Acho que nem chega a esse ponto. Talvez a MB não tenha verba hoje para comprá-los, mas acho que esse não é o foco principal por ainda manterem os A-4.Valdemort escreveu:Pessoal
Quem não tem cão caça com gato ....
Se não tem bala pra operar Rafales, F18, F35, etc ...
Que faça com os A4 mas em condições aceitaveis pelo menos ... Com essa modernização ficam operativos, com capacidade de cumprir missões e manter a tropas treinadinha .
Pelo que eu vi, a MB mantém os A-4 (AF-1) para duas vertentes, o de treinador embarcado e também como o de defesa de frota. Seria algo entre o T-45 e o F-18, sendo que ele faria o trabalho dos dois (o que eu acho ideal) até a definição do F-X onde a MB entraria na parada.
Não acho viável manter F-18 por agora devido aos custos de operação e também porque a MB terá que requalificar seus pilotos à operação embarcada e fazer isso com F-18 seria muito mais caro (sem contar que ele seria sub-utilizado).
Daqui a uns 5-10 anos, quando tiverem caleijados de operar no Sampa, com aeronave full glasscockpit, 'linkada' (falando a mesma 'língua' dos pilotos de caça da FAB e também tendo com quem 'trocar idéias' - leia-se via AEW MB-FAB), armamentos diversos (MAA, MAN, etc), aí sim, a melhor opção seria uma aeronave mais capaz para poder ser aproveitada na sua totalidade e até rolaria deles participarem de uma CRUZEX também... Por que não?
Falar em uma aeronave maior do que o A-4 hoje, pra mim é jogar dinheiro fora...
Até mais!