Portões abertos 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Portões abertos 2008

#136 Mensagem por chm0d » Ter Nov 18, 2008 9:19 pm

Cougar_PH escreveu:chmod

só faço te uma pergunta, vc estava lá, pra saber o que aconteceu???

caso não esteja então... acho que vc pensar um pouco mais...

assim como o piloto que perdeu as asas por ter quebrado umas telhas em londrina...
assim como um p-47 arrancou a cabeça de um turista num rasante na praia...
só quem sabe é quem estava lá, pra poder ter uma opinião formada...

e segundo, eu jogo todos eles, sei muito bem,que simulador é uma coisa, realidade é outra...
assim como a italia faz lancevak com o emb-326, assim como a cobra com o Draken, eu ja fiz várias vezes a cobra no rv, no af, só que a realidade é outra...
aonde vc consegue isso no FS...

sim, foi um grande erro do piloto sim, pois ele teria condições tranquilamente de ter se ejectado... mas preferiu, tentar salvar a aeronave...
e outra só um motor conseguiu voltar, e não os dois, foi nesse momento q ele meteu o nariz no chão...
Bom, vi o video varias vezes e não tive impressao de turbinha falhando.

Massss, vale sempre lembrar que essa é a MINHA opnião, não significa que seja a verdadeira ou não, afinal, diferente de outros aqui, eu não sou o dono da verdade.

Abs.




Vinícius Martins
Júnior
Júnior
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Jul 18, 2005 12:05 am
Localização: Natal - RN

Re: Portões abertos 2008

#137 Mensagem por Vinícius Martins » Ter Nov 18, 2008 9:20 pm

chm0d escreveu: Leia novamente, a proposito, redviper nao é videogame... informe-se.

Com relaçao ao incidente, achei sim falta de informaçao por parte do piloto, fez uma manobra muito arriscada a baixa altitude e velocidade inapropriada... resumindo, fez cagada das grandes, tentou salvar o caça para não ficar MUITO feio e infelizmente veio a falecer.

Abs.
Não tem ninguém dizendo que ele não fez cagada. Pode até ser uma manobra arriscada mas não era impossível. Ele vinha treinando pra isso, ou você acha que ele chegou na hora e tentou na sorte? Quanto ao lance de salvar o avião pra não ficar "MUITO" feio, você está falando o que não sabe, é só olhar ai nos vídeos acima que vai ver que todos os pilotos tentaram salvar o avião, só que no momento final conseguiram ejetar. Na cadeira de ejeção do F-5 precisa ter uma altura mínima pra conseguir se salvar, provavelmente quando ele percebeu que não dava, já era impossível de ele sobreviver.

Abs




Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Portões abertos 2008

#138 Mensagem por Cougar_PH » Ter Nov 18, 2008 9:24 pm

chmod

com certeza, e peço desculpa se fui um pouco rude, porém, eu estava lado da familia dele, e a pior coisa que vc pode ver, é o filho dizer 'é papai, olha máe.." e 2 mins, depois só a fumaça, e todo mundo pensando q era parte da manobra pois ninguem podia ver nada por causa da deriva vertical do galaxy... e 3 mins depois chega um soldado, chamando a esposa dele...
e se vc reparar no video o erro dele foi qndo começou o toanneau que era pra ser de eixo só que ele gliçou na hora e acabou sendo um barril, o correto seria ele parar dali, porém... quem estava pilotando era ele...

e como vc mesmo disse, vc tem sua opinião não está errada pelo seu ponto, mas não está totalmente correta...

abraço

Paulo




EDITADO POR PAISANO!!!
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Portões abertos 2008

#139 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Nov 18, 2008 9:39 pm

chm0d escreveu:Leia novamente, a proposito, redviper nao é videogame... informe-se.
Aff... :roll: Joguinho, simulador, video-game. Você acha que se compara ao mundo real. Informe-se.
Com relaçao ao incidente, achei sim falta de informaçao por parte do piloto, fez uma manobra muito arriscada a baixa altitude e velocidade inapropriada... resumindo, fez cagada das grandes, tentou salvar o caça para não ficar MUITO feio e infelizmente veio a falecer.

Abs.
"ACHEI". Não é preciso dizer mais nada. Informe-se.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Portões abertos 2008

#140 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Nov 18, 2008 9:42 pm

chm0d escreveu:Bom, vi o video varias vezes e não tive impressao de turbinha falhando.

Massss, vale sempre lembrar que essa é a MINHA opnião, não significa que seja a verdadeira ou não, afinal, diferente de outros aqui, eu não sou o dono da verdade.

Abs.
Agora sim. Não foi isso que você mostrou na sua primeira mensagem. Sua opinião é respeitável, errada ou não, mas é preciso ter cuidado com a forma com que ela é emitida.

Editado:

Só para lembrar sua primeira mensagem:
chm0d escreveu:Hehehe, o cara fez uma puta cagada, e ainda estao defendendo ele... mas eh assim msm, carencia de caças / pilotos deixa agente assim.

PS: Qualquer UM que tenha pilotado lockon/redviper sabe que essa manobra nao eh pra qualquer caça.

Abs.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: Portões abertos 2008

#141 Mensagem por Operti » Sex Nov 21, 2008 2:21 pm

Me deculpe, mas...

Se não sentou naquela nacele como piloto operacional no modelo, se não estava lá no dia do ocorrido, se não teve acesso às conclusões do acidente... nem tenta chutar, porque vai ficar feio.

Foi imprudência do piloto? Sim, foi. Ele já havia feito a manobra alguns dias antes, e tinha sido advertido para não repetí-la.
Nem os pilotos da Northrop garantiam o êxito da manobra. Ela leva o F-5 ao limite do envelope da aeronave, e qualquer variável coloca tudo a perder.
Ele podia ter ejetado? Podia. Aliás, foi freneticamento exortado a fazê-lo, pelo rádio, quando os companheiros viram que o resultado seria desastroso. Por que não o fez? Orgulho, com certeza. Era um piloto excepcional, competente, vibrador, tinha paixão pelo que fazia, e sabia o que fazia. Mas era orgulhoso. Quis ir até o final para consertar o erro. Não para "não ficar feio". Mas, porque ele não deixava as coisas pela metade.



Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Portões abertos 2008

#142 Mensagem por Cougar_PH » Sex Nov 21, 2008 6:39 pm

operti

como vc pode afirmar isso que ele ja tinha feito a manobra dias antes, se ele passou quase um mes lá na operação... E como vc sabe que a northrop tinha já colocado nota, se pelo que eu soube ele sempre fazia essa manobra e com certeza autorizado, caso contrário já teria sido desligado...

mas concordo com vc, no sentido de ter sido imprudencia dele, por insistir...




EDITADO POR PAISANO!!!
Avatar do usuário
BARAK
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 301
Registrado em: Sex Abr 11, 2008 11:59 pm
Localização: Sierra Sierra Oscar Lima

Re: Portões abertos 2008

#143 Mensagem por BARAK » Sex Nov 21, 2008 7:03 pm

Então não foi falha do motor, foi tentativa de fazer um stall de badalo mesmo como o Cougar falou?




"What? Me worry?"
Alfred E. Newman
Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: Portões abertos 2008

#144 Mensagem por Operti » Sáb Nov 22, 2008 1:14 am

Cougar_PH escreveu:operti

como vc pode afirmar isso que ele ja tinha feito a manobra dias antes, se ele passou quase um mes lá na operação... E como vc sabe que a northrop tinha já colocado nota, se pelo que eu soube ele sempre fazia essa manobra e com certeza autorizado, caso contrário já teria sido desligado...

mas concordo com vc, no sentido de ter sido imprudencia dele, por insistir...

Cougar,

Poucos anos após o acidente (menos de cinco) eu estive em Santa Cruz a convite do comandante do 1o GAvCa e conversamos sobre o assunto. E ele me descreveu a situação tal como eu narrei acima. Ele não disse exatamente quanto tempo antes do acidente o Nauman havia feito a manobra. Se não foram poucos dias, foi pouco mais de um mês. Isso não tem relevância. O espaço de tempo foi curto, de qualquer forma. Aliás, eu tenho na memória que o comte. do GAvCa comentou que isso teria ocorrido no portões abertos no Museu Aeroespacial, mas aí essa parte da conversa eu já não garanto e preferi nem citar.
Com relação à Northrop, eu em nenhum momento disse que a empresa divulgou qualquer nota. O que eu disse foi que nem os pilotos da companhia garantiam o êxito dela. Isso não quer dizer que ela não fosse homologada, ou proibida.



Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Portões abertos 2008

#145 Mensagem por Cougar_PH » Sáb Nov 22, 2008 10:02 am

Operti

Valeu, obrigado pela resposta...

Contudo veja o lado que estou querendo implementar nesta questão...
nesta operação em sí...
o nivel de manobras, segurança e qualidade foram surpreendentes...
então no nivel de permissão ou arriscar uma manobra eu fico com a permissão ou melhor a liberação da mesma...
pelos seguintes pontos:

-xavente decolando com decolagem americana;
-tucano com 360º com passo bandeira;
-f-16 executando curva de grande, com PC no máximo, ha 15 mts de altura e em cima de minha cabeça..
entre outros...

Mas com certeza o ponto pra mim, foi ele ser um pouco infeliz na tentativa forçada de querer salvar a aeronave...

todavia, temos a mesma opinião apenas com a abordagem um pouco diferente...

a única ressalva que me deixa triste é que depois disso acabou-se as demonstrações e até mesmo da EDA...




EDITADO POR PAISANO!!!
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Portões abertos 2008

#146 Mensagem por Skyway » Dom Nov 23, 2008 12:11 am

Putz...Portões Abertos de amanha corre o risco de ser um desastre...tambem, marcaram quase no final de Novembro em época chuvosa.

Vamos ver como vai ser.




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

Re: Portões abertos 2008

#147 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 23, 2008 12:46 am

Só vou à tarde, com o povo daqui de casa todo. :)
Tomara que esse chuva dê um tempinho... :?




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Portões abertos 2008

#148 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Nov 23, 2008 1:27 am

Estarei lá amanhã. Quem for e quiser marcar lá, manda uma MP.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: Portões abertos 2008

#149 Mensagem por R.A.Barros » Dom Nov 23, 2008 1:28 am

Putz! vi agora o acidente do F-5E do capitão Nauman, até o momento eu neim sabia que isso tinha acontecido. Agora eu entendo o motivo da FAB ser mais cautelosa em termos de demonstração aérea.

Mas sobre o acidente do F-5E.. Nos simuladores realmente é impossível um avião decolar com velocidade mínima, fazer um giro sob seu eixo a baixa altitude c/ o arrasto de flaps/trem de pouso e em seguida subir 90 graus. Certamente o piloto acreditou que daria tempo de sair do stall e optou por não ejetar, afinal, se ele conseguisse sair do stall e ejetasse, o avião poderia continuar voando até o combustivel acabar.

abraços!




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: Portões abertos 2008

#150 Mensagem por Naval » Dom Nov 23, 2008 11:33 am

Carlos Mathias escreveu:Só vou à tarde, com o povo daqui de casa todo. :)
Tomara que esse chuva dê um tempinho... :?
Tb estarei lá na parte da tarde, se Deus quiser!

Abraços.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Responder