TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8236 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 10, 2008 11:01 pm

soultrain escreveu:Por acaso julgo ter sido eu, quando se disse que o MI-35 era o escolhido dos pilotos. Eu retorqui que os pilotos não escolhem, pilotam. Podem ter preferido, mas não escolhem, pilotam e dão a sua avaliação.

[[]]'s
Não, não foi você, mas sim um francês exilado político daqui do fórum que se acha o máximo. :lol: :lol: :lol:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8237 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Seg Nov 10, 2008 11:02 pm

Boa noite soultrain, acho que o "alvo" foi outro, com sotaque mais francês. :roll: :mrgreen:

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4872
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 650 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8238 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Nov 10, 2008 11:22 pm

Bolovo escreveu:
soultrain escreveu:Por acaso julgo ter sido eu, quando se disse que o MI-35 era o escolhido dos pilotos. Eu retorqui que os pilotos não escolhem, pilotam. Podem ter preferido, mas não escolhem, pilotam e dão a sua avaliação.

[[]]'s
Não, não foi você, mas sim um francês exilado político daqui do fórum que se acha o máximo. :lol: :lol: :lol:
Correto Bolovo... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8239 Mensagem por PRick » Seg Nov 10, 2008 11:33 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Bolovo escreveu: Não, não foi você, mas sim um francês exilado político daqui do fórum que se acha o máximo. :lol: :lol: :lol:
Correto Bolovo... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Abraços,

Wesley

Essa gentalha! gentalha!! gentalha!!! [003] [003]

Os pilotos não escolhem nada e continuam não escolhendo, porém, a informação de que os pilotos da FAB preferiam um certo caça espalhada por aqui, não se confirma na prática.

O F-18E, é outra conversa, continua a mesma, é uma @$%#¨¨%#, e os pilotos concordam com isso. Mas eles continuam não escolhendo, mesmo na US Navy. :cry: :cry:

Como o SoulTrain falou bem, ele são pagos para pilotar, e não para escolher caças. O que também nos os impede de escolher o melhor caça, o Rafale, e outros chamarem os F-18E, de Super Bug ou Super Lento. :wink:

Esse pessoal da vodka com polonio e Mac Lanche Feliz(essa foi golpe baixo :twisted: :twisted: ), estão variando, tudo bem, é muito croassante para a cabecinhas deles.

[ ]´s




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4872
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 650 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8240 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Nov 10, 2008 11:35 pm

soultrain escreveu: Por acaso julgo ter sido eu, quando se disse que o MI-35 era o escolhido dos pilotos. Eu retorqui que os pilotos não escolhem, pilotam. Podem ter preferido, mas não escolhem, pilotam e dão a sua avaliação.
[[]]'s
Caro Soultrain,

Pode ficar tranquilo, não estava me referindo a você.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4872
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 650 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8241 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Nov 10, 2008 11:36 pm

PRick escreveu: Essa gentalha! gentalha!! gentalha!!! [003] [003]

[ ]´s
Já apareceu... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Abraços




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8242 Mensagem por Skyway » Ter Nov 11, 2008 12:23 am

soultrain escreveu:
Flávio Rocha Vieira escreveu: Boa, essa foi na canela !!! [018]

Resposta :?: :?: :?:


Um fraternal abraço,
Por acaso julgo ter sido eu, quando se disse que o MI-35 era o escolhido dos pilotos. Eu retorqui que os pilotos não escolhem, pilotam. Podem ter preferido, mas não escolhem, pilotam e dão a sua avaliação.

[[]]'s
Na verdade foi quando eu disse que o Mi-35 não foi o escolhido dos pilotos...
Mas isso já passou. :D




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8243 Mensagem por Mapinguari » Ter Nov 11, 2008 2:21 am

LeandroGCard escreveu:
kekosam escreveu:Basicamente a idéia do FX-2 seria substituir, com um mesmo avião, os F-2000, os F-5 e os A-1. Por isto a soma de até 120 unidades. Qualquer aeronave que vier, fará bem o papel, visto a eficiência e o empenho dos aviadores brasileiros, que conseguem tirar leite de pedra (M III contra M 2000 na Cruzex é um exemplo). Eu, particularmente, gostaria que viesse o Rafale, tanto para FAB quanto para a MB. O Gripen também seria uma boa, visto integração com nosso AEW&C. Mas, infelizmente, nem sempre os critérios técnicos que definem este tipo de compra. Se não fosse assim, comprariamos o F-22... :roll: :roll:
Eu pessoalmente acho que esta idéia muito difundida de que o FX-2 iria substituir todos os modelos de combate da FAB vis-à-vis dificilmente se tornará realidade. Uma coisa é ter-se 12 Mirage 2000C + 55 F-5M + 56 A-1M (123 aviões), outra completamente diferente é ter-se 120 ou mesmo 100 F-18, Rafale ou até Gripen NG.

O custo de aquisição e manutenção uma aeronave da categoria do F-18 e Rafale, principalmente no último nível em termos de equipamento como se fala por aí, é extremamente elevado, e para cumprir a maioria das missões dos F-5M e dos A-1M é também desnecessário. Duvido muito mesmo que a FAB irá bancar isso. Das duas uma, ou será adquirido depois um avião mais simples e barato (F-16, M-2000, Gripen, etc... modernizados para um padrão mínimo) para complementar estes 24-36 caças top de linha de agora, ou o número total de aviões de combate da FAB irá cair bastante. Afinal, 50 ou 60 F-18 ou Rafales já são uma força de combate bem superior ao que a FAB dispõe hoje (embora eu considere este número insuficiente para cobrir todas as necessidades de um país grande como o Brasil).

Leandro G. Card
Dentro da FAB o que se fala é em cerca de 80 aviões F-X2. Provavelmente serão complementados por um jato LIFT/Light Attack mais adiante. E pelos A-29/AT-29 Super Tucano, é claro.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8244 Mensagem por Mapinguari » Ter Nov 11, 2008 2:35 am

Poti Camarão escreveu:Amigos,

Estou neste exato momento em Caicó, cidade a 280km de Natal... putz! O barulho de caças passando nos céus daqui acontece constantemente. Acredito que aconteceram "combates" intensos nessa região. alguém sabe informar algo?
Pô, Poti! Tá acontendo a Cruzex, entre a BANT e a BAFZ. Você não sabia?




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8245 Mensagem por Valdemort » Ter Nov 11, 2008 4:44 am

Mapinguari escreveu:
LeandroGCard escreveu: Eu pessoalmente acho que esta idéia muito difundida de que o FX-2 iria substituir todos os modelos de combate da FAB vis-à-vis dificilmente se tornará realidade. Uma coisa é ter-se 12 Mirage 2000C + 55 F-5M + 56 A-1M (123 aviões), outra completamente diferente é ter-se 120 ou mesmo 100 F-18, Rafale ou até Gripen NG.

O custo de aquisição e manutenção uma aeronave da categoria do F-18 e Rafale, principalmente no último nível em termos de equipamento como se fala por aí, é extremamente elevado, e para cumprir a maioria das missões dos F-5M e dos A-1M é também desnecessário. Duvido muito mesmo que a FAB irá bancar isso. Das duas uma, ou será adquirido depois um avião mais simples e barato (F-16, M-2000, Gripen, etc... modernizados para um padrão mínimo) para complementar estes 24-36 caças top de linha de agora, ou o número total de aviões de combate da FAB irá cair bastante. Afinal, 50 ou 60 F-18 ou Rafales já são uma força de combate bem superior ao que a FAB dispõe hoje (embora eu considere este número insuficiente para cobrir todas as necessidades de um país grande como o Brasil).

Leandro G. Card
Dentro da FAB o que se fala é em cerca de 80 aviões F-X2. Provavelmente serão complementados por um jato LIFT/Light Attack mais adiante. E pelos A-29/AT-29 Super Tucano, é claro.
Concordo

36 F18 ( pode ate ser o Gripen NG )
60 Gripen C/D usados da SAF modernizados na Embraer .
80 Treindores avançdo feito em conjunto entre Embraer e Saab .

Resolve até o 5th GEN




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
PAULO TAUBATÉ
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 1:01 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8246 Mensagem por PAULO TAUBATÉ » Ter Nov 11, 2008 9:29 am

Na minha opinião, acho que não teremos um caça de 5ª Geração.

Não tivemos um de 4ª, e não teremos um de 5ª.
(Os Mirage, F-5 e A-1 podem ser considerados de 3ª???)

Nossa realidade, hoje, é diferente da Européia, e suas fronteiras com a mãe Rússia, assim como a asiática (China, Japão, Coréias, Taiwan, mãe Rússia, de novo), e a sempre onipresença de Tio Sam, nas duas extremidades.

Simplesmente não precisamos fazer compras acompanhando a evolução das aeronaves nesses países. Nossa realidade é outra.

Precisamos ter forças capazes, bem treinadas, com equipamentos em condições ideias de conservação e manutenção.

O F-X2, se vingar, e só o ano de 2009 vai nos dizer, vai ficar por aí uns 40 anos.

E até lá, no ano de 2050, o cenário será outro.

Acho que vai dar uns 36 F-X2 mais um caça de 2ª mão pra complementar.

Mirage 2000, F-16, F-18, Gripen C, ou mesmo mais AMX ou F-5, M's, claro.

Parece. Só parece. Não que seja uma verdade absoluta.




Galina
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 310
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 4:36 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8247 Mensagem por Galina » Ter Nov 11, 2008 9:30 am

Skyway escreveu:
Galina escreveu:Tenho em mãos a última Revista Força Aérea, e à fls. 06 e 07 há uma bonita propaganda do Rafale.
O que me chamou a atenção foi a primeira frase: "O caça Rafale oferece acesso irrestrito às tecnologias chaves na área de sistemas de armas e ao know-how correspondente".
Ora, ou é uma frase falha, um erro de marketing que não expressa a real disposição do fabricante, ou então os franceses da Dassault estão escancarando que só transferem os códigos relativos ao sistema de armas.
Bem, aí me lembro de uma notícia postada aqui no DB de um jornal que a priori não goza de muito credibilidade, que falava que a Dassault havia negado veementemente que transferiria tecnologia de todas as partes do avião.
Aí me lembro também que o Rafale será a espinha dorsal da Força Aérea Francesa pelos próximos 30 anos.
Será que realmente abrirão todos os códigos ?
O que acham ? Será que a transferência de todos os fontes (não só do Rafale, mas de todos os finalistas) seria lenda ?
De qualquer forma, há outra notícia recente dizendo que na Índia os franceses transfeririam tudo... Vai saber...

Abraços,

Luerti
Luerti, existe tambem uma notícia que diz que a Boeing está disposta a transferir os códigos referentes a armamentos.Não lembro onde ela está agora...

Mas é o seguinte...Transferência de Tecnologia é uma coisa, e Transferencia dos códigos de uma aeronave é outra.
Por exemplo: A França pode prometer Transferir Tecnologia para cobrir o Off-set, mas não precisa ser Tecnologia referente ao Avião que a FAB está comprando.

Então a FAB pode exigir Transferência de Tecnologias e autonomia para integrar o armamento que quiser. Serão duas coisas diferentes e que só vence quem puder.
Oi Skyway,
bom dia !

O que você postou acima é até bem coerente, ou seja, transferência de tecnologia não necessariamente do avião.

Porém, o que eu quero enfatizar é a informação (ou lenda ?) de que a FAB está a exigir a totalidade dos códigos-fonte da aeronave. Ademais, lembro de uma reportagem onde um oficial da Sukhoi teria dito que o requerimento brasileiro seria "unrealistic" em relação à transferência de tecnologia. Mas daí vem a questão das 10 tecnologias solicitadas pela FAB.
Bem, vamos aguardar, mas fica a dúvida.

Abraços,

Luerti




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
Poti Camarão
Sênior
Sênior
Mensagens: 819
Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
Localização: Natal - Brasil
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8248 Mensagem por Poti Camarão » Ter Nov 11, 2008 10:09 am

Mapinguari escreveu:
Poti Camarão escreveu:Amigos,

Estou neste exato momento em Caicó, cidade a 280km de Natal... putz! O barulho de caças passando nos céus daqui acontece constantemente. Acredito que aconteceram "combates" intensos nessa região. alguém sabe informar algo?
Pô, Poti! Tá acontendo a Cruzex, entre a BANT e a BAFZ. Você não sabia?
Olá velho, claro que tô sabendo... hehehe Inclusive, olhe lá no tópico as fotos que fiz nos portões abertos na Bant. E aqui neste tópico postei uma conversa com um piloto do GDA. Perguntei se alguém que tá por dentro da operação sabia de "combates" aqui nessa região. Abraço!




Imagem
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8249 Mensagem por Valdemort » Ter Nov 11, 2008 10:24 am

LeandroGCard escreveu:
kekosam escreveu:Basicamente a idéia do FX-2 seria substituir, com um mesmo avião, os F-2000, os F-5 e os A-1. Por isto a soma de até 120 unidades. Qualquer aeronave que vier, fará bem o papel, visto a eficiência e o empenho dos aviadores brasileiros, que conseguem tirar leite de pedra (M III contra M 2000 na Cruzex é um exemplo). Eu, particularmente, gostaria que viesse o Rafale, tanto para FAB quanto para a MB. O Gripen também seria uma boa, visto integração com nosso AEW&C. Mas, infelizmente, nem sempre os critérios técnicos que definem este tipo de compra. Se não fosse assim, comprariamos o F-22... :roll: :roll:
Eu pessoalmente acho que esta idéia muito difundida de que o FX-2 iria substituir todos os modelos de combate da FAB vis-à-vis dificilmente se tornará realidade. Uma coisa é ter-se 12 Mirage 2000C + 55 F-5M + 56 A-1M (123 aviões), outra completamente diferente é ter-se 120 ou mesmo 100 F-18, Rafale ou até Gripen NG.

O custo de aquisição e manutenção uma aeronave da categoria do F-18 e Rafale, principalmente no último nível em termos de equipamento como se fala por aí, é extremamente elevado, e para cumprir a maioria das missões dos F-5M e dos A-1M é também desnecessário. Duvido muito mesmo que a FAB irá bancar isso. Das duas uma, ou será adquirido depois um avião mais simples e barato (F-16, M-2000, Gripen, etc... modernizados para um padrão mínimo) para complementar estes 24-36 caças top de linha de agora, ou o número total de aviões de combate da FAB irá cair bastante. Afinal, 50 ou 60 F-18 ou Rafales já são uma força de combate bem superior ao que a FAB dispõe hoje (embora eu considere este número insuficiente para cobrir todas as necessidades de um país grande como o Brasil).

Leandro G. Card
Caro Leandro

Me permita descordar de vc .
O cenario mundial e principalmente aqui na America Latina mudou . Antes realmente nao havia a menor necessidade de manter um poder "dissuatorio" poderoso pelo fato de nao termos nenhuma ameaca .

Agora temos as republiquetas com caudilhos populistas , temos a Amazonia cobicada e o pre-sal.

Agora sim precisamos de um poder de dissuacao que imponha respeito e temor .

Eu particularmente acredito que teremos uma Marinha de respeito e uma Forca Aerea poderosa com pelo menos 120 Multtrole fighters como manda a aviacao moderna .
O nosso panorama economico tambem mudou e a tendencia e melhorar nos dando suporte e ao mesmo tempo necessidade de protecao.

Agora tambem concordo que algumas missoes e desnecessario o uso de aeronaveis de custo alto . Por isso e bem coerente o que tenho lido aqui no forun a combinacao de High e Low .

E factivel termos os 120 Rafales /F18 ou Gripen e complementados com avioes de treinamento supersonicos que poderia ser desenvolvido pela Embraer .

Pelo tamanho do Brasil 120 ainda e pouco , a Franca bem menor e com uma grande reducao no orcamento reduzil pra 160 Rafales e ainda vao manter os M2k .

Agora teria que ter a verba de custeio regulamentada para nao ser contigenciada .


PS . Esse meu Mac nao acentua nem c/ a guarda em forma .
Alguem poderia me dar 1 dica ?




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8250 Mensagem por soultrain » Ter Nov 11, 2008 12:40 pm

Skyway escreveu:


Na verdade foi quando eu disse que o Mi-35 não foi o escolhido dos pilotos...
Mas isso já passou. :D
Verdade,

Estive a rever e tem razão, nem reparei no não ou sim, mas no "escolha".

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Responder