Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Valdemort
Sênior
Sênior
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#646 Mensagem por Valdemort » Sex Nov 21, 2008 9:39 am

F 35 tambem ...

Quem sabe ???

"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
flanker
Júnior
Júnior

#647 Mensagem por flanker » Sex Nov 21, 2008 10:24 am

Sei que traria um problema de custos para a MB, mas não seria interessante ter duas versões do A-4. Uma com radar SCP-1 para ataque e outro para "superioridade" aérea com o Griffo? A Embraer conhece os dois radares bem e poderei tranqüilamente integrar os dois. O que vocês acham??

Abraços

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#648 Mensagem por Matheus » Sex Nov 21, 2008 10:45 am

pra que se o Grifo faz as duas coisas?

flanker
Júnior
Júnior

#649 Mensagem por flanker » Sex Nov 21, 2008 12:45 pm

O Griffo é melhor que o SCP-1 em ataque?

editado: Minha pergunta é sobre detecção de alvos em terra e mar.

Sds,

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#650 Mensagem por Matheus » Sex Nov 21, 2008 2:00 pm

Só que opera os dois pode chegar a esta conclusão. Os dados disponíveis são muito superficiais.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#651 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Nov 21, 2008 9:06 pm

flanker escreveu:Sei que traria um problema de custos para a MB, mas não seria interessante ter duas versões do A-4. Uma com radar SCP-1 para ataque e outro para "superioridade" aérea com o Griffo? A Embraer conhece os dois radares bem e poderei tranqüilamente integrar os dois. O que vocês acham??

Abraços
Aí você complica a logística, manutenção, treinamento, etc, etc. O Grifo do F-5M é um excelente radar (dentro das suas limitações, claro). Suficientemente bom para ataque.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 233 vezes
Agradeceram: 536 vezes

#652 Mensagem por Brasileiro » Sex Nov 21, 2008 10:15 pm

SUPER TUCANO NAVAL???????

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... acao-naval

abraços]

----------------
amor fati
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#653 Mensagem por Marino » Sex Nov 21, 2008 10:24 pm

Interessante a parte em negrito do texto:

Ainda no necessário entendimento profissional do termo mudança versus melhoria, é lícito considerar o desenho de pensamentos que contemple a operação de aviões versáteis, ainda no ambiente subsônico, particularmente os que possam vir a ter, já neste momento, projeto em desenvolvimento no ambiente da indústria de defesa nacional (Supertucano Naval), bem como aviões supersônicos de igual emprego, ambos que maximizarão o potencial aéreo dos seus navios-aeródromos de propósitos múltiplos, o que poderá vir a ser vislumbrado na moldura de uma nova e oportuna estratégia nacional de defesa, que tem o seu delineamento e contorno já em fase avançada de definição e competente aprovação. Num segundo momento, poderemos vir a antever a futura utilização de veículos aéreos não tripulados, naturalmente com o seu emprego acomodado profissionalmente ao respectivo ambiente operacional.

Agora não deixemos de ler a parte sublinhada: "desenho de pensamento".
Será uma visão futura? Se for, os ST navais devem ser para treinamento em terra, abrindo para a MB a capacidade de operar aviões "não embarcáveis", o que seria de todo lógico.
Avião supersônico, também como projeto em desenvolvimento no ambiente da indústria de defesa nacional? Olha o Prick rindo de orelha à orelha. Mas também acho que é uma visão de futuro.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#654 Mensagem por Marino » Sex Nov 21, 2008 10:27 pm

Marino escreveu:Interessante a parte em negrito do texto:

Ainda no necessário entendimento profissional do termo mudança versus melhoria, é lícito considerar o desenho de pensamentos que contemple a operação de aviões versáteis, ainda no ambiente subsônico, particularmente os que possam vir a ter, já neste momento, projeto em desenvolvimento no ambiente da indústria de defesa nacional (Supertucano Naval), bem como aviões supersônicos de igual emprego, ambos que maximizarão o potencial aéreo dos seus navios-aeródromos de propósitos múltiplos, o que poderá vir a ser vislumbrado na moldura de uma nova e oportuna estratégia nacional de defesa, que tem o seu delineamento e contorno já em fase avançada de definição e competente aprovação. Num segundo momento, poderemos vir a antever a futura utilização de veículos aéreos não tripulados, naturalmente com o seu emprego acomodado profissionalmente ao respectivo ambiente operacional.

Será uma visão futura? Se for, os ST navais devem ser para treinamento em terra, abrindo para a MB a capacidade de operar aviões "não embarcáveis", o que seria de todo lógico.
Avião supersônico, também como projeto em desenvolvimento no ambiente da indústria de defesa nacional? Olha o Prick rindo de orelha à orelha. Mas também acho que é uma visão de futuro.
Também vale ler esta parte:

Neste mister, a Marinha do Brasil mais uma vez, ciente de suas responsabilidades, exige desta Diretoria um árduo e profícuo trabalho para a renovação de sua Aviação Naval, onde projetos como a modernização das aeronaves AF-1/1A, Skyhawk, a recente obtenção das aeronaves S-70B, Seahawk, a obtenção de aeronaves de Alarme Aéreo Antecipado (AEW) e de Transporte Logístico, com capacidade para realizar Reabastecimento em Vôo (COD/REVO), a modernização das aeronaves AH-11A, SuperLynx, além da obtenção dos helicópteros de emprego geral de médio porte, EC-725 (Super Cougar), constituem-se como alta prioridade para atender as demandas de uma nova era.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#655 Mensagem por Bolovo » Sex Nov 21, 2008 10:50 pm

Foi só eu que não leu "Super Tucano Naval" na matéria?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 412 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#656 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Nov 22, 2008 12:53 am

Bolovo escreveu:Foi só eu que não leu "Super Tucano Naval" na matéria?
Cacete bolovo, tá pintado de vermelho, e entre parenteses!!! :mrgreen:

Falando sério, achei meio vago esse lance de subsônico versátil. Pode ser ST naval, AMX naval, ou algum projeto em andamento que não é público ainda.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#657 Mensagem por Bolovo » Sáb Nov 22, 2008 12:57 am

glauberprestes escreveu:
Bolovo escreveu:Foi só eu que não leu "Super Tucano Naval" na matéria?
Cacete bolovo, tá pintado de vermelho, e entre parenteses!!! :mrgreen:

Falando sério, achei meio vago esse lance de subsônico versátil. Pode ser ST naval, AMX naval, ou algum projeto em andamento que não é público ainda.
Você explicou o que eu tentei dizer. :mrgreen:

Nada indica um "Super Tucano Naval", nada.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
PRick

#658 Mensagem por PRick » Sáb Nov 22, 2008 1:53 am

Marino escreveu:Interessante a parte em negrito do texto:

Olha depois desse anúncio de 3+1 dos subs, tudo será possível, o galho é que a Embraer não está muito interessada em caças, pelo menos foi o que o seu Presidente falou.

[ ]´s

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#659 Mensagem por Alcantara » Sáb Nov 22, 2008 10:48 am

Interessante isso, do Super Tucano naval... se a célula puder ser adaptada para uso embarcado (catrapo, etc), solucionaria grande parte dos problemas da Marinha na parte de treinamento pois não precisaria mais mandar os seus pilotos para os EUA.

Eu vejo que a formação dos pilotos navais poderia ser assim: a MB formaria os seus pilotos com a FAB, no Super Tucano e, depois, fariam a parte "naval" com os Super Tucanos Navais, na própria Marinha. Daí, depois de declarados pilotos "prontos", é só fazer a conversão operacional para os A-4KU(M), que já terão os mesmos sistemas dos ST em uso desde o início!!! :D

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
brisa

#660 Mensagem por brisa » Sáb Nov 22, 2008 11:10 am

que contemple a operação de aviões versáteis, ainda no ambiente subsônico
Isto esta me cheirando mais a AMX naval... :roll:

Responder