VENEZUELA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: CHAVEZ: de novo.

#2041 Mensagem por Guerra » Qua Nov 12, 2008 10:53 am

Sverdlov escreveu: Isolamento? Não. Mas, ao contrário, integrar-se com países co-irmãos e abrir, como Chávez tem feito, novas frentes- Rússia e Irã, por exemplo.

Mas isso Cuba fez e não deu certo. Com a Venezuela esta dando certo porque o Império não pode boicotar a Venezuela como fez com Cuba.

Agora o que eu não entendo é isso. Todo o sucesso de plano de governo socialista estaria baseado no sucesso do capitalismo americano, ou existe alguma carta na manga desses paises?

Esse é uma pergunta retórica? Eu entendo que deveria, sim, para garantir a integridade nacional. Mas o governo Lula, em todo caso, jamais se lançaria à ofensiva pró-Equador (se se trata de defender o Equador, pois segundo o pensamento comum -que impera nesse Fórum- o governo Lula posiciona-se ao lado dos governos de esquerda, o que é meia-verdade).
Mas se a manobra do Chavez tivesse tomado vulto, o Brasil deveria ter tomado partido do Equador? Ou a posição do Brasil foi correta?

Porque eu vejo da segunte forma: das 20 maiores empresas da américa latina, 3/4 estão no BRasil, sendo a petobras e a Vale uma das maiores da américa. Então eu não vejo como um bom negocio para uma nação que tem lugar garantindo entre oas maiores do globo se meter numa briga de anão por questões ideologicas.

Então a minha duvida é essa. Qual a vantagem que a tal revolução bolivariana para o Brasil? O que o Brasil ganha em apoiar um projeto desse?

Chávez tem endossado -e me reporto ao relato que transcrevi acima- as organizações e conselhos populares, que exigem, como conditio sine qua non, cidadãos politizados.

"Doutrinação" é fora de contexto, pois. Parece-me muito mais com doutrinação, por exemplo, o "Pensamento Bush", felizmente com um pé-na-cova, com seu ódio e preconceito a quem é diferente e não-patriota, onde escutas telefônicas podem ser feitas às carradas (um abuso que sequer no Brasil, com todas as suas contradições, permite) e mesmo livros pegos em bibliotecas públicas são esquadrinhados- tudo fruto do famigerado Patriotic Act.
Sim. Nenhuma outra nação é mais doutrinada que a americana. Mas não há como negar que o povo venezuelano esta sendo doutrinado. Ou a grande propaganda ideologica do governo Chavez é uma invenção da oposição venezuelana... se é que ela ainda existe.
Há críticas coerentes a serem feitas a Chávez; mas não nos termos que, por preconceito e ignorância, são ventilados pelo grande público.
Já passou pela sua cabeça que o grande publico (e eu me considero entre essa maioria), não consegue ter a mesma visão poetica que um pequeno publico consegue ter de um politico, que na pratica, tem se mostrando uma piada mundial?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
BomRetiro
Júnior
Júnior
Mensagens: 79
Registrado em: Qui Out 02, 2008 11:57 am

Re: CHAVEZ: de novo.

#2042 Mensagem por BomRetiro » Qua Nov 12, 2008 10:58 am

Vemos um problema engraçado no Brasil, lula empurra com a barriga graves problemas para o proximo governo.

Os movimentos esquerdistas fatalmente tomarão atitudes mais graves caso o proximo presidente seja Serra ou ainda algum nome do PMDB como Nelsom Jobim.

Lula administra uma questão com os companheiros de foro de SP, resta saber se essas bombas explodirem antes do fim de seu mandato para que lado o goleiro lula vai cair no momento da cobrança do penalti, por hora, se trata de uma questão onde o governo esta encurralado bem como o itamarty tb.




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: CHAVEZ: de novo.

#2043 Mensagem por ciclope » Qua Nov 12, 2008 11:31 am

Estão encurralados por que seriam obrigados a reagir a um movimento ideológico com o qual simpatizariam no passado. Hoje vêem, que tudo não passa de um sonho perigoso para uma nação .




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: CHAVEZ: de novo.

#2044 Mensagem por Guerra » Qua Nov 12, 2008 11:54 am

Chávez ameaça fechar escolas privadas
Reportagem de Fabiano Maisonnave

No dia em que a Venezuela voltou às aulas, o presidente Hugo Chávez apareceu em duas cadeias obrigatórias de rádio e televisão, nas quais ameaçou com fechamento as escolas privadas do país que não respeitarem "o sistema educacional bolivariano".

"Não podemos aceitar que o setor privado faça o que lhe der vontade. Eles acham que, por serem privados, podem se negar a uma inspeção. Eles devem se subordinar ao sistema educacional nacional e bolivariano. Quem não quiser terá de fechar a escola", disse Chávez, ontem pela manhã, na primeira transmissão. "Intervém-se, nacionaliza-se e se assume a responsabilidade por essas crianças", completou.

As duas transmissões obrigatórias mostraram Chávez inaugurando duas escolas públicas no interior. No segundo evento, na cidade de Maturín, um menino com não mais de sete anos apareceu gritando "pátria, socialismo ou morte".

Educação bolivariana

O governo anunciou na semana passada que pretende implantar a "educação bolivariana" nos próximos anos, mas o projeto ainda não estaria pronto. Uma versão preliminar do currículo revelada na semana passada inclui como tema obrigatório, por exemplo, o estudo do chamado socialismo do século 21.

"Havia aqui textos que se regiam por programas oficiais, que tinham uma educação ideologizada, eurocêntrica. Foi por meio dela que nos ensinaram a admirar Cristóvão Colombo e o Super-Homem", disse Chávez, que prometeu implantar o "sistema bolivariano" em todo o país até abril de 2010.

As declarações de Chávez foram duramente criticadas pela Câmara de Educação Privada, que reúne 257 escolas, com cerca de 100 mil alunos. "Não vamos, por pressão do governo, eliminar nossas propostas livres e assumir a que o governo até agora não nos apresentou", disse à Folha o presidente da entidade, Octavio de Lamo.

"Se a educação bolivariana fosse tão boa, não teríamos todos os filhos de funcionários públicos em colégios privados. Por que o presidente Chávez não tenta convencer seus mais fervorosos seguidores a inscrever seus filhos nas escolas oficiais de educação?", questionou De Lamo, em referência a uma prática bastante conhecida no país.

Segundo ele, o governo vem promovendo uma "perseguição" às instituições privadas nos últimos anos. Como exemplo, cita o congelamento das mensalidades escolares para este ano letivo, apesar de a inflação dos últimos 12 meses ter sido de 16% -a mais alta de toda a América Latina.

"O governo quer enfraquecer o setor privado para depois submetê-lo ao projeto bolivariano. Não há aumento de salas de aula, não há investimento pedagógico porque nos últimos três anos o setor privado vem sofrendo uma perseguição econômica muito grande", disse.

A única mudança oficializada até agora sobre a nova proposta educacional foi a do fuso horário nacional. A partir da próxima segunda-feira os relógios serão atrasados em meia hora para que, diz o governo, os estudantes acordem de manhã já com a luz do sol.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: CHAVEZ: de novo.

#2045 Mensagem por Guerra » Qua Nov 12, 2008 12:25 pm

Enquanto isso aqui no Brasil, Chavez faz escola (e como faz), e tem na figura de Roberto Requião seu maior representante.

Vejam os livros sobre educação fisica que rolam na mão dos alunos das escolas publicas do Paraná.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
ademir
Sênior
Sênior
Mensagens: 1646
Registrado em: Sex Out 27, 2006 6:48 pm

Re: CHAVEZ: de novo.

#2046 Mensagem por ademir » Qua Nov 12, 2008 4:54 pm

Guerra, esses livros do governo são feitos por professores da rede estadual de ensino, não pelo Requião, e nem a mando dele. Este capitulo que você postou foi escrito pelos professores Fabiano Antonio dos Santos, do colegio estadua padre João Wilinski de Curitiba, e pela professora Rita de Cassia do colegio Lindaura de Lucas de São Jose dos Pinhas. Eu conheço um professor que escreveu um dos capitulos do livro de filosofia e uma professora que escreveu dois capitulos do livro de historia, nunca ouvi que tinham escrito sobre as ordens do senhor governador e nem que o processo de escolha dos textos era coordenado por um "grupo esquerdista".

Ademais, o Requião em varios discursos na rede educativa ja sentou o pau no socialismo... :roll:




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: CHAVEZ: de novo.

#2047 Mensagem por DELTA22 » Qua Nov 12, 2008 5:03 pm

Tomara que seja assim Ademir.

Tenho muito respeito pelo Governador do Paraná, e me decepcionaria muito se soubesse que ele está atrelado a essas idéias jocosas do Sr. Chapolin, não Chespirito, não Doutor Chapatin... Chavez, é isso né?!?!? :mrgreen:

[]'s




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Tupi
Sênior
Sênior
Mensagens: 922
Registrado em: Sáb Abr 15, 2006 4:45 pm
Localização: Minas Gerais - Brasil

Re: CHAVEZ: de novo.

#2048 Mensagem por Tupi » Qua Nov 12, 2008 5:10 pm

DELTA22 escreveu:Tomara que seja assim Ademir.

Tenho muito respeito pelo Governador do Paraná, e me decepcionaria muito se soubesse que ele está atrelado a essas idéias jocosas do Sr. Chapolin, não Chespirito, não Doutor Chapatin... Chavez, é isso né?!?!? :mrgreen:

[]'s
Oi Delta22,
Atrelado ao Chapolim vermelho não sei. Mas que em alguns demonstrações de truculencia e na verborragia, são até muito parecidos. :roll:





Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
ademir
Sênior
Sênior
Mensagens: 1646
Registrado em: Sex Out 27, 2006 6:48 pm

Re: CHAVEZ: de novo.

#2049 Mensagem por ademir » Qua Nov 12, 2008 5:12 pm

Sverdlov escreveu: Esse é o discurso anarquista. A menos que essa seja a natureza humana, não há que se falar em tal fatalismo. E, em sendo, nada nos resta senão...Desistir de tudo
Não, esse é o discurso de qualquer um que não tenha passado a ver repressão com outros olhos depois que um governo tomou o discurso socialista. Isso nada tem a ver com anarquismo, já que para estes os socialistas não se tornam conservadores, os socialistas SÃO conservadores.
A crise econômica tem reflexos globais. Não é só a população venezuelana, nem o governo venezuelano (e a relação entre uma e outro), os únicos atingidos. Ela se reflete, e tem se refletido, em várias esferas.
Você não entendeu o que eu escrevi, aliais, nem ao menos se deu ao trabalho de tentar entender o que eu e o Túlio (dois perigosos fascistas :twisted: ) estamos tentando expor aqui. A questão não é se apenas a população venezuelana será atingida, nem ao menos se esta crise é fruto da administração de Chavez – que falhou em não combate-la, voltem esse tópico algumas paginas e veram post´s meu falando que este sim era o principal problema da Venezuela – a questão é que conseqüências, para a tal “organização do povo venezuelano” isso trará, oras, Chavez fomenta conselhos populares? Ótimo, porem, basta a onda virar e a oposição voltar ao poder e tudo isso ira por água abaixo.

A conseqüência do descaso de Hugo Chavez com situação econômica que veio desde o inicio de seu governo (sim, pois a inflação não foi uma invenção dele, muito menos desta crise mundial) é ver todos os esforços de organização do povo irem por água a a baixo. É isto que eu critico.




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: CHAVEZ: de novo.

#2050 Mensagem por DELTA22 » Qua Nov 12, 2008 5:17 pm

Ah sim, caro Tupi, com certeza.

Truculência não sei, mas verborragia já vi muitas vezes pela TV estatal Paraná Educativa via parabólica.

[]'s




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: CHAVEZ: de novo.

#2051 Mensagem por U-27 » Qua Nov 12, 2008 5:50 pm

nossa quanta besteira ideologica neste livro....
eles estão ensinando educação fisica ou formando um grupo bolivariano de exercicios?




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Tupi
Sênior
Sênior
Mensagens: 922
Registrado em: Sáb Abr 15, 2006 4:45 pm
Localização: Minas Gerais - Brasil

Re: CHAVEZ: de novo.

#2052 Mensagem por Tupi » Qua Nov 12, 2008 5:50 pm

Eu moro em BH mas viajo pelo menos uma vez ao mês para Curitiba. Já vi em videos e repostagens do Requiejão. Digo Requião que até o capeta duvida!!
rssss...
t+





Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Avatar do usuário
bruno mt
Sênior
Sênior
Mensagens: 1274
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 2:26 pm
Localização: Cuiabá-MT

Re: CHAVEZ: de novo.

#2053 Mensagem por bruno mt » Qua Nov 12, 2008 6:00 pm

ridiculo mesmo, mas é a pura realidade das escolas do Brasil(não só as publicas).

hoje mesmo fiz uma prova de GEOGRAFIA, só deu perguntas do tipo: Comente a relação entre a fome na africa e o imperialismo europeu.

PS: o professor já é comuna ainda tem uma Cubana na minha sala,resultado, ele fica a aula inteira falando que os EUA são mentirosos, estão fazendo isso para isso , falando mal dos Shoppings, churascarias....




ImagemImagemImagem
Tupi
Sênior
Sênior
Mensagens: 922
Registrado em: Sáb Abr 15, 2006 4:45 pm
Localização: Minas Gerais - Brasil

Re: CHAVEZ: de novo.

#2054 Mensagem por Tupi » Qua Nov 12, 2008 7:56 pm

bruno mt escreveu:ridiculo mesmo, mas é a pura realidade das escolas do Brasil(não só as publicas).

hoje mesmo fiz uma prova de GEOGRAFIA, só deu perguntas do tipo: Comente a relação entre a fome na africa e o imperialismo europeu.

PS: o professor já é comuna ainda tem uma Cubana na minha sala,resultado, ele fica a aula inteira falando que os EUA são mentirosos, estão fazendo isso para isso , falando mal dos Shoppings, churascarias....
Esses revanchista também são 5th coluna.
Quero ver se os anos de chumbo voltarem como vai ficar esse discursinho barato.





Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Avatar do usuário
Sverdlov
Júnior
Júnior
Mensagens: 96
Registrado em: Dom Ago 13, 2006 7:45 pm

Re: CHAVEZ: de novo.

#2055 Mensagem por Sverdlov » Qua Nov 12, 2008 10:52 pm

Túlio escreveu:Mas FRENTES de quê, meu cupincha? Socialismo? Ao menos anticapitalismo? Necas, antiamericanismo apenas...
Não podemos admitir um mundo unipolar, como hodiernamente. Até sob a ótica capitalista é melhor novos mercados, novos campos, não? É como dizem os liberais :lol:
Túlio escreveu:Para mim é mentira INTEIRA: o governo Lula é tão capitalista e social-democrata/populista quanto qualquer outro que tivemos antes.
Eu não diria social-democrata, e sim neoliberal (neste mesmo Fórum, eu havia elencado, num tópico antigo, uma série de medidas neoliberais do governo lulista). No máximo, um partido social-democrata, fazendo política neoliberal.
Túlio escreveu:(...)foram então estes mesmos ditos 'cidadãos politizados' que endossaram uma política econômica suicida como a praticada pelo 'bolivariano'?
Crises econômicas, como dito, não são privilégio da Venezuela. Tampouco incompetência -conceito relativo- na área. Se isso serve de crítica a Chávez, serve a fortiori de crítica aos EUA e Europa, países sobejamente desenvolvidos em comparação com a Venezuela. Não se pode tirar leite de pedra.


***

Quanto aos números e indicativos econômicos, repare que partem de um próprio órgão estatal ("Ministério do Planejamento e Desenvolvimento do Poder Popular da Venezuela"). Não me dei ao trabalho de procurá-los, pois confio em você e sei que não adulteraria uma fonte. Chama-me a atenção o seguinte: os números mostram um declínio. Fosse a ditadura que todos apregoam, despiciendo dizer que seriam mascarados, mutilados e desfocados para favorecer o governo. Ao contrário, mostram indíces claramente desfavoráveis.

Estranha ditadura! :shock:

Ademais, qualquer análise séria, de viés econômico, deve ser feita com um amplo cotejo entre indicadores, estimativas etc. A mera disposição de números não se presta a esse fim, de modo que, por falta de maiores dados, por ora, não adentrarei no mérito.

***
Túlio escreveu:Infelizmente a realidade é essa, anarquismo ou não. O próprio 'bolivariano', ao lutar desesperadamente pela sua perpetuação no poder é prova disso. O raciocínio subjacente: "ninguém pode fazer as reformas senão eu."
À luz do marxismo-leninismo, eu diria: busca-se o Estado, para que não haja mais Estado. A Revolução Bolivariana não é marxista-leninista, como disse em minhas postagens anteriores- mas discordo, em qualquer caso, da tal "perpetuação no poder".
BomRetiro escreveu:O sistema comunista em nada tem haver com independência ou nacionalismo, em última analise, o nacionalismo serve apenas para o discurso de luta contra um inimigo externo imaginário.
Você está certo: os comunistas somos internacionalistas. O ponto que toco é que o patriotismo, ou nacionalismo (levando em conta que há quem faça a distinção), em determinados contextos tem utilidade contra agressão externa (não imaginária, mas real).

Nesse sentido, o comunista pode apoiar tal "nacionalismo". Foi o caso dos países ocupados pelo nazi-fascismo na II Guerra. Por que se opor ao patriotismo, se esse surge exatamente como ponto de coesão contra as forças ocupantes estrangeiras?

Mas são situações de exceção. Somos internacionalistas, "nossa verdadeira pátria é a Humanidade", usando as palavras de H. G. Wells.
BomRetiro escreveu:O sistema comunista tem como fim alastrar sua revolução por além das fronteiras, para tal, é necessário destruir a identidade nacional como forma de usar a luta de classes como nova fronteira.
Alastrar a revolução, sim; afinal, o comunismo pressupõe o fim dos Estados. Mas "destruir a identidade nacional", o que quer que você entenda por isso, já é uma opinião sua.

Sobre internacionalismo,
Karl Marx, em A Ideologia Alemã escreveu:Empiricamente, o comunismo só é possível como um ato dos povos dominantes 'todos de uma vez' ou simultaneamente, o que pressupõe o desenvolvimento universal das forças produtivas e o intercâmbio mundial a elas associado
O grifo é meu.

***

Questão de ordem.
BomRetiro escreveu:Em nome do comunismo, se mata e se faz qualquer crime, em nome do comunismo as liberdades individuais (que encontramos fartamente mesmo no Brasil) são suprimidas e para justificar tamanho aprisionamento do povo então os governantes apelam para um inimigo externo e para o nacionalismo.

O que todos esses chefes de estado do comunista (assassínos dementes) dizem ser expressão da vontade popular nada mais é que expressão da realpolitk do politiburo, as populações destes paises não tem qualquer meio de expressão ou liberdade individual para exprimir qualquer que fosse sua vontade, se tornaram borgs, no exato instante que a camarilha toma o poder.
O que tenho acima é um rosário de calúnias, difamações, deturpações e juízos pessoais.

Não debato nesses termos, desculpe.




"...delegações de trabalhadores e camponeses vinham a Moscou de todos os cantos de nosso país empobrecido, exausto, arruinado, e batiam à porta do camarada Sverdlov..."
Imagem
Responder