Modernização dos AMX!!!
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- talharim
- Sênior
- Mensagens: 9831
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
- Localização: Santos-SP
- Agradeceram: 212 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
O grande problema do AMX na minha opinião é que ele é subsônico.
Isso o torna muito limitado mesmo modernizado.Existem cenários no qual ele simplesmente não pode ser empregado.
Isso o torna muito limitado mesmo modernizado.Existem cenários no qual ele simplesmente não pode ser empregado.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
A USAF está recebendo agora os primeiros A-10 convertidos para a versão Charlie, que voarão, pelo menos, até 2028. Os Su-25 da Rússia também serão modernizados para o padrão SM e ficarão bastante tempo voando também. E pela mor de Deus, parem de comparar o A-1 com esses dois, não tem nem como fazer isso.Luís Henrique escreveu:A Rússia parece que ficará com Pak e Su-34.
O Warthog eu não sei. A princípio seria subsituido pelo F-35 mas parece que ainda vai dar um caldo.
De qualquer forma, uma força como a FAB não pode ter aeronaves dedicadas.
Temos que priorizar em uma ÚNICA aeronave multimissão e supersônica.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Re: Modernização dos AMX!!!
Bolovo,Bolovo escreveu:A USAF está recebendo agora os primeiros A-10 convertidos para a versão Charlie, que voarão, pelo menos, até 2028. Os Su-25 da Rússia também serão modernizados para o padrão SM e ficarão bastante tempo voando também. E pela mor de Deus, parem de comparar o A-1 com esses dois, não tem nem como fazer isso.Luís Henrique escreveu:A Rússia parece que ficará com Pak e Su-34.
O Warthog eu não sei. A princípio seria subsituido pelo F-35 mas parece que ainda vai dar um caldo.
De qualquer forma, uma força como a FAB não pode ter aeronaves dedicadas.
Temos que priorizar em uma ÚNICA aeronave multimissão e supersônica.
Com o Su 25, nego pode até tentar fazer alguma coisa, não que eu concorde. Mas com o A-10, ave maria!!!
Re: Modernização dos AMX!!!
É o loop de cobrar do amx funções e missões que não são dele. Supressão de defesas na america do sul é contra mísseis de curto alcance. A pior de todas atualmente são os SA-15 da venezuela e o MAR-1 dá conta fácil com um alcance maior.crubens escreveu: Como em qualquer forum qualquer um pode emitir sua opinião, mesmo que fale incoerências baseadas em argumentos de ditos "especialistas" ou renomados reporteres da área de defesa .
Onde aqui na America do Sul existe massas de "blindados e infantaria" ?, o amx foi projetado para o cenário latino americano e não para enfrentar o Pacto de Varsóvia. E para esse teatro ele é muito válido do jeito que estar e ficará melhor ainda, muito melhor, com a mordenização.
Arrêgo!!!, Vire e mexe aparece um revivendo essa mesma ladainha, isso já está ficando chato.
G-LOC
Re: Modernização dos AMX!!!
De graça quer dizer US$ 700 milhões na época. Em um lote de 50 aeronaves ficaria 14 milhões mais caros se não aparecerem mais gastos. O F-20 se transformaria no F-34.HIGGINS escreveu:Senhores,
capacitação nós vamos ter com a entrada em operação de qualquer um dos 3 presentes na short-list.
E saibam que fiquei doente quando soube que na época a Northop ofereceu o Tigershark para produção aqui, pela Embraer, dado, quase de graça! Apenas para salvar o projeto....
Que chance perdemos!
G-LOC
Re: Modernização dos AMX!!!
O radar nunca vez falta para disparar bombas burras e sempre foi planejado como modernização de meia vida.HIGGINS escreveu:
Quanto aos termos operacionais: Sky, pelo amor de deus! Nem radar ele tem!
Só pode operar em tempo claro!
Mas, como a emoção fala alto, admito que tenho certa simpatia pelo pequenino.
Afinal, foi feito aqui...
G-LOC
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
O G-LOC e o Carcará já responderam mais ou menos o que eu responderia.HIGGINS escreveu:
Quanto aos termos operacionais: Sky, pelo amor de deus! Nem radar ele tem!
Só pode operar em tempo claro!
Mas, como a emoção fala alto, admito que tenho certa simpatia pelo pequenino.
Afinal, foi feito aqui...
AD ASTRA PER ASPERA
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Re: Modernização dos AMX!!!
Eu acho que é próprio do ser humano, mas vejo que em particular o brasileiro em geral não costuma pensar baseado na realidade que vive e sim naquela que deveria ser. Não há mal imaginar o mundo ideal, mas abrir mão de entender os cenários reais não me parece interessante. Também em geral é comum julgar ações/decisões/cenários/etc de décadas atrás (ou mesmo séculos e milênios, mas não vamos tão longe) com a cabeça de hoje, com o conhecimento que se tem hoje e já tendo visto o que ocorreu nesse intervalo entre a ação/decisão/cenário/etc e o presente.
Não há qualquer demérito em dizer cenário sul-americano. O AMX foi planejado tendo como base o cenário sul-americano, dentro de uma realidade de mundo completamente diferente da que temos hoje, de uma realidade político-econômica completamente diferente da que temos hoje. Criticar com a cabeça de hoje o projeto AMX é simplesmente fazer o que eu disse acima: pensar baseado numa realidade que deveria ser a ideal e não a que era real e já sabendo tudo que ocorreu na história nesses últimos 20 anos.
Não há qualquer demérito em dizer cenário sul-americano. O AMX foi planejado tendo como base o cenário sul-americano, dentro de uma realidade de mundo completamente diferente da que temos hoje, de uma realidade político-econômica completamente diferente da que temos hoje. Criticar com a cabeça de hoje o projeto AMX é simplesmente fazer o que eu disse acima: pensar baseado numa realidade que deveria ser a ideal e não a que era real e já sabendo tudo que ocorreu na história nesses últimos 20 anos.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: Modernização dos AMX!!!
Muito bom!Vinicius Pimenta escreveu:Eu acho que é próprio do ser humano, mas vejo que em particular o brasileiro em geral não costuma pensar baseado na realidade que vive e sim naquela que deveria ser. Não há mal imaginar o mundo ideal, mas abrir mão de entender os cenários reais não me parece interessante. Também em geral é comum julgar ações/decisões/cenários/etc de décadas atrás (ou mesmo séculos e milênios, mas não vamos tão longe) com a cabeça de hoje, com o conhecimento que se tem hoje e já tendo visto o que ocorreu nesse intervalo entre a ação/decisão/cenário/etc e o presente.
Não há qualquer demérito em dizer cenário sul-americano. O AMX foi planejado tendo como base o cenário sul-americano, dentro de uma realidade de mundo completamente diferente da que temos hoje, de uma realidade político-econômica completamente diferente da que temos hoje. Criticar com a cabeça de hoje o projeto AMX é simplesmente fazer o que eu disse acima: pensar baseado numa realidade que deveria ser a ideal e não a que era real e já sabendo tudo que ocorreu na história nesses últimos 20 anos.
X2
Re: Modernização dos AMX!!!
Pessoal,
O A-1 é apto para o fim a que se destina.
Não poderia e, não deveria, ser diferente.
Chegou a hora de ser repotencializado. O tempo passou, a tecnologia evoluiu, o cenário de emprego para o qual foi projetado se alterou e ele precisa ser adaptado.
Ainda vai voar muito e, se vier a ser utilizado num teatro de operações real, com certeza vai corresponder ao que se espera dele.
Só isso.
Aliás, vai um detalhe importante: A hipótese de emprego no escopo de projeto até hoje implica em cruzeiro subsônico e atuação subsonica.
Detalhe mais importante ainda: Nenhum equipamento MR existente seria capaz de garantir o emprego que ele oferece e garante. Inclusive o piloto tem que ser especialista nessa classe de emprego.
A palavra é interdição!
O A-1 é apto para o fim a que se destina.
Não poderia e, não deveria, ser diferente.
Chegou a hora de ser repotencializado. O tempo passou, a tecnologia evoluiu, o cenário de emprego para o qual foi projetado se alterou e ele precisa ser adaptado.
Ainda vai voar muito e, se vier a ser utilizado num teatro de operações real, com certeza vai corresponder ao que se espera dele.
Só isso.
Aliás, vai um detalhe importante: A hipótese de emprego no escopo de projeto até hoje implica em cruzeiro subsônico e atuação subsonica.
Detalhe mais importante ainda: Nenhum equipamento MR existente seria capaz de garantir o emprego que ele oferece e garante. Inclusive o piloto tem que ser especialista nessa classe de emprego.
A palavra é interdição!
Non Multa Sed Multum
- Carcará
- Sênior
- Mensagens: 768
- Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
Prezado Vinícius,Vinicius Pimenta escreveu:Eu acho que é próprio do ser humano, mas vejo que em particular o brasileiro em geral não costuma pensar baseado na realidade que vive e sim naquela que deveria ser. Não há mal imaginar o mundo ideal, mas abrir mão de entender os cenários reais não me parece interessante. Também em geral é comum julgar ações/decisões/cenários/etc de décadas atrás (ou mesmo séculos e milênios, mas não vamos tão longe) com a cabeça de hoje, com o conhecimento que se tem hoje e já tendo visto o que ocorreu nesse intervalo entre a ação/decisão/cenário/etc e o presente.
Não há qualquer demérito em dizer cenário sul-americano. O AMX foi planejado tendo como base o cenário sul-americano, dentro de uma realidade de mundo completamente diferente da que temos hoje, de uma realidade político-econômica completamente diferente da que temos hoje. Criticar com a cabeça de hoje o projeto AMX é simplesmente fazer o que eu disse acima: pensar baseado numa realidade que deveria ser a ideal e não a que era real e já sabendo tudo que ocorreu na história nesses últimos 20 anos.
Como de costume, belíssimo post. Você está entre alguns poucos que quando vejo o nome como o último a postar no tópico, acesso o mesmo rapidamente na certeza de algo interessante.
Parabéns!
"Carcará" Mascarenhas
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
- Carcará
- Sênior
- Mensagens: 768
- Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
Só para finalizar.
Bem ou mal, temos em torno de 40 aeronaves passíveis de modernização e com bastante vida útil residual, e ainda com real validade militar após modernização (principalmente para o nosso cenário).
Ele irá desafogar o FX-2, inicialmente colocando o mesmo para a tarefa de defesa aérea, interceptação e escolta, ficando o A-1M incumbido da interdição. Na medida em que os A-1M forem sendo substituídos, o F-X2 vai assumindo a totalidade das missões.
Por mais que alguns não gostem da aeronave (alguns pontos eu até entendo), não se pode negar que é um número bastante razoável e que não se pode simplesmente jogar no lixo.
Apesar de não me considerar com “complexo de vira lata”, acredito que ainda não podemos nos dar esse luxo.
Abraço a todos!
“Carcará” Mascarenhas
Bem ou mal, temos em torno de 40 aeronaves passíveis de modernização e com bastante vida útil residual, e ainda com real validade militar após modernização (principalmente para o nosso cenário).
Ele irá desafogar o FX-2, inicialmente colocando o mesmo para a tarefa de defesa aérea, interceptação e escolta, ficando o A-1M incumbido da interdição. Na medida em que os A-1M forem sendo substituídos, o F-X2 vai assumindo a totalidade das missões.
Por mais que alguns não gostem da aeronave (alguns pontos eu até entendo), não se pode negar que é um número bastante razoável e que não se pode simplesmente jogar no lixo.
Apesar de não me considerar com “complexo de vira lata”, acredito que ainda não podemos nos dar esse luxo.
Abraço a todos!
“Carcará” Mascarenhas
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Re: Modernização dos AMX!!!
Exatamente!Carcará escreveu:Só para finalizar.
Bem ou mal, temos em torno de 40 aeronaves passíveis de modernização e com bastante vida útil residual, e ainda com real validade militar após modernização (principalmente para o nosso cenário).
Ele irá desafogar o FX-2, inicialmente colocando o mesmo para a tarefa de defesa aérea, interceptação e escolta, ficando o A-1M incumbido da interdição. Na medida em que os A-1M forem sendo substituídos, o F-X2 vai assumindo a totalidade das missões.
Por mais que alguns não gostem da aeronave (alguns pontos eu até entendo), não se pode negar que é um número bastante razoável e que não se pode simplesmente jogar no lixo.
Apesar de não me considerar com “complexo de vira lata”, acredito que ainda não podemos nos dar esse luxo.
Abraço a todos!
“Carcará” Mascarenhas
Aproveito para agradecer as palavras na mensagem acima. Saiba que a recíprova é verdadeira!
Abraço!
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Cougar_PH
- Sênior
- Mensagens: 1555
- Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
- Localização: Parnamirim/RN
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 34 vezes
- Contato:
Re: Modernização dos AMX!!!
Pessoal
nunca gostei do AMX e como a maioria, acha que a FAB deve e necessita de um vetor ou vários vetores moderno... acho que isso é um ponto em comum...
Todavia, percebendo a realidade da cruzex, percebi um só comentário "hoje não existe nenhuma FA, capaz de subjulgar a FAB em relação a aeronaves, logistica e ter a capacidade de colocar qualquer aeronave em qualquer ponto que se necessite..." e outra foram em torno de 650 missões, o nivel de operacionalidade, ficou em torno de +90% e mais uma coisa, a complexidade dessa, se equivaleu a uma red flag... na parte de planejamento e de missões...
então parabéns a FAB, mas com certeza isso não muda a realidade de que temos que ter vetores melhores, pela inferioridade de algumas e incapacidades de outra... todavia essa é a realidade hoje na AL.
nunca gostei do AMX e como a maioria, acha que a FAB deve e necessita de um vetor ou vários vetores moderno... acho que isso é um ponto em comum...
Todavia, percebendo a realidade da cruzex, percebi um só comentário "hoje não existe nenhuma FA, capaz de subjulgar a FAB em relação a aeronaves, logistica e ter a capacidade de colocar qualquer aeronave em qualquer ponto que se necessite..." e outra foram em torno de 650 missões, o nivel de operacionalidade, ficou em torno de +90% e mais uma coisa, a complexidade dessa, se equivaleu a uma red flag... na parte de planejamento e de missões...
então parabéns a FAB, mas com certeza isso não muda a realidade de que temos que ter vetores melhores, pela inferioridade de algumas e incapacidades de outra... todavia essa é a realidade hoje na AL.
EDITADO POR PAISANO!!!
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Modernização dos AMX!!!
Excelente posts Vinicius e Carcará Srs !!!!
Ainda ontém estava (re) lendo o livro do Osiris Silva sobre a Embraer e no capítulo do Am-X é mostrado acima de tudo que o projeto do AM-X foi uma batalha em um campo que a Embraer não tinha tanta experiência e acima de tudo tinha uma briga feroz com a Aeritália que foi coisa de doido (notar que o "E" não está no nome AM-X).
Muito interessante esse livro...
[]s
CB_Lima
Ainda ontém estava (re) lendo o livro do Osiris Silva sobre a Embraer e no capítulo do Am-X é mostrado acima de tudo que o projeto do AM-X foi uma batalha em um campo que a Embraer não tinha tanta experiência e acima de tudo tinha uma briga feroz com a Aeritália que foi coisa de doido (notar que o "E" não está no nome AM-X).
Muito interessante esse livro...
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima