zarata escreveu:From: Carlos Emilio <silversantis@ gmail.com>
Subject: Re: [SistemasdeArmas] A-4
To: sistemasarmas@ yahoogrupos. com.br
Date: Sunday, 23 November, 2008, 1:21 AM
O A-4, poderia ser armado com misseis de curto alcance de 4º ou 5º geração. Não creio que um missil BVR tivesse utilidade, visto que qualquer radar montado naquele "nariz" seria pequeno e de baixo desempenho. Como sempre tenho dito, o pequeno A-4 não é valido como um sistema de armas no cenário atual. Vejam que mesmo dentro da América do Sul, os aviões em uso são muito mais capazes e letais que um A-4, mesmo que modernizado. O kacir moderniozado do Equador, por exemplo´venceria facil um A-4, pelo menos em termos de desempenho, embora acredite que os pilotos da marinha não tenham treinamento suficiente para que possam combater eficientemente contra qualquer oponente nesse continente. Sou pratico sobre esse assunto. Se a MB quer um PA, então que o opere de forma correta e não do jeito ridiculo que vem fazendo. nem armas anti-aérea aquele navio tem!!!! É inacreditavel! !! O A-4, ou AF-1 como a MB o chama, é um avião de ataque, apenas! Do meu ponto de vista ele não é capaz de fazer nada além de soltar foguetes e bombas burras, pois nem avionica para operar armamento inteligente aquele treco tem!
GOSTARIA DE SABER SE MEU COLEGA ESTA CERTO SOBRE O ASSUNTO SE ALGUEM PODERIA ME EXPLICAR ESSA COMPARAÇÃO.
O Orestes já respondeu de maneira clara e cristalina.
Mas eu gostaria de complementar.
O radar colocado naquele nariz será o mesmo que equipa o F-5M da FAB, rigorosamente o mesmo. Então, em um cenário BVR, em que ele estará válido sim, o menor desempenho aerodinâmico do mesmo não vai fazer a menor diferença.
Lembrem-se do que foi publicado na seção "aéreas", com um piloto da FAB dizendo: se entramos em dog fight é pq falhamos, algo deu errado. Esta é a doutrina, e o A-4M estará capacitado para lutar neste ambiente, com mísseis BVR iguais aos da FAB e os WVR, de curto alcance, iguais aos da FAB também.
O jeito ridículo que a MB vem operando é resultado da maneira ridícula com que as verbas são repassadas. Cobre do governo esta questão, não da MB.
O SP está, HOJE, com 3 lançadores duplos de SIMBAD. É o que se pode fazer com o jeito ridículo que o governo nos trata. Esperemos as tratativas da MB com a África do Sul.
Mas o que tem que ser pensado é que se alguma arma chega ao alcance do SP, tudo falhou. A detecção a longa distância, a ação de aviões AEW, caças, escoltas, subs, etc. Algo de muito errado aconteceu. Quando uma FT navega, é estabelecido um controle de área marítima móvel, centrado no HVU (unidade de maior valor). Então, não é uma AA de última ratio que vai fazer muita diferença. Tudo terá dado errado antes, e as consequências serão previsíveis.
Quanto a última frase, creio que o autor do e-mail não tem se mantido atualizado sobre o programa de modernização dos A-4, que a Marinha vem anunciando já a algum tempo e de amplo conhecimento aqui no DB.
Mas reforçando, mais uma vez, o que o Orestes escreveu, não se esqueçam que os A-4 burros argentinos lutaram contra uma FT OTAN. Nunca digam que uma arma não serve para nada mais, ou os Guerreiros de Selva do EB não usariam zarabatanas e flechas, hoje em dia, sendo admirados por isso.