Modernização dos AMX!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Jacobs
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Re: Modernização dos AMX!!!

#241 Mensagem por Jacobs » Dom Nov 16, 2008 11:59 pm

HIGGINS escreveu: O sucesso que obteve com os Italianos se deu numa situação em que não havia ameaças de monta contra a aeronave.
O AMX é uma idéia do passado, onde deve ficar.
Nossa Higgins, essa foi uma pérola! Como não haviam ameaças, se até um F-117 foi derrubado! :lol:

Cara, te sugiro se informar um pouco mais! Ser ignorante é uma coisa, mas achar que todo mundo é também, é complicado!

Te sugiro ler alguma coisa por ai... pode ser até wikipedia! :roll:

Ou então vai assistir o Domingão do Faustão mesmo... 8-]

Respeito muito o AMX. O ganho operacional que a FAB teve com ele foi imenso! Mesmo nunca tendo operado conforme o projetado (culpa da FAB, os italianos sempre investiram no caçinha...), foi ele que trouxe a FAB pra aviação de caça do século 21.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#242 Mensagem por HIGGINS » Seg Nov 17, 2008 12:01 am

Skyway escreveu:



Higgins, dar sua opinião é um direito seu, mas por favor, não faça chacota com a dos outros, apenas respeite. :wink:

Se a sua opinião é que o A-1 não passa de um transportador de querosene, tudo bem, mas muitos aqui e a FAB pensam o contrário. Veem nele um projeto válido e que modernizado ainda tem serventia no cenário sul-americano. Se você conhecesse e entendesse mais sobre o AMX, tavez pudesse compreender.

Um abraço!

Sky,
não foi minha intenção fazer pouco das opiniões alheias.
Antes, uma tentativa de ser menos... Formal.
(Fracassada, pelo visto).

Aproveito para dizer que não entendo, melhor, não concordo com o axioma "cenário sul-americano".
Ou você se prepara para enfrentar qualquer ameaça, ou aceite as conseqüências da derrota!
Eu penso assim.

Abraços.




Editado pela última vez por HIGGINS em Seg Nov 17, 2008 12:03 am, em um total de 1 vez.
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Re: Modernização dos AMX!!!

#243 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 17, 2008 12:01 am

Ouvi falar que é uma questão do fluxo do ar. O A-7 tem uma só entrada e o AMX tem duas, alias, o AMX é o único spey-powered do mundo nessa configuração.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#244 Mensagem por Delta Dagger » Seg Nov 17, 2008 12:06 am

Bolovo escreveu:Ouvi falar que é uma questão do fluxo do ar. O A-7 tem uma só entrada e o AMX tem duas, alias, o AMX é o único spey-powered do mundo nessa configuração.
O Bucanner, tem 02 e o F-4 da Royal Navy tb, porém ambos com 02 turbinas.
Mas 02 tomadas de ar não seriam melhores do que 01 ?




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Re: Modernização dos AMX!!!

#245 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 17, 2008 12:08 am

Delta Dagger escreveu:
Bolovo escreveu:Ouvi falar que é uma questão do fluxo do ar. O A-7 tem uma só entrada e o AMX tem duas, alias, o AMX é o único spey-powered do mundo nessa configuração.
O Bucanner, tem 02 e o F-4 da Royal Navy tb, porém ambos com 02 turbinas.
Mas 02 tomadas de ar não seriam melhores do que 01 ?
Sim, ambos tem duas turbinas, uma tubeira para cada. O AMX tem um motor, só. Mas como eu disse, eu só ouvi falar, não sei se é verdade.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#246 Mensagem por Delta Dagger » Seg Nov 17, 2008 12:13 am

Bolovo escreveu:
Delta Dagger escreveu: O Bucanner, tem 02 e o F-4 da Royal Navy tb, porém ambos com 02 turbinas.
Mas 02 tomadas de ar não seriam melhores do que 01 ?
Sim, ambos tem duas turbinas, uma tubeira para cada. O AMX tem um motor, só. Mas como eu disse, eu só ouvi falar, não sei se é verdade.
Certo...
Pelas fichas técnicas eles tem o desempenho próximo.
A turbina do A-7 é ligeiramente mais potente porém o caça é também mais pesado que o AMX




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Re: Modernização dos AMX!!!

#247 Mensagem por HIGGINS » Seg Nov 17, 2008 12:20 am

Jacobs escreveu:
HIGGINS escreveu: O sucesso que obteve com os Italianos se deu numa situação em que não havia ameaças de monta contra a aeronave.
O AMX é uma idéia do passado, onde deve ficar.
Nossa Higgins, essa foi uma pérola! Como não haviam ameaças, se até um F-117 foi derrubado! :lol:

Cara, te sugiro se informar um pouco mais! Ser ignorante é uma coisa, mas achar que todo mundo é também, é complicado!

Te sugiro ler alguma coisa por ai... pode ser até wikipedia! :roll:

Ou então vai assistir o Domingão do Faustão mesmo... 8-]

Respeito muito o AMX. O ganho operacional que a FAB teve com ele foi imenso! Mesmo nunca tendo operado conforme o projetado (culpa da FAB, os italianos sempre investiram no caçinha...), foi ele que trouxe a FAB pra aviação de caça do século 21.

Cristo é rei, deus é pai, e o capeta é o padrinho!

A maior prova de que os AMX Italianos foram empregados num cenário "pouco exigente" é a sua argumentação com o abate do F-117.
O caça Stealth foi abatido numa missão em direção ao coração da República da Sérvia enquanto os Ghibli eram empregados ao sul do enclave do Kossovo!
Áreas com densidade de AA, muito diferenciadas!

Os AMX suprimiam baterias de artilharia de campo, Sérvias, com bombas Opher (guiadas por IR); não operavam com mau-tempo, portanto!
Ponto!

Jacobs, poderia nos dizer, a todos no fórum, que grande capacitação um caça sem radar, incapaz de disparar um míssil AIM-9B dos seus trilhos na ponta das asas (sim, não foi integrado até hoje), dotado apenas de "bobas burras", pode trazer em termos de doutrina de ataque?

Fato é que o AMX foi antes um fator de atraso para a Força Aérea Brasileira. Um projeto equivocado, que demonstrou ser de um custo proibitivo para aquilo que pretendia.
A piada do F-32 é elucidativa; custou o AMX duas vezes mais que o F-16...
E por fim, devo dizer que o ganho industrial da Embraer com o AMX poderia ter se materializado com outros projetos, propostas de parcerias industriais para a empresa brasileira na época, não faltaram.
Tanto no campo civil como militar;

PS: Domingão do Faustão? O que é isso?




Editado pela última vez por HIGGINS em Seg Nov 17, 2008 12:31 am, em um total de 1 vez.
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Re: Modernização dos AMX!!!

#248 Mensagem por Jacobs » Seg Nov 17, 2008 12:25 am

Higgins, o fato do AMX brazuca não ter radar nem misseis na ponta das asas (apesar dos trilhos), é culpa de nossa FAB que não teve verbas pra completar o programa. Os italianos tem tudo isso integrado e ja até terminaram de modernizar seus AMX, integrando bombas guiadas por GPS/INS.

O caça tem valor sim, porém infelizmente o operador (FAB) que nunca deu o devido valor pra ele!

Espero que essa modernização venha a sanar isso.

Desculpe minha agressividade no post inicial, mas achei que você estava a fazer chacota do AMX sem nem ao menos conhecê-lo. :wink:




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Re: Modernização dos AMX!!!

#249 Mensagem por Delta Dagger » Seg Nov 17, 2008 12:28 am

Pô, mas vem cá... Foi uma tentativa que trouxe ganhos e perdas.
Era para ter sido exportado inclusive.
Como iriam saber que a União Soviética iria implodir e o preço dos caças usados despencar?
Nem tudo é previsível.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#250 Mensagem por Delta Dagger » Seg Nov 17, 2008 12:32 am

Jacobs escreveu:Higgins, o fato do AMX brazuca não ter radar nem misseis na ponta das asas (apesar dos trilhos), é culpa de nossa FAB que não teve verbas pra completar o programa. Os italianos tem tudo isso integrado e ja até terminaram de modernizar seus AMX, integrando bombas guiadas por GPS/INS.

O caça tem valor sim, porém infelizmente o operador (FAB) que nunca deu o devido valor pra ele!

Espero que essa modernização venha a sanar isso.

Desculpe minha agressividade no post inicial, mas achei que você estava a fazer chacota do AMX sem nem ao menos conhecê-lo. :wink:
É verdade.
A FAB sempre subutilizou o AMX, bem como outras aeronaves. No Brasil comprava-se caças mas não o armamento, isso só começa a mudar agora de uma forma bem lenta e progressiva.




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Re: Modernização dos AMX!!!

#251 Mensagem por HIGGINS » Seg Nov 17, 2008 12:36 am

Senhores,
capacitação nós vamos ter com a entrada em operação de qualquer um dos 3 presentes na short-list.

E saibam que fiquei doente quando soube que na época a Northop ofereceu o Tigershark para produção aqui, pela Embraer, dado, quase de graça! Apenas para salvar o projeto....
Que chance perdemos! :(




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Re: Modernização dos AMX!!!

#252 Mensagem por Delta Dagger » Seg Nov 17, 2008 12:41 am

HIGGINS escreveu:
E saibam que fiquei doente quando soube que na época a Northop ofereceu o Tigershark para produção aqui, pela Embraer, dado, quase de graça! Apenas para salvar o projeto....
Que chance perdemos! :(
Teria o Governo Americano permitido?




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Re: Modernização dos AMX!!!

#253 Mensagem por Skyway » Seg Nov 17, 2008 1:10 am

HIGGINS escreveu:Senhores,
capacitação nós vamos ter com a entrada em operação de qualquer um dos 3 presentes na short-list.
Higgins, desculpe, mas capacitação em que? Nossa Força Aérea é muito profissional e muito bem capacitada em vários aspectos, e não vejo que suposta falta de capacitação teria influência na utilização do A-1M.

E a resposta que fiquei devendo, sobre "Cenário Sul-Americano"...esse termo eu uso para grifar o cenário onde tal vetor vai/pode ser utilizado. O cenário Sul americano conta em sua maior parte de florestas com rios largos e/ou cadeias de montes e até montanhas.

E junto a isso uso o termo para lembrar os equipamentos de nosso vizinhos e como poderiamos nos sobrepor e como poderiamos eliminar esses equipamentos.
(Exemplo:na América do Sul só existe um avião dedicado a ataque ao solo comparável aos A-1, que é o Su-25 do Peru.)

E tambem quando eu cito o A-1 no cenário sul-americano, quero dizer que é um avião com característica de vôo muito estável em baixa altitude e tanto em grande quanto em baixa velocidade, e com uma autonomia excelente para a região. Somado a isso, quando cito o tal cenário, quero lembrar tambem que após a modernização o vetor vai ser usado em sua plenitude, com um radar de combate ar-terra muito bom, com mísseis anti-radar e bombas guiadas e ainda vai contar com dois mísseis ar-ar para auto-defesa. E ter esse avião em quantidade operacional podendo efetuar um ataque mais numeroso é um fator de peso para a América do Sul.

Agora some tudo isso e veja se não é um bom avião para o cenário? Vou citar um exemplo: Um avião capaz de ir longe na amazônia, baixo nas copas das árvores ou seguindo os rios, rápido, e com armamento moderno que não obriga o piloto a subir muito e fazer várias passagens sobre o alvo, seja qual for. Ele ainda pode contar com um POD ECM que vai interferir na detecção dele tanto por radar normal como por radares diretores de tiro.

Riscos existem, como em qualquer missão com qualquer avião, todo avião tem seus pontos fracos, mas acho que ficar olhando só pra eles quando se quer debater sobre um determinado aparelho é ser injusto e querer pegar no pé.

Sendo assim vamos falar mal do F-22 que não pode levar combustível extra sem prejudicar sua furtividade.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
HIGGINS

Re: Modernização dos AMX!!!

#254 Mensagem por HIGGINS » Seg Nov 17, 2008 1:41 am

Sky,
O AMX foi uma perda de tempo.
Daquilo que disseste, em defesa do pequenino, vários outros vetores
também o poderiam fazer.
Estava disponíveis no mercado. Um deles é o A-4. Projeto que na época já era antigo...
Perdemos, porque investimos muito num projeto que pouco resultou em troca.

Quanto aos termos operacionais: Sky, pelo amor de deus! Nem radar ele tem! :shock:
Só pode operar em tempo claro!

Mas, como a emoção fala alto, admito que tenho certa simpatia pelo pequenino.
Afinal, foi feito aqui...
:)




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Re: Modernização dos AMX!!!

#255 Mensagem por Valdemort » Seg Nov 17, 2008 5:16 am

HIGGINS escreveu:Senhores,
capacitação nós vamos ter com a entrada em operação de qualquer um dos 3 presentes na short-list.

E saibam que fiquei doente quando soube que na época a Northop ofereceu o Tigershark para produção aqui, pela Embraer, dado, quase de graça! Apenas para salvar o projeto....
Que chance perdemos! :(

Caro Higgins

Pelo que sei o Tigershark F20 foi oferecido sim , mas apenas para ser montado sem transferencia de tecnologia ,por isso foi recusado.
Por isso até a Coreia tambem cancelou uma encomenda de respeito.

Agora que teria sido uma exelente opção isso seria . Tem uma performance parecida com o F16 .




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
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