembarque ?
Só se for o Suriname !

Sou a favor de termos uns NA's, mas de controle aérea com aeronaves VSTOL e não convencionais ( catapulta ).
A maioria das marinhas de médio porte ( o BR se enquadra nisso ) estão optando por esse tipo de NA, por que sabem que a maneira mais equilibrada de vc poder dar apoio aéreo a frota de maneira racional e eficaz e com a entrada em operação do F-35 que é muuuuito mais capaz dos AV-8 ou Sea Harrier's, se torna mais favoravel ainda.

Jin
Caro Jin, a tarefa de se obter superioridade aérea sobre um país limítrofe não é da MB, mas da FAB.
Um desembarque só ocorreria após cumprido este requisito.
Mas não se esqueça que existem muito mais opções que um desembarque clássico. Leia o tópico de Estratégia Naval. Também não se esqueça que nas Malvinas não havia superioridade aérea.
Cada país tem sua solução. Não precisamos importar a de ninguém. Uma aeronave VSTOL é muito mais limitada que uma convencional. A opção da MB já foi tomada, e é a mesma que a da França/EUA. Não estamos tão mal acompanhados, não?
Forte abraço




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#3397 Mensagem por Marino » Sáb Nov 29, 2008 1:08 pm

cabeça de martelo escreveu:
Jin Jones escreveu:Hoje com o NA São Paulo o os Falcões, em qual pais da AL poderiamos impor a superioridade aérea, na area de desembarque ?
Só se for o Suriname !

Sou a favor de termos uns NA's, mas de controle aérea com aeronaves VSTOL e não convencionais ( catapulta ).
A maioria das marinhas de médio porte ( o BR se enquadra nisso ) estão optando por esse tipo de NA, por que sabem que a maneira mais equilibrada de vc poder dar apoio aéreo a frota de maneira racional e eficaz e com a entrada em operação do F-35 que é muuuuito mais capaz dos AV-8 ou Sea Harrier's, se torna mais favoravel ainda.

Jin

Pois mas o Brasil deve-se rever em países com a sua dimensão territorial e populacionalmente, PA desse tipo estão todos em países muito mais pequenos que o Brasil. Se a França que é um país com menos dimensão tem PA com catapulta, o Brasil vai para os F-35 "castrados"?

Não faz sentido.
Perfeito Cabeça.
BRAVO ZULU. Pensar estrategicamente é uma necessidade.
Forte abraço




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: A-12

#3398 Mensagem por gaitero » Sáb Nov 29, 2008 3:28 pm

Bourne escreveu:
gaitero escreveu:Assisti um filme quinta, na band, muito ineressante, sobre uma equipe e um submarino convencional, o submarino era um Classe Balao. Se lembram, semelhante ao S Bahia (S-12).

Bem ele tinha sido reformado, e seria uzado para atacar bases norte americanas em treinamento, para testar a defesa norte amerciana contra submarinos covencionais diesel, era ele contra submarinos nucleares, a primeira missão era ele contra um nuclear com sistema caça submarino e ele venceu, com uma manobra ridicula, subiu a superficie desligou um motor colocou luzes no mastro na frente e atraz, e como estava chovendo e escuro, o submarino nuclear pensou que era uma trainera de pescadores........ assim eles o abandonaram e ele pode prosegur até o porto.

Depois ele lutou contra destroyers, aviões e submarinos nucleares, a missão, destruir um navio que simularia um porta aviões que estava atracado, eles conseguiram entrar utilizando outra técnica ridicula, navegaram de baixo de um navio mercante................

Mas de qualquer forma valeu para mostrar ao todos o que esta acontecendo pelo mundo a fora, onde cada dia um incidente diferente envolvendo submarinos e a USNavy acontece.

O nome do filme se não me engano é Por agua a Baixo..
O filme é uma comédia :lol: :lol: :lol: :lol:

Por isso as estratégias são ridiculas quando comprardas a realidade
Sim não quis entrar em detalhes, mas as taticas utilizadas não são o real objetivo do meu texto, e sim, passar a quem acha que deviamos ter tudo o que é melhor e mais poderoso, que a realidade esta bem distante disso, e que não é porque sua arma é melhor que a minha, que já teremos um vencedor antes do primeiro tiro....... :roll:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: A-12

#3399 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Nov 29, 2008 3:41 pm

Pergunta de mestre:

A US NAVY é a marinha mais poderosa do mundo porque possui a maior frota de submarinos ou porque possui a maior frota de navios aeródromos???


Resposta: PQ possui uma marinha equilibrada.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#3400 Mensagem por Marino » Sáb Nov 29, 2008 3:50 pm

BZ.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: A-12

#3401 Mensagem por Mapinguari » Dom Nov 30, 2008 4:58 am

Bourne escreveu:
gaitero escreveu:Assisti um filme quinta, na band, muito ineressante, sobre uma equipe e um submarino convencional, o submarino era um Classe Balao. Se lembram, semelhante ao S Bahia (S-12).

Bem ele tinha sido reformado, e seria uzado para atacar bases norte americanas em treinamento, para testar a defesa norte amerciana contra submarinos covencionais diesel, era ele contra submarinos nucleares, a primeira missão era ele contra um nuclear com sistema caça submarino e ele venceu, com uma manobra ridicula, subiu a superficie desligou um motor colocou luzes no mastro na frente e atraz, e como estava chovendo e escuro, o submarino nuclear pensou que era uma trainera de pescadores........ assim eles o abandonaram e ele pode prosegur até o porto.

Depois ele lutou contra destroyers, aviões e submarinos nucleares, a missão, destruir um navio que simularia um porta aviões que estava atracado, eles conseguiram entrar utilizando outra técnica ridicula, navegaram de baixo de um navio mercante................

Mas de qualquer forma valeu para mostrar ao todos o que esta acontecendo pelo mundo a fora, onde cada dia um incidente diferente envolvendo submarinos e a USNavy acontece.

O nome do filme se não me engano é Por agua a Baixo..
O filme é uma comédia :lol: :lol: :lol: :lol:

Por isso as estratégias são ridiculas quando comprardas a realidade
Não há nada de irreais nas táticas utilizadas no filme. Aliás, são bem utilizadas no "mundo real".
Você consegue imaginar um dos motivos de nossas Niterói terem um radar "comercial" como o Furuno? :wink:




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: A-12

#3402 Mensagem por gaitero » Dom Nov 30, 2008 12:29 pm

Digo por mim que quando me refiri a ridicularidade, era apenas para expressar a simplicidade das táticas e não a irrealidade :roll:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
G-LOC
Avançado
Avançado
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Set 03, 2005 2:53 pm

Re: A-12

#3403 Mensagem por G-LOC » Dom Nov 30, 2008 4:01 pm

Marino escreveu: G-LOC, este é um site de debates, com a maioria dos participantes tentando aprender. Se vc não concorda com algo, escreva de uma maneira que não seja a solução final de todos os problemas, a visão definitiva e incontestável. Eu não vi esta sua interpretação.
O JL fez uma afirmação há três dias. Como achei sem fundamento eu questionei. Estranho é que ninguém percebe certas afirmações. Essa sua frase acho que caberia a ele e mais abaixo vai te servir também.

Marino escreveu: Lá vai vc para os extremos. Qual marinha do mundo, hoje em dia, pode ameaçar os EUA, ou a USN? Já escrevi antes, e tenho certeza que vc não se esqueceu, que usar um PA contra um grupo de batalha americano nucleado em PA é a maior estupidez que alguém poderia fazer.
Este seu argumento não precisaria ser respondido mais
.
No tema que entrei foi citado um extremo onde só um NAe tem utilidade para cenários de média-alta intensidade e não vi ninguém questionando. Dei exemplo que os subs também e podem sim ameaçar a US Navy. Vc quer mudar de assunto para o super trunfo comparando números/tamanho das marinhas então devia devia ter respondido antes de mim.

Marino escreveu: G-LOC, defina PROJEÇÃO DE PODER. Vc somente considera um PA para esta tarefa, o que é um erro. Mesmo para projeção de poder, a esta tarefa só é cumprida com certos requisitos cumpridos anteriormente, como superioridade aérea. E este requisito não é para ser cumprido pela MB, concorda? Mas mesmo sem ele, a ação de um PA vai existir sim, veja as Malvinas.
1- Vc está querendo me induzir ao erro ou mostrar que não entendo do que estou falando.
2- Quem considerou o uso do PA foi o JL.
3- para a FAB fazer superioridade aérea na AS então a MB está operando nas fronteiras onde vai ter conflito. Mas a MB quer uma função e tem que inventar uma outra frente. É o padrão das C2 de divisão de força, comandos, tarefas etc, ao invés de procurar eficiência de meios.
4- O PA argentino se escondeu no porto dos subs britânicos


Marino escreveu: Não comece o loop com a discussão anterior. Vc sempre tentar repetir argumentos, tentando impor sua interpretação. O debate sobre AEW acabou lá atrás para mim.
Os loops que eu notei foi aquela história de he ter desempenho superior a aeronaves (ao invés de discutir a missão AEW), a força aérea argentina não ter afundado nenhum navio argentino, de RWR só dar alerta sonoro e o Alizé virou AEW. Estranho como ninguém questiona ou confere os dados. Para mim o debate acabou pois o pessoal fugiu da discussão.

Marino escreveu: A verdade é que nenhum país, nenhuma marinha do mundo que use somente submarinos, conseguirá vencer uma guerra. Ponto final.
Lembre-se da frase: "este é um site de debates, com a maioria dos participantes tentando aprender. Se vc não concorda com algo, escreva de uma maneira que não seja a solução final de todos os problemas, a visão definitiva e incontestável."

1 - nenhuma marinha do mundo usa só submarinos, ou só NAes.
2 - Mostrei exemplos que os submarinos tem papel importante e desproporcional aos custos. Uma força de GT com NAes para fazer a mesma tarefa custaria muito mais caro.
3 - eram as opções dos mais fracos, o nosso caso, e não do derrotado.
4 - existem vários exemplos de marinhas que não tem NAes, e os navios capitais são subs, e que venceram guerras. Israel é um exemplo.

Marino escreveu: De novo, o que é um conflito com CARÁTER TERRSTRE? Vc quer impor sua visão, mas não define o básico para o debate.
Vc está querendo mudar de assunto e me desqualificar. Lembra-se da frase?
Marino escreveu: De novo seu erro sobre Projeção de Poder (defina para podermos compreender o que vc pensa). A questão, desde o sec. 19, não era levar a guerra a Portugal, mas impedir que forças navais navegassem impunemente por "2000 léguas" sem oposição. A questão, hoje, é a mesma.
os submarinos fazem isso.
Marino escreveu: Portugal é exemplo para a situação atual? Pelo amor de Deus caro amigo.
tenho certeza de que vc consegue um exemplo melhor
.
Vc está reconhecendo que esta história de mais de 100 anos atrás não tem muita relação com a situação atual.


Marino escreveu: Não definiu o que pedi.
O resto de seu comentário, não preciso responder, ele cai por si próprio
.
Nenhum argumento. Desvia assunto e desqualifica. Já esqueceu a frase?

Marino escreveu: VIVA, o Japão e a Alemanha ganharam a guerra e eu não sabia. Obrigado pelo esclarecimento.
A frase ficou mesmo para trás.
Sua tese então é copiar os vencedores - usamos os NAes. Eu vou pelas opções dos mais fracos.

No mediterrâneo a Luftwaffe varreu os pequenos comboios britânicos. Tiveram que montar um super GT para suprir Malta. Os cinco cargueiros de 12 que chegaram foi o suficiente para manter operações aéreas na ilha e fazer o mesmo com o trafego naval alemão na região. A lição vale para os dois lados neste caso.

G-LOC




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#3404 Mensagem por Marino » Dom Nov 30, 2008 6:18 pm

BLA, BLA , BLA.
Como sempre não responde aos questionamentos; desvia o foco do debate; tenta impor sua visão, a única, a certa, a inquestionável; chama tudo de super trunfo, quando não tem argumentos sólidos; escolhe exemplos que ao final não são conclusivos, não defendem sua tese, muito pelo contrário; acusa de tentativa de desqualificar qualquer questionamento; não possui base teórica sólida, nem prática; não estuda para manter-se atualizado; não aceita que outros foristas, como os da FAB, questionem sua versão; e cai no eterno loop, tentando fazer com que o debate se perca e vença pelo cansaço.
Não caio mais nessa.
Mas toda vez que vc tentar impor sua visão distorcida, errada, questionável, sobre um forista que está tentando aprender, discutir, argumentar, aqui nas "navais", lá me encontrará.
Aqui nas "navais", pois reconheço que outros possuem mais qualificação que eu nas "aéreas" e nas "terrestres", o que não acontece com você.
Não me considero dono da verdade, para nada. Por isso apresento outra argumentação, e deixo que os demais companheiros pensem por si próprios, que cheguem a uma conclusão sozinhos. Se for distinta da minha, muito bem, afinal é para isto que nosso fórum existe.
Até o próximo questionamento.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: A-12

#3405 Mensagem por Corsário01 » Seg Dez 01, 2008 8:43 am

Senhores, leiam que interessante esta noticia.
29 de novembro de 2008


Modernização dos Super Étendard argentinos

Com a aproximação da data prevista para a desativação das aeronaves
Super Étendard na Marinha francesa (2011), a Armada Argentina foi
convidada por aquela força a selecionar e adquirir as dez células que
estiverem em melhores condições, uma vez que tenham dado baixa na
França. Esses aviões não serão postos em serviço na Argentina, já que
as células têm muitas horas de vôo e muitas operações em navios-
aeródromo, razão pela qual sua vida útil remanescente não é grande.
Por outro lado, as aeronaves argentinas (foto) voaram muito pouco
(1.000 horas, em média) e nunca foram modernizadas. A idéia é retirar
os “kit” de modernização aplicado aos aviões franceses e instalá-los
em dez Super Étendard argentinos. O trabalho no primeiro exemplar
estaria finalizado cerca de um ano e meio depois da chagada dos
aviões. O plano é concluir o serviço, a ser executado no ARCE (Arsenal
Comandante Espora) em todos os dez aviões, em dois a três anos. (Juan
Carlos Cicalesi e Santiago Rivas)

Bem que poderiamos pensar nas outras células do SUE Modernizado que ainda dessem um caldo.
Claro que teriamos a questão de outra logistíca, mas, não seria o SUIE-M um bom complemento ao A4?

Apenas uma dúvida minha. O que acham?




Abraços,

Padilha
Responder