Mirage 2000

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Mirage 2000

#106 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 11, 2008 8:19 pm

Mais ou menos 4/5 anos atrás eu visitei a BASC e ao ver o F-5 de Alerta e aquele monte de 'relógios' ao comparar com esse painel de hoje... é um outro avião mesmo!

Acho que a tecnologia disponível hoje nos Al-X/F-5EM/AM-X"M" e os R-99 vai ajudar muito na transição para o F-X 2.0 seja lá quem for.

Não vejo a hora de poder visitar a BASC novamente e ver o que mudou por lá :D ... Além é claro dar uma voadinha naquele simulador do F-5 novamente... só que agora a versão "M".

Se eu não me engano o Orpretti era quem estava comigo nessa visita...

Bons tempos [009]

Mas falando do M2k, eu me lembro que a primeira vez que vi um foi na FIDAE 2000 e além de serem lindos, aquela decolagem quase vertical dele é fantástica!!!


[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Mirage 2000

#107 Mensagem por Jacobs » Ter Nov 11, 2008 11:39 pm

Na verdade não se precisa de mais 1 tela pra mostrar dados do datalink. Isso até piora a carga de trabalho do piloto adicionando mais uma telinha pra ele extrair informações.

Acredito eu que, pra integrar datalink no matuzão, seria necessário o mesmo rádio do F-5M/ALX que permite transferência de dados. E seria necessário o código-fonte do sistema de interface.

Talvez eu esteja sendo simplista demais, mas em tese seria isso. Dessa forma se conseguiria projetar alvos dos E99/F-5M/outros M-2000 junto com as informações do radar de bordo.

Agora deixa eu parar de viajar... :lol:




Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: Mirage 2000

#108 Mensagem por Mapinguari » Qua Nov 12, 2008 1:31 am

faterra escreveu:
LeandroGCard escreveu: Não tenho certeza de que seria assim tão simples.

Dando uma olhada no cockpit do Mirage 2000C abaixo acho que não haveria onde mostrar os dados do datalink utilizado pelos F-5M. Só há um MFD e este parece meio "pobrezinho".

Imagem
Uai! Painelzinho azuuuuullllll? Êta mundinho pequeno! Não faz muito tempo e estavam a malhar o painel do Flanker pela sua cor. No "lindinho" pode? Também faz parte da "alta-costura"? 8-] :twisted: :mrgreen:

O painel dos MIrage IIIE/DBR da FAB era bem mais "macho". O fundo era preto fosco!




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Mirage 2000

#109 Mensagem por talharim » Qua Nov 12, 2008 12:43 pm

Ah to cansado de falar mal do Matusa foram muitos e muitos anos,

Eu so acho que ele tá "azul demais" a TAB deveria mudar a sua pintura para um cinza escuro.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Mirage 2000

#110 Mensagem por Skyway » Qua Nov 12, 2008 1:56 pm

talharim escreveu:Ah to cansado de falar mal do Matusa foram muitos e muitos anos,

Eu so acho que ele tá "azul demais" a TAB deveria mudar a sua pintura para um cinza escuro.
Vai mudar talha, na primeira revisão sofrida aqui no Brasil a previsão é de voltarem com uma pintura toda em cinza.

A um tempo atras cheguei até a antecipar aqui no DB o layout oficial da FAB para a tal pintura cinza.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
caixeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Dom Abr 20, 2008 10:34 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: Mirage 2000

#111 Mensagem por caixeiro » Qua Nov 12, 2008 3:09 pm

Nao e so nos que imaginamos coisas...

India’s Fighter Upgrades: Mirage 2000s Next?

09-Nov-2008 12:33 EST

Related Stories: Asia - India, Europe - France, Fighters & Attack, MBDA, Missiles - Air-Air, Other Corporation, Radars, Rumours, Thales
IDGA
Advertisement
AIR_Mirage_2000Hs_India_Takeoff.jpg
IAF Mirage 2000TH takeoff
(click to view full)

DID has covered India’s accelerating round of fighter fleet upgrades before. In December 2006, India Defence reported that the Indian Air Force was “close to finalising” a EUR 1.0 – 1.5 billion (about $1.5 – 2 billion) deal to upgrade its fleet of 51 Mirage-2000 ‘Vajra’ fighter jets.

The aim is to give the aircraft, inaugurated into IAF service in 1985-1988, another 20-25 years of service life; no word on whether any additional Mirage 2000s that might be acquired from France would also come with a similar upgrade set.

Of course, “close” means something very different in Indian defense circles than it does in other countries. Almost 2 years later, the deal remains “close” – but the energy level has picked up, and a renewed maintenance agreement has smoother over a hitch in the relationship….
MICA-RF and MICA-IR
MICA: Radar or IR
(click to view full)

Word is that the upgrade will bring India’s Mirages to the full Mirage 2000v5 Mk 2 standard, including a new RDY-3 radar with greater air-air and air-ground capability, a new all-digital cockpit, and improved electronic warfare systems. These will be tied into a joint tactical information data link system (JTIDS, usually Link 16 compatible but not always), plus helmet-mounted sights for off-bore-sight heat-seeking missiles. As part of the upgrade, the aircraft will also be equipped with MBDA’s Mica family of medium range missiles.

MBDA will probably be unamused by India Defence’s December 2006 description of its wares as “an advanced medium-range missile that is the French counterpart to the more capable American AMRAAM missile.” As DID’s AMRAAM coverage noted, while the MICA’s radar-guided version has mediocre range, it also has a heat-seeking IR version that offers a potent medium range ‘no warning’ targeting option. MICA would replace India’s existing radar-guided Super 350 MRAAM and Magic-II short-range infared missiles, offering better performance and range.

Work on the upgrades would be performed by a French-Indian consortium including Dassault (aircraft manufacturer), Thales (weapons systems integrator), MBDA (missiles) and India’s Hindustan Aeronautics Limited.

Contracts and Key Events
IAF Mirage 2000H
IAF Mirage 2000H,
Super 530Ds and Magic-IIs
(click to view full)

Nov 7/08: IANS reports progress toward a deal. Thales has reportedly offered to deliver the first 2 aircraft from its facilities in France within 40 months of signing, while it helped HAL upgrade 2 more aircraft in India to gain familiarity. Thereafter, HAL would upgrade one aircraft every month, for 47 months. IANS:

”...the IAF is known to have been considering the upgrade for at least two years but floated a request for proposal (RFP) only in April, to which Thales replied in July. Price negotiations are set to begin later this month.”

Pierre-Yves Chaltiel, senior vice president for Thales aerospace government programs, is quoted in another report as saying that “The project is part of a broader strategic partnership between France and India to be implemented under a government-to-government agreement.” Even so, the IANS report adds that another 2-year delay is quite possible:

”...another Thales official pointed out that a decision on the upgrade would have to be taken by the end of this year so that the project could begin early 2009, ahead of the parliamentary polls that are due by May but could be advanced to February.

“Our experience, not only with India but with other countries also, has been that if an election comes in the way, a decision on a project like this can be delayed by at least two years,” the official told IANS on condition of anonymity.”

See: IANS, via Times of India’s Economic Times | Rediff | India Defence.

Aug 5/08: In 1982, Dassault and the IAF signed a maintenance contract for India’s Mirage 2000 aircraft. That agreement was due for renewal 25 years later, in 2007. Now, India Defence reports that a new agreement has been reached, after a 6-month negotiating stalemate that was moving toward court action:

“Ministry sources said a six-month stalemate between the two sides was finally broken when the Indian side acceded to the French company’s demands pertaining to charges on liquidated damages. Half of the Air Force’s 46 Mirage 2000-H aircraft faced grounding had the stalemate persisted, a service official said. Dassault had insisted on renewing the maintenance contract only if liquidated charges are calculated at the rate of 0.5 percent of the total contract on a monthly basis. The Defence Ministry wanted the 0.5 percent to be calculated per week.”

Dassault reportedly got its way on this issue after threatening to take the matter to the courts, which would have created very long delays to repairs and probably would have grounded the fleet.




---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Carlos Mathias

Re: Mirage 2000

#112 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Nov 12, 2008 3:19 pm

As DID’s AMRAAM coverage noted, while the MICA’s radar-guided version has mediocre range
Puuuutz, chute no saco de coturno!
Os R-77 tem pilone com interface para padrão ocidental, é só largar mão do míssil de moça e usar o mesmo dos SU-30MKI e MIG-21 e MIG-29.
Resta saber se os franceses ão aceitar. Eles gostam muuuuuuuuuito de uma venda casada.




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Mirage 2000

#113 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Nov 12, 2008 6:42 pm

Para o min. da defesa francês o alcance máximo do Mica é 80 km.

[]'s




Alberto -
Carlos Mathias

Re: Mirage 2000

#114 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Nov 12, 2008 7:28 pm

É que as últimas versões do AIM-120C e R-77 já estão nos 100Km. E tem mais, se o que dizem por aí, que o METEOR vai ter 100~120Km de alcance, já vai nascer perna curta, porque tanto o AIM-120 quanto o R-77 já estarão acima disso.

E 60km é o alcance do Derby, segundo consta. Mas o Derby é mais barato que o MICO cóf! cóf! cóf!.... MICA, e adaptável a um sem número de plataformas.

A MBDA deveria ou alongar o MIC...A e por mais combustível, ou acelerar o METEOR e largar de mão do MIC...A, ele é muito caro frente concorrência.




Avatar do usuário
deschamps
Sênior
Sênior
Mensagens: 826
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 12:15 am

Re: Mirage 2000

#115 Mensagem por deschamps » Qua Nov 12, 2008 7:31 pm

MICO?
Carlos...vc é fogo mesmo.
:lol: :lol:




Carlos Mathias

Re: Mirage 2000

#116 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Nov 12, 2008 7:36 pm

É rapaz, errei aqui no teclado, sabe? :roll: :lol:




Avatar do usuário
deschamps
Sênior
Sênior
Mensagens: 826
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 12:15 am

Re: Mirage 2000

#117 Mensagem por deschamps » Qua Nov 12, 2008 8:03 pm

sei...as vezes acontece...rs




Carlos Mathias

Re: Mirage 2000

#118 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Nov 12, 2008 8:11 pm

Mas é sem querer, tá certo? 8-]




Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Mirage 2000

#119 Mensagem por Cougar_PH » Qua Nov 12, 2008 8:13 pm

eu não sei, pq...
mas essa pintura interna do mirage me parece muito com outra pintura que o pessoal tem mania de cair em cima...

agora penso eu, quem tem mais mania de fazer biquinho e quebrar a mão... ao contrário que gosta de uma vodka...

:twisted: :evil: :twisted:




EDITADO POR PAISANO!!!
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Mirage 2000

#120 Mensagem por LeandroGCard » Qua Nov 12, 2008 9:40 pm

Skyway escreveu:
Esse painel não é do F-5EM.. é do ALX.
O F-5EM tem 3 MFD:
Imagem
Obrigado pela correção Skyway.

Na verdade não sou expert nestes assuntos de aviônica, apenas ao ver o comentário de que talvez fosse fácil instalar o datalink nos M-2000C dei uma pesquisada rápida para ver se haveria espaço e notei que o conceito do painel dele era bastante diferente dos F-5M (eu ví mais de um indicado como sendo dele, com 2 e 3 telas, mas todos tinham o mesmo conceito e escolhi aquela imagem porque era a mais nítida).

Também nem tenho certeza de que a tela do M-2000 é um MFD, pode ser apenas do radar. Mas o ponto é que a modernização do M-2000C para o padrão "M" da FAB talvez não seja algo tão simples como se imagina. Alguém teria mais informações à respeito?

Leandro G. Card




Responder